Passeio de barco em Favignana, paraíso na Sicília

2

Quando comecei a planejar a viagem de duas semanas para a Sicília, Favignana era um dos lugares onde eu queria passar pelo menos dois dias. Mas quando o roteiro foi tomando forma e eu comecei a pesquisar coisas mais práticas (como estacionamento e ferry da Sicília para Favignana) percebi que não caberia no meu orçamento. A solução então foi reservar um passeio de barco em Favignana. Assim eu conseguiria nadar naquelas águas maravilhosas, que era o que mais queria. E o melhor: no dia do meu aniversário (4 de julho)!

Favignana é uma das ilhas Egadi, no oeste da Sicília (as outras duas são Levanzo e Marettimo), famosa pela cor da água (como vocês podem ver pelas fotos, todas sem filtro, juro!). Pra ir até lá basta utilizar o serviço de ferry a partir da cidade de Trapani. Tem vários horários durante o dia todo, mas poucos tem capacidade para carro. Então se você resolver ir pra lá com o carro, verifique antes e deixe tudo reservado! E mesmo se você não for de carro, como no nosso caso, compre a passagem com antecedência pelo site. Pagamos 20 euros por pessoa (ida e volta).

Eu fechei o passeio com dois meses de antecedência, com o Capitan Sinagra. Ele comanda um barco pequeno, onde vão no máximo 12 pessoas (no dia que fui éramos oito no total, e o sobrinho dele com outro barco idêntico que ia sempre junto com a gente, com mais 8 pessoas). O passeio leva o dia todo e dá a volta na ilha, saindo e voltando do mesmo porto onde chegam os barcos de passageiros da Sicília. Custou 35 euros por pessoa, pagos no fim do passeio em dinheiro.

passeio de barco em favignana (8)
Nosso barco

passeio de barco em favignana (2)

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Como nós não estávamos hospedados em Trapani, o dia começou cedo: saímos de San Vito Lo Capo em direção a Trapani (leva cerca de 50 minutos). Em Trapani deixamos o carro estacionado (não é fácil encontrar lugar, esse é um dos maiores problemas de viajar de carro pela Sicília. Achamos vaga em um estacionamento na Piazza Vittorio Emanuele) e fomos andando até o porto. Chegando no porto (na Via Ammiraglio Staiti) fui até a bilheteria da Liberty Lines retirar minha passagem (comprei pelo site com antecedência). Pegamos o ferry das 9:20 e chegamos em Favignana às 10h.

O capitão estava nos esperando, e assim que descemos do ferry fomos direto pro barquinho. Aproveitamos que as outras pessoas não tinham chegado ainda e nos acomodamos: pegamos um espaço e colocamos nossas bolsas e toalhas. Depois que todos chegaram, partimos para o nosso dia do mar. O capitão é de Favignana e faz esses passeios há anos. Ou seja, conhece tudo da ilha e sabe os melhores lugares para parar e nadar. E foi isso que fizemos o dia todo: o barco ia parando pra gente cair no mar e aproveitar. Perdi a conta de quantas vezes paramos pra nadar! E nenhuma vez foi com pressa, todo mundo ficava a vontade, e quando todos voltavam pro barco, partíamos para a próxima. O capitão fala o nome de todos os lugares, mas confesso que não me preocupei tanto em lembrar tudo direitinho. Eu estava tão hipnotizada pela cor da água que só queria saber de ficar no mar e tirar foto!

passeio de barco em favignana (1) passeio de barco em favignana (3) passeio de barco em favignana (4)

No meio da tarde rolou o almoço/pic nic, que está incluso no valor do passeio. Eu achava que eles iriam servir algo simples, um sanduíche qualquer de supermercado. Mas para a minha surpresa o capitão prepara diversos petiscos feitos com ingredientes locais. Comemos muito, e muito bem! Comidinha leve, ideal para o que estávamos fazendo. Ah, e ele serve vinho também (vinho siciliano, claro). Acho que ele abriu umas 4 garrafas de vinho ao longo do dia!

passeio de barco em favignana (9)
Almoço, muitos petiscos de atum e tomate

Outra coisa muito bacana foi que na nossa última parada, já quase de volta ao porto, o barquinho de sorvete parou do nosso lado. Isso mesmo, barco de sorvete! Achei tão legal e tão original! Aproveitamos para comer Granita, a raspadinha siciliana.

Chegamos de volta no porto pouco depois das 18:30h. O que foi ótimo, pois nosso ferry de volta para Trapani era às 20:10. Então tivemos tempo para dar uma volta pelo centrinho, que é uma fofura. Tem um monte de restaurantes e lojinhas.

passeio de barco em favignana (5) passeio de barco em favignana (7) passeio de barco em favignana (10)

O ferry chegou em Trapani quase às 21h, e nós ainda tínhamos que dirigir de volta pra San Vito Lo Capo. Acabamos chegando no hotel às 22h! Confesso que eu estava super preocupada, que seria muito corrido pra um dia só e tinha potencial pra dar tudo errado (afinal tivemos que dirigir, estacionar, trocar passagem e por fim o barco! E tudo de novo na volta). Mas foi maravilhoso e eu faria novamente. Claro que gostaria de ter ficado em Favignana pelo menos uma noite, mas tive que me virar dentro dos meus limites.

Passeio de barco em Favignana: informações práticas

  • Fizemos o passeio com o Capitan Sinagra, mandei email uns dois meses antes e deixei reservado. Custou 35 euros por pessoa com almoço incluso (e tem água mineral no barco também)
  • Não esqueça de levar chapéu, toalhas e muito protetor solar
  • Para quem não está hospedado em Favignana e vai só passar o dia, como a gente, compre a passagem de ferry a partir de Trapani com antecedência pelo site
  • Veja aqui todos os os posts sobre a Sicília

Eu coloquei Favignana no meu roteiro depois de acompanhar a viagem da Fabi, do blog Loucos por Viagem.

passeio de barco em favignana (12) passeio de barco em favignana (11)

 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui