Pilot Day no Museu Aeroespecial

7

No último sábado eu fui convidada pelo Smithsonian, que é uma organização que cuida dos museus de Washington DC a participar de um Tweetup no Air and Space Museum. O Air and Space Museum é um dos museus mais populares de DC e ele tem duas locações: National Mall em DC e Chantilly na Virginia, que fica bem perto do aeroporto Dulles(IAD).
O evento em questão, “Become a Pilot Day” seria realizado no Steven Udvar-Haze Center que é o Museu Aeroespacial em Chantilly na Virginia. O Pilot Day é aberto ao público, gratuito e acontece todos os anos em Junho. Então o que aconteceu de especial para os 25 escolhidos pelo Smithsonian?

Pra começar, nosso dia começou muito cedo. Tinhamos que estar na porta do Museu as 5:45 da manhã. Fizemos o checkin com a equipe do museu e ganhamos nosso crachá, nosso broche e um boné feito especialmente para o evento. Devidamente credenciados, nossa próxima parada foi com a equipe de segurança para um treinamento rápido, já que iríamos pro lado de fora, ver os aviões chegando.

badges
Devidamente credenciada para ver os aviões

Nossa primeira parada do dia, foi para ajudar na busca por F.O.D (Foreign Object Debris) que parece muito glamouroso pelo nome, mas era mesmo percorrer a área das pistas com sacolinhas de papel para catar pedrinhas, galhos e o que mais tivesse pela pista, pra não danificar os aviões que iriam estacionar no local. E foi bem legal ver os aviões pousando. Eles chegavam no aeroporto Dulles que é bem do ladinho e passavam por um portão que dá no museu.

Avioes chegando
Um dos aviões chegando
airplanes2
Aviões chegando
helicopteros
helicopteros

Depois de assistir a chegada dos aviões, o pessoal do Tweetup organizou um café da manhã pra gente junto com os pilotos, as famílias e voluntários. Só que demos bobeira e os voluntários, adolescentes famintos, fizeram a limpa.. por sorte, um dos integrantes do nosso grupo tinha trazido Donuts. E sobraram frutas, coisas que adolescentes não comem. 🙂  Abre paranteses pra explicar que a galinha de borracha da foto abaixo é a famosa @Camila_SDO, que é um dos mascotes de programas espaciais da NASA.

Donuts pra começar o ddia
Donuts pra começar o dia

Nossa próxima parada seria para fazer a foto oficial do Tweetup. No meio do caminho, encontramos “Plane Jane”, o avião que estava sendo doado ao Smithsonian durante o Pilot Day.

Plane Jane
Plane Jane

E lá estava a curadora do projeto, que nos explicou que ela estava de olho no avião já a mais de 20 anos para entrar para a coleção do museu. Para quem vier no museu nos próximos meses, procure por ele, que vai ser exposto brevemente.

A curadora do museu
A curadora do Museu que estava recebendo o avião

 Hora da foto… e junto com o grupo, que são fáceis de identificar porque tem crachá no pescoço, estão também os pilotos na direita e a equipe do Smithsonian na esquerda. O senhor de camisa amarela e bermuda branca é o Presidente do museu e se você não me achou, eu sou a 3a da esquerda pra direita, de boné.

group photo
Foto: Dane Penland, courtesy of the Smithsonian's National Air and Space Museum

Depois da foto, demos uma voltinha para ver os aviões no pátio. Tinha aviões de todos os tipos, cores e tamanhos. Aviões modernos e aviões antigos. Junto também uma coleção de carros antigos.

Nestes dois panoramas abaixo, você pode visitar o Pilot Day como se estivesse lá. O primeiro, mostra os aviões particulares:

Para ver o panorama clique na imagem
Para ver o panorama clique na imagem

E este mostra os aviões militares:

avioes militares
Clique na imagem pra abrir o panorama

Nossa próxima parada foi um encontro com o piloto Tim Fuhrman. Nunca ouviu falar dele? Nem eu, mas logo aprendi que ele é o cara que pilotava o Blackbird, o avião que faz NY a Paris em 3 horas e DC a Los Angeles em 1 hora e 4 minutos. Ele não só foi o piloto de um Blackbird, ele foi quem pilotou o que está agora em exposição no Air and Space Museum. O nome dele está lá! Não é louco isso? 

tomfuhrmanblackbird
Tom Fuhrman Piloto do Blackbird

Depois do encontro com o Piloto, participamos do almoço oferecido pelo Museu aos pilotos e voluntários. A tradicional cozinha americana: Hot Dogs, Salada de batata e tinha um franguinho grelhado pra salvar o dia. Tivemos algumas horinhas de folga depois do almoço e foi quando consegui encontrar a família, que estava lá pro Pilot Day.

A familia em frente ao Plane Jane
A familia em frente ao Plane Jane

 Nem preciso dizer que o Dylan adorou né? Ele entrou nos aviões, conversou com pilotos, correu pela área aberta e fez várias atividades para crianças dentro do museu. Em alguns, ele era tão pequenininho que nem dava pra ver de fora.. cena clássica: O piloto sumiu 🙂 O pessoal do Corpo de Bombeiros tinha uma estação, distribuindo chapeuzinhos e apresentando os carros de bombeiros e todos os seus botões pras crianças. Sucesso garantido não é mesmo?

Dylan durante o Pilot Day
Dylan durante o Pilot Day

Nossa última atividade do dia foi ver os aviões partindo.

Se preparando pra partir
Se preparando pra partir

Com as atividades do Tweetup encerradas, ganhamos uma bolsa cheia de presentinhos, entre elas um livro e um post do Concorde, mas como o museu ainda ficaria aberto por algumas horas, enquanto do Dylan tirava uma soneca no carrinho com o pai, eu aproveitei pra tirar umas fotos no museu com 360o dos aviões, inclusive o concorde! Como eles nunca permitem usar tripé e eu ganhei uma permissão especial pra tirar fotos com tripé este dia, tinha que aproveitar! E só pra dar um gostinho no quem vem por ai, veja esta foto, que eu fiz por lá.. vem várias outras no mesmo estilo.

Enterprise
Enterprise

O Tweetup foi maravilhoso e apesar do cansaço, o dia foi impecável! O Museu é recomendado a qualquer época e se estiverem aqui no mês de junho, não percam o Pilot Day!


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui