Hotel, Aluguel por Temporada ou Albergue?

Quarto no Hotel Moderne
Quarto no Hotel Moderne, foto do site do hotel

A pergunta que sempre me fazem: Quando vale a pena usar um ou outro? Respondo sempre que não há resposta pronta, porque tudo depende muito do seu orçamento, da cidade em questão, do propósito da sua viagem e também se você está viajando só ou não. Mas pra facilitar, aqui vão algumas dicas básicas:

Albergues

Albergue não é mais sinônimo de jovens estudantes ou um quarto cheio de camas. Mas continua sendo uma opção barata. Hoje em dia, muitas famílias estão usando o albergue como opção e muitos deles tem opção de quartos individuais. Já usei albergues quando viajei sozinha e fiquei pouco tempo na cidade. É uma ótima maneira de fazer amigos, arrumar companhia pra viajar. Em Florença, conheci três americanas no quarto do albergue e ao invés de voltar direto pra Roma, resolvi acompanhá-las na visita a Pisa e passei um dia ótimo na companhia delas. Mas é preciso ficar atento, porque as tarifas mais baratas geralmente são pra quartos compartilhados e sua noite de sono pode ficar comprometida se você der o “azar” de dividir o quarto com alguém que não respeita as regrinhas básicas de convivência. Em Roma, dividi um quarto mais dez mulheres e duas das meninas entravam e saiam do quarto o tempo todo, acendendo e apagando a luz mesmo de madrugada. Foram duas noites sem conseguir dormir direito, o que depois dessa viagem me fez nunca mais querer ficar em albergue pois comprometeu muito o andamento da minha viagem.
As vezes o albergue só vale a pena se você estiver sozinha. Se estiver com outra pessoa, vale mais a pena procurar um hotel. Por exemplo, em Paris eu paguei 36 euros por pessoa/noite. Mas chegando lá, descobri um hotel por 60 euros, pra duas pessoas.

O site hostel.com permite que você faça reservas em albergues ao redor do mundo. Lembre-se de checar quantas pessoas vão dividir o quarto com você e se você está em quarto misto ou só para mulheres ou homens. Minha sugestão é que você tente ficar com o mínimo de pessoas possíveis. Quanto a segurança em albergues, normalmente os quartos ou albergue tem ármarios que você pode levar seu próprio cadeado. Não deixe nunca dinheiro e documentos “dando sopa”. Nova York, uma cidade de hotéis caríssimos, tem uma rede de albergues bem localizada e por uma fração do preço. Há inclusive muitas opções de albergues de luxo hoje em dia. O meu amigo blogueiro Kash tem um guia gratuito de Luxury Hostels, com esses achados na Europa.

Aluguel por temporada

Normalmente vale a pena se você vai ficar por mais de uma semana na cidade e quer aproveitar a cidade como um “local”. É preciso tomar cuidado pra não ter surpresas. Ficar presa do lado de fora do apartamento porque esqueceu a chave e os donos do apartamento estão viajando, num país ou cidade que você não fala a língua pode ser um contratempo. A água do banheiro que não é aquecida, ou a TV que só tem 3 canais locais em outra língua podem ser problemas pra alguns e não pra outros. Então tome cuidados extras antes de fechar negócios. E lembre-se sempre que num albergue ou hotel, você pode pedir pra mudar de quarto se as coisas não estiverem bem do jeito que você quer, já num apartamento, depois de pago, você está preso ao lugar. Hoje em dia há opções até para estadias mais curtas. A Helô conta aqui a experiência dela usando o AirBnB que é uma ótima opção para quem procura alternativas para hotel. Há também serviços como o Couchsurfing onde as pessoas disponibilizam um “sofá” ou cama para viajantes.

Hotel

A opção mais óbvia pra viajantes. É possível encontrar mesmo em cidades reconhecidamente caras, opções de hotéis mais em conta. Aqui eu já escrevi sobre Hotel Bom e Barato em Nova York, isso existe? com opções de hotéis mais em conta em Nova York. Nos Estados Unidos, uma boa opção é o site de barganhas Priceline ou o Hotwire. Eu já escrevi posts detalhados de como usar o priceline:

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

E também o site Hotels.com que tem uma seleção enorme de ofertas. Na Europa, o Priceline também já tem algumas opções e a EasyJet, já conhecida por suas passagens aéreas a preços baixos, agora também tem suas própria cadeia de hotéis, com quartos a partir de 25 Euros em cidades como Londres, Budapeste e Basel, na Suíça. E também uma seleção de hotéis conveniados em várias outras cidades no seu site britânico. É possível encontrar um hotel dentro do seu orçamento, basta ter paciência e saber onde procurar. Mas verifique antes de fechar a reserva, se o hotel cobra por pessoa ou por quarto, porque as vezes você acha que está pagando barato e ao chegar no hotel, descobre que precisa pagar o mesmo valor pro seu acompanhante.

Temos uma parceria com o Booking.com, onde você faz reservas e a gente ganha uma porcentagem a cada reserva. Você não paga mais por isso e ainda ajuda a manter o site.

Agora é sua vez. Quando viaja, qual a opção preferida? Já ficou hospedado em Albergue ou Aluguel por Temporada? Como foi a experiência?

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


6 COMENTÁRIOS

  1. […] This post was mentioned on Twitter by claudiabia, Aprendiz de Viajante. Aprendiz de Viajante said: RT @claudiabia: Hotel, Aluguel por Temporada ou Albergue? http://bit.ly/9o0QDm […]

  2. Bacana o post!

    Acho que o hotel acaba sendo mais prático mesmo, mas acabo alugando casa com uma certa frequencia (sempre me informo sobre se tem alguem para fazer a limpeza, principalmente se é na praia). Tambem fiquei numa “sala” de um apartamento em NY, mas dai era sem filhos!!

    Quando fui pro Rio mes passado, minha intencao era alugar um ape, mas acabei ficando num hotel (apart).

    beijos

    Pati

    http://coisasdemae.wordpress.com

  3. Olá, como eu fico sabendo se consigo pagar o preço cheio para ficar em um albergue num quarto sozinha e banheiro privativo?
    Eu vi no site hostelworld.com mas ainda não tenho certeza mesmo, como posso confirmar isso?

  4. […] Avalie qual o seu perfil de hospedagem Se você é do tipo que não troca a privacidade por nada, vai precisar de um hotel ou um apartamento no local aonde for, o que provavelmente custe um pouco mais. Se não se importa de estar em contato com outras pessoas de culturas diferentes e dividir quartos ou banheiros, os albergues são uma opção barata e cada dia melhor.  Também existem redes como o Couchsurfing, que funcionam como um intercâmbio de pessoas entre países. Você recebe viajantes do mundo em casa e eles te recebem na deles pelo mundo. Em todos os casos, você só precisa pesquisar bem antes de escolher. Se quiser saber um pouco mais sobre as três alternativas, vale checar as dicas do Aprendiz de Viajante. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui