Governo aumenta IOF de 0.38% para 1.1% para compra de Moeda Estrangeira

0

A partir de terça-feira, dia 3 de Maio de 2016, quem comprar moeda estrangeira vai pagar mais caro. A Receita Federal anunciou o aumento da alíquota do IOF (Imposto sobre operações financeiras) de 0.38% para 1.1% então hoje é a última chance de comprar a moeda com o imposto antigo.

A medida pegou de surpresa os viajantes, que vem sendo atingidos pelas constantes mudanças nas alíquotas na hora de viajar. O último aumento aconteceu com imposto que encarece pacotes internacionais e antes disso o IOF dos cartões de pré-pago tinham aumentado de 0.38% para 6.38%, acabando com uma super vantagem desses cartões.

Levar dinheiro em espécie continua sendo mais barato, mas é preciso levar em consideração que se você perder o dinheiro ou for assaltado, não terá como reaver, então preste muita atenção nas dicas de segurança na hora de fazer compras no exterior.

Dicas na hora de comprar moeda estrangeira:

  1. Pesquise em diversas operadoras – Algumas operadores de câmbio vão dar descontos, principalmente essa semana para atrair os viajantes assustados com o aumento do IOF. Um bom site de comparação de câmbio é o Melhor Câmbio que compara várias operadores e te dá o melhor preço na cidade desejada.
  2.  Verifique se a operadora é credenciada com o Banco Central – não se iluda com preço muito baixo e faça o dever de casa. Veja a lista aqui.
  3. Não deixe para comprar a moeda estrangeira na última hora – sem planejamento, você acabará sempre pagando mais caro.
  4. Planeje seu orçamento e faça a compra em várias vezes –  se a viagem vai ser realizada em 3 meses ou mais, vá comprando aos poucos, dessa maneira você poderá pegar diferentes cotações da moeda.
  5. O cartão de crédito é necessário em alguns casos – para reservas de hotel, de carro, mas tente usá-lo apenas em situações em que ele realmente é requerido ou de emergência, pois como a cotação é apenas no fechamento da fatura, você pode ter uma surpresa desagradável na volta pra casa.

Quanto custa cada tipo de transação?

Dinheiro em espécie – 1,10% (a cotação é na hora da compra da moeda)

Cartão pré-pago – 6,38% (a cotação é a do dia do deposito no cartão, então se o dólar estiver em baixa, aproveite!)

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Cartão de débito – 6,38% (cotação é da data da compra(se seu banco permitir) ou do saque)

Cartão de crédito – 6,38% (cotação na data de pagar a fatura)

E você? Tem planos pra viajar nas próximos semanas? Como planejou a compra da moeda estrangeira?

Booking.com
Planeje sua viagem para Orlando aqui:
Compre passagens aéreas para Orlando na ViajaNET em até 10x
Reserve seu Hotel em Orlando no Booking.com
Compre seu chip para usar telefone/ internet ilimitada nos EUA na Easysim4U
Compre seu Seguro Viagem com a Seguros Promo e ganhe 5% de desconto
Ache promoções de Pacotes e Hotéis no Zarpo
Alugue seu Carro em Orlando com a RentalCars


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


COMPARTILHAR
Artigo anteriorTorres del Paine no Chile
Próximo artigoEdimburgo com crianças

Claudia Beatriz trocou as praias do Rio de Janeiro pela vizinhança da Casa Branca em Washington DC em 2004 e se mudou em 2014 para Orlando, onde vive atualmente. Apaixonada por Viagens e Fotografia, criou esse blog e a revista Aprendiz de Viajante. Quando não está escrevendo sobre viagens ou fotografando, a “nerd confessa” dá consultoria, treinamento e escreve sobre tecnologia, gerenciamento de conteúdo e mídias sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui