Porto de Galinhas – As melhores praias

Porto de Galinhas é um dos destinos de praia mais procurados pelos turistas no Brasil. Localizado em Pernambuco, a 60 quilômetros de Recife, possui dezenas de praias maravilhosas, de águas quentes, que agradam desde famílias com crianças, até jovens, casais e pessoas da melhor idade. Neste post, Daniela do Blog D&D Mundo Afora (twitter, facebook, instagram) conta pra gente sobre as melhores praias da região.

Na verdade, Porto de Galinhas é distrito da cidade de Ipojuca e possui dez praias: Cacimbas, Camboa, Enseadinha, Muro Alto, Pontal de Maracaípe, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Serrambi e Toquinho.

Porto de Galinhas (94)

Destas dez, nós tivemos a oportunidade de conhecer cinco delas: Cupe; Muro Alto; Pontal de Maracaípe; Maracaípe e Porto de Galinhas, a mais famosa por se localizar em frente à vila central da cidade.

Como visitar as várias praias de Porto de Galinhas

Estando em Porto de Galinhas, é normal que o turista queira conhecer mais de uma praia, afinal, todas elas são maravilhosas. Tem para todos os gostos: praia de águas calmas, de mar agitado, com espaço apropriado para andar de caiaque ou de jangada, ou apenas para ser contemplada.

Mas, para conseguir conhecer tantas praias, é preciso utilizar transporte, uma vez que elas ficam longe umas das outras. Uma forma de se deslocar é alugar um carro ou buggy para passear o dia todo sem preocupação ou ainda fazer o tradicional passeio de buggy ponta a ponta, que foi o que fizemos.

Apesar disso, nós não gostamos, pois buggies não circulam beira mar e sim por entre becos e estradas de terra. Sem contar que as paradas são muito rápidas em cada lugar. O passeio vale a pena apenas para se situar na cidade e escolher a que mais agradar para ficar por um tempo maior.

As cinco praias que conhecemos em Porto de Galinhas

Cupe

Cupe - Porto de Galinhas - PE

A praia de Cupe possui águas agitadas, mas bem quentes. É a praia com grande quantidade de hotéis e pousadas. Foi, inclusive, onde nos hospedamos no Village Porto de Galinhas.

Hotel Village Porto de Galinhas (28)

Fica a quase 7 quilômetros da Vilinha. O hotel é ótimo e tem uma área de lazer espetacular.

Muro Alto

Muro Alto - Porto de Galinhas - PE

A praia de Muro Alto é formada por uma barreira de arrecife, possui águas calmas e limpinhas. Da para andar de caiaque ou, simplesmente, relaxar… Tem várias barracas, onde é possível comprar bebidas ou alguns petiscos.

No passeio de buggy, é possível ficar um tempo maior para aproveitar o mar.

Pontal do Maracaípe

POntal de Maracaípe - Porto de Galinhas - PE

No pontal do Maracaípe é possível fazer um passeio de jangada e ver os cavalos-marinhos. É onde o rio Maracaípe se encontra com o mar.

Também tem barracas com artesanato e petiscos, mas é ó lugar mais rústico. Parece um mangue.

Maracaípe

Praia de Maracaípe - Porto de Galinhas - PE

Em Maracaípe o mar é agitado com ondas que chegam a dois metros de altura. Por conta disso, é o local preferido dos surfistas e onde acontecem importantes campeonatos de surf.

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas (40)

Porto de Galinhas é a principal praia da cidade. É onde fica a vilinha central e as mais famosas piscinas naturais de Pernambuco. Veja nesse post o que fazer em Porto de Galinhas e onde se hospedar em Porto de Galinhas.

Para curtir o local, o ideal é conferir a tábua da maré e organizar os passeios às piscinas no momento em que a maré estiver baixa, já que a principal atividade é fazer o passeio de jangada para mergulhar com os peixinhos.

Porto de Galinhas (202)

Dá para ir a pé sobre os arrecifes, mas é preciso chegar cedo para pegar uma senha dada pela prefeitura. Nós não conseguimos e pagamos R$ 20 (valor de janeiro de 2015) para fazer o passeio de jangada.

Outros passeios na região

Quem está em Porto de Galinhas também pode aproveitar para fazer vários outros passeios por cidades próximas:
Maragogi (Alagoas) – também tem piscinas naturais lindíssimas. Nós fizemos mergulho com cilindro e amamos.
Recife e Olinda – é possível conhecer as duas cidades em um único dia.
Caruaru e Nova Jerusalém – um pouco mais distantes de Porto de Galinhas, mas também um passeio imperdível.
Praia de Carneiros – possui umas das praias mais bonitas do estado, possui piscinas naturais e banco de areia.

14 COMENTÁRIOS

  1. É um absurdo transitar com buggies na beira mar. Alem de ser proibido pela legislação de transito e degradar a natureza, coloca em risco os banhistas. Turista bom é turista consciente. As praias são fantasticas, mas é bom ter cuidado com as de aguas mais agitadas. Infraestrutura excelente.

  2. Daniela concordo com você, Portonde Galinhas é um paraíso tropical, lugar simples, porém com uma beleza natural incontestável , super recomendo. Incluo no roteiro proposto . A Praia dos Carneiros, sensacional. Mar que não é mar , é uma piscina. Maravilhoso. É o hotel que vocês ficaram , foi onde fiquei , ideal para família com filhos, casal ou solteiro.

  3. Olá pessoal!

    Sou do Recife e tenho casa em Porto de galinhas.

    Curti bastante as dicas..

    Recomendo alugar um carro que dá pra fazer tudo isso aí.

    Muro alto ( estacionamento é meio complicado, mas possível).

    Pontal de maracaipe ( você vai de carro e depois tem uma caminhada até lá)

    Maracaipe ( chega lá normalmente de carro)

    Porto de galinhas ( recomendo estacionamentos na própria cidade, custam 10 reais pelo dia todo com direito a ducha)

    Cupe ( também chega de carro )

    Ir a Praia dos carneiros ( imperdível, fica a 30/40 min de porto de galinhas de carro )

    Maragogi ( +- 1hora de carro )

    Atenção também para o trânsito, evitar voltar domingo à noite pois as vias ficam bem congestionadas.

    • Biagio, show de bola as dicas de quem mora e conhece como ninguém a região. Estou indo com a familia para sua cidade em dezembro deste ano, começo do mês, e espero aproveitar ao máximo tudo o que puder. Ficarei 8 dias divididos em Porto e Maragogi. Quais as praias ao sul de Porto que vc recomendaria? Obrigado pela ajuda. E Daniela, obrigado por compartilhar com riquezas de detalhes, cada local turístico deste paraíso. Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui