Itália: como subir até a cratera do Monte Vesúvio

22
Vesúvio

Um programa bem diferente pra fazer durante uma viagem a Nápoles ou a Costa Amalfitana (digo diferente porque quem procura Costa Amalfitana geralmente quer praia!) é ir até o Monte Vesúvio, o vulcão que no ano 79dC devastou as cidades de Pompéia e Herculano e hoje é considerado um dos mais perigosos do mundo, pois muita gente mora perto dele (inclusive em sua encosta) e segundo a nossa guia é possível que haja uma erupção forte a qualquer momento.

Mas, enquanto a erupção não vem, o Vesúvio pode ser ‘escalado’. É possível subir até a cratera e andar ao redor dela, coisa que eu nunca imaginei fazer. Quando eu comprei o passeio até lá, achei que passaríamos perto, ou no máximo faríamos uma caminhada na sua encosta. As fotos que ilustram esse texto estão muito longe de mostrar como esse passeio foi legal, até porque é impossível fotografar todo o perímetro da cratera estando no mesmo nível dela.

Vesúvio
O Monte Vesúvio visto a partir de Pompéia

Bom, para chegar lá é preciso ir de carro ou ônibus até o ‘estacionamento’ que fica a mais ou menos 1000 metros de altura – ou seja, já bem lá em cima, faltando apenas pouco mais de 200 metros para fazer a pé. O problema é que esses 200 metros de altura se transformam em 800 metros de caminhada íngreme sobre uma superfície de terra e lava endurecida.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Para quem está fora de forma, não recomendo, principalmente em um dia quente. Cansa muito, muito mesmo! Mas vá devagar, parando para fotografia e água, e aos poucos você vai perceber a paisagem lá pra baixo – lindo! Preste atenção no caminho marcado encosta abaixo – por onde a lava desceu na última erupção (e tem muita lava ‘empedrada’ pelo caminho, é bem interessante!)

Vesúvio
Morrendo na subida!
Vesúvio
Vá de tênis!
Vesúvio
Um pedacinho da subida, ainda no começo. Fica muito mais íngreme depois da curva ali na frente

Depois do esforço, vem a recompensa: a cratera! Estar ali, olhando ‘pra dentro’ do Vesúvio é muito, muito bacana. Claro que no momento não tem nada, além de terra e algumas pedras. Mas o guia mostrou um ponto da onde saía uma fumacinha, pra todo mundo ter certeza que o vulcão não está ‘morto’ não. Sei que tem gente que não acha graça nenhuma, mas eu achei uma experiência meio surreal! Fora que a vista é incrível.

Vesúvio
Olhando para dentro do Vesúvio
Vesúvio
Dentro da cratera – parece inofensivo, não?
Vesúvio
Vista para a Baía de Nápoles

Vesúvio

Durante a subida existem dois pontos que vendem água e alguns souvenirs, com alguns banquinhos para quem precisa dar uma descansada.

Como chegar ao Monte Vesúvio

  • Nós fomos com uma agência (fomos para Pompéia de manhã e Vesúvio a tarde, custou 53 euros por pessoa), mas é possível fazer independente. Se você estiver de carro, é só dirigir até o estacionamento. Você também pode usar a linha de trem Circumvesuviana (pegando de Nápoles ou Sorrento) e descer em Herculano, e de lá pegar um táxi ou usar serviço de shuttle.
  • Para subir até a cratera é preciso pagar 10 euros por pessoa
  • Entre o estacionamento e a entrada para a subida, existe um bar (onde tem banheiro) e algumas barraquinhas de comida/souvenirs

Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


22 COMENTÁRIOS

  1. Em 2011 eu e duas amigas fizemos uma viagem maravilhosa pela Europa e também subimos a cratera do Vesuvio. Pra mim conhecer Nápoles e subir até o vulcão foi a realização de um sonho. Na época eu tinha 59 e minha amiga 66 anos, foi difícil mas valeu cada metro. Espero poder repetir essa aventura novamente

  2. Subimos c uma van na estacao antes de Pompeia onde tem outro sitio historico. Em agosto 2013, casal no fim dos 30, ainda q malhando, recomendo deixar Pompeia p um outro fim de tarde.

  3. Ja tive essa experiencia. Foi incrivel. Na volta, quando temos que devolver aquela madeira que os caras nos emprestam pra subida ingreme, deixei a bendita contribuicao financeira e guardei uma pedra de lava vesuniana que me deram de lembranca. (Sera que eh mesmo? Hahaha) Meu cabelo, roupa e tenis era pura poeira ao voltar la de cima. A vista to topo é linda em dias bons.
    Napoli sem o vesuvio nao é Napoli.

  4. Oi Heloisa! Existe algum guia turístico ou agência que fale português? Ou só italiano mesmo?
    Vou incluir esse passeio quando for pra Itália.
    Obrigada!

  5. Cara Heloisa,

    As fotos (especialmente as do vulcão, que dão a ideia real da grandeza) apresentadas deram muita ênfase na sua descrição sobre Pompéia e arredores. Você se destaca como ótima turista de relatos.
    Na minha visita, fui ate a cidade…. mas já faz tempo.

  6. Olá Heloisa, tudo bem?
    Uma dúvida… Essa agência que você contratou, o guia fala que idioma?
    Estou indo em outubro com outras pessoas, e gostaríamos de ir com guia pra conhecer bem a historia dos lugares, mas teria que ser um guia que fale português.
    Você acha que vale a pena contratar?
    Adoro demais o seu blog! Bjinhos

  7. Oi Heloísa,
    Acha que dá pra ir com crianças de 9 e 11 anos? Acho que eles aguentam a subida. A questão é mais sobre segurança. A trilha é tranquila ou é perigosa?
    Iremos no inverno, acho que o fator calor não existirá…
    Obrigada, Andréa.

  8. Oi Heloisa, parabéns pelo texto, muito bem escrito, só me deixou com mais vontade ainda de conhecer o Vesúvio, além de ser uma das poucas narrativas que eu encontrei sobre como é a experiência.

    Só me tira uma dúvida que é mais uma informação mesmo: pra fazer esse passeio por agência você precisou fechar antes, ou lá na cidade é tranquilo pra conseguir? e eu vi que essa agência que você fez fica em Sorrento, né?, mas você sabe se o passeio sai de Nápoles tmb?

    Eu vou agora em agosto passar 20 dias na itália, e como geógrafo e apaixonado pelo assunto que sou, já estou logo juntando as informações pra visitar o Vesúvio e o monte Etna porque realmente me parecem experiências fantásticas.

  9. Maravilhoso ,depois de fazer essa visita a Pompéia e as ruínas ,assistir o filme Pompéia é muito legal pois mostra a tragédia que aconteceu e pude ver de perto.

  10. Fui ano passado em julho, calor infernal, além da subida, nós demos a volta toda na clareira, cheia de sobe/ desce super escorregadios. Uma hora o guia falou “ se vcs escorregarem, tentem cair pro lado de fora, tá “? Entāo tá, né? A sensação de ter conseguido é demais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui