Fazendo a mala de inverno: Se vestindo em camadas

3

Fazer uma mala de inverno eficiente requer um pouco de planejamento. Não é preciso gastar uma fortuna, nem mesmo carregar o guarda roupa inteiro. É possível viajar no inverno com apenas uma mala de mão e ainda sim estar bem vestida(o) para várias ocasiões e não morrer de frio. Estou aqui falando do ponto de vista de uma mala feminina, mas a seção e instruções de camadas serve para tanto para homens como para mulheres. O que vai mudar mesmo é a camada 2, da roupa que você quer usar, que é ainda mais simples para os homens. Quantas camadas você vai usar, vai depender do frio que estiver fazendo. Aqui temos sugestões para enfrentar de friozinho básico, até frios extremos. No caso de fazer esportes de neve será preciso fazer algumas adaptações, mas a mala básica vai ser a mesma.

Camada 1 – Roupa de baixo / Innerwear

A primeira camada é a roupa de baixo longa e quentinha. Em inglês chama-se de innerwear. Dependendo de quão frio você vai passar, é possível encontrar em várias versões diferentes. Eu adoro as da Uniqlo, que tem uma tecnologia Heattech e três versões diferentes: HEATTECH, HEATECH EXTRA WARM e HEATTECH ULTRA WARM. As blusas tem em versão gola arredondada(crew neck), gola alta(turtle neck) e gola canoa(). Eu uso roupa de baixo normal para temperaturas abaixo de 10 graus e se vou ficar muito tempo na rua, no frio. Se a temperatura é abaixo de zero, eu uso a extra warm ou ultra warm. É possível achar também essas roupas de baixo no inverno em lojas como Walmart, Target, Zara, Primark e o ano todo em lojas como REI sports, Columbia e outras lojas de esportes.  

Você pode usar como roupa de baixo ou mesmo como blusinha, é só colocar um cachecol diferente para mudar o estilo.

As leggings servem tanto como roupa de baixo, quanto calça usando com uma blusa mais longa e casaco ou mesmo com um vestido. Na Uniqlo elas também tem versões EXTRA ou ULTRA WARM e acredite, faz diferença dependendo da temperatura. 

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Dependendo da quantidade de dias que você vai ficar no lugar, o ideal é levar pelo menos dois conjuntos, se tiver chance de lavar e secar. Senão leve mais alguns, já que eles ocupam pouco espaço e podem servir de diferentes peças. 

Camada 2 – A Roupa que você quer usar

Aqui vai a sua roupa normal que você quer usar. Seja aquele vestidinho lindooo ou uma calça jeans com camiseta, uma calça mais quentinha, com forro e uma blusa de manga comprida mais arrumadinha. Se você vai em lugares que sabe que vai chover ou ter neve, pense numa calça impermeável. Normalmente na parte de baixo só uso mesmo duas camadas. Mas a parte de cima vai ganhando mais camadas dependendo do frio.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Para a mala de uma semana, eu normalmente levo uma calça jeans e uma preta, um vestido preto  básico que pode servir para uma ocasião mais especial ou um jantar, uma saia ou calça de cor diferente ou estampada, uma blusa para cada dia e uma peça diferente, que pode ser um vestido casaco(que pode ser combinado com a legging) ou um macacão, ou mesmo uma outra calça ou saia. Nessa mala de exemplo eu tenho 12 peças que combinam entre si e podem fazer várias combinações, o que permite que esse mala possa ser usada para um mês. Tento usar cores básicas, que podem ser facilmente mudadas com cachecois, mas se você é fã de estampados, tente não levar mais que 1/3 das roupas estampadas e procure cores que combine com as outras peças. 

Camada 3 – Casaco de lã / Cashmere

A camada três é o casaco de lã ou cashmere, que muitas vezes é suficiente com a camada 2 se for um friozinho de leve. Leve pelo menos uns dois diferentes, um de uma cor básica e outro de uma cor diferente, com estampado. Um deles pode ir na cintura, no ombro ou vestida durante o voo ou viagem que for fazer. O outro vai na mala. 

Camada 4 – Casaco quentinho corta-vento

Esse casaco tem o nome de Ultra Light Down e é super leve e quentinho. Eu tenho três diferentes, um da Uniqlo, um no mesmo estilo da Michael Kors e um que comprei numa estação de esqui na Suíça, que é maior e mais volumoso. O da Uniqlo é pra mim o menor e mais eficiente. Ele fica bem pequeno tem uma bolsinha para carregar, e você pode tirar e colocar dependendo do frio que estiver fazendo. Ele com um outro casaco por cima já enfrentaram comigo frio abaixo de zero e ele serve para quando o dia não estiver tão frio assim. É uma peça super curinga na minha mala e não viajo sem ele, porque sozinho ele aguenta frio com temperaturas até 10 graus e pode ser levado na bolsa ou mochila. Menos que isso eu acrescento a 5a camada, ou tiro ele e combino a 1a camada e 5a. Eles custam normalmente entre US$69 e US$100, mas fique de olho nas promoções, que podem baixar bem esse preço. 

Camada 5 – Casaco grande de inverno

Se você vai para algum lugar sabe que vai fazer bastante frio, não esqueça o casacão de inverno. Quanto mais frio você for pegar, mais comprido ele deve ser, para proteger também as pernas. Se vai usar botas, um no joelho é suficiente. O casacão vai sempre na mão, então ele não vai ocupar espaço na mala.  

Mas é sempre bom lembrar que ele deve ser confortável de levar, já que nos lugares muito frios fora do Brasil, geralmente tem aquecedor nos lugares onde você vai entrar. Se você sabe que vai andar muito pela rua, invista num bom casaco. Eles duram bastante e podem ser usados em várias viagens.

Acessórios – Toca + Cachecol + Luva

Toca e cachecol você pode levar mais de um par, para dar uma variada no visual. Lembre-se de proteger as orelhas e pescoço. 

Nas luvas, lembre-se de comprar um par que tenha a ponta do dedo preparada para touch screen. Você vai me agradecer na hora de poder mexer no celular e tirar fotos sem precisar tirar as luvas! Veja: Luvas com touchscreen na Amazon

Sapatos e Meias

Sempre que for viajar para um país frio, leve meias apropriadas. A Uniqlo tem meias da Heattech, que são baratinhas (custam em torno de 6 dólares o par) e aquecem bem o pé. Outra opção são meias que vão até o joelho, dão uma aquecida extra nas pernas. 

Tenha pelo menos um sapato ou bota impermeável e com forro, que pode ir no pé, para não ocupar espaço na mala. A Timberland é uma marca de sapatos recomendada para quem vai fazer hiking, caminhar muito ou sabe que vai andar na neve. Lembre-se sempre de na hora de comprar sapatos ou botas de inverno, comprar meio ou um número a mais, para poder colocar meias grossas. Esqueça as botas de salto e aquelas botas lindas que você comprou no Brasil de couro, ou imitando couro, mas que não vão fazer nenhum efeito no frio. 

 

Tome cuidado com sapatos com sola fina que podem derrapar, com tenis que tem furinhos, que deixam passar vento, água. Ficar com o pé gelado durante a viagem não é nada agradável! Leve pelo menos um par de sapatos mais arrumadinho que não faça muito volume. Pode ser uma sapatilha. 

  • Estou recomendando roupas da Uniqlo, pq são as que testei, tem bons preços, mas não ganhamos nada com isso. Você pode comprar roupas similares em várias outras lojas. 

Viu só como é fácil fazer uma mala para o inverno? 


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


3 COMENTÁRIOS

  1. Claudia.. que super-post mega-útil para pessoas friorentas .. como nós.. . Iremos, eu e o Sergio, morar na Espanha em 2018 então iremos sim seguir as tuas dicas!
    Agradecidos e abraços da Yukimi e do Sergio =] =]

  2. Cláudia, obrigada pelas dicas da mala com roupas para o frio. Eu e a minha amiga Margarete estamos indo a Portugal em Fevereiro e estávamos mega preocupadas com a roupa.
    Abraços da Lulu e da Meg!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui