Floresta Negra: o cenário dos contos de fadas dos irmãos Grimm

9
floresta negra

A região montanhosa onde fica a Floresta Negra (no sudoeste da Alemanha) serviu de cenário e inspiração para diversas fábulas criadas pelos irmãos Grimm. Depois de ter conhecido esse lugar mágico, fica fácil imaginar essas histórias – Branca de Neve, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho – tomando corpo, e quando você caminha entre as árvores nevadas e encontra lagos que mais parecem um espelho, parece que a qualquer momento vai dar de cara com os sete anões voltando do trabalho ou a Chapeuzinho Vermelho a caminho da casa da sua vó!

floresta negra (1)

Estive na Floresta Negra em um fim de semana de fevereiro de 2016. Quando marquei a viagem, eu imaginava que iria encontrar uma paisagem bem típica de inverno, com neve, neblina e lagos congelados. Lembro de olhar fotos no Google e tentar desesperadamente descobrir o ponto exato onde aquela foto havia sido tirada, mas assim que dirigimos os primeiros quilômetros, nos demos conta que encontraríamos paisagens incríveis para onde quer a gente decidisse ir.

floresta negra (9)

floresta negra (8)

Como a grande parte dos lugares que a gente visita, o tempo disponível para explorar a Floresta Negra bateu de frente com tudo que queríamos ver e fazer. E é difícil seguir um roteiro ao pé da letra, já que é difícil resistir a uma estrada secundária margeada por árvores nevadas e as paradas pra tirar foto das montanhas, riachos e campos branquinhos são muito mais frequentes do que imaginávamos.

Mesmo no ápice do inverno, não tinha neve em muitos lugares, o que foi ótimo para ter uma ideia de como a Floresta Negra fica nos meses mais quentes. Em questão de 30 minutos a paisagem mudava bastante: de campo nevado a mata verdinha.

floresta negra (5) floresta negra (2)

As cidades e vilarejos no meio da Floresta Negra também são encantadoras, e sempre uma oportunidade de fazer uma parada para um café ou refeição. Não espere que todos falem inglês, mas isso não foi impedimento para nos entendermos com ninguém. As pequenas estações de esqui pela estrada também são uma boa pedida para essas paradas estratégicas. E, para quem curte esportes de inverno, a viagem a Floresta Negra pode ser bastante produtiva! Além das pistas de esqui existem diversas rotas de trekking.

floresta negra (7) floresta negra (6)

Acha que a Floresta Negra é o destino pra você? Então coloque suas botas impermeáveis, casaco quentinho, luvas e gorro e descubra esse lugar encantador!

Floresta Negra: informações práticas

Fui para a Floresta Negra a partir de Frankfurt. Alugamos um carro no aeroporto e dirigimos para Baden-Baden, cidade que usamos como base (nos hospedamos no hotel Heliopark Bad Hotel zum Hirsch.

Crie um mapa com alguns pontos de parada e anote o maior número de referências possíveis para localizar esses lugares com o GPS do carro. Algumas sugestões: Mummelsee, Titisee, Schiltach, Triberg, Freudenstadt. Entre um ponto e outro você irá encontrar muitos outros lugares para parar o carro ou estradas secundárias

É possível conhecer a Floresta Negra utilizando transporte público. Vários vilarejos tem estação de trem e vimos muitos pontos de ônibus pelo caminho. Optamos pelo carro para termos a liberdade de horário e roteiro. Dependendo da cidade onde você se hospeda, você tem direito ao KONUS, um cartão que dá livre acesso a transporte público na região. Consulte esse site para saber mais.


Vai Viajar? Mais dicas para programar a sua viagem



Já escolheu onde ficar? Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito. Veja aqui nossas dicas de hospedagem e reviews de hotéis que já nos hospedamos

Viaje com internet ilimitada. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular e receba 10% de desconto com nosso link exclusivo. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

seguroNão esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Alugue um carro no exterior na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Economize até 50% em preços combinados para entrar em atrações imperdíveis! Compre agora no CityPASS.com!

9 COMENTÁRIOS

  1. Que demais esse lugar!! Acompanhei pelo insta e pelo snap a sua viagem e certamente entrou pra minha listinha!! A sensação é que vai mesmo aparecer alguma figura mágica no meio dessas arvores!!
    E o quão profissa ficou esse vídeo?!!?
    Parabéns, Helô!! E pro Martin tb, que mandou bem nas filmagens… hahaha 🙂

    Beijão

  2. Esse lugar é mágico! Identifiquei uma foto da cidadezinha de Schiltach alí! 😀

    Estivemos na Floresta Negra ano passado, não tinha neve mas um sol de 40 graus!
    Fizemos WWOOF em duas fazendas, se quiser dar uma olhada, fizemos vídeos lá também: youtube.com/jornadaviva

    Abraços!

  3. Adorei.
    Gostaria de conhecer a rota dos irmãos grimm.
    Vou levar meus filhos e gostaria de me hospedar nos castelos da Cinderela, rapunzel, lugarejos conto do chapeuzinho vermelho, flautista , gatos de botas, João e Maria
    Na ordem da rota.
    Quem já fez e puder ajudar agradeço.
    Beijis

  4. ameii, que lugar incrivel! farei esse roteiro em dezembro (dia 10 mais precisamente) .. será se tenho chances de ver neve tambem?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui