Praga: gastronomia e dicas de restaurantes

11

Claro que uma cidade tão popular com turistas como Praga hoje em dia tem restaurante de tudo quanto é tipo. Você realmente acaba comendo o que quiser, se não gostar da gastronomia local. Existem estabelecimentos ultra tradicionais e outros com menu mais amplo, que permitem que pessoas com gosto completamente diferentes saiam super satisfeitas.

Eu já tinha lido que a turma lá é carnívora, e realmente isso fica bem óbvio no primeiro restaurante que você vai. Carne de porco, principalmente. Sopas são também populares, principalmente de alho, legumes e batata.

gastronomia praga
Goulash (carne ensopada com batata) no pão – tem em vários restaurantes!

 

No dia que chegamos, deixamos as coisas no hotel e fomos em busca de um lugar pra jantar, e acabamos entrando no U Bubeníčků, que tinha um menu bem típico – várias opções com carne de porco. Resolvemos encarar e experimentar as especialidades da casa:

gastronomia praga

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

gastronomia praga
Goulash (de carne de vaca) e panquecas de batata

 

gastronomia praga
Carne de porco com dumplings e repolho

 

gastronomia praga
Schnitzel de porco (empanado) com purê de batatas

 

O interessante é que, mesmo com o cardápio traduzido, a gente não tinha muita certeza de como seria a cara do prato. Por exemplo, como seriam esses dumplings de pão? Ou as panquequinhas de batata? Ou seja, não apenas a carne e sua maneira de preparo são bem particulares, como também esses acompanhamentos.

O dumpling de pão parece ser feito com miolo prensado, e apareceu em quase todos os pratos que comemos em Praga, é bem gostoso. Pelo que eu percebi, eles capricham no molho, o que faz a carne (seja que tipo de carne for) ficar bem macia e suculenta.

No dia seguinte almoçamos no Café Imperial (fiz um post exclusivo sobre esse lugar) e mais uma vez fomos de especialidades da casa, mas fugimos da carne de porco e tentamos mais uma vez pedir pratos diferentes. Olha só:

gastronomia praga
Steak com batata e cenoura

 

gastronomia praga
Pato com dumplings de batata e repolho roxo

 

gastronomia praga
Carneiro

 

Dá pra ter ideia, pelas fotos, de como as carnes são macias né? E viram que sempre tem um vegetal ou legume? Eles capricham mesmo nos acompanhamentos.

Em uma das noites fomos jantar em um lugar recomendado por um conhecido do meu marido, e foi uma experiência, digamos assim, peculiar – o restaurante chama-se U Fleků e é uma espécie de túnel do tempo. Por alguns instantes você acha que está numa daquelas tavernas da idade média: mesas de madeira escura, cheiro forte de comida (e cigarro), pessoas falando alto e todo mundo com caneca de cerveja na mão.

O engraçado é que o guia de bolso que levei comigo pra Praga dizia que esse lugar era um “tourist trap” (roubada). Taí mais um prova de que esses guias impressos não são donos da verdade e que na hora de viajar a gente precisa se desgarrar de preconceitos. Adoramos ter ido lá!

praga gastronomia

Além de restaurante, eles produzem a própria cerveja – a única que você vai beber lá. E os garçons vão trazendo a medida que você termina, tem que ficar esperto! Eu não tomo cerveja, mas meu marido disse que é boa! Apesar de ser escura como  uma stout (tipo a Guiness), ela não é uma stout, ou seja, não é forte como a Guiness, por exemplo. E cai bem com o menu da casa.

praga gastronomia

praga gastronomia
Porco assado com vegetais e legumes

 

praga gastronomia
Bife marinado com molho e dumplings de pão
praga gastronomia
Linguiça de porco com pães e salada mista
praga gastronomia
Pato assado com repolho, dumplings de pão e batata

 

Ah, enquanto estávamos jantando, entrou um sanfoneiro pra animar a galera, e teve uma turma que requisitou música e até cantou, foi super divertido – fiz um filminho (inho mesmo, bem curto):

 

praga gastronomia

Mas olha, deixei o melhor pro final. O que eu mais gostei de comer lá foi um pão doce com um furo no meio, pois a massa é enrolada num tubo e assa assim. O nome é Trdelník, é uma massa fininha deliciosa coberta com açúcar e canela – mas existem variações, dá pra achar coberto com coco ralado e amêndoas, por exemplo. Viciei nesse pãozinho, tanto que quando fomos pra Bratislava, menos de 1 mês depois, e vi o pãozinho lá, tratei de garantir o meu!

praga gastronomia

praga gastronomia

Também já contei aqui no blog do Café Louvre, no post que fiz sobre a Praga de Franz Kafka – mais um lugar muito bacana pra fazer uma refeição.

Clique para ver todos os posts de Praga no Aprendiz de Viajante


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


11 COMENTÁRIOS

  1. Talvez a gente tenha dado azar, mas as duas tentativas que fizemos com o tal do Trdelník (que achei lindo, é verdade!) foram fracassadas. Sabe por quê? Tinha gosto da luva de tirar do forno que os caras estavam usando. Sério. MUITO ruim. Fiquei com noxiiiinho. hahaha

  2. Gente, estava escrevendo um post sobre a Romenia e nao conseguia lembrar o nome desse pao furado nem a pau – nem o marido (o nome eh outro, claro, traduzido)! Tem no noroeste da Romenia (vende em lojinhas, mas em feiras de praca publica tb), mas por influencia dos hungaros que la habitam.

    Varias das comidas do seu post tem na Hungria (eu sempre achei que Goulash era hungaro) e Romenia (principalmente as carnes de porco), o que me fez pensar (bem envergonhada) que os paises do leste europeu sao bem parecidos. Pronto, pode me mandar pro paredao.

    Me deu uma fome louca soh de olhar as fotos…

    • Chris, mas acho que tem muita coisa parecida sim, não conheçoi quase nada da região, mas acho que é natural né? muita história complicada, muita coisa de um que era de outro etc etc etc! eu até achei meio parente da comida alemã tbém viu? ; )

  3. Cláu, ttambém tentei comer o tal Trdelník, mas desisti: um empregado da casa havia chegado da feira, de bicicleta e trouxe um daqueles caixotes de plástico cheios de legumes. Sem nenhuma cerimonia, largou o tal caixote no chão da loja, foi pro outro lado do balcão e enfiou a mão na massa! Putzzzz, eu sou muito nojenta pra comida, ainda mais depois de assistir essa cena. Quase vomito, rsrsrs…. Nos EUA, os manipuladores de alimentos são tão cuidadosos, pelo menos a maioria! O povo da Europa não tem higiene nenhuma nos restaurantes…..

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui