Jordânia: Madaba a Cidade dos Mosaicos

Madaba_church1
Madaba_church1

Madaba é uma cidadezinha entre Amã e o Mar Marto. De qualquer dois lugares como base dá pra fazer uma visitinha a cidade dos Mosaicos, mas nós partimos de Amã que fica cerca de 60Km ou pouco mais de uma hora de viagem. No caminho, paramos para ver o parque arqueológico de Umm Ar-rasas. A cidade me lembrou muito algumas cidades do interior do Brasil, aliás esse foi um sentimento que tive por todo país, a familiaridade das lojinhas amontoadas numa rua, com casas em cima que poderiam estar em qualquer lugar da nossa terrinha e é tão diferente do comércio americano.

O centrinho é bem pequeno e é ótimo pra dar uma voltinha pelas lojinhas, observar os hábitos da população local, comprar souvenirs e se perder um pouco sem medo. Apesar de ser bem turística, é interessante notar que a profusão de lojinhas, misturadas com açougues, lojas de material de construção, parece que atendem mesmo a população local.

 

Madaba_cidade
A cidade de Madaba 

 

A cidade conhecida por sua tolerância religiosa em pleno oriente médio, tem a maior população de cristãos do país, mas ainda assim é possível ver por toda parte as mulheres usando o véu islâmico.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

 

madaba_cidade_ruas
As pessoas na rua e as lojinhas

 

A maior parte dos turistas vem a Madaba por causa do mosaico que fica na Igreja Grega Ortodoxa de St. George, também conhecida como a “Igreja do Mapa”.  Do lado de fora da igreja ficam posters com o mapa onde os guias podem explicar aos visitantes os detalhes do mosaico.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

 

Madaba_mosaico_mapa
Mapa do Mosaico

 

O mapa foi datado de 542 e 570 DC. Ele foi redescoberto em 1894 quando uma nova igreja ortodoxa estava sendo construída na área, mas só em 1965 o mosaico recebeu fundos para ser restaurado e preservado.

 

madaba_igreja
Igreja do lado de fora

 

Esse é considerado o mais importante mosaico descoberto na Jordânia e o mapa com várias cidades e pontos conhecidos como Jerusalém, Belém, Kerak, Monte Sinal, Poço de Jacó Jericó é o mais antigo que retrata Jerusalém e a Terra Santa.

 

Madaba_church2
O mapa em mosaico

 

A igreja tem um interior bem colorido com diversos mosaicos cobrindo as paredes com imagens de santos.

 

Madaba_church1
Dentro da igreja

 

Depois da visita a “Igreja do Mapa” nós almoçamos na cidade mesmo, num dos restaurantes mais tradicionais da área chamado “Haret J’doudna ” que significa ” A casa dos meus avós”. O Restaurante fica numa casa antiga bem pertinho da igreja, do outro lado da rua. As mesinhas ficam no jardim, numa área aberta e em um “terraço”.

 

A entrada e area do restaurante
A entrada e area do restaurante

 

A comida é simples e deliciosa.. o que você esperaria comer mesmo na casa de uma avó e os pratos custam entre 8 e 12 JD (em torno de 24 a 36 reais). Como vocês podem ver, muiiiita comida, no que eles chamam de Mezza que são as entradas com saladas, pães, tabule e hummus e montes de outros vegetais.  No final, servem um café bem preto, estilo árabe, que eu não tomei, claro, mas achei interessante como era feito e servido em bulezinhos individuais(foto abaixo).

 

Comida e café
Comida e café

 

O difícil depois de uma refeição dessas é ter ânimo pra fazer outras coisas, mas antes de partir pro Mar Morto ainda tínhamos mais um lugar pra visitar. Na cidade há várias lojinhas com trabalhos de artesãos e também na estrada a caminho de Mount Nebo. Paramos em uma delas para conhecer o trabalho minucioso das mulheres e deficientes físicos que fica ao lado da loja. Lá é possível saber um pouco do processo de fazer cada peça dessas e algumas levam quase um mês pra ficarem prontas.

 

Madaba_Mosaico3
Madaba_Mosaico3

 

O trabalho é de paciência e minucioso. Elas cortam as pedrinhas, uma a uma e vão montando pecinha a pecinha em mosaicos maravilhosos. A árvore de Madaba é um dos mosaicos mais populares, enfeitando diversos itens diferentes na loja.

 

Madaba_mosaico2
Detalhes de Mosaico antes e depois

 

A loja que fica ao lado dessa área onde estão os artesãos, tem desde coisinhas pequenas como porta copos, vasinhos, caixas decoradas,  até movéis cobertos em mosaico. Eu comprei uns porta copos(que o marido coleciona) por 5 JD(em torno de R$15) e outras coisinhas pequenas pra trazer de lembrança.

 

Madaba_mosaico1
Trabalhos em Mosaico

 

A cidade de Madaba e seus mosaicos são fascinantes… e depois de comprar alguns souvenirs, hora de pegar a estrada pra nossa próxima parada: um dia de descanso num Spa no Mar Morto.

Já viu nossos posts da Jordânia? Estão todos aqui:

Visitamos a Jordânia a convite do Visit Jordan 


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


4 COMENTÁRIOS

  1. A Jordânia é um país “invadido” pelo deserto da Arábia Saudita. Isto não a incomoda. O jordaniano é um homem de paz. Na demarcação ancestral das fronteiras correram o “risco” de também acharem petróleo. Devagar eles vão como que apagando o estigma de uma vastidão erma e ignota como já o fizeram os australianos e americanos do norte em desertos de seus países…:)

  2. O horizonte urbano de Amã é tomado por mesquitas. De nenhum ponto se fica sem divisar uma quando não várias. Meu coração me cobrava uma Igreja Católica ou pelo menos encimada por uma cruz. Estou rodando e nada. Mas os Céus só estavam testando minha perseverança ainda que como que esquecida. De repente estou numa downtown square e uma cruz me irrompe no alto do casario como uma resposta fulminante à minha fé. Doutra feita, porquanto os Céus não brincam e operam inexoravelmente na metafísica divina e transhumana, estava eu não muito longe da Paris square e uma segunda me é revelada, esta última tem cadastro nos motores de busca e eu antes propositadamente não os acionei. Eu as queria como mensagem do Céu porquanto Deus é fiel. 2 destas Igrejas no coração de Amã estão em meu coração entre no máximo mais umas 3, visto que o país é fortemente muçulmano, o que se revela pelo mar de mesquitas espalhadas por vales e colinas…:)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui