Fez no Marrocos

1

Fes (Fez) é a cidade imperial mais antiga e uma das mais fascinantes do Marrocos e o seu coração pulsa na medina.

Fes el-Bali é a medina ou cidade antiga de Fez, o principal ponto turístico da cidade. A mistura de cores e cheiros nas mais de 9.000 ruelas são extasiantes e a medina abriga atualmente mais de 150.000 moradores. Carros não entram na medina, então o transporte é feito nos lombos dos burros e carroças que dividem os apertados espaços com milhares de pessoas. 

De roupas a carnes expostas, vestidos de noiva a sapatos do Aladim, encontra-se de tudo na Medina. Algumas ruas são dedicadas a artigos específicos, em uma os mercados de prata, em outra as especiarias, tudo isso em uma confusão ordenada onde se avista até cabeças de cordeiro e perus vivos, sem contar a lâmpada do Aladim, a original, que é vendida a cada esquina.   

 

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Para aproveitar melhor a medina, o ideal é contratar um guia, dizer pra ele os pontos a serem vistos, pois ela é tão grande que a

 

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

 chance de se perder nos labirintos é certa. Mas querendo mesmo se perder de propósito pelos corredores e ruas estreitas, uma dica do guia é procurar por duas vielas chamadas Talaa Kebira e Talaa Seghir que levam ao portal Bab Bou Jeloud, que sai da Medina.

Dentro da medina ficam os Riads, belíssimas casas onde moravam as famílias marroquinas, transformadas em pousadas, hotéis e restaurantes. Do lado de fora vemos apenas uma porta, mas depois que se entra, os azulejos e pisos decorados, as cores de tapeçarias e estofados mostram uma cena completamente diferente. Em comum, os riads tem uma área aberta no meio, cercado de pequenas salas e alcovas onde são servidas as refeições.

Nesses restaurantes a especialidade é na cozinha marroquina e são servidos pratos tradicionais a base de couscous e aperitivos deliciosos. 

O Riad Tafilalet onde almoçamos tem além da excelente comida, uma vista incrível da Medina do seu terraço. De lá escuta-se o Adhan, o intenso chamado para as orações muçulmanas, que acontecem cinco vezes por dia.

O passeio à medina de Fez não estará completo sem uma visita aos curtumes. Cena muito comum na novela O Clone, ao dizer que sou brasileira, o funcionário de uma das lojas de couro cita o nome de Giovanna Antonelli. Sim, eles também nos associam a mesma novela que nós associamos ao Marrocos. A melhor vista do curtume é exatamente do andar superior das lojas que vendem artigos de couro, que por um minuto a gente acha que é o guia nos levando em algum lugar para receber algo troca. Confie e siga. Na entrada eles já te dão um ramo de menta, acessório indispensável para visitar o curtume com seu cheiro forte.

A medina de Fez tem duas Medersas (escolas religiosas) que valem a visita. A Medersa Bou Inania foi construída em 1300 e a Medersa el-Attarine além da arquitetura fantástica, tem vistas maravilhosas da medina. A Universidade de Al-Karaouine é a mais antiga universidade em operação do mundo. Mas nem tudo é arquitetura, história e belos azulejos. No meio da medina existem também fornos comunitários, onde os locais fazem pão, tão interessante, quanto vital para a sobrevivência da sociedade local.

A barganha é parte cultural do Marrocos. Aprendemos rápido que não se pergunta preço e vai embora. É preciso entrar no jogo da barganha e negociar pelo menos umas cinco rodadas de preço antes de sair andando a procura da próxima, ou corre-se o risco de ter toda a sua geração amaldiçoada (ou pelo menos é que o parece, na ininteligível língua berbere).

Para se hospedar em Fez, você pode escolher um Riad dentro da medina ou um hotel fora dela. Nos hospedamos em Fez no Hotel Les Merinides fica no alto de uma colina com uma vista incrível e é uma ótima opção na cidade.

Veja aqui todos os hotéis em Fez no Marrocos

Fez tem o Festival mundial de música sacra uma vez por ano, que pode ser em maio ou junho, um evento que vale a pena programar a viagem nesta época para ver.

Amei a cidade de Fez no Marrocos. E você? Já visitou o Marrocos? 

Essa viagem teve o apoio do Turismo do Marrocos e Grupo Xaluca.  


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui