Freud Museum: a casa do pai da psicanálise em Londres

3
freud museum

O Freud Museum é uma espécie de santuário para estudantes e profissionais da psicanálise, pois foi aqui que Sigmund Freud morou e trabalhou em seu último ano de vida, entre 1938 e 1939. Apesar de ter passado a maior parte de sua vida em Viena, Freud mudou-se para Londres em decorrência do nazismo, e mesmo em condições precárias de saúde, continuou a clinicar e pesquisar em sua casa londrina, na região de Hampstead.

freud museum londres (1)

Apesar da mudança para Londres sob condições no mínimo estressantes (muitos de seus livros já haviam sido banidos e queimados, e sua saída de Viena ocorreu após muita negociação e pagamentos de taxas), Sigmund Freud conseguiu levar muitos de seus pertences. E o mais conhecido deles, o divã onde seus pacientes deitavam-se durante as consultas, é um deles (uma pena que fotos não são permitidas lá dentro). Só isso vale a visita ao Freud Museum, e mesmo que você não conheça nada do campo de trabalho de Freud, estar sob o mesmo teto desse gênio da humanidade é emocionante.

Além de contar a história de Freud e sua família, o Freud Museum mostra também muitos dos pertences dele, como sua coleção de antiguidades (ele era apaixonado por arqueologia e comprou muitos artefatos vindos da Grécia, Roma e Egito) e sua extensa biblioteca (feita não apenas de livros de psicologia e afins, mas também arte, literatura, filosofia e história).

freud museum londres (2)

Uma das filhas dele, Anna Freud, também dedicou sua vida a psicanálise, e tornou-se referência no tratamento de crianças. Ela morou na casa até sua morte em 1982, e foi desejo dela que a casa se tornasse um museum em homenagem a seu pai. É por causa dela que o Freud Museum existe, e um dos quartos no primeiro andar é dedicado ao legado que ela deixou.

Freud Museum: informações práticas

  • 20 Maresfield Gardens, NW3 5SX
  • Estação mais próxima: Finchley Road (Jubilee line e Metropolitan line)
  • Aberto de quarta a domingo das 12 às 17h
  • Ingresso: £7
  • www.freud.org.uk
  • Fotos não são permitidas dentro do museu

Veja todos os posts sobre museus em Londres


Vai Viajar? Mais dicas para programar a sua viagem



Já escolheu onde ficar? Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito. Veja aqui nossas dicas de hospedagem e reviews de hotéis que já nos hospedamos

Viaje com internet ilimitada. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular e receba 10% de desconto com nosso link exclusivo. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

seguroNão esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Alugue um carro no exterior na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Economize até 50% em preços combinados para entrar em atrações imperdíveis! Compre agora no CityPASS.com!

3 COMENTÁRIOS

  1. […] A exibição inclui itens originais pertencentes a Freud, sala de espera da clínica e partes da extensa coleção de antiguidades. No entanto seu famoso sofá está agora no Museu Freud em Londres, junto com a maioria do mobiliário original, levados por ele quando deixou a Áustria. (Veja o relato da Heloisa Righetto, do blog Aprendiz de Viajante, sobre o Museu Freud em Londres). […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui