Europa: Planejando a viagem

52
claudia na torre eiffel
claudia na torre eiffel

Planejar a primeira viagem para a Europa foi um dos momentos mais marcantes na minha vida como viajante. Era a realização de um sonho antigo, que por anos pareceu impossível. Mas quando começou a se tornar realidade, foi difícil a principio gerenciar as expectativas do sonho com a realidade dos detalhes práticos. Desde então, já voltei diversas vezes, mas essa primeira viagem foi especial.

A viagem aconteceu meio por acaso… recebi uma promoção relâmpago de passagens aéreas no meu email, liguei para o namorado (que é agora marido) e ele não podia ir. Passei alguns minutos com o telefone ainda na mão, pensando no que deveria fazer: era aproveitar e ir ver a Paris que povoou meus sonhos por tantos anos ou ficar depois me lamentando por não ter ido. Escolhi a primeira opção. Coloquei nervosamente os números do cartão de crédito e quando me dei conta, já estava com a reserva no meu email.

Tinha apenas alguns dias para resolver tudo  e viajei muito antes de colocar o pé no avião… eu podia sentir o gosto do crepe no Trocadero, imaginava as luzes da Torre Eiffel e sonhava acordada em ver as obras de Monet. Pensava constantemente em como seria andar sem rumo pela cidade e vivi neste estado de estar quase lá, sem nunca ter estado. A internet, parceira crucial para colocar todo o meu roteiro em ordem. Como iria sozinha, era muito importante estar preparada para emergências. E mais importante, com a documentação adequada para que meu sonho não se transformasse num pesadelo.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Cheguei em Paris em uma manhã chuvosa de primavera com um livro de frases em francês. Oui, Merci, Pardon e muita vontade de desbravar esse mundo novo. Eu planejei sim, mas deixei uma boa dose de espaço para as coisas acontecerem livremente, ou o que aqui chamam de ” Serendipity“.  As poucas horas de sono no avião e o fuso horário eram fichinha perto do meu encantamento de ver a cidade pela primeira vez. Resolvi que andaria ate os pés nao aguentarem mais e quando avistei a Torre Eiffel pela primeira vez enquanto caminhava pelas margens do Rio Sena, foi quando finalmente consegui acreditar que eu estava ali, em Paris, na França.

pariseiffeltower
Vendo a Torre Eiffel pela 1a vez as margens do Rio Sena

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Visitei todos os pontos turísticos: Dos Champs Elysees ao picnic no Campo de Marte. Da subida na Torre Eiffel para ver o por do sol e o anoitecer a um entardecer nas escadarias de Sacre Couer. Da Monalisa no Louvre as Ninfeias do Monet, do Palacio de Versalhes ao Jardim de Luxemburgo.. nem as fotos, nem os vídeos, nem as descrições detalhadas me prepararam para estar lá, curtindo tudo aquilo ao vivo.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Meu roteiro ainda incluiu Barcelona na Espanha, Roma, Florença e Pisa na Itália. Foram duas semanas transformando em realidade todas as horas passadas planejando em frente ao computador e lendo guias de turismo. Desde então já voltei a Europa em diversas ocasiões, mas esta teve um sabor muito especial, de descoberta do velho mundo, que pra mim era novinho em folha.

E nesta série de posts sobre a Europa, vou compartilhar com vocês algumas dicas, recomendações e histórias pessoais. Das informações úteis atualizadas aos sentimentos que ainda eram anotados no caderninho. Tirem o passaporte da gaveta e se preparem para revisitar a Europa comigo!

pariseu
Eu em Paris!

Para começar, algumas informações úteis do que é preciso antes de chegar lá:

A primeira coisa é decidir para onde vai, quando vai e por quanto tempo. Comece pela data de chegada e partida e depois então pense no durante. Resista à vontade de separar 1 dia pra cada país e transformar sua viagem numa maratona.

Uma decisão muito importante neste ponto é decidir como você fará os pagamentos da sua viagem. Isso porque alguns cartões de crédito oferecem alguns benefícios exclusivos, mas eles só estarão disponíveis se você comprar sua passagem aérea com o cartão. Alguns cartões como o  Visa Platinum e Visa Infinite por exemplo, tem uma série de outras vantagens para os viajantes que compram passagens com seus cartões. Dentre elas:

  • Certificado Schengen – este certificado é uma cobertura de despesas médicas em viagens a Europa com valor mínimo de € 30.000 para garantir assistência médica por doença ou acidente para você e sua família.
  • Seguro de acidentes em viagem– Protege em caso de morte ou lesão acidental ocorrida enquanto estavam sob a responsabilidade de uma transportadora comercial devidamente licenciada para transportar passageiros por terra, água ou ar.
  • Seguro – Locação de Veículos – cobre até o valor integral do reparo ou substituição do veículo em caso de danos resultantes de colisão ou furto do veículo e atos de vandalismo contra o carro.

Com isso decidido compre a passagem aérea, que deve ter no máximo 90 dias entre chegada e partida. Se for ficar mais tempo, você precisa ter uma boa razão (estudar, por exemplo).

Leve em consideração que na maior parte dos países europeus, viajantes brasileiros não precisam de visto, mas isso não garante a entrada no país. Há um processo de imigração na entrada, então fique atento aos procedimentos gerais e as peculiaridades de cada país.

É importante saber que os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen compartilham as fronteiras. E o que isso quer dizer é que se na mesma viagem você for visitar vários países europeus, vai fazer imigração no país de entrada e quando for aos outros não precisará passar pela imigração novamente. Mas a Inglaterra, por exemplo, não faz parte dele e você precisa fazer imigração na entrada do país novamente, mesmo que já tenho feito em outro local.

Comece a separar ou fazer pedidos dos documentos necessários e faca as reservas de hotel ou albergue.

parischamps
Champs Elysee

Aqui a lista resumida do que você precisa para entrar na Europa:

* Passagem de Ida e Volta com no máximo 90 dias – Parece óbvio, mas pra muita gente não é. 90 dias é o prazo máximo que você pode ficar e se sua passagem tem duração maior leve documentação comprovando o motivo.

* Seguro de Saúde – Para entrar na Europa é obrigatório um seguro de saúde, de no mínimo $30.000 que cubra suas despesas médicas, se houverem, enquanto viaja pela Europa. O “Certificado de Schengen” é o nome dado a esta cobertura. Como falei anteriormente, se você é cliente de cartões compre a passagem com cartão e você terá entre outras vantagens,o direito ao “Certificado de Schengen“. O procedimento é muito simples, basta ligar para a operadora do seu  cartão e em até 7 dias você receberá o certificado para apresentar na hora da imigração.

* Reserva de Hospedagem se você vai ficar em Hotel/Albergue ou uma carta-convite se você vai ficar na casa de algum parente ou amigo. É importante imprimir as reservas do hotel ou Albergue para apresentar na imigração, ou no caso de ficar hospedado com amigos ou parentes, fazer a solicitação da carta convite que tem peculiaridades dependendo do país de entrada.

* Comprovação de Renda Suficiente para se manter pelo tempo que você estiver na Europa. O cálculo fica entre $50 e $60 euros por dia. Leve uma pequena parte em dinheiro pelo menos para os primeiros dias. Travelers Checks ou um bom cartão de crédito, se possível com a fatura dizendo qual o seu limite também é recomendado.

Os itens dessa lista podem ser solicitados ou não pelo agente da imigração, mas recomendo que você tenha toda a documentação disponível.

Depois de cuidar desses detalhes, é só esperar a hora de arrumar a mala!


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


52 COMENTÁRIOS

  1. Delicia de post! Eu me vi nas suas palavras! Sonho que se tornou real…
    Voce tocou em pontos superimportantes: planejar vale a pena para nao deixarmos de levar as coisas importantes, e passarmos por algum apuro lá. O passaporte tem que ter validade superior a 6 meses, tem que ter o seguro com valor mínimo de 30 mil euros, o bilhete de volta tem que estar emitido. Vale a pena levar um xerox do passaporte, para nao ficarmos andando com o original na rua. Imprimi todas as reservas ( hotéis/ passeios/ bilhetes) e deixei em uma pasta, que levei na mala de mão. Algumas medicacoes de primeiras necessidades tambem foram colocadas na mala,Levamos tambem um adaptador para tomadas européias (as tomadas de lá sao bem diferentes das nossas). Para nao esquecer de nada, fiz uma listinha (check list) , para confirmar se estava tudo ok. Deu tudo certo! Ah! E tem a recomendação da vacina contra o sarampo. Já tínhamos tomado recentemente, levamos a carteira de vacinação.
    O que for lembrando, vou colocando aqui. Beijo grande!

  2. Perfeito Claudia! Sinto tudo exatamente igual!!
    Nunca usei as vantagens de hotéis do meu cartão Platinum, vou dar uma olhadinha no planejamento da próxima trip.
    Bjos, Carolmay.

  3. O texto tá bem legal….Lembrei a primeira vez que vi a Torre….Ah, uma coisa: Aqui na França a peculiaridade é que a carta convite tem que ser pedida na prefeitura do bairro onde a pessoa mora e é paga. O preço é entre 30 e 45 euros e depende de cada bairro. Tem alguns que só aceitam que a carta seja no nome do dono ou, no caso de aluguel, da pessoa que está no contrato…..Se o cara da imigração estiver de bom humor, até pode aceitar qualquer uma, mas é bom não arriscar. Acho que o melhor é mesmo reservar o hotel. Escolher aqueles que aceitam o cancelamento sem multa

  4. Muito legal e útil esse post, Claudia. Estou organizando a primeira viagem para a Europa do meu filho e nora, em Lua-de-mel, para Abril de 2012. Tudo aqui explicado para eu não esquecer de nada para eles. Sei de todas essas providências mas não terei que ficar lembrando e revendo para ver se não esqueci de nada. Valeu e vou ficar ligada nos coments para mais dicas. 🙂

  5. Claudia, acho que quase todo mundo se identifica com esse texto! A minha primeira viagem para a Europa foi de excursao. Foi otima mas ate hoje considero que a minha melhor viagem foi quando fiz a primeira independente para a Europa. Nao tem coisa melhor do que achar que determinado roteiro vai ser dificil e, no final, ver que deu tudo certo e que foi facil de organizar. Nao sabia dessas dicas dos hoteis. Vou dar uma olhada. Adorei o post. Beijos, Georgia

  6. Lendo seu texto lembrei da minha primeira vez em Paris 🙂 Realmente aquele lugar é mágico, eu amo a cidade e sinto que voltarei lá muitas vezes para descobrir um pouco mais, mais e mais da cidade Luz 🙂
    Bjokas

  7. Muito legal esse Post! Eu iniciarei esse processo de planejamento de viagem à Europa e gostaria da sua ajuda. Estou planejando passar as minhas férias de Dezembro/Janeiro viajando e eu gostaria de passar pelas cidades: Lisboa, Madri, Londres, Amsterdam, Roma, Veneza, Frankfurt e Paris. O detalhe é que tenho que começar ou por Londres, Paris ou Lisboa já que tem voos de Salvador para as mesmas. Bjo

  8. Amei seu blog!!!!ainda não consegui ir a Paris, mas estou planejando para o ano que vem… confesso que chorei quando li…. me senti lá junto com você, tenho certeza que terei as mesmas sensações!!! Parabéns!!!!

  9. Oi oi estou indo para Orlando no final do ano com a minha esposa para comemorar 10 anos juntos e gostaria de me casar com ela em Orlando você sabe como se procede isso…seria apenas mais uma lembrança sem convidados só nos dois. valeu obrigado…

  10. Foi exatamente assim,minha primeira aventura foi Paris,agora quero ir a Alemanha,posso dizer que já com alguma experiência de viagem ,mas tenho muito o que aprender.
    E o cartão visa internacional dá o certificado ?

  11. Adorei as dicas,pois estou indo à Europa em maio com meu marido. é a primeira vez dele ,mas sou eu que faço todo o planejamento. Para Italia e Portugal é necessária a vacina contra o sarampo?
    Também gostaria de saber se o cartão Mastercard Platinum também oferece essas vantajens, pois paguei as passagens com ele.
    Obrigada

    • Oi Claryssa – nunca soube disso de vacina pra qualquer lugar da Europa! Realmente nao tenho essa informacao. Quanto ao cartao: vc tem que checar com eles! Acho que pode variar de contrato pra contrato!

  12. Claudia, parabenizo pelo post!

    Quanto ao seguro saúde, eu já o havia adquirido quando da compra das passagens. Mas segui a sua sugestão…

    Contactei o Visa Platinum e realmente forneceram o seguro e em menos de 24 horas e sem burocracias.

    Muito obrigada! Abraços e Felicidades!!!

  13. Estou deixando aqui minha dúvida porque não achei outro lugar mais adequado.Vou passar 4 dias em Londres e estou preocupada se o tratado de Schengen é válido para a Inglaterra .Antes vou para Espanha e levarei o tratado.Você sabe me dizer se é preciso fazer outro seguro medico para a Inglaterra ?
    Obrigada,Lilian

  14. VALERAM TODAS AA DICAS., O POST É MUITO BOM.
    PARA OS VIAJANTES DE PRIMEIRA VIAGEM É MUITO LEGAL.
    PORÉM, NÃO SEI DA NECESSIDADE SOBRE AS VACINAS., MAS NA DÚVIDA É MELHOR.
    LEMBRANDO QUE :
    1. O CARTÃO DE DÉBITO É UMA DAS BOAS FORMAS DE LEVAR DINHEIRO.
    2. NA ENTRADA PARA A INGLATERRA , ELES FAZEM MUITAS PERGUNTAS ( CASO VOCE FOR BARRADO), E NO MEU CASO FALEI QUE TRABALHAVA COM VENDAS.. PUTZZ QUE AZAR, TIVE QUE EXPLICAR O QUE FAZIA E GRAÇAS A INTERFERENCIA DA NOSSA GUIA , FICOU RESOLVIDO.
    SE TIVER QUE EXPLICAR O QUE VOCE FAZ, FALE ALGO, COMO ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE. OU PROFESSOR, POR EXEMPLO.
    3. QUANTO AS MALAS VEJA SEMPRE O PESO E TAMANHO E SE POSSIVEL, MANDE PASSAR OS FILMES DE PLASTICOS, PARA NÃO SER DANIFICADA OU ROUBADO ALGUNS PERTENCES.
    4. EM PARIS, O BOM E LEGAL É COMPRAR QUEIJOS, VINHOS E BAGUETES DE PÃES, QUE SÃO MUITO BARATOS EM SUPERMERCADOS, COMO O CARREFOUR, E REUNIR OS AMIGOS NO HOTEL.
    5. AS ROUPAS DEVEM SER CONFORTÁVEIS E INDISPENSÁVEIS SÃO OS TENIS., ALÉM DE UMA BOLSA TIRACOLO. E DURANTE OS PASSEIOS, NUNCA TIRAR DO CORPO.

  15. CUIDADOS COM OS DOCUMENTOS

    1. COPIE O PASSAPORTE E AS PASSAGENS NO SEU EMAIL.

    2. COPIEI O CARTÃO DE CRÉDITO E SEGURO TAMBEM NO SEU EMAIL.

    3. TIRE FOTOCÓPIA DOS DOCUMENTOS E CARTÕES.

    4. SE TIVER VIAJANDO COM OUTRA PESSOA, INFORME A ELA ONDE ESTÃO OS DOCUMENTOS, INCLUSIVE SEU EMAIL., POIS SE VOCE TIVER PROBLEMA, DE SAUDE OU PERDA, ROUBO, VOCE FACILMENTE TERÁ AS CÓPIAS.

    4. COLOQUE DENTRO DAS MALAS SEU CARTÃO DE VISITA, COM NUMERO DE FONE CELULAR.

  16. O bom é que a gente se identifica totalmente com o post. Estou planejando minha viagem a Paris para março de 2015,tenho muita fé em Deus que vai dar certo,tou lutando por isso! Um abraço a tds

  17. Oi Cláudia, estou pensando em comprar um pacote para Europa, seria pra conhecer 7 países em 16 dias. Vou pagar 1.650 euros e mais 300 reais de seguro. Minha dúvida é com relação as passagens, devo comprar com quanto tempo de antecedência? O que vc acha de pacotes assim, vale a pena? Bjos

    • Silvana,
      eu acho que 7 países em 16 dias é muita coisa pra uma viagem só. Você não vai conhecer nenhum bem, vai ser uma correria sem fim, no que a gente chama de “maraturismo” e no fim das contas fica exausta, porque o ritmo desses pacotes é super intenso. Eu não acho que vale a pena. E a passagem aérea deve ser comprada antes de qualquer coisa.

  18. Oi, Cláudia. Tudo bem?
    Muito bom seu blog! Parabéns!!

    Tenho uma dúvida quanto à carta de acolhimento/carta convite: Esta, quem me receber, deve pegar na prefeitura? Tem de ser enviada a mim? Pode ser escrito a punho? Como é? Tem algum exemplo para me mandar, por favor?

    Desde já, grato! Muito obrigado!

  19. olá, ótimas dicas.Estou planejando minha primeira viagem para Europa agora no verão. Sonho desde a adolescência. Só tenho uma dúvida, essa comprovação financeira já foi solicitada para vc em algum país que entrou? nesse valor de 60 euros por dia já inclui a hospedagem? sendo assim, uma média de 10 dias na Europa seria suficiente mostrar 600 Euros, correto?
    obrigada.

  20. Oi!!!Muito bom e bem detalhado o seu blog. Parabéns!! Pretendo viajar para a Europa em Agosto desse ano.Ja tenho uma ideia dos lugares mas estou com muita dúvida sobre fazer tudo por conta ou pegar um pacote pronto .Em relação aos custos fazer por conta acho que seria mais barato.A minha dúvida é por onde começar,quais os melhores itinerários até o final.Os locais são: Alemanha ( Berlin e Heildeberg e talvez Fussen) por 07 dias e depois Itália ( Roma, Milão,Veneza ) 07 dias e por ultimo a Toscana ficando em Florenca mais 07 duas e de lá fazendo alguns bate voltas sem trocar de hotel.O que vc acha? Vcs fazem pacotes personalizados ou fazem consultoria?? Desde já muito obrigada!!

    • Olá Livia! Obrigada : ) a gente não faz consultorias ou vendemos pacotes, somos um blog apenas! Seu roteiro parece interessante, mas não sei se vale a pena ir de Berlim até Heidelberg. existem outras cidades perto de Berlim pra vc conhecer! Heidelberg é um bate volta melhor a partir de Frankfurt, acho que a partir de Berlim um pouco fora de mão. Fussen também. 7 dias para essas 3 cidades na Itália é muito pouco. Vc poderia fazer Berlin apenas, em uns 3 dias, e dar mais tempo pra Italia!

  21. Estive na Europa por 20 dias não teve problemas nem um disse que não falava Inglês foi maravilhoso minha amiga e meu neto ficou surpreso por não nos ter perguntado se tinha aonde ficar ou coisa e tal foram 20 dias de sonho

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui