Booking.com

Cidades medievais na Itália

Date:

Share post:

É praticamente impossível visitar a Itália sem se deparar com cidades medievais. Algumas são tão bem preservadas, que caminhando pelas suas ruazinhas, parece que mergulhamos no passado.

Conheça algumas das mais importantes cidades medievais na Itália:

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

BERGAMO ALTA

A principal característica das cidades medievais são os altos e largos muros, construídos como forma de proteção contra o ataque de inimigos. Muitas vezes, eram construídos fossos ao redor dos muros, para dificultar ainda mais o ingresso na cidade, que só podia ser feito por uma ponte levadiça. A cidade medieval geralmente possui uma praça onde estão os principais edifícios civis e religiosos, como a catedral e a sede administrativa da cidade. A distribuição dos demais edifícios é irregular e desorganizada: residências, capelas e igrejas eram construídas por acaso, à medida que a cidade crescia.

Bérgamo Alta é protegida por muros venezianos do século XV. Pelas suas ruelas estreitas, nem é necessário usar muito a imaginação para entender como as coisas eram por ali na Idade Média, já que tudo está conservado e poucas modificações foram feitas ao longo dos anos.

Assim que chegar à Bergamo Alta, pegue a Via Gombito até chegar à Piazza Vecchia, onde estão várias atrações da cidade. No caminho, não deixe de reparar à sua esquerda na Torre del Gombito, edificada no século XII.

Já na Piazza Vecchia, está a Torre Cívica ou Campanone, que foi construída entre os séculos XI e XII e fazia parte da casa da potente família Suardi. Alguns séculos mais tarde, a torre foi adquirida pela cidade de Bérgamo e foram instalados sinos em seu topo.
Todos os dias, às 22 horas, os sinos badalavam 100 vezes para avisar aos seus cidadãos que as portas da cidade seriam fechadas e estava na hora de voltar para casa. Ainda hoje a tradição é mantida, como uma homenagem a um passado longínquo e glorioso.
Você pode fazer um bate e volta a partir de Milão para conhecer Bergamo Alta, que fica somente a uma hora de trem de distância.

ASSIS

Foto: Ana Grassi

A cidade natal de São Francisco é um mergulho na Idade Média, pois está muito bem conservada e o traçado das ruas ainda é o original daquele período.
A Basílica de São Francisco é construída em três andares: a basílica superior, onde estão os famosos afrescos de Giotto, a basílica inferior, onde muitas vezes acontecem missas e concertos, e a cripta, onde está o corpo do santo.
Além da Basílica de São Francisco e de Santa Clara (seguidora fiel das regras franciscanas), visite a Igreja de São Rufino, que foi construída em 1140 e reformada em 1571, ali encontra-se a pia batismal onde – dizem – foram batizados São Francisco e Santa Clara. Foi na entrada desta igreja que o jovem Francisco pregou aos incrédulos a sua conversão. E lá mesmo devolveu tudo ao rico pai comerciante, lhe entregando até suas roupas do corpo, numa clara demonstração de renúncia aos bens terrenos.
De trem a partir de Perugia são apenas 15 minutos!

SIRMIONE

Sirmione é uma das principais e mais pitorescas cidades do Lago di Garda. É uma península de 4 quilômetros, estreita e isolada da terra firme por um fosso navegável.
O único acesso à cidade ainda é aquele usado em época medieval: uma ponte do Castello Scaligero. Este castelo, que mais parece uma fortaleza, foi construído entre os séculos XIII e XIV pela família Della Scala. Do alto da torre de 37 metros de altura tem-se uma linda vista do lago e das colinas.
Na parte mais alta da cidade é possível visitar uma das ruínas romanas mais importantes do norte da Itália: as Grutas de Catullo, a vila de verão de uma nobre família patrícia.
A melhor maneira de se chegar a Sirmione é de carro, pois não há estação de trem na cidade.

FERRARA

A cidade foi fundada no século VI como porto fluvial e foi um importante centro comercial da Idade Média. Entretanto, foi com a regência da família Este que a cidade atingiu seu ápice e se transformou na corte mais fascinante e espalhafatosa de toda a Europa.
Visite o Castello Estense, construído em 1385 para proteger Nicolò II d’Este e sua família da população revoltada com a administração da cidade. O castelo é uma verdadeira fortaleza, com pontes levadiças, torres, fossos e canhões. Com o passar dos séculos, cessado o perigo de ataques, o castelo se transformou na residência da corte, com balcões de mármore, afrescos e apartamentos luxuosos.
A Via delle Volte é uma rua longa e estreita, outro símbolo de Ferrara, onde havia uma grande concentração de atividades comerciais durante a Idade Média. As “voltas” são passagens elevadas que uniam a casa dos comerciantes às suas lojas. Serviam também para recuperar espaços habitáveis em uma zona de altíssima concentração de pessoas.

Ferrara é um bate e volta perfeito para fazer de trem ou carro a partir de Bolonha.

SIENA

Duomo de Siena

Uma das principais cidades da região da Toscana, foi construída sobre três colinas e seu centro histórico mantém até hoje o traçado típico das cidades medievais.
Encravada no centro histórico, está a famosa Piazza del Campo, cuja forma parece uma concha e onde acontece a mais famosa corrida de cavalos do mundo: o Palio di Siena, um ritual em louvor à Nossa Senhora, que acontece duas vezes ao ano desde o século XVII (2 de julho e 16 agosto) e movimenta toda a cidade.
No fundo da praça está a Torre del Mangia (102 metros), símbolo do poder civil de Siena que foi construída em sua época áurea, quando a cidade ainda lutava contra o domínio de Florença. A torre está colocada na parte mais baixa da praça, mas consegue dominar de um modo tão desconcertante a paisagem que parece que foi colocada sobre uma colina.
Siena merece mais do que um bate e volta, considere ficar pelo menos dois dias na cidade. Chega-se facilmente de carro ou de trem a partir de Florença ou Roma.

PERUGIA

 

O símbolo de Perugia é uma fortaleza medieval chamada Rocca Paolina, construída a pedido do papa Paolo III com o objetivo de proteger os habitantes da cidade contra invasores.
Ali escondiam-se os tesouros da cidade: animais, suprimentos e alimentos, de modo que, mesmo em época de guerras civis, seus habitantes pudessem continuar suas atividades habituais, protegidos dos inimigos.
O movimento na Rocca Paolina ainda é frenético, pois dentro dela foram instaladas escadas rolantes que ligam o centro histórico à cidade moderna e, por isso, estão sempre tomadas por pessoas indo e vindo do passado para o futuro. É como se fosse uma avenida da cidade, com várias lojas, exposições e manifestações.
Perugia é a capital da região da Úmbria, a mais central da Itália e por isso chamada de coração verde da Itália. Chega-se de trem, mas a dica é ficar de carro para conhecer as lindas cidadezinhas no seu entorno, como Todi, Spello e Spoleto, todas medievais!

Várias cidades na Itália foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco justamente por manterem as características da época medieval. Inclua uma delas no seu itinerário!

Essa matéria apareceu primeiro na Revista Aprendiz de Viajante. Conheça o blog da Ana Grassi – Italiana e faça seu roteiro para Itália.   


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Artigo anteriorFez no Marrocos
Próximo artigoTop 10 Dubai
Aprendiz de Viajantehttps://www.aprendizdeviajante.com
A redação do Aprendiz de Viajante ou algum dos nossos colaboradores escreveu esse post.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...

Show da Ivete Sangalo no Universal Orlando será transmitido ao vivo no Multishow

Vai começar mais uma Florida Cup em Orlando e assim como 2019 e 2020, a rainha do axé...