Placas azuis em Londres: o legado preservado de moradores célebres

1

As placas azuis em Londres, encontradas em fachadas de casas e prédios por toda a cidade, carregam uma tarefa importantíssima: preservar o legado de pessoas que nasceram ou viveram na cidade e que de alguma forma deixaram sua marca na história. Londres é uma cidade fantástica que como poucas mistura passado e presente. É tanta história, ao mesmo que tantas coisas novas aparecem, que preservar o passado não é tarefa fácil.

Em 2016 comemora-se os 150 anos do início do projeto das placas azuis em Londres, que atualmente são administradas pela instituição English Heritage (mas já foram administradas antes pela Society of Arts, London County Council e Greater London Council – e por isso que placas mais antigas carregam o nome de alguma dessas três instituições em vez do nome do English Heritage). Hoje são mais de 900 placas, e esse número, claro, tende a crescer.

Placas azuis em londres (2)banner_guia_londres__728x90

Qualquer pessoa ou organização pode fazer uma sugestão de placa, mas é preciso respeitar diversos critérios para obter a aprovação. Aliás, mesmo obedecendo a todos os critérios colocados, ainda assim não é garantia, já que a quantidade de sugestões ultrapassa a capacidade de produção. Claro que, dependendo da pessoa indicada, não é preciso preencher todos os critérios. Como, por exemplo, Van Gogh. A placa em sua homenagem (na região de Stockwell) revela que o pintor morou ali entre 1873-1874. Ou seja, muito menos dos que os cinco anos exigidos pelo English Heritage na lista de critérios.

Não é só em Londres que você encontrará as placas azuis: elas existem em outras cidades na Inglaterra. Mas é apenas na capital que eles são administradas pelo English Heritage. Isso quer dizer que os critérios em outras cidades podem ser diferentes para uma placa ser aprovada. Até mesmo em Londres existem esquemas paralelos de placas, não oficializados pelo English Heritage mas feitos por sub prefeituras ou então organizações independentes ou até mesmo indivíduos.

Algumas curiosidades sobre as placas azuis em Londres:

  • Na região da City existe apenas uma placa, e ela não é azul! A placa de terracota em comemoração a Samuel Johnson foi colocada em 1876, quando o projeto ainda era de responsabilidade da Society of Arts
  • Existem outras placas que não são azuis, geralmente mais antigas, quando os produtores tentaram experimentar com outros materiais como bronze e pedra
  • Os homenageados que tem alguma relação com o metrô de Londres ganham placas com uma fonte diferente, chamada ‘Johnston’, que é a fonte criada por Edward Johnston para o London Transport (hoje o TfL – Transport for London) na década de 1930
  • Apenas 18 locações tem duas placas, como a casa de Sigmund Freud (que tem também a placa em homenagem a sua filha, Anna Freud)

freud museum londres (2)

No site do English Heritage você pode procurar todas as placas por nome, tema (artistas? cientistas? políticos?) ou região da cidade. Existem também mapas ‘temáticos’ como mulheres pioneiras, compositores europeus e heróis olimpicos. echo adrotate_ad(8, true, 0, 0);

Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui