Capadócia na Turquia

3
Capadocia

Se Istambul na Turquia está no planos, não deixe de incluir também uma das regiões mais lindas que eu já visitei: a Capadócia. Famosa no Brasil depois da novela Salve Jorge, a Capadócia para mim tinha apenas um significado: meu sonhado voo de balão, mas depois de visitá-la, fiquei convencida de que a Capadócia tem muito mais e merece vários dias.

Quando Ir

A Capadócia tem coisas pra fazer o ano inteiro. Inclusive a Karina contou pra gente aqui como foi visitar a região e voar de balão durante o inverno. As épocas recomendadas são primavera e outono, quando as temperaturas estão mais amenas.
capadociafall

Eu fui no outono e adorei! É uma das minhas estações do ano favoritas e não poderia estar mais lindo!
eufallcapadocia

 

Como Chegar

A Capadócia na verdade não é uma cidade, mas uma região que tem cidades como Goreme, Nevsehir e  Urgup. O voo de Istambul é para a cidade de Nevsehir e dura pouco menos de uma hora, depois é mais uma horinha de transfer até Goreme(que você pode arranjar direto com o hotel), a cidade que eu fiquei hospedada. Há também um ônibus que sai de Istambul para Capadócia, mas a viagem é longa e se você não tem muito tempo não aconselho. E a passagem de avião custou em torno de 150 reais ida e volta de Istambul para o aeroporto de Kayseri na Turkish Airlines.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Onde se Hospedar

No quesito hospedagem o  outro sonho: dormir num hotel caverna, foi plenamente realizado no Kelebek Cave Hotel . O meu quarto tinha uma vista linda para o vale em Goreme onde na hora do sol nascer, dá pra ver centenas de balões fazendo seu passeio matinal.

Kelebek Cave Hotel
Kelebek Cave Hotel

Para quem imagina que para dormir numa caverna você tenha que se desconectar do mundo,  ledo engano… o quarto caverna tem WiFi que funciona muito bem por sinal e todas as modernidades que se espera de um hotel.

O que Fazer

A principal atração (pelo menos para mim) era andar de balão, mas há atrações variadas, nessa região de formações rochosas incríveis. Os hotéis oferecem vários tours e tem até tour em português, mas se você tem mais tempo pode também alugar um carro e explorar a região por sua conta, já que ficam todas bem perto uma das outras. Eu fui no outono, que é uma época linda na região, mas os voos de balão acontecem o ano inteiro, mesmo durante o inverno. A minha amiga Karina que já escreveu vários posts sobre a região aqui no blog e mora por lá foi minha guia durante essa viagem rapidinha.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

euekarina
Karina e eu no Goreme Open Air Museum

Aqui algumas das atrações que eu consegui ver e recomendo:

Goreme Open Air Museum

Aqui as capelas escavadas na rocha são a principal atração. Há dezenas de áreas para explorar dentro do museu e você pode passar quase um dia inteiro por aqui. Um detalhe: não pode fotografar dentro das cavernas.

openairgoreme

Sunset place

Este lugar fica em uma área elevada, bem pertinho da parte central de Goreme e é o lugar ideal para assistir o sol se pondo.

Vale da Imaginação

O Vale da imaginação é exatamente o que nome sugere… um vale que mexe muito com a sua imaginação. As formações rochosas tem formas diversas e o desafio aqui é identificar os animais e formas. Para alguns como o famoso camelo, é bem fácil achar, para outros é preciso uma boa dose de imaginação mesmo. O lugar rende fotos maravilhosas de vários ângulos.

Dá pra perder algumas horas do dia só entre esses três lugares, um outro ponto que eu achei interessante foi onde fica a árvore do olho turco. Lá apropriadamente se vendem olhos turcos para você fazer seu pedido e deixar amarrado na árvore.

olhoturco

Bem do ladinho tem uma árvore cheia de lenços com pedidos também (eu vi meias e até calcinhas amarradas na árvore). Se você optar pelos tours, eles levam os visitantes a uma fábrica de cerâmica e também para fazer degustação de vinhos.

Voo de Balão 

O momento mais esperado da viagem é o dia do voo de balão. Os voos saem bem cedo de manhã, portanto se você tiver uma dessas idéias malucas de fazer bate e volta, não vai funcionar. O ideal é dormir em Goreme e na manhã, ou diria, madrugada seguinte, ir fazer o voo. Fiz o vôo com a Butterfly Baloons e adorei. A gente se encontra no escritório deles para o café da manhã e parte para o local do voo com o seu grupo. O dia estava um pouco nublado, mas mesmo assim, ver os vales e aquele cenário mágico da Capadócia de cima foi sensacional. São centenas de balões colorindo os céus da região e o voo pode ser mais longo ou mais curto dependendo das condições climáticas no dia. Eu planejei ficar lá por dois dias, pra que se por algum motivo o voo não acontecesse no primeiro dia, eu ainda teria mais uma chance, mas tudo deu certinho de primeira. Quando a gente termina, o brinde de champanhe é especial.

balaocapadocia

No dia seguinte antes de ir embora, eu acordei cedo para ver os balãos voando novamente, mas dessa vez da janela do meu quarto. Mágico!

doquarto

Leia Mais sobre a Turquia aqui no blog:

Essa matéria foi publicada originalmente na Revista Aprendiz de Viajante #6. Baixe a sua gratuitamente!


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


COMPARTILHAR
Artigo anteriorIstambul na Turquia
Próximo artigoMalta: primeiras impressões de Gozo
Claudia Beatriz trocou as praias do Rio de Janeiro pela vizinhança da Casa Branca em Washington DC em 2004 e se mudou em 2014 para Orlando, onde vive atualmente. Apaixonada por Viagens e Fotografia, criou esse blog e a revista Aprendiz de Viajante. Quando não está escrevendo sobre viagens ou fotografando, a "nerd confessa" dá consultoria, treinamento e escreve sobre tecnologia, gerenciamento de conteúdo e mídias sociais.

3 COMENTÁRIOS

  1. A nossa filha turca, Zeynep,( intercambista de Rotary) comprou uma excursão de Ankara a Istambul, 6 dias, de ônibus com guia falando portunhol , pela agencia Vamos .com.tk. Pagamos coisa de 3 mil reais o casal, com quase tudo incluso, pois só pagávamos nosso vinho. Foi mágico. Um dia voltaremos.,com a graça de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui