Planejando uma viagem para as Channel Islands

4
Jersey

Como já estive nas 2 maiores ilhas no Canal da Mancha, as chamadas Channel Islands, pensei que seria útil fazer um post com dicas mais práticas pra quem ficou interessado em planejar uma viagem pra lá. Você pode ler tudo sobre as viagens a Guernsey e Jersey aqui, e esse post servirá como complemento.

Recomendo muito conhecer essas ilhas, que são pouquíssimo exploradas pelos brasileiros. No vídeo abaixo você pode ver um teaser da bela Jersey (infelizmente não fiz vídeo de Guernsey e Herm quando estive lá):

Channel Islands: dicas práticas

Como chegar

Para conhecer as Channel Islands você precisa chegar ou em Guernsey ou em Jersey. A EasyJet (uma das maiores companias low cost da Europa, a que eu sempre escolho pra voar), British Airways, FlyBe, BlueIslands e Aurigny tem vôos saindo do aeroporto de Gatwick em Londres, e vôos eventuais do aeroporto London City. Outras cidades na Inglaterra também tem vôos para as Channel Islands, como Manchester, Birmingham e Southampton. O vôo a partir de Londres leva aproximadamente 45 minutos. Importante: tirando a EasyJet e a British Airways, as outras companias operam com aviões de hélice. O que não tem problema nenhum (minha primeira vez em Guernsey eu fui com um da FlyBe), mas achei por bem avisar pois sei que tem gente que não gosta.

Outro ponto importante: existem mais vôos para Jersey do que para Guernsey.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Também dá pra ir de ferry, saindo do litoral sul da Inglaterra, das cidades de Poole e Portsmouth. A empresa Condor Ferries faz esse percurso, que leva aproximadamente 3 horas (dá pra embarcar de carro ou a pé). Mas lembre-se: para ir de ferry você precisa pensar no deslocamento até as cidades da onde ele sai, então é preciso somar os custos e o tempo que você vai levar na viagem inteira. Eu acho que ir de avião é mais prático, pois o vôo é bem rápido.

Entre as ilhas (Guernsey, Jersey, Sark, Herm e Alderney) você pode ir de ferry. Existem vôos frequentes entre Guernsey, Jersey e Alderney, mas para Herm e Sark só da pra ir por mar mesmo. Nessas duas ilhas aliás não entram carros.

guernsey channel islands

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Quanto tempo ficar

No mínimo, 3 dias. Isso pra explorar uma ilha só. Quando fui para Guernsey fiquei 3 dias, e quando fui para Jersey fiquei 4. Gostaria de ter ficado mais em ambas. Se você quer fazer mais de uma ilha, aconselho pelo menos 5 dias (aí você consegue incluir um passeio de um dia para algumas das outras três ilhas). Muita gente me perguntou se da pra fazer uma viagem de fim de semana pra Jersey. Dar, dá. Você pode sair de Londres na sexta a noite ou sábado bem cedo, e voltar no domingo a noite. Vai conseguir curtir praia e passear, mas vai dar aquela agonia de querer voltar logo!

Quando ir

Essa é fácil: verão! Por mais que as ilhas tenham atrações além praia, não dá pra negar que esse é o tipo de lugar que se aproveita muito mais quando está calor. Nem que você não queira por o pé na água, o visual das paisagens é outro quando está quente e sol. Quando fui pra Guernsey peguei um misto de dias bons e ruins, e consegui ver bem a diferença. Já em Jersey demos sorte, com muito sol e calor todos os dias. Imbatível!

Jersey_Portelet Bay (2)

Tente ir em julho ou agosto, no alto verão, pra ter maiores possibilidades do clima colaborar com a sua estadia.

Onde se hospedar

Se você estiver de carro, não tem porque ficar nas capitais das ilhas (Em Guernsey, St Peter Port e em Jersey, St Helier), você pode tranquilamente escolher um hotel em alguma praia ou vilarejo mais calmo. Até porque, se você quiser sair pra jantar, pegue seu carro e em meia hora estará em qualquer ponto da ilha. Agora, se você utilizará transporte público, o melhor é ficar nas capitais mesmo, pois é muito mais fácil acharônibus e táxi. Aliás, todas as linhas de ônibus começam e terminam na capital, tanto em Guernsey quanto em Jersey.

E aí, pra sair pra almoçar/jantar, estando na capital você consegue se virar a pé. Veja hotéis em Guernsey e hotéis em Jersey.

Aluguel de carro x transporte público

Nas minhas duas vezes nas Channel Islands (Guernsey em 2012 e Jersey em 2015) explorei as ilhas usando a rede de ônibus, e posso dizer que se houver uma próxima visita eu farei questão de alugar carro. Isso porque em pleno alto verão as linhas de ônibus não são tão frequentes como deveriam. Algumas só tem saidas de hora em hora, o que gera um probleminha: você chega em um vilarejo e em 30 minutos já viu tudinho. Aí tem que esperar o próximo ônibus que só passa dali a meia hora. Que então chega lotado. Ou você quer conhecer outra praia um pouco mais pra frente, mas pra ir até lá tem que voltar a estação central na capital e pegar outro ônibus que só sai de hora em hora, e os horários não casam.

Isso é irritante, e a conclusão é que o carro te dá a liberdade de ir e vir pra onde quiser e quando bem entender. MAS, e esse é um mas em letras maiúsculas, o tanto de carro alugado é coisa demais pra ilhas tão pequenas. Tem trânsito, não tem lugar pra estacionar, nem pra manobrar. E lembrando que é mão inglesa. Ou seja, as duas opções tem pró e contras. Como eu falei, da próxima vou de carro e arcar com os contras, já que por causa do ônibus eu conheci menos lugares do que poderia.

O que comer

Sem pestanejar: frutos do mar! Tem outras coisa? Sim, claro que tem restaurantes de carnes, massas… mas sério que você vai deixar passar a oportunidade de comer mariscos fresquinhos (ou ostras, ou lagosta, ou peixe, ou um pouco de tudo) pra comer… macarrão?

Jersey_gastronomia (2)

Quanto custa

Taí o lado negativo de uma viagem para as Channel Islands. Não é barato como a gente imagina (sei lá porque, por não serem tão conhecidas ou então terem concorrentes muito mais fortes na Europa no quesito praias/caminhadas/paisagens), achei a média de preço dos restaurantes lá bastante parecida com Londres. A passagem de avião também não é baratinha, mesmo nas low cost. Acho que ida e volta fica em média £100 por pessoa (coloco em libras esterlinas pois é a moeda local), e use esse valor também como média de diária em um B&B para um casal. Em um restaurante você vai gastar mais ou menos £25 por pessoa (mas claro, dá pra comer sanduíches em lanchonetes também pra dar uma economizada).

Isso sem contar aluguel de carro, ferry entre as ilhas… enfim, é um valor pesadinho, então pesquise bem antes.

Jersey_Portelet Bay (4)

Horários

Achei importante citar esse lance dos horários aqui, pois estranhamente a vida nas ilhas começa e termina cedo. Por exemplo, café da manhã nos B&Bs costuma ser no máximo até as 9, e os restsurantes param de aceitar pedidos as 9 da noite. Isso mesmo! Tambem achei esquisito, mas é assim. No dia que chegamos em Jersey quase não conseguimos um lugar pra jantar, pois nosso vôo aterrisou às 19h. Então se programe pra terminar o dia cedo e ir jantar tranquilamente.

Outra coisa: muitas lojas fecham nos domingos, e até mesmo alguns restaurantes funcionam apenas para almoço. Informe-se na recepção do seu hotel, para evitar decepções e estômago vazio!

guernsey channel islands
Parte do centrinho de St. Peter Port

Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


4 COMENTÁRIOS

  1. Excelente dicas!
    Foi falado sobre transporte de carro e ônibus nas ilhas, mas fiquei curiosa sobre bicicletas. É possível se locomover de bicicleta ( elétrica ou comum ) nas ilhas? Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui