Natal em Londres: tudo que você precisa saber

2

A medida que o fim do ano se aproxima, eu começo a receber várias perguntas sobre como é passar o fim de ano em Londres. É muito frio? Fica tudo aberto? Tem festa? Bom, eu já escrevi um post específico sobre o Reveillon na cidade, então aqui vou explicar como é passar o Natal em Londres. Desde que mudei pra cá, em 2008, passo Natal (e ano novo também) aqui, com amigos. Acho super legal honrar algumas tradições brasileiras e trazer tradições natalinas britânicas, que fomos incorporando ao longo dos anos. 

Mas nesse post quero esclarecer alguns pontos importantes para quem vai passar o Natal em Londres pela primeira vez – seja você turista ou morador. 

Leia também:

Londres feirinha Natal_AdV (10)

Natal em Londres: o que você precisa saber

A comemoração de Natal britânica é no dia 25 de dezembro. Eles passam o dia celebrando, abrem os presentes de manhã, almoça, tomam chá… muita gente vai de manhã na casa dos pais e a tarde na casa dos tios, por exemplo. Mas o importante é saber que o Natal deles é no 25 durante o dia, e não no 24 a noite, como nós fazemos. Aliás, é muito comum, principalmente em Londres, que as pessoas trabalhem o dia inteiro, e não façam nada de especial. Tem supermercado aberto até tarde, por exemplo (mas atenção: muitos museus fecham dia 24 e só reabrem dia 27)

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Já o dia 25… é morto. Morto MESMO. Nada está aberto. Nem museu, nem loja. Não tem transporte público. Nada, nada, nada. Se algum restaurante ou pub estiver aberto, é apenas para receber quem já reservou o almoço de Natal com muita antecedência. Não espere andar pelo centro pra tomar um café, por exemplo. A única coisa que você poderá fazer é: andar no seu bairro ou por algum parque próximo. Se você não tem carro mas prometeu visitar alguém, é preciso reservar um táxi com antecedência. Preciso enfatizar: dia 25 NADA ACONTECE. 

Caso o dia 25 caia em um final de semana, é feriado no primeiro dia útil seguinte. Mas acontece que o dia 26 também é feriado no Reino Unido (leia a seguir). Então se o dia 25 cai em um sábado e o dia 26 em um domingo, haverá feriado na segunda e na terça, por exemplo.

Então vamos ao dia 26, que é feriado (Boxing Day). Nesse dia já é possível se locomover pela cidade com transporte público, ainda que limitado (tem menos ônibus, menos linhas de metrô funcionando, menos estações abertas). Mas o mais importante é saber que o Boxing Day marca o início da temporada de promoções nas lojas. Ou seja, as ruas comerciais, principalmente Oxford Street e Regent Street, estarão cheias. MUITO CHEIAS!! Apesar das promoções durarem cerca de um mês (isso varia de loja pra loja), há quem prefira fazer compras nesse primeiro dia para garantir que vai conseguir algo que estava de olho há tempos. 

Liberty (11)

Natal em Londres: vai estar frio? Vai nevar?

Vai estar frio, não vai nevar. Apesar do frio mais intenso geralmente acontecer nos meses de janeiro e fevereiro, é possível que você pegue temperaturas em torno de 5 graus. Mas infelizmente não vai nevar (principalmente se você estiver em Londres. Caso esteja no interior da Inglaterra, Gales ou na Escócia, há mais chances). É muito, muito raro nevar em Londres, então não gere expectativas! Veja aqui como é a temperatura em Londres o ano inteiro. 

Natal em Londres: tradições interessantes

Acho legal também contar algumas tradições natalinas dos britânicos, que aqui em casa a gente acabou incorporando também. Minha preferida é o Christmas Cracker: é um cilindro de papel com brindes dentro (um presentinho bem simples, um papel com uma piada bem sem graça e uma coroa de papel). O Christmas Cracker tem que se “estourado”. Funciona assim: todo mundo faz uma roda, e você segura na ponta de um com a mão direita e na ponta de outro com a mão esquerda (e claro, vai ter outra pessoa segurando a outra ponta, afinal é uma roda). Aí todo mundo puxa na mesma hora e o cilindro estoura (tem um tiquinho de pólvora dentro, mas bem pouco mesmo, só pra fazer um POP na hora). Então cada um pega o conteúdo do seu cracker. A tradição manda que todos leiam a piadinha e usem a coroinha de papel. 

natal em londres
Christmas Cracker

Outra tradição bem forte é o Christmas Jumper. Você vai notar que em toda e qualquer loja de roupa se vende Christmas Jumper, que nada mais é do que uma blusa (de lã, moletom ou afins) com estampa natalina. Não é pra ser bonito, é pra ser cafona! E as pessoas só usam o Christmas Jumper na época do Natal (várias empresas promovem o dia do Christmas Jumper, pra todo mundo usar o seu no mesmo dia, e fazer arrecadação de doações pra alguma instituição de caridade). Há quem passe o dia 25 inteiro com o seu Christmas Jumper. 

Dia 25 de dezembro também vai pro ar a tradicional mensagem de Natal da Rainha Elizabeth. Todo ano a Rainha prepara uma mensagem que é transmitida no dia de Natal (antigamente era sempre a BBC que fazia a transmissão, hoje em dia é alternado com outros canais), gravada com antecedência e que nada mais é do que um ‘resumo’ do ano que passou. Ela normalmente relembra eventos (esportivos, culturais, sociais) que aconteceram no decorrer dos últimos 12 meses, assim como acontecimentos da família real (nascimentos, casamentos…). Acho que é um dos poucos dias do ano em que as pessoas realmente lembram que ‘nossa, temos uma Rainha’. No site da familia real você pode ver as transcrições de todas as mensagens de Natal desde 1953.

Imagem de destaque: © Copyright Christine Matthews and licensed for reuse under this Creative Commons Licence.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


2 COMENTÁRIOS

    • Daniela, no aeroporto eh mais provavel que tenha, mas eu se fosse vc reservaria um carro particular (que chamamos de minicab) com uma empresa. peca recomendacao no seu hotel!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui