Malta: primeiras impressões de Gozo

5
Gozo

Não adianta chegar em Gozo esbaforido, com pressa, querendo ver tudo em um dia só: a ilha tem seu próprio ritmo, e até costumam dizer que o que rege o horário aqui é o GMT (Gozo Maybe Time, uma paródia com Greenwich Mean Time, o horário ‘oficial’ por onde todo mundo acerta seus relógios). Maybe significa ‘talvez’ em inglês, e essa expressão que brinca com o tempo explica bem o lifestyle dos gozitanos.

Gozo Malta_AdV (10)

Gozo Malta_AdV (13)
Azure Window, o ícone de Gozo

A ilha inteira tem a mesma tonalidade mel/terracota, que dependendo da época do ano pode enganar os olhos, afinal a terra árida fica com a mesma cor da fachada das casas.

Gozo Malta_AdV (3)

Gozo Malta_AdV (4)

Gozo Malta_AdV (8)
Viela em Victoria, capital de Gozo

Apesar de Malta – o país como um todo – ser bem conhecido e amado por turistas ávidos pelo clima do Mediterrâneo, Gozo é tranquila, calma e acolhedora. A pressa é inimiga da perfeição!

Não espere respostas cheias de certeza. O ônibus? Ah, uma hora passa. A distância? Ah, é perto. Mas quão perto? Ah, vai por ali, vira a esquerda, vai indo.

Gozo Malta_AdV (9)

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

O restaurante pode não estar aberto hoje, a comida pode demorar, mas os garçons estão sempre bem humorados. Super solícitos, e em alguns casos curiosíssimos pra saber o que você está fazendo por ali.

É assim. E se você não tem paciência para incertezas, melhor não ir para Gozo!

Gozo Malta_AdV (12)

O país como um todo é bastante religioso: a igreja católica está presente em todo lugar. Não basta Malta ter mais de 300 igrejas ricamente decoradas, mas também os malteses e gozitanos levam um pouco dessa devoção para casa e decoram suas fachadas com figuras e cenas bíblicas, principalmente São Jorge e a Virgem Maria.

Gozo Malta_AdV (7)

Gozo Malta_AdV (6)

Gozo Malta_AdV (5)

O idioma local (maltês) em nada se parece com qualquer outro idioma europeu. A pronúncia é difícil e envolve consoantes com acentos e combinações de letras que desafiam a língua. Mas o inglês é praticamente uma segunda língua, e é muito fácil se entender com os locais.

Não tenho dúvidas de que em Gozo o tempo passa mais devagar. Assim, você consegue apeciar com calma as maravilhas dessa ilha.

Gozo Malta_AdV (1)

Gozo Malta_AdV (14)

****

Estou em Malta pelo projeto Blog island, idealizado pelo MTA em colaboração com o iAmbassador. Todas as opiniões expressadas aqui são minhas, tenho total liberdade editorial.

****

Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


5 COMENTÁRIOS

  1. Heloísa, parabéns pelo texto e pelas fotos. Eu e meu marido, trocamos nossas vidas estressantes que tínhamos no Brasil para vivermos um ano em Malta. Realmente as ilhas (Malta e Gozo) são de uma beleza de tirar o fôlego, vivo aqui há quase 5 meses e ainda falta ver muito da história e outras maravilhas do lugar, pois apesar de pequenas, cada cidadezinha tem sua maravilha em pequenos detalhes.

  2. Olá Heloisa, vou estudar inglês em Gozo p 3semanas em Abril do ano q vem…gostaria de suas dicas p aproveitar pos-aula.me ajudas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui