Planejando a viagem para a Sardenha

Cala corsara na Sardenha

Está planejando a viagem para a Sardenha? Aqui você encontra todas as informações para começar a sonhar com esse paraíso.

Tentar descobrir qual é a praia mais bonita da Sardenha é uma missão tão prazerosa quanto difícil. Repeti a pergunta dezenas de vezes, tanto para locais quanto para turistas e tive as mais variadas respostas, mas é unânime dizer que todas compartilham tons variados de azul, entram na categoria “uau!” e tem, cada uma, suas características únicas. Algumas tem as areias brancas, de pedrinhas ou rosas, outras são ladeadas por paredões de granito, adentram cavernas. A ilha é italiana, mas tem resquícios de cultura espanhola e árabe, resultado das diversas invasões que sofreu, o que a torna ainda mais interessante. Os turistas europeus já descobriram a Sardenha faz tempo e desembarcam na ilha durante o verão com toda a família. Os brasileiros estão chegando em números cada vez maiores atraídos pelas praias paradisíacas, mas apesar de ainda serem minoria, são recebidos com carinho pelos italianos.

Com o nariz colado na janela ao pousar no aeroporto de Olbia, pude comprovar a difícil missão que me esperava: driblar o deslumbre e tentar entender essa ilha tão cheia de atrativos, que tornou o planejamento da viagem tão difícil, em algo possível para quem tivesse acesso a esse artigo. Uma coisa é certa: não há como sair da Sardenha sem se encantar!

Como chegar à Sardenha

A Sardenha, que tem parte da ilha conhecida como Costa Esmeralda, tem três aeroportos: Olbia, Alghero e Cagliari. O roteiro ideal chega por um aeroporto e sai pelo outro, assim não é preciso gastar tempo desnecessário com deslocamentos. As principais cidades italianas como Naples e Roma tem voos diretos com aéreas low-cost, mas há voos para a Sardenha a partir de vários destinos da Europa.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Como se locomover na Sardenha

Alugar um carro é essencial para aproveitar bem a ilha e um mínimo de sete dias é necessário para ver apenas um pedacinho dela. Se tiver menos do que isso, concentre-se em um destino apenas. Com mais dias, vá aumentando a área a ser percorrida.

Para alugar um carro na Sardenha e na maior parte dos destinos que usamos carro pelo mundo, nós usamos a RentCars ou a RentalCars. As duas deixam a gente pesquisar todas as locadoras de uma só vez. A RentCars possui escritório no Brasil com atendimento em português e tem desconto no boleto e divide em até 12x no cartão de crédito. Já a RentalCars tem uma variedade maior de locadoras e carros e muitas vezes achamos preços muitos melhores, mesmo se colocarmos o IOF. Então é pesquisar, comparar e ver qual das duas te atende melhor! Na Sardenha é possível também alugar carros nas locadoras locais na hora que você chegar no aeroporto, mas fique atento que durante o verão as vezes os carros ficam esgotados, então o ideal é alugar o carro com antecedência.

Viaje com internet no seu celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar 10% de desconto aprendiz!

Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Como montar o roteiro pela Sardenha

Cala Luna na Sardenha

Para montar um roteiro pela Sardenha, o ideal seria aproximadamente vinte dias, mas não deixe de visitar a Sardenha se você acha que não tem dias suficientes – vá e planeje voltar no futuro, com mais tempo.

Cagliari é o aeroporto mais distante e a região com menos atrativos, então só programe uma entrada ou saída de lá se tiver mais de vinte dias. Com quinze a vinte dias planeje entrar pelo aeroporto de Olbia e sair pelo aeroporto de Alghero, ou o contrário. Se tiver entre sete dez dias também, mas vai ser preciso cortar algumas cidades e praias pelo caminho, as distâncias percorridas por dia serão maiores e tudo será mais corrido. Com menos de sete dias concentre-se em apenas em uma região e explore as redondezas. Se tiver que entrar e sair pelo mesmo aeroporto, deixe o último dia para explorar as proximidades da cidade destino.

Onde montar Base na Sardenha

O número de bases vai depender do que você quer visitar e de quantos dias você vai ficar na Sardenha. Durante a minha viagem preferi fazer bases em cidades diferentes, viajando no sentido horário, do que ficar indo e voltando. As distâncias são longas, então para não perder tempo com deslocamentos, o ideal é fazer um mínimo de 3 bases alguma das principais cidades e explore as regiões em volta –

  • Orosei ou Cala Gonone no Golfo de Orosei para visitar Cala Gonone e as belíssimas Cala Luna, Cala Goloritze
  • Porto Cervo ou Santa Teresa Gallura para visitar a Costa Esmeralda
  • La Maddalena para visitar Caprera e fazer passeio de barco pelas ilhas do arquipélago
  • Stintino ou Alghero para visitar a região em volta
  • Cagliari se for visitar as atrações próximas de Cagliari.

Veja aqui onde se hospedar na Sardenha

Booking.com

Quando visitar a Sardenha

A melhor época para visitar a Sardenha, se a intenção é aproveitar as praias, é de maio a outubro. Maio e junho são meses instáveis, com chuvas e dias frios. Não engesse o roteiro a ponto de não poder alterar os passeios, já que alguns deles não saem se o mar estiver agitado. Julho e agosto são os meses mais quentes, mas também os mais lotados. Não espere a água quentinha do nordeste brasileiro, mas já fique sabendo que também não é congelante como no sul-sudeste. A água é fria, mas suportável. Em julho e agosto, quando as temperaturas sobem, fica ainda melhor curtir praia na Sardenha.

Dicas adicionais para planejar a viagem para a Sardenha

Montar uma viagem para a Sardenha não é tarefa fácil. São muitos pontos para visitar e fica sempre a sensação de que precisamos de mais tempo. Veja aqui algumas dicas adicionais para otimizar sua viagem.

  • A Sardenha é a segunda maior ilha do mar mediterrâneo (atrás da Sicília). São 24 mil m2, portanto não tente fazer tudo de uma vez.
  • Brasileiros não precisam de visto e podem ficar até 90 dias na Sardenha.
  • A moeda utilizada na Sardenha é o Euro.
  • Estabeleça a quantidade de dias disponíveis e comece a montar o roteiro tentando seguir um sentido único no mapa para não ficar indo e voltando.
  • Ao alugar carro, pague a taxa de limpeza antecipada. Vale a pena porque eles são extremamente cautelosos com a limpeza dos carros e, pelo menos areia, é inevitável.
  • Há estacionamentos pagos na maior parte das praias. Fique atento para não levar multas.

Tem dúvidas sobre o planejamento da viagem para a Sardenha? Utilize os comentários!


Vai Viajar?

Precisando fazer reservas de hotel? Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito.

Precisa de internet no exterior? Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Economize até 50% em preços combinados para entrar em atrações imperdíveis! Compre agora no CityPASS.com!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui