Maragogi em Alagoas: Mini guia para planejar sua viagem

14

Maragogi em Alagoas é um destino incrível que está na minha lista pra conhecer faz tempo. Neste post eu convidei a Cynara Vianna do blog Cantinho de Ná (sigam-na também no Facebook e Instagram para fotos maravilhosas) que conhece muito bem a região para fazer esse mini guia para ajudar quem está planejando uma viagem pra lá! 

Depois de mais de 10 anos tendo Maragogi como minha segunda casa, escrevi esse mini-guia com algumas dicas para ajudar a quem está planejando uma viagem para essa praia que chamo de nosso pedaço do paraíso.

O município de Maragogi fica no trecho do litoral alagoano conhecido como Costa dos Corais pela grande quantidade deles nas praias e a cidade é conhecida como a Capital da Costa dos Corais. E por causa deles, as tão famosas piscinas naturais se formam a poucos quilômetros e algumas a apenas poucos metros da costa, o que torna as praias da região tão procuradas pelos turistas.

Além de Maragogi, tanto no sentido Norte como no Sul, há várias praias vizinhas que são atrações muito disputadas pelos turistas. E como são de fácil acesso, quase 100% dos turistas esticam o passeio para conhecê-las.

Maragogi8ok

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Como chegar

Maragogi fica a 125km de Maceió e de Recife, as duas cidades mais próximas com aeroporto. Fica exatamente no meio entre a capital alagoana e a pernambucana. Então cabe ao viajante ver a melhor opção por onde chegar.

Opção 1

Para quem pretende ficar apenas em Alagoas, minha sugestão é chegar por Maceió, seguir para Maragogi, ficar por lá uns 5 a 6 dias e depois voltar pra Maceió.

Opção 2

Para quem pretende conhecer também o litoral pernambucano, sugiro chegar por Recife e organizar o roteiro dividindo os passeios, primeiro o litoral alagoano por ser mais distante e depois, estando hospedado em Porto de Galinhas ou Recife, conhecer um pouco das praias também lindas de Pernambuco.

Partindo de uma dessas capitais, há algumas formas de seguir para Maragogi:

  • Alugar um carro para todo o período da viagem na cidade de desembarque;
  • Contratar um transfer para levar até Maragogi e depois de volta para a cidade de embarque;
  • Contratar um táxi para levar e outro para voltar ou combinar com o mesmo pra pegar e levar para o aeroporto;

Quando ir

Em Alagoas, entre a segunda semana de maio e o mês de julho, chove quase diariamente e quando não está chovendo, o tempo fica fechado.

Em agosto as chuvas diminuem bastante, mas o vento é bem forte e consequentemente o mar fica mais agitado. Não a ponto de impedir um banho ou os passeios às piscinas naturais, mas o ideal é ir quando o tempo estiver mais apropriado, assim, o melhor período é entre setembro e começo de maio.

Onde ficar em Maragogi

Como temos uma casa em São Bento, uma praia a 2,5km de Maragogi, nunca nos hospedamos em pousadas ou hotéis, temos amigos e familiares que já se hospedaram e comentaram a respeito. Também conhecemos alguns de passagem.

Vou indicar aqui uns que sabemos que são legais, a estrutura varia e claro que os preços também.

Hotel Areias Belas (na cidade de Maragogi)
Pousada Olho D’Água (à beira-mar, um pouco afastada do centro)
Camurim Grande (1km depois de Maragogi no sentido Maceió)
Praiagogi (em São Bento, 2km após Maragogi)
Shalom Beach (em São Bento, 2,5 km após Maragogi)

O que e onde comer em Maragogi

Que a culinária nordestina é muito rica não é novidade e na região litorânea o forte são os frutos do mar, não poderia ser diferente. E em Maragogi alguns deles têm destaque especial pela facilidade e acesso à pescaria.

Um dos meios de sustento do moradores, além do tradicional peixe, é o marisco. Molusco que é extraído na maré baixa pelas marisqueiras e que está presente em praticamente todos os bares e restaurantes, são oferecidos como petisco feitos no molho de coco ou como recheio de uma fritada.

Outra iguaria sempre presente nas mesas da região é o polvo, também oferecido no molho de coco como petisco ou como prato principal preparado com arroz.

Maragogi11ok
Polvo e marisco no coco

Para quem topa um prato mais caro, o lagostinho e a lagosta fazem bonito nos cardápios dos restaurantes. mas só na época que a captura é liberada. Podem ser o ingrediente principal de um prato ou chegarem à mesa como petisco ainda com a casca.

Maragogi9ok

E claro que o caranguejo e guaiamum não poderiam ficar de fora dessa lista. Os alagoanos chamam de caranguejo o que é conhecido como guaiamum em outros lugares (aquele que é mais roxinho) e como uchá, o que é conhecido como caranguejo (aquele que é mais vermelho). São vendidos por unidade nos bares e restaurantes, ou em casquinhos, ou em fritadas, depende do lugar.

São muitas opções, desde restaurantes à beira-mar a outros que ficam nos hotéis e que são abertos ao público, mas esses têm preços mais salgados.

Caminhando pela orla, há vários estilos, dependendo do gosto e do bolso: comida japonesa, creperias, pizzarias e lanchonetes. A carne-do-sol e a tapioca também têm seus lugares garantidos.

Uma dica é a Pizzaria Regina. Muito procurada, tem forno a lenha e muitas mesas, mas na alta temporada tem fila pra entrar.

O Restaurante e Estalagem Kaymoana é uma opção muito boa na orla, além de frutos do mar, oferece um bom cardápio de massas e muitos petiscos.

Maragogi10ok
Camarão Especial e Camarão Amostrado no Restaurante Kaymoana

Nas pousadas, os restaurantes da Camurim Grande e da Praiagogi são bem comentados pela qualidade do que servem. É aconselhável fazer reserva.

E para quem gosta, há também opções de bares/restaurantes à beira-mar que oferecem petiscos, peixe frito com cerveja gelada e água de coco.

O que fazer em Maragogi

A programação vai depender da quantidade de dias na cidade.

Para quem vai ficar apenas 1 final de semana, a dica é fazer os passeios às piscinas naturais por ser a atração mais famosa da praia.

Maragogi3ok

Maragogi7ok

Esses passeios podem ser contratados ao chegar à Maragogi, diretamente com os hotéis/pousadas ou pela internet através dos sites dos diversos receptivos. Mas pra fazê-los é preciso ver a tábua das marés porque eles só acontecem quando está baixa.

Para quem terá mais tempo, as opções aumentam.

Alugando um carro ou um buggy, um passeio maravilhoso é conhecer as praias vizinhas do litoral Norte. O visual é lindo e o mar delicioso para banho. Há restaurantes em algumas para quem pretende ficar mais tempo.

Maragogi4ok

Em outro dia, pode seguir para as praias próximas do litoral Sul. São um pouco mais distantes, mas lindíssimas. Têm mais estrutura do que as do litoral Norte, como quase todas têm uma cidadezinha de apoio, as opções para alimentação são maiores.

Maragogi2ok

Quem não pretende fazer passeios de barco porque não gosta, não passa muito bem, ou não quer alugar um carro/buggy, aproveitar a praia também é uma delícia. O mar de Maragogi é muito limpo, de um azul encantador. Com certeza relaxar na areia diante daquela paisagem já é uma excelente opção para quem vai descansar e curtir uma bela praia. Além de poder esticar o horário e presenciar um pôr-do-sol de tirar o fôlego.

Maragogi5ok

Maragogi12ok

Espero que esse mini guia ajude os viajantes que pretendem conhecer Maragogi, tenho certeza que quem for vai ficar apaixonado e vai querer voltar várias vezes.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


14 COMENTÁRIOS

  1. Parece ótimo ,por aí só conheci Pajussara e a praia do Frances . Quem sabe um dia nos conhecemos neste paraiso !!!

  2. Fui agora em Maio/16 e realmente chove muito…mas tive bons dias também.
    Estou extremamente encantada com Maragogi é linda demais….a praia q mais gostei foi a de Antunes.
    Fiz um passeio de buggy com um cara que é suuuuper gente fina e faz do passeio mais gostoso do que já é.
    Pra quem for combina com o Amilton (82)993416015 o cara é fera demais!!!
    O instagram dele é: @comandante_amilton01

      • Adriana
        Boa tarde!tomo a liberdade de responder..estou em Maragogi e acabo de pagar R$180. Fiz as praias do Sul com Empresa Sinhotur Turismo com bugueiro Flávia (em frente ao hotel praia dourada) Gostei bastante

  3. Maragogi é fastástico. Tive o privilégio de passar minha lua de mel e conhecer esse caribe brasiliero. Me hospedei no Salinas do Maragogi, um dos melhores Resorts do Brasil com regime all inclusive. Mas existem muitas opções de hospedagem na região. Um lugar bem legal próximo a Maragogi é Japaratinga, tenho ouvido falar muito bem. Algumas opções de hospedagem em Maragogi:
    http://www.pousadamariluz.com.br/
    http://www.croamareshotel.com
    http://www.salinas.com.br

  4. Pode me ajudar nessa duvida? Vc recomendaria que um turista ficasse próximo a Praia ou próximo ao centrinho? Pra quem vai sem carro eh tranquilo por lá?
    Obrigada

  5. Boa noite! Muito obrigada pelas dicas!

    Irei para Maragogi de carro com Camper (espécie de trailer) em outubro e gostaria de saber se há Campings ou hostels ou algum local que seja permitido estacionar e dormir na região. Você saberia dizer? Muito obrigada!

  6. Boa noite! Muito obrigada pelas dicas!

    Irei para Maragogi de carro com Camper (espécie de trailer) em outubro e gostaria de saber se há Campings ou hostels ou algum local que seja permitido estacionar e dormir na região. Você saberia dizer? Muito obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui