Mini Guia da Praia de Pipa, Rio Grande do Norte

Até a década de 80, a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, era um vilarejo de pescadores, de difícil acesso, frequentado por hippies e surfistas. Pouco a pouco foi sendo descoberta, até que ganhou fama nacional e internacional e a Karla Larissa, do blog Compartilhe Viagens (Facebook | Instagram) morou lá por alguns meses, quando pode descobrir mais sobre esse paraíso e aqui espera ajudá-los a conhecer um pouco de Pipa com este mini guia.

Introdução  | Quando Ir | Como Chegar | Onde se hospedar | Onde comer | Praias | Atrações 

Além da beleza incontestável de suas praias, (duas delas estão entre as melhores do Brasil), falésias e reserva de Mata Atlântica, Pipa tornou-se um lugar cosmopolita, sem perder o jeitinho de vilarejo praiano. Oferece a badalação com uma vida noturna animada, mas também sossego durante o dia. Desse jeito, não tinha como Pipa não se tornar a queridinha do RN e a minha também. Já morei lá por alguns meses, quando pude descobrir mais sobre esse paraíso, que espero ajudá-los a conhecer com este mini guia.

baiadosgolfinhos02
Baía dos Golfinhos, em Pipa, foi eleita a terceira melhor praia do Brasil.

Quando Ir

Com sol praticamente o ano todo, tantas belezas, passeios, badalação e eventos, em Pipa praticamente não há baixa estação. Mas a altíssima estação vai de outubro até a Semana Santa, quando sempre são realizados grandes eventos e shows.

Também ao longo do ano são realizados vários shows e eventos em Pipa, como o Festival Gastronômico (Setembro), o Fest Bossa & Jazz (Agosto) e o Festival Literário – Flipipa (Agosto).

pipa_praiadocentro

Como chegar

Apesar de todo mundo chamar de “Praia de Pipa”, como falamos nós, potiguares, ou “Praia da Pipa”, como se fala no restante do Brasil, Pipa, na verdade, não é exatamente UMA praia, mas um distrito do município de Tibau do Sul, que fica a 77 km ao sul de Natal.

De carro, saindo de Natal, é só seguir pela BR 101, no sentido João Pessoa, e depois pela RN 003, na entrada do Município de Goianinha. A viagem dura, em torno, de 1h30. Até a BR 101, a estrada é duplicada. A minha dica é que, na ida ou na volta, vá pelo trecho da RN 003 mais próximo do mar. É mais longo, mas rende belas vistas.

De Natal, também é possível chegar a Pipa de ônibus. A empresa de ônibus que faz a linha Natal-Pipa é a Oceano. Veja os horários e locais de parada: http://www.expresso-oceano.com.br/linhas-inter . O trecho da passagem custa R$ 14,80. A viagem dura um pouco mais do que de carro porque são feitas algumas paradas.

A maioria dos visitantes faz a casadinha Natal-Pipa, mas há também quem desembarque no Aeroporto Internacional Aluísio Alves (São Gonçalo do Amarante) e queira seguir direto para Pipa. No próprio aeroporto é possível encontrar várias empresas que fazem o transfer direto. A distância, saindo do aeroporto, é de 90 km.

praiadepipa_caminhoparabaiadosgolginhos

Onde ficar

Pipa oferece uma infinidade de opções de hospedagem: resorts, hotéis luxuosos, muitas pousadas, hostels, casas para alugar. Tem para todos os gostos e bolsos.

Para quem quer ficar mais próximo do agito e visitar tudo caminhando, o ideal é ficar nas proximidades da Av. Baía dos Golfinhos, que é onde tudo acontece e onde estão os principais restaurantes e bares. Se estiver de carro, confira se o local onde pretende se hospedar oferece estacionamento, pois as ruas de Pipa são muito estreitas e, em alguns locais, é proibido estacionar.

Para quem procura sossego, é melhor se hospedar próximo à Praia do Amor.

Quando for procurar hospedagem, preste atenção se no endereço diz “Pipa” ou apenas “Tibau do Sul”. Pois, apesar de fazer parte do mesmo município, quem fica em Tibau do Sul é precisa se locomover de carro o tempo todo.

Veja no Booking.com Hotéis em Pipa

Gastronomia e Noite

 

pipabeachclub
Pipa Beach Club é um dos restaurantes que recomendo para petiscar, durante o dia.

Acho que só com as praias e passeios já seria capaz de convencê-los a visitar Pipa, né? Mas, para completar, o distrito é um dos melhores lugares do Rio Grande do Norte para comer bem e se divertir.

Para começar, Pipa tem moradores de todas as partes do mundo e muitos deles abrem restaurantes. Em um passeio pela rua principal, a Avenida Baía dos Golfinhos, é possível encontrar opções gastronômicas das mais variadas, vou listar os meus dez preferidos:

  1. Cozinha Espanhola – Tapas  Endereço: Rua dos Bem-te-vis, 8
  2. Cozinha Internacional para a noite – Oca Toca Endereço: Pousada Toca da Coruja – Avenida Baia Dos Golfinhos, 464
  3. Cozinha Internacional para o dia (de frente para o mar) e petiscos – Pipa Beach Club Endereço: Largo São Sebastião, 277
  4. Cozinha Italiana – Pan e Vino Endereço: Rua da Albacora
  5. Cozinha Regional (frutos do mar) – Caxangá  Endereço: Praia do Centro
  6. Cozinha Mexicana – Guaca Mex Y Co Endereço: Av. Baía dos Golfinhos, 811
  7. Cozinha Oriental – Oba Yakissoba Endereço: Rua Albacora
  8. Para o happy hour – Mirante Sunset Pipa (Pousada Mirante de Pipa) – Este é um dos meus lugares preferidos em Pipa, perfeito para ver o pôr do sol.
  9. Sobremesas – Gelateria Preciosa Endereço: Avenida Baia dos Golfinhos, 1074
  10. Pizzaria – Pizzaria do Ademilson Endereço: Rua das Gameleiras, 144

Veja aqui outras dicas de restaurantes e bares em Pipa 

vistadomirantesunsetbar

Para a noite, o melhor programa em Pipa é caminhar pela Avenida Baía dos Golfinhos, parando nos bares, visitando as lojinhas e até dançar na rua. Vários bares têm música ao vivo ou DJ. Escolha o seu de acordo com o seu gosto musical. Pipa também têm duas boates, a famosa e mais antiga, Calangos (Av. Baía dos Golfinhos), dizem que a noite em Pipa tem que terminar lá, mas confesso que nunca fui, e a Ânima Pipa (Largo São Sebastião), que fica à beira mar.

>> Veja mais posts sobre Pipa no Rio Grande do Norte no blog Compartilhe Viagens.

Introdução  | Quando Ir | Como Chegar | Onde se hospedar | Onde comer | Praias | Atrações 

Ufa! Com tanta informação, acho que agora está fácil organizar a sua viagem para Pipa, né? Eu sou apaixonada por esse lugar e espero que vocês possam se encantar quando vierem também.

 

 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$90,00) + frete grátis + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui