Diário do Kilimanjaro #1: decisão e expectativa

13

Eu vou subir o Kilimanjaro. Ainda é difícil acreditar que isso vai acontecer em 2017! Um grande sonho, que eu venho adiando há alguns anos, será realizado em alguns meses. Essa viagem é tão desejada (e tão diferente de qualquer outra viagem que já fiz na vida) que eu achei que merecia uma “cobertura especial” aqui no blog. Então, a série de posts não vai começar quando eu voltar dessa aventura. Vai começar agora, muito antes de eu colocar meus pés no avião rumo a Tanzânia e ao topo do Kilimanajaro.

kilimanjaro-1-4

Por que o Kilimanjaro?

Eu sempre quis fazer uma viagem de aventura. Quando ainda morava no Brasil cheguei a cogitar fazer a Trilha Inca para Machu Picchu, mas lembro que na época estava muito caro, era mais ou menos o mesmo preço de passar uma temporada na Europa (isso há 10 anos). Depois da mudança para Londres em 2008, eu e meu marido começamos a nos interessar mais por caminhadas e trilhas. Ainda mais depois que conhecemos o País de Gales e tivemos a oportunidade de fazer alguns pedaços da Wales Coastal Path, que é uma trilha que beira todo o litoral do país. Mais recentemente, subimos no topo do Snowdon e do Ben Nevis. E foi essa pequena aventura no Ben Nevis que reacendeu a vontade de subir o Kili. 

Há alguns anos também uma amiga aqui de Londres, a Adriana Miller, fez essa viagem. Eu já li e reli os posts dela milhões de vezes, e volta e meia volto no blog dela pra “namorar” as fotos e pensar “um dia eu vou!”. Enfim, chegou a hora de bater o martelo!

Por que agora?

Uma amiga minha, que mora nos Estados Unidos e adora esse tipo de viagem e esportes de aventura (ela já fez a caminhada até o campo base do Everest), me falou que havia fechado e perguntou se eu e o Martin gostaríamos de ir também, junto com ela e o marido. A princípio eu disse não, pelo mesmo motivo que eu venho adiando há tempos: Kilimanjaro é uma viagem muito cara. 

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Mas, passados alguns dias, eu comecei a conversar com o Martin (meu marido – o nome dele vai aparacer muito nessa série de postagens!) e chegamos a conclusão de que essa sempre será uma viagem cara. Não vai ter promoção, não vai baixar o preço. O que pode acontecer é ela ficar ainda mais cara! Ou então, a gente enfrentar um perrengue financeiro. Não somos ricos, mas estamos bem, e podemos fazer pequenos sacrifícios (como viajar muito menos pelos próximos meses) para bancar essa viagem. Então decidimos que a hora é agora! 

kilimanjaro-1-3

Você está preparada fisicamente?

Essa é a primeira pergunta que todo mundo faz quando eu conto que vou subir o Kilimanjaro. E olha, modéstia a parte, se essa viagem fosse amanhã, eu já estaria preparada. Eu e o Martin corremos frequentemente, estamos nos preparando pra nossa segunda meia maratona (que será 2 meses antes da viagem) e nos alimentamos bem. E o fato é que o maior desfaio dessa subida é o mal de altitude, coisa impossível de prever. Claro que é preciso estar acostumado com exercício, afinal serão longas caminhadas carregando peso. Mas a reação do corpo ao ar rarefeito pode atingir qualquer um: o mais despreparado do grupo ou o atleta profissional.

Você vai comprar todos os equipamentos?

A gente já tem algumas coisas, pois fomos comprando ao longo dos anos, quando começamos a tomar gosto por esportes outdoor. Temos calças e jaquetas impermeáveis, uma mochila grande e um ou outro acessório (como garrafa térmica pra água). Eu decidi comprar um par de botas mais “potente”, e também aquelas camisetas térmicas da Uniqlo. Compramos também a lanterna pra usar na cabeça (para as caminhadas noturnas e também se precisar ir no banheiro a noite!) e provavelmente vamos continuar comprando outros acessórios ao longo dos meses. 

Devo pegar emprestados os sacos de dormir com uma amiga (a agência providencia as barracas) e mais equipamentos com outra amiga que os colocou a disposição. 

kilimanjaro-1-2

Com que agência você fechou?

Vamos fazer essa viagem com uma agência brasileira, a Morgado Expedições. Foi indicação da amiga que fez a caminhada até a base do Everest, e eu achei uma ótima ideia estar entre brasileiros! Nós vamos encontrá-los lá, até porque as passagens não estão incluídas no pacote. Claro que vou escrever mais sobre a agência depois da viagem! A princípio tudo tem corrido bem: trocamos diversos emails, eles responderam com muita paciência todas as minhas milhares de perguntas. 

Quais os próximos passos?

Bom, vamos continuar nossa rotina de corridas (também fazemos alguns exercícios em casa com um kettle bell) e providenciar as vacinas. É obrigatório ter  a vacina de febre amarela, mas alguns sites aconselham tomar também a de febre tifóide e hepatite A. Eu vou conversar com a enfermeira do consultório onde sou registrada aqui em Londres (pelo sistema de saúde público) e então ver o que posso conseguir gratuitamente e o que tenho que pagar. Vou contando aqui conforme for tomando as vacinas.

Também pretendemos tirar o visto de turistas antes de ir, apesar da agência assegurar que é possível tirar na hora, na chegada do aeroporto. Mas, se dá pra resolver antes, acho melhor! 

Bom, quem quiser acompanhar minha preparação e planejamento para o Kilimanjaro, é só ficar de olho aqui no blog. Pretendo escrever mais alguns posts desse tipo antes de embarcar, como contei lá em cima. Acho que é uma boa maneira de lidar com a ansiedade da expectativa e dividir toda minha experiência com vocês! Caso alguém tenha alguma perguntam deixa aí nos comentários e eu respondo no próximo post. 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


13 COMENTÁRIOS

  1. Que demais Helo!!
    Vou acompanhar tudo! Adoro esses treking, hiking e quero um dia ir até o acampamento base do Everest.
    De planejamento mais concreto quero subir o Aconcágua em alguns anos, então já tenho pesquisado sobre equipamentos e comprando o que precisa ter para este tipo de viagem.
    Sucesso para vocês nessa jornada!!

  2. Nossa! Vou acompanhar com muito interesse! Eu não faço esportes outdoor, mas gosto. Talvez um dia eu suba uma montanha assim (não tenho pretensões no nível do Kilimanjaro, mas outra, mais fácil). Tomara que seja uma viagem fantástica.

  3. Oi Helo, que bacana! Alan está doido pra subir, mas ainda não me sinto preparada para algo tão longo..

    Se você for entrar pleo Quênia, pode fazer o visto no aeroporto na hora mesmo, é mega rápido, eu fiz esse ano. Agora pela Tanzânia ainda não tive experiência. Vou acompanhar tuuuudo e quem sabe daqui há alguns anos também consigo fazer! Boa viagem!!

  4. Que demais Helô!!! Apesar dessas viagens mais aventureiras nunca ter me empolgado pessoalmente, eu adoro acompanhar a história dos outros 🙂 vai ser incrível!

  5. Ah Helô, a escalada já começou com todos esses preparativos. Muito curiosa para ler e ver tudo que será publicado depois.
    Não será desta vez que faremos uma aventura juntos mas fico ultra feliz que o empurrãozinho foi o incentivo para esta jornada que já queriam fazer há tanto tempo.
    Sucesso! Um passo de cada vez.

  6. Helo, comecei a ler os posts do penultimo. Pode? Mas a verdade é que a leitura de todos esta sendo deliciosa. Bacana vc e Martin fazerem junto . Ja amei mas fotos que vi em que os tops de vcs sao da mesma cor – achei cool! mas voltando a este post, teu planejamento foi bem bacana. Achei bacana vc dizer que se fosse para fazer amanha, fisicamente vc estaria pronta. Bem, vou ler o proximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui