Dicas para montar um roteiro para Tailândia e Camboja

6

Pedi para os meus amigos Paula e Filipe contarem aqui no blog como foi que eles montaram o roteiro para Tailândia e Camboja, viagem que eles fizeram em janeiro de 2016. Eu tenho muita vontade de ir para o sudeste asiático mas confesso que não sei por onde começar! São tantos países com tantas atrações maravilhosas e praias paradisíacas, que dá aquele desespero de querer ver tudo mas não ter tempo suficiente.

As dicas da Paula e do Filipe já me deixaram animada a começar a planejar uma viagem para Tailândia e Camboja – e essas fotos então? Todas de autoria do Filipe, que é fotógrafo e faz um trabalho incrível em Paris. Espero que vocês gostem das dicas e também comecem a pensar em um roteiro para Tailândia e Camboja. Vamos?

(foto destaque: Wat Pho, Tailândia)

*****

A Ásia sempre teve um lugar especial no meu coração depois que eu tive a oportunidade de conhecer a Índia numa viagem a trabalho. Desde então eu passei por Taiwan, Singapura e Indonésia, e fazia tempo que estava ensaiando o planejamento de uma viagem de férias com o meu marido (Filipe Xavier) pelo sudeste asiático. No final do ano passado ele me deu um empurrãozinho e eu decidi concretizar este sonho em janeiro de 2016!

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

roteiro para Tailândia e Camboja
Maya Bay, Ko Phi Phi, Tailândia

Não é fácil programar uma viagem nesta região: há tantos lugares lindos e de culturas tão ricas para visitar que é quase um sacrifício cortar um país ou parte dele do seu roteiro, mas acredite, você vai precisar fazê-lo! Nós tínhamos praticamente 3 semanas de férias, e depois de muuuito pesquisar e testar várias alternativas de roteiro, o nosso trajeto se definiu e os países escolhidos foram a Tailândia e o Camboja. Tentei de todo jeito encaixar o Laos mas infelizmente não deu, pois a viagem ficaria muito corrida (assim teremos desculpa para voltar pros lados de lá 😉 ).

Resolvi escrever este post a convite do Aprendiz para dar algumas dicas de como planejei a nossa viagem, e assim facilitar a vida de quem queira fazer o mesmo.

Dica #1: O Sudeste Asiático não é tão pequeno assim…

Ok, esse na verdade é um fato e não uma dica, mas na empolgação do planejamento podemos ficar tentados a fazer roteiros mirabolantes e praticamente descer de um avião para entrar em outro. Segure a onda e pense nas suas prioridades: que lugares você realmente não abre mão de conhecer? Será que vale a pena fazer um deslocamento que vai matar boa parte do seu tempo e orçamento só para encaixar uma atração de um dia? O que você pode deixar para outra vez? (e que feche num segundo roteiro – essa é para os maníacos por planejamento de viagens como eu! Hehe!)

Dica #2: Condições meteorológicas

Se você pretende pegar praia é imprescindível pesquisar o período das monções no seu destino. Obviamente que as passagens e hospedagens são mais baratas nesta época, mas imagina o perrengue de pegar chuva todo dia ou talvez nem chegar ao seu destino porque as balsas foram canceladas…
Na Tailândia fomos para Railay e Ko Phi Phi, e ali a época boa é de outubro a março. Pegamos um tempo excelente por lá!

Quando estive em Singapura a trabalho era o mês de agosto, então decidi emendar uma semaninha em Bali, em que o período seco é de junho a setembro. Não peguei nem uma gota de chuva!

Dica #3: Definindo quantos dias ficar em cada cidade base

Uma vez escolhidos os destinos da viagem, é hora de definir quantos dias devemos dedicar a cada cidade que servirá como base no roteiro.
Eu considero que esta viagem não deve ser feita com pressa. Você está indo para o outro lado do planeta, vai chegar cansado, com o fuso bagunçado, vai ter uma alimentação bem diferente de casa… Além de que é importante ter tempo de realmente curtir o passeio e não apenas fotografar e sair correndo, e ver direito por onde passou somente quando voltar para casa! Em geral eu evito passar menos de 3 dias em cada base, e isso funcionou muito bem no nosso roteiro.

roteiro para Tailândia e Camboja
Palácio Bang Pa In, Tailândia

Dica #4: Definindo a ordem do roteiro

Sabendo quantos dias passaríamos em cada lugar, a estratégia que usei foi a seguinte: a partir da cidade por onde chegaríamos e voltaríamos da Ásia, testei vários trajetos diferentes passando por todas as cidades que iríamos visitar e escolhi o melhor custo benefício (mais barato, porém também evitando ao máximo conexões desnecessárias e voos em horários inconvenientes). Você pode fazer isso facilmente através de sites de busca de passagens (eu uso o Skyscanner).

Não tenha medo das low cost asiáticas. Claro que tem de tudo, mas pesquisando um pouquinho dá para saber quais são confiáveis. Eu já viajei várias vezes de Air Asia e sobrevivi. Quanto aos trechos de barco usei o site da Pukhet Ferry para verificar os horários disponíveis, porém comprei os bilhetes por lá mesmo, na véspera dos deslocamentos.

Pronto! A parte mais difícil já passou! Agora só falta reservar os hotéis e os passeios que quiser!

Dica #5: Siga o seu coração

Não deixe de fazer alguma coisa que tem vontade ou curiosidade somente porque não faz parte do principal circuito turístico da região que você vai visitar. Inversamente, sinta-se à vontade de pular alguns passeios que não combinam com você: em Bangkok, não fomos na Khao San Road a noite e nem no mercado flutuante, e não nos arrependemos nem por um minuto.

roteiro para Tailândia e Camboja
Templo Bayon, Camboja

Roteiro para Tailândia e Camboja (3 semanas):

Dia 1: Saída de Paris de manhã com destino a Bangkok, com escala de 3h em Dubai (Emirates Airlines)
Dia 2-5: Bangkok
Dia 6: Voo de Bangkok a Krabi de manhã (Bangkok Airways), depois taxi + barco para Railay
Dia 7-8: Railay
Dia 9: Balsa de Railay a Ko Phi Phi de manhã
Dia 10-11: Ko Phi Phi
Dia 12: Balsa de Ko Phi Phi a Krabi no final da tarde + voo para Chiang Mai (Air Asia)
Dia 13-14: Chiang Mai
Dia 15: Voo de Chiang Mai a Siem Reap no final da tarde, com escala em Bangkok (Air Asia)
Dia 16-17: Siem Reap
Dia 18: Voo Siem Reap a Bangkok a noite (Air Asia)
Dia 19: Voo de Bangkok a Paris a noite
Dia 20: Chegada em Paris

Espero que este relato ajude quem está sonhando com o Sudeste Asiático a tirar a viagem do papel! Já estou com vontade de voltar!

roteiro para Tailândia e Camboja
Templo Ta Phrom, Camboja

Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


6 COMENTÁRIOS

  1. Roteiro com muitos dias em Bangkok…. não tem muita coisa interessante para fazer…muito programa enrola turista… e poucos dias em Phi Phi
    Ideal 1 dia e 01 noite em Bangkok …minimo 4 dias em Phi Phi.. la sim tem muita coisa para fazer… muitas ilhas, passeios, mergulhos e atividades alem de festas.

  2. Muito legal a matéria sobre como planejar, e o roteiro, mas como sempre queremos mais e mais detalhes, gostaria de saber os hoteis que se hospedou e os passeios em qual praias foi alem da PHiPHI e de onde fez ou passeio se de Phi Phi ou Maya Bai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui