Rafting no Rio Soča: turismo de aventura na Eslovênia

1
rafting

Quem acompanhou minha viagem para a Eslovênia no snapchat (helorighetto) deve lembrar do dia que fizemos rafting. Não era uma coisa que eu estava muito animada pra fazer a princípio, quando vi essa atividade no roteiro da viagem enviado pela MGM Media Optima. Apesar de adorar fazer trilhas e subir montanhas, tenho um pouco de receio quando a atividade envolve ar ou água. E o pior: choveu muito na noite anterior e na manhã do dia do rafting, o que significa que o rio estava cheio e a correnteza (o Rio Soča – pronuncia Sotcha – nasce nos Alpes Julianos) bem forte.

eslovenia (10)
O lindo Rio Soča em meio a névoa

Mas, me enchi de coragem e decidi que iria passar por experiência. Afinal, quando terei uma oportunidade dessa novamente?

Chegamos na sede da Sportmix, na cidade de Bovec, e fomos apresentados a Betty, nossa instrutora. Ela nos deu a roupa de neoprene (wetsuit), capacete e salva vidas. Nos trocamos lá mesmo e partimos para o ponto no rio onde nossa aventura iria começar (ainda estava chovendo, mas já havia diminuído). A essa altura, um dos integrantes do grupo já havia desistido, um pouco receoso por causa da chuva. De 6, éramos 5.

rafting (7)

A viagem entre a cidade e o rio levou cerca de 15 minutos. E assim que chegamos no ponto de partida, a Betty começou a nos dar instruções: os comandos para remar, o que fazer se cair do bote, como agir se estiver se sentindo mal e quiser parar. Dali escutávamos a força da correnteza, e foi então que mais um integrante do grupo desistiu. De 6, éramos 4. Confesso que quando cheguei bem na beirada do rio, pensei que aquilo tudo estava parecendo meio perigoso, mas confiei na Betty, em mim mesma, e subi no bote.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

O Rio Soča é conhecido por sua cor verde brilhante, mas naquele dia o tom estava bem mais claro, por causa da chuva. Também havia muita névoa na superfície do rio, o que deixava a paisagem dramática (não é a toa que por ali foram filmadas várias cenas de um dos filmes Crônicas de Nárnia). A gente conseguia ver as montanhas e árvores, mas mal dava pra enxergar o rio logo adiante.

rafting (2)

Bom, bote rio abaixo, a ordem era remar! A Betty gritava ‘hop hop hop’ e a gente obedecia, todo mundo remando no mesmo ritmo. Os primeiros metros já foram com emoção, pra gente logo se acostumar. Assim que passamos a primeira etapa de pedras e velocidade, eu fiquei muito tranquila. Estava me sentindo segura, e, melhor de tudo, muito feliz de estar ali. O trajeto alterna pedaços calmos com outros onde é preciso força no braço e nas pernas (para não perder o equilíbrio), mas no geral achei que é uma ‘aventura’ que pode ser encarada por qualquer pessoa. A própria Betty falou que já levou pessoas de 3 a 86 anos – tudo depende da disposição de cada um.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

rafting (1) rafting (6)

Em um dos pontos do percurso havia um recuo, onde não passava correnteza. Entramos ali e então a Betty pediu pra gente sair do bote e encarar a água, para treinarmos no caso de alguém cair. Claro que a roupa de neoprene protege, mas ainda sim dava pra sentir a água gelada. Para voltar, um tinha que puxar o outro, e acabou sendo mais engraçado do que tenso. Um caiu em cima do outro! Na foto abaixo, eu tentando puxar o Alex, mas ele acabou fazendo mais esforço do que eu!

rafting (4)

A princípio a ideia era fazer um percurso curto, de 8km. Mas como a chuva parou e estava tudo indo bem, a Betty resolveu ir adiante, e acabamos fazendo 13km (durou pouco menos de 2 horas). Durante todo o tempo ela ia contando curiosidades sobre o local, apontava montanhas e cachoeiras e nos distraía com histórias engraçadas. Claro, alternando com os comandos quando necessário!

rafting (5)
Quase no final, a Betty nos desafiou a tocarmos a água com o capacete – o difícil é voltar!

Quando chegamos no ponto final, a caminhonete da Sportmix estava nos esperando com as nossas coisas. Todo mundo se secou, se trocou (ali no mato mesmo, é preciso achar um cantinho) e então nos despedimos. Eu estava extasiada, orgulhosa e muito feliz! Recomendo rafting no Rio Soča pra todo mundo que vai pra Eslovênia.

rafting (8)
Com a Betty, pós rafting!

rafting (10)

Rafting no Rio Soča: informações práticas

Eu fiz o rafting com a empresa Sportmix, que tem sede em Bovec. O preço começa a partir de 44 euros por pessoa (o percurso mais curto). O ideal é reservar com antecedência, pois eles fazem um número limitado de passeios por dia. A empresa também fornece a roupa de neoprene, capacete e salva vidas. E o instrutor no bote, claro! A lista de preços completa, tanto do rafting como para outras atividades que eles oferecem, está disponível no site.

Pra quem quiser entender melhor como é o rafting, veja esse vídeo. foi feito pelo Geoff Moore, um dos meus companheiros de viagem, que escreve o blog The Travel Trunk. Ele estava com a GoPro no capacete. São apenas 2 minutos, mas mostra os melhores momentos da nossa aventura!

Eu viajei para a Eslovênia a convite da agência MGM Media Optima. O conteúdo dos posts é genuíno e reflete a minha experiência. Não prometi divulgação e os posts não são pagos. 


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


1 COMENTÁRIO

  1. Fiz em maio do ano passado saindo de Bovec também, na base, porque levavam depois para perto da cachoeira Boka, acho que uns 10km dali. Tu deves ter partido do mesmo ponto.
    Mas o meu foi calmo até demais. Rio Soča estava tranquilo, mas a água dele é algo deslumbrante e muito límpida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui