Roteiro no Ceará: Fortaleza, Beach Park, Canoa Quebrada e Rota do Café

O Ceará é cheio de surpresas lindas, e Fortaleza é um destino nostálgico pra mim, voltar lá para fazer um roteiro maravilhoso depois de 11 anos da última vez que pisei nessa terrinha foi mágico! 

Foram 6 dias de viagem no total, mas como cheguei tarde no primeiro dia e fui embora cedo no último na realidade só sobraram 4 dias para aproveitar esse lugar. 

O Receptivo Ernanitur e a Agência AG Mundial prepararam o roteiro com muito carinho, e cada um dos passeios foram encantadores a sua maneira. Por isso, se quiserem conhecer o Ceará é só entrar em contato com essa galera que eles organizam tudinho pra vocês!

Onde se hospedar em Fortaleza

Logo que cheguei fui direto para o Hotel Gran Mareiro e fui super bem recepcionada com duas coisas que eu nunca dispenso, brigadeiro e espumante (não sei como mas eles acertaram em cheio). A minha suíte ficava no 8º andar e tinha vista lateral para a Praia do Futuro, que é uma das mais famosas de Fortaleza, a suíte é super aconchegante e confortável, além de ser bem espaçosa. Deixei minhas coisas no quarto e fui correndo conhecer o hotel que tem 270 apartamentos, restaurante, academia, sala de jogos, uma piscina bem ampla e muito boa para aproveitar o dia não só por causa do visual incrível mas também porque tem um bar molhado onde são servidos drinks e petiscos, e para finalizar ainda tem hidromassagem e sauna a vapor!

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Piscina Gran Mareiro Hotel

O que fazer e onde comer em Fortaleza

Nossa primeira atividade na cidade foi um jantar no Complexo Crocobeach que fica em frente à Praia do Futuro e lá é o local da caranguejada mais gostosa da região! Chegamos em uma quinta feira, que é justamente o dia de comer caranguejo e de reunir as tradições locais no Ceará. Teve show de humor, caipirinha e muitas comidinhas deliciosas!

Quando o show terminou voltei para o hotel e descansei porque o dia seguinte prometia ser bem intenso.

Viaje com internet no seu celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar 10% de desconto aprendiz!

Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Acordei cedinho, dei aquela passada na piscina, tomei um café da manhã maravilhoso e tão recheado de opções que é bem difícil comer uma vez só! haha 

De barriga bem cheia fui para o Mercado Central onde passei um perrengue porque quase gastei todo o meu dinheiro! Tem todo tipo de produto, com o preço bem justo, é de deixar qualquer um maluco. Meu grande arrependimento foi não ter comprado a castanha de caju, porque 1kg custa só 25 reais, acabei descobrindo só depois que saímos de lá e to brava com isso até hoje. 

Barraquinhas na entrada do Mercado Central

Depois desse passeio fomos almoçar no restaurante Mar de Rosas que fica bem em frente à Praia de Iracema! Todas as opções do cardápio estavam deliciosas mas eu escolhi a carne de sol, com purê de abóbora, chips de banana e agrião! Os pratos são executivos, tem um precinho que cabe no bolso e a comida é deliciosa. Além disso o restaurante é lindo, e o atendimento é excelente.

Em seguida fomos fazer o Tour Dragão do Mar, o local é um centro de arte e cultura onde você pode conhecer mais sobre a história do Ceará, visitar exposições de arte e fotografia, e o planetário onde tivemos uma experiência encantadora vendo as estrelas e suas constelações. Se você quer fazer um passeio cultural, vale muito a pena!

Depois desse passeio voltei para o hotel, me arrumei e fomos para o Ceará Show onde acontece um musical lindo que retrata a história do Ceará de uma forma cômica e emocionante, fiquei encantada de uma forma que não sei explicar, foi impecável do início ao final, fiquei eufórica e admirada com todo aquele espetáculo! O musical está em cartaz de quinta a sábado às 20h e domingo às 17h e as apresentações só acontecem uma vez por dia, a boa notícia é que o mesmo é permanente e os preços variam entre R$ 35 e R$ 90 por pessoa. Se você vai pra Fortaleza eu recomendo muito!!!

Depois da apresentação, para finalizar o dia retornei para o hotel e o jantar foi lá mesmo no Restaurante Estrela do Mar, o buffet estava cheio de opções deliciosas, e eu que gosto pouco de comer haha experimentei algumas das opções e amei tudo! 

A Rota do Café

No dia seguinte o percurso ia ser longo, acordamos cedinho para fazer a Rota do Café na Serra de Baturité, local que fica a umas 3 horas de carro saindo de Fortaleza. E da pra acreditar que choveu? A previsão era de chuva pra semana inteira, mas esse foi o único dia que ela apareceu de fato. 

Para quem não sabe o café do Ceará é super famoso e conceituado, o seu sabor e aroma são diferenciados por conta da floresta onde as mudas são plantadas e porque todo o seu processo é artesanal, desde o plantio até a seleção de grãos. 

Conhecemos o Sítio Águas Finas do Senhor Uchoa que fica no município de Guaramiranga. Ele conta com amor sobre cada processo do café antes de chegar até a nossa mesa, e fomos recebidos com um delicioso café da manhã que contava com o famoso bolo de café com banana e o café que é de fato diferenciado! 

Fruta de onde é extraída a semente do café

Saindo de lá fomos almoçar no Restaurante Mineiro Casa de Amigos, e a fama do Nordeste sobre as comidas deliciosas não mente! O ambiente é aconchegante, foram diversos pratos diferentes, eu experimentei tudo e amei! Pra melhorar a sobremesa que a princípio parece ser super simples (Sorvete de queijo com goiabada derretida por cima) é de comer rezando! E pra melhorar o restaurante é pet friendly, me apaixonei rapidinho. 

Depois de me empanturrar, fomos para o Sítio São Luís que fica no município de Pacoti onde aprendemos mais sobre o café em conjunto com a história do Ceará. O terreno amplo e rodeado por natureza, um casarão antigo lindo e preservado, e mais café (e bolo de café) para completar esse passeio incrível que mostra um outro lado desse estado majoritariamente conhecido por suas praias. 

A volta para Fortaleza foi longa, e por isso cheguei no hotel e descansei porque o dia seguinte prometia ser incrível!

Se você quiser fazer esse passeio, entre em contato com o Receptivo Ernani Tur!

Beach Park

Acordei cedinho, me alimentei bem no café da manhã do hotel para ter energia pra esse momento que eu aguardei MUITO! Era dia de Beach Park!

O maior parque aquático à beira mar da América Latina. Chegamos na hora da abertura do parque para poder aproveitar cada minutinho, eu já conhecia o Beach Park, mas tinham 11 anos que eu não pisava lá e isso deixou tudo ainda mais emocionante! Eu queria ver se tinham os mesmos brinquedos e o que tinha mudado, mas no final das contas fiquei tão eufórica que deixei a nostalgia de lado e aproveitei o máximo que eu pude em todas as atrações que consegui ir, e foi INSANO! Aproveitando a deixa para fazer alusão ao brinquedo mais louco de todo parque. São 41 metros de altura (equivalente a 14 andares), e você vai de 0 à 105 km em apenas 5 segundos em uma queda sem bóia! Eu encarei, tremendo mas encarei! E foi muito emocionante, a adrenalina vai nas alturas, durante a queda o corpo descola do brinquedo e a sensação é de que você vai voar. Resumindo… valeu muito a pena!

Insano, Beach Park


Mas fiquem calmos que tem atrações para família, tem as moderadas e as radicais, então são várias opções para todos os gostos, desde o aventureiro ao mais tranquilo.
O Beach Park funciona todos os dias das 11h às 17h e os valores dos ingressos variam entre preço para adultos e crianças, e tem também a opção de passaporte para quem quer ir mais de um dia! Mas vou detalhar todas as informações em um post só sobre o parque em breve.

Depois de virar criança e brincar o dia inteiro, retornamos para o hotel, me arrumei e fomos jantar no Restaurante Colosso, cada cantinho do ambiente é lindo. Experimentamos as pizzas da casa, e todos os sabores que experimentei (portuguesa, calabresa, peito de peru, pepperoni e chocolate) estavam divinos, e se eu provei cada um deles vocês conseguem imaginar o quanto eu comi né?!

Após esse dia cheio de emoções e delícias, fui descansar no hotel. Acordei no dia seguinte renovada e pronta pra mais passeios incríveis!

Canoa Quebrada

O dia de visitar Canoa Quebrada chegou minha gente! Eu esperei muito por isso assim como esperei pelo Beach Park porque foi lá que eu fiquei hospedada com a família (mãe, padrasto e quatro irmãs) quando era apenas uma criança, e foi ainda melhor visitar esse lugar atualmente. De Fortaleza até lá demora mais ou menos 2h de viagem, e quando cheguei para começar fizemos um super passeio com a Pressão Buggy Canoa Quebrada com direito a muita adrenalina! Fomos primeiro para a imagem da lua e da estrela esculpidas nas falésias à beira mar que é super famosa, os guias dizem que se você for a Canoa e não tirar foto nesse símbolo, é como se não tivesse ido.

Depois de fotos e um banho de mar nas águas quentinhas do Nordeste na Praia de Canoa Quebrada que está entre as 10 mais famosas do mundo, seguimos viagem de buggy pelas dunas super altas para o Arriégua Adventure onde rolaram super descidas de tirolesas altas e muito divertidas! Tinha a seca e a molhada, e advinha quem foi nas duas? haha E foi um máximo, me diverti muito e o precinho é super em conta, a descida custa no máximo 15 reais.

Depois de tantas emoções, fomos para a barraca Chega Mais Beach, um restaurante lindo de frente para a praia, com uma piscina deliciosa, atendimento maravilhoso e uma comida que me deixa salivando só de pensar!

Experimentei o Camarão Chega Mais que é feito com creme de coco e ainda é servido dentro do coco com queijo gratinado por cima, acompanhado de purê de macaxeira e arroz de castanha, uma verdadeira delicia que foi apreciada em um ambiente que deixa tudo ainda mais gostoso.

Canoa me deixou de novo com um gostinho de quero mais, e segui de volta para Fortaleza muito feliz (e cansada)! 

Após uma “longa” viagem cheguei no hotel, me arrumei e partimos para mais uma experiência! Dessa vez o jantar foi no Moleskine Gastrobar, um lugar lindo e pensado em cada detalhe, para cada lugar que você olha tem motivos para apreciar! E além da decoração impecável, a comida estava deliciosa. Comi Dadinhos feitos de tapioca, recheados com carne de sol e queijo coalho, mini hambúrgueres, presunto de parma com geléia de pimenta sobre queijo de cabra, e pra fechar o risoto de filet ao funghi. Mais uma vez a culinária nordestina mostrando todas as suas delícias e me deixando com fome só de escrever!

O último dia foi perfeito e a viagem foi finalizada em grande estilo. Foram dias incríveis, cheios de beleza, emoção, adrenalina e muita comida boa! Depois de descansar no Hotel Gran Mareiro e aproveitar um pouco daquela piscina deliciosa pela manhã, infelizmente era hora de dar tchau. Fui embora com o coração apertadinho, mas com a certeza de que volto logo!

Gostou da minha experiência? Já conhece esses destinos? Então conta pra gente nos comentários! 

Outros posts sobre o Nordeste:


Vai Viajar?

Precisando fazer reservas de hotel? Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito.

Precisa de internet no exterior? Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Economize até 50% em preços combinados para entrar em atrações imperdíveis! Compre agora no CityPASS.com!

5 COMENTÁRIOS

  1. […] Na última vez que visitei Canoa uma das coisas que mais gostei foi desse passeio de Buggy que fiz com a Pressão Buggy Canoa Quebrada. O percurso dura mais ou menos uma hora, começa passando pela Broadway (rua mais famosa de lá), seguindo para a Vila de Pescadores onde tem as piscinas naturais e o símbolo de Canoa Quebrada, a lua e estrela esculpidas nas falésias vermelhas. Inclusive se você for para esse destino e não passar nesse símbolo os moradores dizem que é como se não tivesse ido! Depois dessa parada o passeio segue para a Duna do Pôr do Sol para apreciar a vista, desce com muita emoção as dunas gigantes e por último para no Arriegua Adventure onde você faz a descida radical nas Tirolesas. Eu conto tudo sobre esse passeio nesse post! […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui