Mr. Fogg’s: um bar em Londres para amantes de viagens e livros

20

Você pode até nunca ter lido o “Volta ao Mundo em 80 Dias” do Júlio Verne, mas certamente já ouviu falar nesse clássico, publicado em 1873. Olha, eu não li ele ainda (mas é um dos próximos na minha pilha) mas tenho uma versão para crianças que meu pai comprou pra mim e pra minha irmã quando éramos pequenas, e a história sempre me fascinou (aliás, as ilustrações desse livro infantil que tenho são maravilhosas, e hoje em dia ele fica aqui na minha escrivaninha!).

Resumidamente, a história é a seguinte: em 1872 o inglês Phileas Fogg faz uma aposta com os amigos, dizendo que consegue dar a volta ao mundo em 8o dias. Ele embarca com seu fiel escudeiro Jean Passepartout no dia 2 de outubro de 1872 e passa por diversos países: Egito, Índia, Japão e Estados Unidos são alguns dos pontos de parada.

Mas enfim, o que tem isso a ver com o post? Bom, no fim de maio foi inaugurado no bairro de Mayfair o bar Mr. Fogg’s, 100% inspirado no personagem principal do livro, como o nome aponta. O bar é pra ser a casa dele, e tudo lá dentro – tudo MESMO – gira em torno de Phileas Fogg e sua aventura.

A começar pela reserva (o ideal é reservar, é um lugar pequeno): você recebe tipo uma carta por email, falando em um inglês meio vitoriano que você foi convidado a ir na casa do Mr. Fogg para uma festinha. É super legal, eu já fui entrando no clima quando vi esse email. Chegando lá, você dá de cara com uma fachada de uma “casa”, que nada lembra um bar. E lá dentro, a grande supresa é a decoração: impecável, realmente trouxe a vida a história do livro. Desde as mesinhas e assentos aos detalhes e iluminação, você percebe que não está em um bar qualquer. O balão, as bicicletas, os acessórios decorativos “exóticos” adquiridos por ele durante os 80 dias: tudo tem um porque. Até a trilha sonora é especial.

Mr Fogg's (2)
A fachada (tem até uma plaquinha azul que diz “Phileas Fogg mora aqui desde 1873”)

 

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Mr Fogg's (8)

Mr Fogg's (9)
Pra onde você olha, tem uma referência ao livro

 

Mr Fogg's (10)

Mr Fogg's (11)
A confortável sala onde Phileas Fogg recebe os amigos

 

Mr Fogg's (12)

Mr Fogg's (15)

Mr Fogg's (17)

Mr Fogg's (18)

Mr Fogg's (19)
Poltronas e pufes ao redor de mesinhas de centro, espalhadas por todo espaço

 

Mr Fogg's (20)

Pra ficar com cara de “sala de estar” do Phileas Fogg, o bar não tem aquele esquema tradicional de mesa e cadeiras: são vários pufes e poltroninhas espalhados ao redor de mesas de centro. O Mr. Fogg’s quase não tem opções de comida (servem um amendoins por conta da casa e também uns tostados, tipo misto quente), o forte dele são os MARAVILHOSOS drinks.

O cardápio dos drinks é muito bacana: é pra ser o diário do Phileas Fogg, e cada drink tem uma historinha, como se ele tivesse escrito, contando da onde veio a inspiração para a receita.  Na primeira página, porém, algumas regrinhas da casa. Uma delas diz que é proibido bocejar ou suspirar: nada de tédio na casa do Mr. Fogg!

Mr Fogg's (7)
Cada drink tem uma história e é inspirado em algum canto do mundo

 

Mr Fogg's (5)

Mr Fogg's (4)
As regras da casa

 

Mr Fogg's (3)

Chegamos lá por volta das 7 horas, achávamos que iríamos tomar um drink e ir embora… mas fomos ficando e quando nos demos conta estávamos escolhendo os drinks para a quarta rodada! Fomos super bem atendidos e um dos garçons era brasileiro (o Fabiano, que nos contou inclusive que o lugar tem sido frequentado por membros da família Real – nos achamos chiques!!!) e falou pra gente todos os pormenores do bar. Ah, ele também recomendou dois drinks que não estavam no cardápio – sugestões logicamente aceitas e aprovadíssimas!

Mr Fogg's (28)

Mr Fogg's (27)
Drink com selo joinha de aprovação do Rodrigo

 

Mr Fogg's (26)
O primeiro drink, o único que lembro o nome: Trans Siberian Express

 

Mr Fogg's (23)
Esse foi um dos últimos que tomamos, um dos drinks indicados pelo Fabiano, garçom brasileiro que trabalha na casa. Parece um sorbet de pepino, delicioso!

 

Mr Fogg's (22)

Mr Fogg's (21)
Pra matara fominha pedimos os tostados: estavam bons, mas o ideal é ir de barriga cheia

 

Mr Fogg's (1)

A uma certa altura da noite, lá pelas 9, o bar fica mais animado. Não apenas o volume da música aumenta (mas não fica alto a ponto de interromper a conversa) mas alguns atores começam a circular entre o pessoal. Um dos atores sentou pra conversar com a gente, ele era um amigo do Mr. Fogg, um dos que fez (e perdeu!) a aposta, e nos contou como o conhecia e que estava ali em nome dele para nos receber, já que o próprio teve um compromisso naquela mesma noite. O mais legal é que ele nos perguntou o que fazíamos, e precisávamos responder levando em consideração que estávamos no ano de 1883 (sim, 10 anos depois da volta ao mundo). Foi muito divertido!!!

O amigo do Phileas Fogg também nos convidou para um jogo de cartas, e nos ensinou na hora um joguinho bem legal (não lembro o nome). Gostamos tanto que ele deixou o baralho ali conosco e nós 4 jogamos mais duas rodadas antes depagarmos a conta.

Mr Fogg's (25)

Mr Fogg's (24)

Mr Fogg's (13)

Mr Fogg's (14)

Mr Fogg's (16)
Pré biritas todo mundo finge que é fino

 

Lá pelas 10 e tanto, umas dançarinas de can can entraram e fizeram um show relâmpago, que também foi super bacana. A gente não queria ir embora de jeito nenhum, foi definitivamente uma das noites mais divertidas dos últimos tempos! Mas, é claro, pagamos carinho por essa noite: 45 libras por pessoa (pedimos um total de 15 drinks e 6 tostados). Valeu cada centavo viu? Rimos muito e toda hora descobríamos um detalhe novo na decoração (antes que eu me esqueça: o banheiro é sensacional! Não apenas a decoração, mas rola um áudio do livro em loop – toda vez que você for no banheiro enquanto estiver lá, vai escutar uma passagem diferente do livro).

Vale lembrar que pra ir lá tem que entrar no clima: nada de pedir Coca Cola diet (não tem) ou fazer cara feia para os atores e garçons que fazem toda uma encenação. Incorpore o Mr. Fogg que há em você e participe da brincadeira – com os drinks fica até mais fácil ; )

Mr. Fogg’s
15 Bruton Lane, Mayfair – W1J 6JD
+44 20 7299 1200
reservations@mrfoggs.com


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


20 COMENTÁRIOS

  1. Adorei, Helô! Eu também não li o livro, mas ele já está no meu kindle (adoro domínio público!). Só que agora, com tantos livros na minha fila, acho que vai demorar um pouquinho a chegar a vez dele! rsrs

    Beijos!

  2. Helô, nunca li o livro, mas só de ler este post me deu vontade de procurar e ler… Amei!!!

    O dia que voltar a Londres, será um bom lugar para terminar um dia 🙂

    Bjos

    Vivi

  3. Hello Heloisa, to passando aqui para agradecer pelo feedback e pela recomendacao do MR. Fogg’s aqui no site e tambem para te dizer que o seu post tem repercurtido bastante.
    Somente ontem eu fiquei sabendo do site e da sua publicação na internet pois duas medicas brasileiras foram ao Mr Foggs e procuram por mim e so então me mostraram a pagina da internet.
    Fico muito feliz que vocês gostaram tanto e que eu acertei nas indicações dos coquetéis. Volte sempre!

  4. Ola
    li este post sobre Mrs Fogg e fiquei muito interessada, meu filho leu o livro comigo, sera que é permitido ir com crianças, sera que ele iria gostar (tem 12 anos)?!
    obrigada
    katia

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui