Highlands escocesas: 4 rotas cênicas

Date:

Share post:

Uma das vantagens de ter ido de carro de Londres até Fort William foi ter a oportunidade de curtir a paisagem no caminho. As Highlands escocesas são conhecidas pelas paisagens exuberantes, e ter um carro a disposição significa que você pode dirigir meio sem rumo só pra poder ir parando a fotografando os cenários na beira da estrada.

O melhor é que, em boa parte dessas rotas cênicas nas Highlands escocesas, existem lugares para parar o carro (não necessariamente estacionamentos, mas uma espécie de ‘alargamento’ mesmo, uma coisa meio improvisada), então dá pra apreciar com calma, sem aquela nóia de ter que prestar atenção na estrada ao mesmo tempo que olha a paisagem.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Dicas para dirigir nas Highlands escocesas:

  • Não se esqueça de na Escócia você dirige na mão inglesa! Ou seja, não apenas o motorista senta do lado contrário (e com a marca a sua esquerda) mas também você fica ‘do lado errado’ na estrada, sempre na esquerda. Isso pode ficar um pouco confuso quando não tem nenhum carro na sua frente.
  • Mesmo as estradas principais e movimentadas nas Highlands escocesas tem seções estreitas de mão dupla. Vá devagar e assim que você avistar um carro vindo do outro lado, diminua a velocidade. Geralmente existem pontos de ultrapassagem ao longo dessas seções estreitas, então quem estiver mais perto de um desses pontos tem que parar e deixar o outro passar.
  • Cuidado com os animais! Bois, vacas e carneiros pastam livremente em campos na beira da estrada
  • Não é porque você está em um lugar maravilhoso e tranquilo que vai baixar a guarda. Não deixe nada de valor dentro do carro quando estacionar para ir fazer alguma trilha. Essa região é muito visitada por turistas, e consequentemente, visada. Não se iluda, crimes acontecem nos lugares mais remotos do mundo.
  • Não se esqueça do GPS, mas também tenha um mapa tradicional da região, impresso, em mãos. Eu recomendo os mapas da Ordnance Survey, que estão a venda online e também em livrarias por todo o Reino Unido. É possível comprar mapa de regiões específicas, como as Highlands escocesas
  • Leve dinheiro (notas e moedas). Pequenos cafés e restaurantes em vilarejos na beira da estrada podem não aceitar cartão. E em alguns lugares é preciso pagar para usar banheiro.

A82: de Glasgow a Inverness

Essa estrada costuma aparecer em 9 entre 10 listas do tipo ‘as estradas mais lindas do mundo’. Pra quem vai dirigindo desde a Inglaterra até as Highlands escocesas, vai passar por ela. A A82 começa em Glasgow, beira o famoso Loch Lomond, dá acesso ao Glen Coe, passa ao lado de montanhas (como o Ben Nevis) e cidades (como Fort William) e vai até Inverness (passando pelo Lago Ness!). Ela tem no total 268.8 km.

Highlands escocesas

É realmente um espetáculo. Na ida, nós passamos por ela a noite, estava escuro e não vimos nada. Na volta, como saímos de Fort William às 5 da manhã, tivemos uma experiência quase surreal. A estrada toda vazia, a neblina tocando o chão, a gente conseguia ver a camada de neblina do nosso lado. Foi emocionante. A gente nem chegou a tirar foto de tão embasbacados, mas eu não sei se a foto conseguiria capturar toda aquela perfeição.

a82_2 a82_1

Eu peguei essas imagens do Google Street View, que mapeou o lugar em um dia de sol, bem diferente do que pegamos. Dá pra ter uma ideia de como a paisagem é rica, de lotar qualquer cartão de memória da máquina fotográfica!

A861: beirando Lochs e vilarejos

Essa rodovia é circular e vai passando por vários vilarejos e lagos. Ela tem 110km no total, mas seu começo e fim estão a apenas 23 km de distância! Nós decidimos fazer seu contorno depois de passarmos pelo Viaduto de Glenfinnan, já que o começo/fim é logo ali.

a861 (1) a861 (3)

Ela tem diversos pontos de parada, e é incrível como a paisagem muda ao longo da estrada. Você verá muitos carneiros, bois e cavalos, e passará por vilarejos minúsculos! Levamos umas 4 horas para dar a volta inteira, porque paramos muito. A melhor parte foi ver o Ben Nevis e também Fort William, já que no fim (se você faz o sentido anti horário, se é no sentido horário seria no começo) você está do outro lado do Loch Linnhe. Dá pra ver a cidade inteira, é bem bacana.

a861 (4)

Na A861 começam algumas trilhas curtas. É só parar o carro e fazer a caminhada. Essas trilhas estão bem sinalizadas, e são muito fáceis, não é preciso equipamento especial ou nada do tipo.

highlands escocesas
No começo das trilhas você verá uma placa assim, com explicação e mapa

IMG_20160326_144744 IMG_20160326_143133

B863: contorno do Loch Leven

Essa é uma rota curta (25.6km), que dá pra fazer no mesmo dia de algum outro passeio (como a estrada a seguir, a C1162). Ela contorna o Loch Leven, e começa no vilarejo de Glencoe (aliás, antes de fazer a roadtrip na B863, recomendo parar o carro no estacionamento logo na entrada do vilarejo e tomar um café da manhã no Glencoe Cafe).

highlands escocesas
Glencoe Cafe

Você terá uma vista linda não apenas do lago mas também das montanhas da região. Pare em todo oportunidade que tiver!

Highlands escocesas
Loch Leven

b863 (2)

A B863, como falei antes, começa no vilarejo de Glencoe, a partir da A82. Depois de fazer a volta nessa estrada, pegue a A82 novamente e vá até o pub Clachaig Inn, que está alguns quilômetros para frente, perto do vale Glencoe (coloque o CEP no gps: PH49 4HX). Esse pub não apenas serve comida muito boa, mas também está num lugar lindo, de onde se tem uma vista fantástica das montanhas.

highlands escocesas
Vista do pub Clachaig Inn

C1162: Glen Nevis

A C1162 tem apenas 10.5km e é conhecida como ‘Glen Nevis Road’, pois ela passa pelo vale ao lado do Ben Nevis e vai margeando o Rio Nevis. Ela é uma ‘estrada sem saída’ e termina num estacionamento (começa em Fort William). Portanto, você volta exatamente pelo mesmo caminho. Pra quem vai subir o Ben Nevis pela Mountain Track (como nós fizemos), é nela que fica o estacionamento. Então, é só seguir em frente, muito fácil.

b863 (3)

Claro que o melhor dessa rota cênica é poder ver o Ben Nevis, e pra quem fez a trilha da subida, conseguir avistar exatamente o caminho e ter uma noção melhor do esforço feito!

b863 (4) b863 (5)

Existe uma trilha paralela a estrada, então dá pra usar o estacionamento e fazer todo esse trajeto caminhando. Aliás, no estacionamento da ponta final, começa a trilha para ver a Steal Falls (cachoeira).

offers_728x90_Brazilian Portuguese


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Teste de Covid-19 deixa de ser exigência para entrar nos Estados Unidos

Ontem (domingo 12/06/2022) o teste de Covid-19 deixou de ser uma exigência para entrar nos Estados Unidos, uma...

Hotéis em Nova York por menos de $200 dólares em Julho

As férias estão chegando, por isso selecionei alguns hotéis em Nova York por menos de $200 dólares a...

Mario Kart: Bowser’s Challenge nova atração do Super Nintendo World no Universal Studios Hollywood

Mario Kart: Bowser's Challenge é principal a atração do Super Nintendo World, pavilhão que será inaugurado dentro do...

Itália libera entrada no país sem restrições

Itália agora faz parte do time de países europeus que liberou a entrada sem restrições relacionadas ao COVID-19....