Lago Bled: o cartão postal da Eslovênia

6
bled

Muita gente que vai passar um final de semana em Ljubljana, a capital da Eslovênia, acaba fazendo um bate e volta para Bled com o intuito de ver o lago que leva o nome da cidadezinha. E, apesar de eu não ter visitado a capital, acho mesmo que vale a pena fazer esse deslocamento, pois o Lago Bled é encantador. Apenas 55km separam as duas cidades, e se você não estiver de carro pode usar os serviços de ônibus, que sai de hora em hora da rodoviária de Ljubljana e custa 7 euros (uma perna). A Gabriela usou o ônibus para fazer esse bate e volta, você pode ler as dicas no blog dela também.

Eu tive o privilégio de passar um dia e uma noite lá, então consegui fazer toda a caminhada em torno do lago. É um percurso fácil, de apenas 6 km, que dá pra fazer em uma hora e meia se você caminhar num ritmo bom. Todo o contorno do lago é muito bem demarcado, e é claro que sempre tem gente caminhando, correndo ou indo de bicicleta. Não tem como se perder, fique tranquilo!

bled (11)bled (5) bled (4)

Mesmo em um dia com tempo fechado é possível ver como a cor da água muda dependendo de onde você está. Vai de verde esmeralda até um verde água muito claro, principalmente nos pedaços rasos, onde inclusive é permitido nadar. Sim, o lago é nadável, mas não é em qualquer ponto que você pode simplesmente entrar na água. Preste atenção na sinalização pra não cometer nenhuma gafe! Algumas áreas tem até uma infraestrutura pra quem quer curtir ‘uma praia’, com cadeiras, lanchonete e banheiro.

bled (12) bled (8) bled (7)

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

A ilhota no meio de lago não é tão grande e imponente como parece nas fotos, mas é impossível não fotografá-la um monte de vezes, principalmente quando se anda ao redor do lago. Há um ‘que’ de conto de fadas, ainda mais com a torre da igreja Assunção de Maria (nome original Cerkev Marijinega vnebovzetja) despontando entre as árvores. Em vários pontos na beira do Lago Bled você irá notar os tradicionais barcos que fazem o percurso até a ilha. O nome desse barco é Pletna, acomoda até 15 pessoas, e é movido a remo. O valor por pessoa é 14 euros. Eu não fui até a ilhota, mas se você decidir ir, não deixe de tocar o sino da igreja e fazer um pedido! Diz a lenda que ele será realizado…

bled (3)bled (6)

Também dá pra alugar uma canoa e você mesmo remar até lá (custa aproximadamente 10 euros por hora), ou então alugar SUP! Ou seja, o que não faltam são opções de atividades pro pessoas que não tem paciência de ficar sentado olhando a paisagem!

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

bled (9)

Outra atração de Bled é o castelo (Blejski Grad), que tem mais de mil anos e é localizado no alto de um penhasco que fica na beira do lago. Para ir até lá é preciso subir a pé, a entrada fica na rua que contorna o Lago Bled, ou então de carro ou ônibus (há um estacionamento no local). O ingresso custa 10 euros por pessoa, e além da vista há tembém um museu que conta a história do local e um restaurante. Mais informações no site.

bled (1)

A cidade de Bled, apesar de pequena, tem uma boa infraestrutura para receber turistas. Muitos hotéis (inclusive glamping, sobre o qual já falei aqui) e restaurantes, além de passeios organizados por agências para outros lugares do Triglav National Park (Bled é como uma porta de entrada para esse parque), como o Lago Bohinj e a cachoeira Savica. Então, é uma boa base para aqueles que tem tempo de explorar um pouco mais dessa região da Eslovênia. Mas o difícil é querer sair do lado do Lago Bled!

bled (10)


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


6 COMENTÁRIOS

  1. Linda cidade, uma das mais encantadoras da Europa. Fomos duas vezes e também ainda não fizemos o passeio até a igrejinha, no meio do Lake Bled. Heloisa, este belo post e vídeo fez pensarmos em voltar.. Quem sabe finalmente vamos até a ilhota e voltamos pra te contar… #ifeelslovenia <3.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui