Direto da Emilia Romagna na Itália: Bolonha, Ferrara e Modena

16
bolonha
bolonha

Mamma mia, estou apaixonada por esse pedacinho da Itália, a Emilia Romagna. Cheguei em Bolonha na segunda-feira, depois de um vôo com escala em Londres e pouquíssimas horas de sono. Essa ida por Londres foi chatinha… a segurança está pior que nos Estados Unidos. Chatinha que só e meus vidrinhos de 100ml(sem marcação!) que passam tranquilamente nos EUA, foram parar no lixo por lá, pq o cara disse que não ia conseguir ter certeza se tinha 100ml ou 105 ml.

Mas vamos a um resuminho e roteiro dos últimos dias: cheguei finalmente em Bolonha e já entrando na cidade, eu só falava uau, atrás de uau! Eu não esperava uma cidade tão linda… os pórticos/arcos são um charme na cidade e dá vontade de sair fotografando todos eles… são dezenas de km de pórticos, cada um com uma característica diferente.

 

In love with the Porticos in Bologna #blogville // Apaixonada pelos pórticos em Bologna

A post shared by Claudia (@claudiabia) on

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

 

Just Beautiful! #blogville #bologna #italy

A post shared by Claudia (@claudiabia) on

Estou na Emilia Romagna como parte de uma parceria muito bacana da RBBV com o iAmbassador que está fazendo um projeto com o departamento de turismo da Emilia Romagna chamado #Blogville. O conceito do blogville é bem simples: “Eat, Feel and Live like a local” que significa “Coma, Sinta e Viva com um local. O projeto disponibilizou um apartamento de 3 quartos, bem no centro de Bolonha, para blogueiros que estivessem de passagem pela cidade ou tivessem planos para vir pra área da Emilia Romagna tivessem hospedagem. A única premissa é que as datas que o blogueiro quisesse se hospedar estivessem disponíveis. A parceria da RBBV serviu para que um número limitado de blogueiros brasileiros tivessem a chance de fazer suas reservas antes do anúncio ao público. Como o apartamento só tem três quartos, em poucas horas de anúncio oficial do projeto (que está em seu 2o ano e foi expandido) a maioria das datas já tinham sido reservadas. Além disso, o pessoal do departamento de turismo está disponível para facilitar as visitas aos locais na cidade e cidades vizinhas, o apartamento tem uma coleção de guias de turismo pela cidade e folhetos de milhares de passeios imagináveis.

Explicado como eu vim parar aqui, vamos ao que interessa: a cidade e ao que já fiz estes dias. Como estamos num apartamento, além de encontrar outros blogueiros que também estão de passagem pela cidade, temos oportunidade de viver como local por alguns dias e entre as atividades: fazer compras no supermercado (alguns ingredientes são fornecidos pelo departamento de turismo e outros ficam de blogueiros que estavam na semana anterior), cozinhar em casa, coisas que eu adoro quando visito um país novo.


http://instagram.com/p/bRcuzigXop/

No meu 1o dia, saímos para fazer um reconhecimento da área, já que tinham outros blogueiros recém-chegados. Fomos visitar um bar bem bacana chamado Le Estanze, que tinha o famoso “aperitivo”: Petiscos a vontade quando você compra bebidas.


http://instagram.com/p/bO6LskgXiA/

De lá, uma caminhada pelo centro de Bolonha, visita a alguns lugares bacanas, inclusive a famosa janelinha que abre para um canal (chamada de Little Venice) e depois fomos para a praça central, onde no verão colocam um telão para passar filmes.


http://instagram.com/p/bO-wvxAXos/

Na volta pra casa, uma paradinha pra experimentar o primeiro Gelato dessa viagem a Itália!


http://instagram.com/p/bPITO8gXoI/

O 2o dia, foi também batendo perna pela cidade e a tarde fiz uma coisa que sempre morri de vontade: fiz uma aula com as mamas italianas pra aprender fazer massa. A aula foi na cozinha delas, que fica dentro da lojinha “Le Sfogline” onde elas vendem “pastas frescas” ou massa fresca. Foi uma tarde gostosíssima, ouvindo histórias de família (só uma delas falava inglês, as outras três só falavam italiano), fazendo massa e preparando tortellini, tortelones e vários outros tipos de massas.

http://instagram.com/p/bQ6_iPAXpm/

O resultado do meu trabalho de quase duas horas e meia, eu pude levar pra casa e cozinhar pra turma, com receita tradicional das mamas e nonas. Um detalhe é que elas são super detalhistas em que molho pode ir com que tipo de pasta e ai de vc se misturar outra coisa, sacrilégio, total!
Pois aqui está o resultado do meu tortellini que com um vinhozinho ficou ótimo! Aliás, vinho aqui é mais barato que água, suco e refrigerante.. impressionante!!!!


http://instagram.com/p/bRjwycgXkJ/
No meu terceiro dia por aqui, fui para Ferrara com o Keith, do blog Velvet Escape para aproveitar um pouco dessa cidade que tem um castelo medieval no meio dela.

 

We are at the Medieval part of Ferrara #blogville

A post shared by Claudia (@claudiabia) on


O castelo Estense é lindíssimo e tem várias salas com afrescos lindíssimos. Mas um detalhe, planeje bem sua visita para não chegar por lá perto da hora da “siesta”. Eles fecham de 1 da tarde as 3:30 da tarde.


http://instagram.com/p/bTU9vWAXr2/

Quando o castelo fechou (e praticamente todas as outras atrações da cidade tb, fomos almoçar na taverna mais antiga do mundo -Al Brindisi (eles tem o nome no Guiness Book e tudo!) e tem uma coleção de vinhos antiquissímos. Fizemos uma degustação de vinhos de Ferrara, cada um mais delicioso que o outro.


http://instagram.com/p/bTZW1-AXgY/

Visitamos a parte medieval da cidade, a igreja lindíssima e a parte Renascentista.


http://instagram.com/p/bTwU4LgXr1/

Voltamos de trem, apenas 30 minutinhos de Bolonha, a tempo de fechar o dia revisitando as mamas em sua lojinha de pastas frescas. Alguns dias da semana até 20 de Julho acontece um evento no local – Via Belvedere, quando os vendedores das lojas locais e do mercado de especiarias se juntam para oferecer comida, bebidas, sobremesas e música ao vivo para os locais. Uma autêntica experiência Bolonhesa!


http://instagram.com/p/bUJub5gXn3/

E hoje o dia foi do tipo, mais legal, impossível! Fomos visitar Modena, que fica também aqui bem pertinho para ver o Museu Enzo Ferrari e o Museu Ferrari em Maranello. Vi por lá os dois últimos carros que o Ayrton Senna usou, além de um capacete e outros objetos e carros.


http://instagram.com/p/bV0uN5gXsq/
http://instagram.com/p/bWIEB7gXtC/

Almoçamos no restaurante L’erba de Re, que está na lista dos estrelados da Michelin, bem no Centro de Modena.


http://instagram.com/p/bWI-kLgXue/

Aliás, o centro de Modena é lindíssimo e super colorido. Fiquei encantada com o lugar. E tem uma praça central com uma igreja e uma torre também dignas de muitas fotografias.


http://instagram.com/p/bV24NJAXuG/
http://instagram.com/p/bWXA8WAXij/

Depois do almoço, fizemos nossa visita ao Museu da Ferrari em Maranello.


http://instagram.com/p/bWSpI1AXr1/

Voltamos para Bolonha no finzinho da tarde e fomos dar uma volta pela cidade, pra curtir nosso último dia na cidade.


http://instagram.com/p/bWprABgXjz/

Amanhã vamos para Rimini, outra cidade na região, onde acontece a “Notte Rosa”, uma festa incrível onde a costa da Emilia Romagna fica toda cor de rosa e vários eventos de música ao vivo e festas acontecem pra celebrar. De de lá ainda tem visitas as cidades próximas e com certeza mais fotos maravilhosas pra gente se apaixonar de vez pela Itália.

Estou visitando a Itália a convite de iAmbassador e Emilia Romagna Tourism.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


16 COMENTÁRIOS

  1. Fico imensamente feliz em ver interesse por uma região linda, mas que infelizmente tem muito menos publicidade e appeal para os brasileiros do que a Toscana. As colinas elimianas tb são lindas. E esse lance de pegar o trem e em meia hora estar em outra cidade é fantástico. Esses dias meu marido e a Cecilia estão de férias na costa da Emilia Romagna, em Milano Marittima (Cervia, Ravenna). Parabéns, Claudinha. Vc vem a Roma também? Beijossssssss

    • Exato Lu! A gente quase não houve falar dela, mas estou encantada.
      E hj a caminho de Rimini vamos passar o dia em Milano Maritima!!! Vc não vai estar pela area?
      Infelizmente não vou a Roma dessa vez.

  2. Ai, meu deus, Claudia. Vc está gerando uma dúvida horrenda em mim e no meu marido. Estamos, neste momento, planejando uma viagem pela Itália e procurando alguma cidade para conjugar com Roma. Estamos oscilando entre Florença e Bolonha, mas, com a sua ajuda, agora estamos pendendo mais para Bolonha. Vamos em novembro, sei que é uma época chuvosa… O q vc acha?

  3. Claudia, meu sogro morou alguns anos em Bolonha, mas eu tive o azar disso ter acontecido antes de eu conhecer meu marido. 🙁

    Sabe que eu tenho a maior vontade de conhecer Itália e França, mas morro de preguiça de planejar uma viagem para esses países? Por causa do tanto de atrações e do excesso de turistas. rsrs

    Beijos! E aproveite muito a viagem!

  4. […] Este foi provavelmente um dos fins de semana mais agitados dos últimos tempos no quesito viagem. E não teve nada de slow travel, mas engraçado que também não foi super corrido, foi bem relaxante. Se você caiu aqui por acaso, eu estou na Itália, participando do BlogVille na Emilia Romagna e eu contei os primeiros dias em Bolonha, Ferrara e Modena neste post. […]

  5. Ciao Claudia

    Ficamos muito contentes que tenha aceitado o convite, e ao mesmo tempo o desfio, para visitar a nossa terra. A nossa gente tem impresso no dna a capacidade de bem receber quem nos visita, e de ficar contentes por poder hospedar quem chega.
    Esperamos ter podido surpreender você, mostrando um pouco do muito que a Emilia Romagna tem a oferecer aos viajantes, e ao mesmo tempo esperamos revê-la em breve.
    Visite e curta a nossa página em português no facebook e fique por dentro do que acontece na Região.
    facebook.com/emiliaromagna.turismo
    Conte conosco pra o que for necessário e nos avise sempre que contar alguma história de lá, para podermos replicar e compartilhar com todos que se interessam pela EMilia Romagna.
    Abbracci
    Massimo
    Representante da Emilia Romagna
    para o mercado de turismo brasileiro

    • Bom dia, meu marido Adriano é filho de portugues e eu de italiano, somos um casal do segundo casamento com 50 anos de idade, meu pai é de Ferrara norte da italia, gostaria muito de saber que roteiro proximo a Ferrara visitar

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui