Passaportes voltam a ser produzidos, mas prazo de entrega é de até 45 dias

A produção de passaportes voltou depois de ter sido paralisada pela Casa Moeda do Brasil no dia 30/06 por causa de um defeito em uma das máquinas. A máquina precisava de uma peça que viria da Alemanha e tanto passaportes comuns como os de urgência não estavam sendo emitidos.  Pois ontem, dia 1 de julho, a Casa da Moeda informou que os passaportes produzidos pela empresa voltarão a ser entregues aos postos da Polícia Federal já na próxima semana. O problema aconteceu duas semanas depois do anúncio de que não havia matéria prima suficiente para produzir passaportes, o que já estava atrasando e muito a entrega dos mesmos.

Em comunicado a Casa da Moeda Brasileira informou que o equipamento de perfuração a laser que apresentou defeito passa por testes e ajustes, pois a peça nova, vinda da Alemanha, chegou durante a madrugada e foi substituída.

Para tentar solucionar o problema a Casa da Moeda Brasileira disse que “produziu uma série especial de passaportes para dar continuidade ao atendimento à população. O documento não terá a numeração perfurada, mas mantém todos os demais itens de segurança, inclusive o chip com os dados do solicitante e a validade de 10 anos. O Departamento de Polícia Federal autorizou a produção e o Ministério das Relações Exteriores está encarregado de fazer a ampla divulgação internacional para garantir o trânsito no exterior.

Segundo eles as equipes da CMB  tem recebido estoques de matéria-prima (capa) que foi a primeira a acarretar problemas na emissão de passaportes e que eles “voltarão a trabalhar 24h já neste fim de semana para dar continuidade ao trabalho e o esquema será mantido por tempo indeterminado até a regularização da situação”.

Para quem já fez a solicitação de passaportes, é preciso verificar o prazo de entrega através do email meupassaporte@cmb.gov.br,  informando na mensagem o nome completo e o número de protocolo, que pode ser de até 45 dias!!!! 

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

O agendamento para solicitação do passaporte está sendo feito pelo site, mas com o atraso dos últimos dias, quase 200 mil pessoas ainda estão esperando o atendimento. Se você não tem urgência, espere até a situação melhorar para tirar seu passaporte.

ATENÇÃO: Como tirar o passaporte Passo a Passo

Passaporte de Emergência

A Polícia Federal garantiu que tem alguns passaportes de emergência em alguns de seus postos especializados, mas ter viagem marcada ou passagem comprada não é base para solicitação de emergência. Para tirar um passaporte de emergência você precisa provar que necessita do passaporte para casos específicos. Veja instruções da Polícia Federal:

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

“O passaporte de emergência será concedido àquele que, tendo satisfeito as exigências para concessão de passaporte, necessite do documento de viagem com urgência e não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega, nas hipóteses de catástrofes naturais; conflitos armados; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau, para a proteção do seu patrimônio, por necessidade do trabalho, por motivo de ajuda humanitária; interesse da Administração Pública ou outra situação emergencial cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

* Seguindo orientações internacionais, NÃO DEVE SER EXPEDIDO PARA FINS DE TURISMO, neste caso o correto é requerer PROCEDIMENTO DE ENTREGA URGENTE.

Se você estiver em alguma dessas situações, tem direito a requerer passaporte de emergência, que tem uma taxa maior e prazo de validade de apenas um ano, e lhe será entregue em até 24h, independentemente de agendamento.”

Procedimento de Entrega Urgente

Para quem não qualifica para o  Passaporte de Emergência, existe uma outra opção para quem precisa do passaporte com urgência. É o “Procedimento de Entrega Urgente” que é uma taxa extra paga de R$ 77,17 através de uma guia de recolhimento da união (GRU) que pode ser solicitada no posto onde você fez o pedido do seu passaporte. Esta taxa é cobrada além da taxa normal de R$ 257,25. Mas atenção, com todos esses atrasos, os prazos estão longos e alguns não foram respeitados nas últimas semanas.

 

E aí? Isto interfere com seus planos de viagem? Alguém com problema para emitir o passaporte? 


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


7 COMENTÁRIOS

  1. Estou com viagem marcada e tudo comprado (passagens aéreas, hospedagens, passeios, seguro viagem, etc) para embarcar no dia 10/11. O agendamento mais próximos que consegui na Policia Federal foi em 01/11, ou seja, estou com o prazo super apertado. A previsão de agora, mês de outubro, para entrega regular do passaporte está em torno de 20 dias. Liguei no setor de atendimento de passaportes da PF e me informaram que as solicitações de “Procedimento de Entrega Urgente” estão demorando cerca de 5 a 7 dias úteis para liberação do passaporte – e que mais para frente, em novembro, esse prazo pode diminuir. A atendente me aconselhou a levar os bilhetes da passagem aérea e a carta do festival de cinema para onde estou indo como convidada como forma de realmente aprovarem que meu passaporte entrasse na categoria de “Procedimento de Entrega Urgente”. Uma dica para quem é de São Paulo é tentar agendar na PF da Lapa, onde é a Superintendência Geral, principal posto de atendimento.

    • Olá Mariani,

      Você conseguiu receber o passaporte em tempo?
      Estou dando entrada na emissão do meu passaporte, fiz o pagamento da taxa hoje e agora estou aguardando confirmarem o pagamento para agendar. Pretendo viajar no dia 22/12. Será que da tempo?? Ainda não comprei as passagens com medo de não receber em tempo o passaporte. Mais alguma dica?

      Desde já obrigado pela atenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui