Postojna: o maravilhoso mundo subterrâneo na Eslovênia

1
postojna

Pra mim, caverna era sinônimo de um ‘caminho’ subterrâneo. Tipo um túnel. Exatamente essa imagem que eu tinha na minha cabeça quando pensava na palavra caverna. Um espaço pequeno, sufocante, de paredes de pedra. Bom, isso acaba de mudar, porque eu conheci a caverna mais incrível da vida, Postojnska Jama, ou simplesmente Postojna Cave (como é mais conhecida). A Postojna é a atração mais visitada da Eslovênia (recebe cerca de 1 milhão de pessoas todo ano), e realmente não tinha como ser de outro jeito. É o lugar mais surreal que eu já vi, e não consigo acreditar que não tinha ouvido falar dela antes dessa viagem para a Eslovênia.

postojna (15)

Vocês terão que perdoar a qualidade das imagens, pois fotografar lá dentro é difícil. Tem pouca luz, não é possível usar flash ou tripé. Acho que as fotos não transmitem perfeitamente a imensidão do lugar. Não é nada claustrofóbico, e a estrutura pra receber os visitantes é ótima (não há nenhum degrau no percurso, por exemplo).

postojna (14)
Algumas formações parecem um tecido drapeado, de tão finas!
postojna (6)
Estalactites crescem de cima para baixo, estalagmites de baixo para cima

A entrada na caverna é feita com um trenzinho. O primeiro quilômetro é feito com ele, e leva 10 minutos. Nesse trenzinho já dá pra ter uma ideia de como Postojna é maravilhosa. Mas tome cuidado! Em alguns pedaços o trem passa bem rente a parede ou ao teto. Não abra os braços ou estique o pescoço. Todo o resto do percurso (4km), que é demarcado, é feito a pé. Todas as visitas a Postojna são feitas com tours guiados, mas você tem uma certa liberdade lá dentro. Uma vez que o guia faz a introdução, você pode andar no seu ritmo, e tem a opção de usar um áudio guia.

postojna (5)
No trenzinho que percorre o primeiro quilômetro
postojna (7)
O início do percurso a pé

As formações rochosas dentro de Postojna ora lembram o fundo do mar, ora fazem você se sentir que está em outro planeta. As pedras parecem ‘moles’, ainda mais quando estão úmidas, como aconteceu quando eu fui (havia chovido bastante na noite anterior). É maravilhoso testemunhar as gotas de água caindo sobre as pedras, algo que acontece há milhões de anos e que é responsável pelo formato das estalactites e estalagmites. Falando nelas, nosso guia explicou que um centímetro delas leva 100 anos para ser formado!

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

postojna (8) postojna (10)

Postojna tem no total 24km, foi formada pelo Rio Pivka, e foi descoberta no século 17, e no século 19 foi aberta para visitação. Claro que de lá pra cá muita coisa mudou, tem eletricidade, o trenzinho e até banheiro lá embaixo. A temperatura lá dentro é constate, 10 graus, portanto mesmo no verão é preciso levar uma jaqueta, é frio mesmo! No ponto mais subterrâneo da visita, chegamos a 140metros de profundidade.

Outra coisa interessante é que mesmo com tanta gente visitando Postojna o dia inteiro, lá dentro você não tem a sensação de que o lugar está lotado. São 500 pessoas entrando por hora, mas a caverna é tão imensa que fica todo mundo espalhado. Você consegue escutar a água correndo e as gotas caindo sobre as pedras, não fica aquele barulhão de aglomeração de gente.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

postojna (11) postojna (12) postojna (13)

Postojna: informações práticas

  • O ingresso custa 24 euros por pessoas, e tem dia e horário definidos. Você pode comprar na hora, mas o ideal é já resolver isso antes, pelo site, e chegar lá na hora marcada. Clique aqui para comprar o ingresso.
  • Para chegar lá a partir de Ljubljana (aproximadamente 55km de distância) é possível pegar um ónibus que sai ada rodoviária da cidade (mais informações no site da empresa de ônibus). Você também pode pedir indicações de agência para o seu hotel, muitas organizam passeios para a caverna com visitas a outros lugares
  • Há toda uma estrutura de ‘parque de diversões’ na entrada da caverna: restaurantes, lojinhas e banheiro. Há inclusive um hotel para quem quiser ficar por lá
  • Não há perigo das estalactites caírem. O nosso guia explicou que o material das pedras da caverna é forte, e nunca house nenhum acidente desse tipo. Aliás, segundo ele, estamos mais seguros dentro dessa caverna em caso de terremoto do que fora dela
postojna (19)
Caverna ou fundo do mar?

postojna (16) postojna (17) postojna (18)

Eu viajei para a Eslovênia a convite da agência MGM Media Optima. O conteúdo dos posts é genuíno e reflete a minha experiência. Não prometi divulgação e os posts não são pagos. 


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui