Passaporte Brasileiro terá validade ampliada para 10 anos

13

Os passaportes brasileiros que tinham validade de 5 anos agora terão validade ampliada para 10 anos. Essa mudança foi publicada no Diário Oficial da União – Decreto No. 8.374 na sexta-feira, dia 12 de Dezembro de 2014.

Passo a passo para emitir o passaporte brasileiro

Mas atenção.. os passaportes já emitidos continuam com a data de validade atual e a mudança só vai valer para quem for tirar um passaporte novo. Apesar da decisão ter sido publicada ontem, a Polícia Federal explicou através de nota que ela só vai entrar em vigor a partir de 2015, já que a Polícia Federal vai precisar fazer ajustes nas cadernetas dos passaportes, nos chips e certificados digitais. Para fazer o passaporte, a taxa continua de R$156,

Para quem tem filhos menores de 4 anos a validade continua de acordo com a idade da criança:

  •  0 a 1 ano – validade de 1 ano
  • 1 a 2 anos – validade de 2 anos
  • 2 a 3 anos – validade de 3 anos
  • 3 a 4 anos – validade de 4 anos
  • maiores de 4 anos – validade de 10 anos de acordo com a nova mudança

Autorização de Viagem para Crianças

Outras mudanças que  já foram anunciadas no mês passado incluem a filiação que agora conta nos dados do passaporte e a  simplificação da autorização para viagem que agora pode ser inserida já no passaporte. Eu já tinha contado aqui no blog no post de Autorização de Viagem para Crianças que essa autorização no passaporte já funcionava nos passaportes brasileiros para crianças emitidos fora do Brasil desde 2011. Eu tenho para o meu filho menor desde então(veja foto abaixo) e ajuda muito, já que a gente não precisa ficar emitindo autorização cada vez que ele viaja.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Autorização para menores já no passaporte

Lembrando que as novas alterações ainda estão sendo implantadas e não temos data exata de quando a Polícia Federal vai começar a emitir os passaportes com validade de 10 anos, mas assim que anunciarem, nós atualizaremos este post!

E você? Gostou das novidades?

 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


COMPARTILHAR
Artigo anteriorCalendario de Feriados 2015 nos Estados Unidos
Próximo artigoRestaurantes Brasileiros em Orlando

Claudia Beatriz trocou as praias do Rio de Janeiro pela vizinhança da Casa Branca em Washington DC em 2004 e se mudou em 2014 para Orlando, onde vive atualmente. Apaixonada por Viagens e Fotografia, criou esse blog e a revista Aprendiz de Viajante. Quando não está escrevendo sobre viagens ou fotografando, a “nerd confessa” dá consultoria, treinamento e escreve sobre tecnologia, gerenciamento de conteúdo e mídias sociais.

13 COMENTÁRIOS

  1. Adorei! Simplifica muito a vida de pais viajantes com essa autorização explícita no passaporte do filho(a). E a validade extendida é muito mais prática.
    😉

  2. Sou brasileira, e pretendo ir a Portugal em 2016, posso fazer meu passaporte agora, sem problemas ou espero 2015 quando estiver tudo em ordem, qual o valor?? Brasileiros, ou portugueses possuem livre trânsito, podem ir e vir sem passaporte?? Um abraço.

  3. Olá a todos!
    Primeiramente, vim dizer o quanto as informações desse site foram úteis!
    E para dividir com todos uma informação que acredito que seja interessante, depois de todo procedimento de cadastro prévio no site da PF, semana passada 27/01/15 me apresentei ao posto da PF (em Brasília, posto do NaHora na Rodoviária do Plano Piloto) para prosseguir com o protocolo de retirada do passaporte, realizada a coleta das digitais e foto perguntei ao agente administrativo se o meu documento já teria a validade de 10 anos conforme publicado no DOU, o agente me respondeu que NÃO que vale apenas 5 anos, pois o material para esses novos passaportes com validade de 10 anos ainda não chegaram aos postos em que são confeccionados e estarão disponíveis TALVEZ só em março de 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui