Itália: Aprendendo a Fazer Massa Fresca com as Mamas Italianas em Bolonha

25

Há uma brincadeira na minha família que em algum ponto da nossa história tem sangue italiano. Não há nenhuma evidência real, as chances são ínfimas, mas o amor pelas massas é incrível. Meu pai por muitos anos não fazia uma refeição sem ter macarrão no prato, seja antes ou depois do prato principal, ele tinha que comer macarrão ou não se sentia satisfeito. O marido, se deixar por ele, teremos massa em casa todo dia e o Dylan, andou numa fase que a única coisa que ele comia com gosto, sem reclamar era massa. Então indo para Itália, meu primeiro pensamento foi que eu gostaria de fazer uma aula de culinária, para aprender como as mamas italianas fazem as massas.

Pois no meu primeiro dia em Bolonha foi exatamente o que eu fiz. Bem no centro de Bolonha, na Via Belvedere, fica uma lojinha de massas frescas a Le Sfogline, onde você pode comprar as massas a kilo para cozinhar em casa e se te interessar, aprender lá mesmo, fazer a pasta e levar pra “casa”.

 

lesfogline
Le Sfogline

 

Lá dentro, quatro “mamas” italianas trabalham incansavelmente para dar conta dos pedidos dos fregueses diários e dos vários restaurantes que elas fornecem pastas todos os dias. Eu chego por lá um pouco antes das duas da tarde, quando já passou a loucura dos fregueses do almoço. Renata, a nona, está concentrada na sua cadeirinha fazendo lasanhas de espinafre. Sou recebida efusivavemente em italiano pelas outras “mamas” e em menos de cinco minutos já me sinto em casa.

Viaje com internet no seu celular - PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY 30%

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom de desconto da BLACK FRIDAY para ganhar 30% de desconto BLACK4U! Esse é o maior desconto que eles dão no ano! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

 

asmamas
As Mamas

 

Monica, que vai me ensinar a fazer a massa é a única que fala inglês e me pede desculpas efusivas pelo calor. Daniela é sua irmã, Renata a mãe e ainda temos a amiga que ajuda na produção de massa. A cozinha faz parte da lojinha, o teto baixo e o calor do forno onde elas assam os bolos tornam o lugar ainda mais quente. Já aviso que sou carioca, que não me espanto com o calor e que depois dos meses de frio desse inverno que teimou um durar praticamente até o verão eu ficaria muito satisfeita de finalmente “sentir calor”.

Ganho um avental amarelo e  começamos o trabalho.

O Seguro Viagem é Obrigatório na Europa

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

A simplicidade da pasta é uma das características da pasta feita na Bologna. Aprendo logo que cada região tem sua própria receita, não só da pasta(que eu erroneamente achava que são todas iguais), mas também dos recheios. Mônica traz a a farinha de sfoglia (aqui nos Estados Unidos dá pra achar a Chef’s Flour tipo 00 no Whole Foods – se alguém souber qual o equivalente no Brasil, me avise!!!) e os ovos, é tudo o que precisamos para fazer a “sfoglia” como se fosse a “folha” de massa.

Para cada 100g de farinha, um ovo. Mas segundo ela, se estiver muito calor, é preciso aumentar a quantidade de ovos.  O segredo? As mãos… e o rolo! Esticando a massa até que ela fique bem fininha e estique.

Monica faz essas massas diariamente por mais de 15 anos, são mais de 50kg de tortellini por dia e a maestria com que ela manuseia a massa é impressionante.

 

pastaestica
Esticando a Sfogline

 

Depois de me mostrar como se faz, é minha vez de literalmente colocar a mão na massa.

 

eufazendopasta
Eu fazendo Pasta

 

Depois de esticada, a massa pode ser cortada em quadradinhos pequenos para fazer o tortellini – que ganha um recheio de carne – ou o maior para fazer o tortelloni com recheio de ricota.

 

fazendopasta
Fazendo Pasta Tortellini
pastafinal
E os Tortelloni

 

A mesma “sfoglia” serve para fazer diversos tipos de pasta…e como? Apenas com uma faca afiada. E ela começa com o bem fininho, cabelo de anjo até a o tagliatele. O mais interessante é como eles levam a sério os molhos… cabelo de anjo é para a sopa. Espaguete a bolonhesa? Não existe por aqui, o nome é espaguete ao Ragu.  Tagliatele tem que ser com molho de cogumelos e por aí vai.

 

pastatypes
Tipos de pasta

 

Depois de uma tarde deliciosa, recheada de histórias italianas, massas e uma torta de maçã para coroar algumas horas de muito trabalho, eu me despedi das mamas. Fui pra casa com as minhas bandejinhas de tortellini e tortelloni para o jantar já morrendo de saudades das queridissímas que me proporcionaram um dos melhores momentos na Itália.

 

eueasmamas
Eu e as Mamas

 

As aulas acontecem de segunda a quarta-feira a tarde e podem ser reservada por email. E se for a Bolonha, mesmo que você não faça a aula, não se esqueça de dar uma passadinha pela loja das mamas para comer uma massa deliciosa e fresquinha, fale um oi pra Monica e Daniela por mim. Ah.. e no verão, as lojinhas se juntam a noite para uma festa de locais com música, comidinhas e vinho.

Informações Úteis

Le Sfogline – Pasta Fresca
Endereço 7B Via Belvedere – Bolonha
Tel – 051 22 05 58
Email para reservas – sfoglinebo@gmail.com

Minha viagem a Itália  para o projeto BlogVille  aconteceu a convite de iAmbassador e Emilia Romagna Tourism.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


25 COMENTÁRIOS

  1. Clau, fiquei encantada vendo e suas fotos no Instagram e agora lendo esse relato deu mais vntade de correr para Itália e fazer uma aulinha 🙂

    Amo pastas!!!

    Posso te fazer umas perguntas? Qto tempo demora e qto custa?

    Bjokas

  2. Bom dia ! Eu sou neta de italiano e minha mãe fazia um sopa com clado de galinha com o nome de hioline quero saber como faz ?

  3. Aqui em sp dá para achar a farinha 00, mas é dificil. Conheço somente um lugar que a vende regularmente, a Casa Saron (e isso não é propaganda). Já achei em outros lugares mas de forma bem eventual.

  4. Estou planejando 19 dias na Itália em outubro e amei essa sua experiência. O problema é que não irei à Bolonha. Vc teria uma indicação de algum lugar em que eu pudesse fazer algo parecido (com duração de poucas horas) em Florença ou em outra cidade toscanina? Muito obrigada!
    PS: AMO, AMO e AMO o AdV. Parabéns pelo trabalho.

  5. Olá Claudia, sou fã do Aprendiz de Viajante! Adorei essa matérias das mamas italianas. Tenho muito interesse nesse curso, estarei em Bolonha em outubro/14, (20/10) enviei email para o endereço sfoglinebo@gmail.com faz mais de um mês mas ninguém respondeu. Tentei contato através de um link que a empresa mantém propaganda mas tb não tive sucesso. Vc possui algum outro contato? Muito obrigada! Abraços!!

  6. Clau, tudo bem?

    Adorei suas postagens sobra Bolonha. A cidade está no meu coração, pois minha família mora lá!

    Queria avisar você e seus leitores que o pessoal desta loja não está mais dando curso… 🙁

    Vi um comentário acima de uma leitora dizendo que não responderam o email dela. Pra uma minha cliente elas responderam o email dizendo que não fazem curso.

    Mas opção na cidade mais gastronômica da Itália não falta!

    Um beijo e sucesso!!!

  7. Adorei as informações. Sou recém formada em Gastronomia e quero saber mais sobre massas e as técnicas italianas, dei nonni e mamme!

  8. Cláudia, adorei o post!
    Você lembra qual foi a duração do curso? E qual o valor?
    Você tem indicação de curso de culinária, nesse mesmo estilo, de algumas horas, em milão?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui