MiFi – Banda Larga Móvel – Seu WiFi Pessoal Enquanto Viaja

    23

    Fui as lojas da AT&T e Best Buy para tirar algumas dúvidas dos leitores que surgiram no post referente a pacote de dados nos celulares no Post Como Adquirir um Celular Pré-Pago nos Estados Unidos . Enquanto estava por lá, descobri uma opção que pode ser muito útil para quem precisa mais da função de dados que de telefone.

    Você pode ter o seu Mobile Hotspot enquanto viaja usando no que eles chamam aqui de Mobile Broadband ou Banda Larga Móvel! Para isso você precisa de um MiFi, que é um dispositivo wireless portátil do tamanho de um cartão de crédito que combina as funções de modem, roteador e ponto de acesso. Também chamado de Personal Hotspot, alguns smartphones já vem com esta opção. O marido tem um Smartphone HTC da AT&T que é funciona como nosso MiFi. Uma mão na roda quando a gente viaja de carro, ou está em um hotel que não tem WiFi. Dá pra conectar até 4 computadores no WiFi dele e normalmente a gente colocar o Ipod do Dylan junto. Mas o nosso é um plano normal, na AT&T. A minha grande descoberta esta semana foi que também existem planos pré-pagos, ou seja, quem vem em viagem, também pode utilizar sem ter que fazer o famoso plano de 2 anos.

    Vamos aos detalhes primeiro para quem quer a opção aqui nos Estados Unidos… são três passos simples:

    1. Escolha o aparelho – primeiro você precisa comprar um aparelho que vai abrigar o chip. A AT&T vende uns que são USB’s por exemplo, mas não recomendo pra quem vai querer usar com o Iphone, Ipod por exemplo!

    Aqui tirei a fotos de alguns com os preços na Best Buy, mas vocês podem procurar também na Amazon e outras lojas de eletrônicos:

    Viaje com internet no seu celular

    Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

    MiFi
    Mobile Hotspots

    Há outras opções, como Criket e outros nomes pouco conhecidos e inclusive um da AT&T, mas eles não tinham disponível na loja. O da AT&T online custa $299.00 no plano pré-pago.

    Apesar do preço do dispositivo ser “salgadinho”, ele pode ser usado várias vezes e por várias pessoas. Se você faz várias viagens e precisa estar sempre conectado, pode valer muito a pena. Você também pode combinar de comprar com amigos ou outros membros da família se viajam em épocas diferentes ou se vão viajar em grupo.

    Mas algo que é preciso levar em consideração é a cobertura da empresa.Então antes de comprar o seu aparelho, dê uma olhada no que cada um oferece.

    A T-Mobile por exemplo, está oferecendo cobertura 4G, que é 10x mais rapida que 3G, mas está concentrada apenas nas maiores cidades. E ela é reconhecidamente melhor na Costa Oeste(California e etc…) Aqui está o mapa de cobertura de 4G da T-Mobile e aqui o mapa de cobertura de dados. Procure a cidade para onde você vai para ter certeza que vai ter a cobertura que você precisa. E lembre-se que na maior parte dos lugares, ainda é cobertura 3G.

    Verizon também oferece cobertura 4G, mas os dispositivos para funcionar na 4G são o Verizon MiFi 4510L e o Samsung, que não achei no modelo pré-pago. Apenas modelos com planos de 2 anos. Então esse modelo Novatel que está na foto acima é o disponível. Aqui você pode ver a cobertura 3G e 4G da Verizon.

    A Virgin só oferece 3G, usando a rede da Sprint. Mas não deixe isso te desanimar, porque a 4G ainda não está totalmente desenvolvida. O mapa da cobertura da Virgin está aqui.

    A AT&T está começando a oferecer 4G, mas é ainda 3G na maior parte do país e tem a melhor cobertura na parte leste do país, que inclui Nova York, DC e etc…. Veja o mapa da cobertura AT&T aqui.

    2. Escolha o plano –Depois de analisar a cobertura das empresas, você precisa escolher qual o plano que vai atender a sua necessidade. Aqui estão os planos pré-pagos disponíveis para o Mobile Broadband nas operadoras disponíveis nos Estados Unidos:

    AT&T

    Dia                 $15.00           100MB

    Semana        $30.00           300 MB

    Mês                $50.00           1 GB

    Verizon

    Dia                 $15.00           100MB

    Semana        $30.00           300 MB

    Mês                $50.00           1 GB

    Mês2              $80.00           5 GB

    T-Mobile

    Semana        $10.00           100MB

    Mês               $30.00           1 GB

    Mês 2            $50.00           3 GB

    Virgin Mobile

    10 dias        $10.00           100MB

    Mês               $20.00         500 MB

    Mês 2            $50.00           Ilimitado – 3G até 2.5 GB, depois disso a velocidade cai.

    Para saber qual o plano você precisa, dê uma olhada nesta imagem abaixo que te dá uma idéia do que vc consegue fazer com a quantidade de acesso disponível.

    Quanto de Banda Larga eu preciso
    Quanto de Banda Larga Eu Preciso

    3. Compre o aparelho e habilite o plano. Você pode fazer a compra online e habilitar online, ou fazer diretamente numa das lojas.

    E pronto. É só conectar seu aparelho(iPhone, iPad e computadores com WiFi)

    Se você quiser usar tanto nos Estados Unidos quanto na Europa e Asia, precisa comprar um dispositivo que seja compatível com as redes daqui e de lá.

    Encontrei este dispositivo da foto ao lado na Amazon. Ele é o Novatel Wireless MiFi 2352 – Wireless cellular modem – external – GPRS, UMTS, EDGE, HSDPA, HSUPA – 7.2 Mbps – 802.11b, 802.11g que custa US$239.99 e funciona com a maioria das empresas mundiais de telefonia celular como Vodafone que atua na Italia, Alemanha, Netherlands, Espanha e Romenia. A AT&T nos Estados Unidos(não funciona na T-Mobila USA, nem na Verizon ou Sprint) e também Bell, Rogers, Telus, O2.

     

    Vantagens:

    • Conveniência de pode usar o seu Smartphone no WiFi, mesmo quando estiver na rua, na hora que vc quiser.
    • Dá para fazer ligações para o Brasil ou qualquer outro lugar que você queira usando Skype*
    • Você pode conectar dependendo do dispositivo, até 5 aparelhos ao mesmo tempo no Wifi. Ótimo para quem está em grupo ou com família.
    • Perfeito para ficar conectado, mandar emails, twitter e facebook sem ter que depender do WiFi de estabelecimentos ou do hotel.
    • Facil de plugar e se conectar.

    Desvantagens:

    • Você precisa comprar um aparelho específico pra isso.
    • A primeira compra vai ser salgadinha… o aparelho em torno de 150 doláres + o plano que vai de $10.00 a $80.00.

    Vai Viajar?

    Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

    Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

    Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

    Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

    Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


    23 COMENTÁRIOS

    1. Claudia,

      Bastante útil o MIFI. Dia 16/08 vou para San Diego e quero testá-lo também.
      Como passarei por diversos países em minha viagem de volta ao mundo, não quero arriscar ficar sem internet.

      Obrigado pela dica.

      Abraços

    2. Eu já tinha lido uma reportagem sobre este aparelho, mas com pouco detalhes. O seu post está bem detalhado e tem todas as informações necessárias. É um aparelho muito útil, apesar do salgado preço inicial.

    3. Oi Cláudia.

      Acho que meu comentário foi pra caixa de spam 😛 vamos tentar de novo hehehe

      Achei o post bem legal e explicado, mas não concordo que seja uma opção tão vantajosa assim, principalmente para quem tem smartphones.

      Qualquer android 2.2 ou superior e iPhone 4 tem as mesmas funções sem precisar de um aparelho extra que eu considero MUITO caro.

      A única coisa que você precisa é ter um plano 3G no smartphone no país que você está, como eu explico aqui:

      http://sundaycooks.com/2011/07/06/como-usar-a-internet-3g-no-exterior

      Eu usei o plano da T-Mobile pelo meu android na Alemanha para evitar pagar a internet e funcionou muito bem 🙂 Tudo por 10 Euros (1 euro por dia de uso).

      iPhones e Androids de versões anteriores tb têm isso, mas somente por USB ou Bluetooth, ou seja, somente um aparelho por vez usando.

      Pagar 150 dólares + plano enquanto vc pode pagar somente o chip+plano de smartphone (q é mais barato q o de mobile broadband) ñ é vantagem na minha opinião.

      Eu só acho que esse MiFi valha a pena quando não se tem nenhum smartphone, o hotel não tem wi-fi grátis e quando se precisa levar o laptop para lugares sem wi-fi grátis.

      É isso aí 🙂

      • Fred,

        obrigada pelo seu comentário.. e sim, resgatei da caixa de spam.. 🙂 a maior parte dos gmail estão indo por alguma razão. 🙁
        a minha intenção com o post é mostrar as possibilidades e responder a perguntas específicas de leitores aqui do Blog, que precisam de planos de dados . E eu já falei aqui sobre os planos 3G no post sobre comprar aparelho ou plano pre pago de dados, que vai ganhar um complemento respondendo as perguntas assim que eu conseguir visitar a T-Mobile e Verizon pra esclarecer mais alguns detalhes.
        E eu concordo com vc em parte, é sim uma opção para quem não tem Smartphones, mas mesmo para quem tem, como no caso do Iphone, o aparelho tem que ser desbloqueado, senão não vai funcionar por aqui.
        De novo, estou dando as opções, não decidindo por ninguém. 🙂

    4. Claudia,
      Gostaria de saber se eu comprar um chip 3g da AT&T ele irá funcionar normalmente no iphone brasileiro que diz desbloqueado (ao menos com chip brasileiro funciona) ?

      Depois dos 15 dias eu preciso cancelar ou ele se cancela automáticamente ?

      além do mifi existe um modelo que consegue trabalhar com outras redes também além do chip ?

      • Rafael,

        o plano de dados aqui normalmente não inclui o Teethering como em alguns no Brasil. Não conheço ninguém que já tenha tentado fazer, então não tenho como dizer com certeza. Se testar e funcionar, por favor, volte pra contar pra gente!
        Se for pré-pago, o cancelamento automático. E o mifi que sugeri aqui, é um equipamento separado do telefone. Existem MiFi globais, que dizem trabalhar com varias redes.

    5. Gostei da reportagem, mas no meu caso , assim que coloquei o pe aqui em Miami, fui com o meu smartphone desbloqueado , comprei um chip da T-mobile por usdlr 50 ( pre pago ), e passei a usar imediatamente , voz ilimitado por 30 dias e + internet e Mns /skype .
      Obs: o plano eh ilimitado se vc baixar a velocidade para gsm , se nao ele estoura em 100 mg em 3g.
      Estou usando sem problema fazendo e recebendo chamadas e usando internet.
      Outra dica, eh eu ja viagem anterior ja havia comprado um aparelho magic jac ( 40 us ) que ‘e um numero americano de telefone, e deixei com a minha mae no Brasil , e ela fala comigo direto para o meu celular e eu para ela.

      Boa viagem a todos

      • Tb gostaria de saber da possibilidade de locação do MiFi. No Japão eu aluguei e foi super prático e eficiente!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Comente!
    Por favor entre seu nome aqui