Porto: o Douro e as pontes

9

A viagem ao Porto foi cheia de momentos memoráveis, e um deles aconteceu logo no primeiro dia (aliás, nas primeiras horas!), quando fizemos um passeio de barco de aproximadamente uma hora pelo Rio Douro pra conhecer as famosas pontes e, de quebra, “ganhamos” um por do sol lindo.

Já tínhamos passeado um pouco pela cidade e chegamos no Cais da Ribeira lá pelas 5 da tarde – o sol ainda estava forte e fazia calor. Eu já adoro um barco, com um tempo assim então, nem pensei duas vezes. Compramos os tickets (10 euros por pessoa) e embarcamos em um dos muitos barcos que oferecem o passeio.

rio douro

rio douro
Ponte D. Luis ou Luis I

rio douro

rio douro
“Navegando” para o leste
rio douro
A Ponte D. Luis fica para trás…

 

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Saímos da altura da famosíssima ponte D. Luis (ou Luis I), que conecta a Ribeira com com Gaia (onde ficam as caves do vinho do Porto), e fomos para o leste, logo avistando as pontes do Infante e Maria Pia.

rio douro
…e avistamos a Ponte do Infante
rio douro
Ponte do Infante, e a Maria Pia já aparecendo no fundo
rio douro
A lindíssima Ponte Maria Pia, e logo atrás a S. João

 

A Maria Pia pode ser facilmente confundida com a D. Luis – elas tem estruturas de aço bem semelhantes (e o mesmo engenheiro, sócio de Gustave Eiffel, participou do design de ambas, apesar de que a Maria Pia é atribuída apenas a Eiffel), mas a diferença é que a D. Luis tem dois “andares”, e a Maria Pia não. Além disso, a D. Luis está 100% na ativa – na parte de baixo passam carros, ônibus e pedestres e na parte de cima passa a linha D do metrô e também pedestres.

rio douro
Estrutura da Maria Pia
rio douro
Ponte Maria Pia

 

Logo ao lado da Maria Pia está a Ponte de S. João , e mais pra frente fica a Ponte do Freixo – chegamos a avistá-la mas o barco já começou a dar a volta, rumo oeste.

rio douro
Ponte do Freixo

 

Passamos novamente pela S. João, Maria Pia, Infante e D. Luis, e continuamos indo em frente até a Ponte da Arrábida, que já está praticamente na região de Foz. Foi nessa hora que o sol começou a se por e vimos o Porto mudar de cor lentamente. Foi realmente um espetáculo, e quando voltamos pro Cais da Ribeira já era noite e estava friozinho.

rio douro
Passando pela Ribeira, rumo a Foz do Douro

rio douro

rio douro

rio douro

rio douro

 

Foi maravilhoso ver o Porto a partir do Rio Douro – as “camadas” de casas e pequenos prédios que vão subindo do lado do Porto, e as imensas caves do lado de Gaia. Uma recepção incrível, como foi aliás toda nossa estadia lá.

rio douro

rio douro
Ponte da Arrábida, já na Foz

 

rio douro

rio douro
Do outro lado do Rio Douro, Vila Nova de Gaia, a casa das caves de Vinho do Porto
rio douro
Voltando para a Ribeira, ponte D. Luis a frente

Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


9 COMENTÁRIOS

  1. As fotos estão lindas,eu estive pela 1ª vez no Porto em fevereiro de 2013 e amei a cidade,mas não fazem esse e outros passeios pelo rio Douro na época que fui.Pelo visto terei que voltar em outra época pois parece muito bonito.Lilian

  2. Nossa que delícia de passeio , fomos ao Porto em Abril e foi maravilhoso , uma grata surpresa , o rio Douro e as plantações de uvas , voltaremos com certeza. O povo é muito bom.

  3. O Porto é minha segunda casa desde que casei com um “portuga-brasuca” e amo as cores, cheiros e arquitetura desse lugar… bateu saudades!!!!

  4. […] 11. O lindo Porto: para aproveitar últimos resquícios de calor em 2013, fomos passar 4 dias na cidade do Porto, em Portugal. Fiquei completamente encantada, e utilizei muitas dicas que foram dadas por duas amigas que são de lá, como subir na Torre dos Clérigos e ver o por do sol na Foz do Douro. […]

  5. Lindíssimo !!!!! Sem comentários , estive lá uma vez ,retornarei no mes próximo : ansiosa !! Pretendo fazer esse passeio ! Não é o mesmo realizado no pacote de turismo da cidade não ,é ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui