Dubai e seus encantos

2

Com seus prédios futurísticos, lojas de grife esplendorosas, restaurantes badalados e hotéis fabulosos, Dubai enfeitiça qualquer turista que se sentirá como se estivesse vivendo uma fábula de Mil e Uma Noites.

Dubai é a capital de um dos setes emirados que formam o país Emirados Árabes Unidos, cuja capital é Abu Dhabi. Cada emirado tem seu próprio regente que é o Sheikh ou seja príncipe. Ele governa o seu emirado e toma todas as decisões necessárias para o bem estar de seus cidadãos.

Vou ser sincero: já tinha visto na televisão e ouvido falar de Dubai, mas o interesse em conhecer nunca tinha realmente me despertado até que li uma matéria de uma colega jornalista sobre a cidade. Finalmente, em 2010, fui visitar um grande amigo, cujo pai era embaixador do Egito no Sultanato de Omã, um país vizinho e após a visita fomos para Dubai. Essa primeira viagem foi em 2010 e já é a sexta vez que visito o país. A viagem desde o Sultanato de Omã aos Emirados Árabes Unidos foi de carro e durou cerca de cinco horas passando por deserto e montanhas áridas, uma paisagem que diria quase lunar.

Faltando uma hora da chegada, a primeira coisa que avistamos bem longe foi a torre Burj Khalifa, atualmente a torre mais alta do mundo. Olhei no painel do carro e faltavam ainda uns 70 quilômetros, mas mesmo assim á se via de longe essa construção ofuscante que brilhava no meio do deserto. Chegando em Dubai, uma verdadeira emoção. Lembro-me como se fosse hoje e nunca vou me esquecer. Nem nos meus sonhos mais loucos, imaginaria que um dia pudesse ver de perto essa construção tão grandiosa. Notei também que havia vários prédios sendo construídos. Lembrei-me imediatamente da jornalista que tinha escrito que “Dubai é um verdadeiro canteiro de obras em evolução”. Pura verdade.

Cada vez que regresso noto mais novos prédios. Até as ruas mudam de sentido, pois de acordo que cada prédio vai aparecendo, novas ruas vão surgindo mudando até mesmo o sentido do trânsito.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Dubai é assim. Uma profusão de cores e aromas que surpreende qualquer um, reinventado-se a cada momento. Alguém pode me perguntar qual é a razão de visitar Dubai tantas vezes. Posso responder que cada vez que vou sempre tenho algo diferente a fazer. A cidade oferece o que há de melhor no mundo. Você pode ir a uma balada como se estivesse na Europa, comer nos melhores restaurantes com sabores internacionais, fazer esportes radicais sejam eles frios ou quentes, e o interessante é que tudo isso pode ser feito em um lugar só. Tudo é possível em Dubai.

O que fazer em Dubai

Para quem nunca foi, recomendo subir até a torre Burj Khalifa de onde se tem uma visão fantástica para toda a cidade. Particularmente gosto ou de ir de manhã cedo quando o sol não está forte ou a tarde para ver o pôr do sol.

Um outro passeio que não deve faltar no roteiro é a visita ao Dubai Museum, que conta a história de como a cidade se transformou de um porto de colheita de pérolas em essa magnitude.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Um bairro que amo de paixão é Dubai Marina. Com prédios futurísticos, restaurantes modernos e a praia JBR, não tem quem não goste desse recanto.

Onde comprar em Dubai

Não deixe de visitar o Mercado do Ouro e o Mercado das Especiarias.

No Mercado do Ouro, existem lojas que mostram em um placar a cotação do metal precioso como se fosse em uma Bolsa de Valores. Jóias de tirar o fôlego compõem o cenário. Afinal, quem não gosta de sonhar??

mercado-do-ouro-1
Mercado do Ouro
mercado-do-ouro-2
Jóia no Mercado do Ouro

Já no Mercado das Especiarias, amo comprar produtos que vêm de outros países orientais como a camomila do Irã, as tâmaras do Reino da Arábia Saudita, o olíbano do Iêmen e a mirra do Sultanato do Omã.

mercado-das-especiarias-2
Mercado das Especiarias
mercado-de-especiarias-1
Mercado das Especiarias

O Dubai Mall com suas 3500 lojas de grife é o maior centro comercial do mundo.

Uma loja em particular que sou apaixonado se chama Abdul Samad Al Qurashi. Para os apaixonados de perfumes, esse é o local. Os perfumes são sem álcool e feitos com verdadeiras essências de plantas e flores raras. Essa empresa com sede em Makkah, a cidade sagrada do mundo islâmico e localizada no Reino da Arábia Saudita, fabrica os perfumes para a maioria dos príncipes e princesas dos países árabes. Maravilhosos são os perfumes feitos para as princesas Nouf, Turva e Al’Jawhara, do Reino da Arábia Saudita, da Sheikha (princesa) Salwa al Sabah, do Emirado do Kuwait e da Sheikha (princesa) Fatima, dos Emirados Árabes Unidos.

perfumes-feitos-para-os-principes-e-princesas-no-oriente-medio
Perfumes feitos para os príncipes e princesas do Oriente Médio

Outra loja que amo é a Bateel. Essa loja tem as melhores tâmaras de todo o Oriente Médio inclusive as tâmaras Ajwa, que eram as favoritas do profeta Mohammed (Maomé).

fullsizerender
Café Bateel
as-tamaras-favoritas-do-profeta-mohammed-maome
As tâmaras preferidas do profeta Mohamed (Maomé)

Tudo em Dubai é referido em superlativo. Há quem ache que Dubai seja uma cidade com exageros. Eu, particularmente, amo de paixão, pois como tenho vários amigos por lá, a visita se torna mais interessante.

Apesar de ser um país liberal e moderno, é necessário lembrar que estamos em país muçulmano e necessita-se cumprir regras como não beber em público, a não ser nos hotéis e restaurantes e não demonstrar afeto em exageros. É verdade que Dubai não é um destino barato, porém não precisa ganhar na loteria para visitar. Acho que a única coisa econômica lá é a corrida de táxi, pois como o preço do petróleo é tão irrisório, cada viagem distante acaba saindo bem em conta. Para quem não sabe, o emirado de Dubai não depende só de petróleo. O turismo é a fonte número um do emirado. Acomodação em Dubai nunca será um problema, a dificuldade está em escolher onde ficar diante tantas opções luxuosas. Refeição em Dubai é sagrada. O restaurante pode ser em uma praça de alimentação ou em um restaurante estrelado. A qualidade e a fartura são os ingredientes básicos por lá. Difícil é escolher onde ir.

Onde ficar

Shangri-La Hotel

Localizado na Sheikh Zayed Road, esse hotel faz parte da cadeia Shangri-La Hotels and Resorts cuja sede encontra-se em Hong Kong. São 40 andares e suítes, dois desses andares são dedicados ao Horizon Club, uma espécie de clube privado dentro do hotel onde os hóspedes são recepcionados com bastante privacidade. Por exemplo, o check-in é feito nesse andar exclusivo, o cliente pode ter o terno ou o vestido passado gratuitamente por dia ou ainda check-out tarde, sem ser cobrado taxas extras, dependendo da ocupação entre outros mimos. Com aposentos com vistas ou para a praia ou para a cidade, a minha suíte tinha vista exclusiva de cartão-postal para a torre Burj Khalifa. 

A torre Burj Khalifa vista da janela do hotel

O banheiro é a parte que mais me impressiona em um hotel. A banheira é de imersão profunda e o chuveiro tem água que cai tão forte que parece chuva torrencial. Outros mimos são as duas pias separadas.

suite-hotel-shangri-la-dubai
Suíte do Hotel Shangri-La Dubai

Com duas piscinas, uma no último andar, o hotel tem um terraço no topo com vista deslumbrante para a Sheikh Zayed Road e a cidade. Com tantos passeios a fazer sempre tento marcar uma massagem durante a estadia. Dessa última vez escolhi uma massagem Shiatsu. Os produtos utilizados são da casa inglesa Kerstin Florian. O Spa é excelente com sua ala de ginástica com aparelhos de última geração, piscina, jacuzzi, quadras de tênis e de squash, sauna quente e a vapor além de outras amenidades. O café da manhã servido no Dunes Café é dos deuses. Para quem gosta de doces e tortas, é a minha recomendação. É difícil escolher o que comer com tanta opção. Além das diferentes seções de queijos e frios, o restaurante tem até um seção de comida asiática, árabe e indiana. O que aprecio muito é a seção de sucos frescos feitos na hora com as frutas que mais amo. Gosto muito desse hotel pela sua localização, pois fica próximo do centro financeiro e perto do meu favorito Dubai Mall onde acho tudo e mais um pouco.

dunes-cafe-no-hotel-shangri-la-dubai-2
Dunes Café no Shangri-La Dubai

Onde comer

Shang Palace

Eleito o melhor restaurante chinês de Dubai, realmente vale a pena. O cardápio é bem variado oferecendo um menu bem diversificado. Como não como carne sempre opto pelos crustáceos e frutos do mar. Dessa vez pedi o meu favorito camarão com molho X.O. de entrada e vieiras com pimenta como segundo prato. Como sobremesa não podia deixar de comer o sorvete de chá verde. O local é bem aconchegante com lustres feitos de papel típicos da China e todo decorado com tecidos vermelhos. Você se imagina estar em um restaurante de Shanghai de 1930. O serviço é impecável e a comida e realmente espetacular. Para quem gosta de comida chinesa, esse restaurante não é um restaurante qualquer, é comida chinesa de alto nível. Algumas receitas são ainda da época de quando a China era comandada pelo Imperador. Na China é normal tomar chá verde junto com as refeições. Portanto, a lista de chás do restaurante Shang Palace é realmente incrível e vasta.

fullsizerender-3
Shang Palace Restaurante

Armani Hashi Restaurant

Em cooperação com o designer italiano Giorgio Armani e o Burj Khalita, o Armani Hotel tem vários restaurantes dentro da torre . Dessa última viagem escolhi o japonês Armani Hashi. Fiquei encantado. Não sabia se comia ou se me maravilhava com o ambiente. Situado aos pés da torre com vista para a Dubai Fountain, o local é mágico e a comida é espetacular. Comendo ali é possível assistir ao show de luzes e de música das fontes sem ter muita gente te esbarrando. Totalmente privado. Como estava com um amigo, optamos para comer um barco de sushi e de sashimi. Tudo estava perfeito e com atendimento nota mil. Como prato principal comemos um menu para duas pessoas que consistia em grelhados e frutos do mar. A carne servida foi a wagyu, uma das mais macias do mundo. Meu amigo comeu a carne e eu os frutos dos mar. Como sobremesa pedi os mochis, que são docinhos japoneses feitos de arroz e recheados com sorvetes. Por incrível que pareça, o restaurante não é frequentado pelo pessoal snob e sim por clientes que apreciam o que há de melhor na culinária japonesa. Os peixes são trazidos diariamente do mercado de peixe Tsukiji em Tokyo, no Japão. Após o jantar, vale a pena ir até a boate Armani Privé onde encontram-se as pessoas mais lindas de Dubai.

fullsizerender-1
Armani Hashi Restaurante

Cascades Restaurant

Sabe aqueles restaurantes que você entra e fica deslumbrado? Pois bem, o Cascades emociona com seu átrio com pé direito altíssimo. Os hóspedes podem optar por sentar-se perto da cozinha aberta ou na sala com os elevadores panorâmicos que descem e sobem enquanto se come ao som de música moderna. A decoração é linda com lustres em madeira escura, cristal e metal. Escolhi para almoçar lá e para dizer a verdade nem queria ir embora. Pedi de entrada uma combinação de comidas árabes como babaganoush, hummus e tabouleh. Já como prato principal, optei pelos camarões gigantes grelhados. A sobremesa não podia faltar e decidi pela torta de chocolate branco. O atendimento foi excelente e como o restaurante não estava cheio, fui tratado com muito carinho e cuidado. O meu atendente era da Mongólia e a atendente era da Namíbia. Dubai é assim. Gente do mundo todo. Amei cada minuto dessa experiência e com certeza tentarei voltar nesse restaurante outras vezes. Super recomendo!!!

cascades_restaurante
Cascades Restaurante

Enfim, gostaria de escrever muito mais sobre Dubai, pois tem tanta coisa para mencionar que fica difícil contar tudo em poucas linhas. Prometo que voltarei outras vezes, até mesmo porque minhas tâmaras já estão acabando. Sempre contarei uma experiência ou outra sobre Dubai, pois até enquanto o próximo prédio mais alto do mundo não comece as obras em 2020, tenho certeza que muita coisa vai acontecer por lá. Afinal, Dubai continuará sempre a encantar durante muitas e muitas Mil e Uma Noites.


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui