Puffing Billy: um passeio de Maria Fumaça em Melbourne

1

Que tal um passeio de Maria Fumaça em Melbourne na Austrália? O Thiago Khoury do blog Rodei visitou a Puffing Billy e conta pra gente esse programa família e diferente.

****

Eu, que moro em Minas Gerais, não andava de Maria Fumaça desde minha adolescência quando fui com a turma da escola em uma excursão para Tiradentes.

Minha surpresa maior foi quando voltei a andar nessas antigas locomotivas à vapor em um dos lugares onde nunca imaginei que isso fosse possível: Melbourne, a cidade australiana que é uma chiqueza só e não para de surpreender.

Melbourne-Puffing-Billy-21

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Maria Fumaça em Melbourne

Bem, na verdade a trilha do Puffing Billy não fica exatamente em Melbourne, mas em um de seus subúrbios mais próximos, Dandenong Ranges, um lugar cheio de montanhas baixas a 40 km do centro da cidade – e é exatamente por essas montanhas que iremos passar de trem, cruzando reservas florestais com algumas das árvores mais antigas da Austrália, algumas com mais de 150 anos e 100 metros de altura.

Como chegar no Puffing Billy

Eu estava com os meus amigos Luiza e Nate e fui de carro, gastamos pouco mais de 40 minutos saindo do centro de Melbourne.

Para ir de carro é só digitar “2 Bayview Road, Belgrave” no GPS e seguir em frente – não da para estacionar exatamente em frente a estação, mas existem estacionamentos bem próximos.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Melbourne-Puffing-Billy-02

Para chegar de transporte público o caminho é um pouco mais longo, mas chega a ser bobo de tão fácil: na plataforma 3 da Flinders Station, bem no ó do borogodó do centro de Melbourne, pegue o trem em direção a Belgrave. A viagem vai durar exatamente uma hora e 33 minutos, sem nenhuma baldeação. Chegando em Belgrave é só sair seguindo as placas em direção ao Puffing Billy.

Existem empresas que fazem excursões de um dia e saem de vários hotéis na região turística de Melbourne, mas vamos combinar que não precisa, né? Bem, se você quiser é só jogar “day tour puffing billy” no Google e escolher a sua.

Melbourne-Puffing-Billy-17
Estação Belgrave, a primeira da rota que leva até a estação Lakeside

Melbourne-Puffing-Billy-03 Melbourne-Puffing-Billy-16

Melbourne-Puffing-Billy-19
Minha amiga e anfitriã Luiza se preparando para a partida do trem – a foto está muito próxima, mas ela já está com as perninhas dependuradas para o lado de fora

Puffing Billy em Melbourne

Bem, deixa eu deixar as coisas muito claras agora: Puffing Billy é um programa familiar, para pessoas que viagem com crianças ou para amantes de trem, mas dificilmente será um programão para jovens-adultos em Melbourne – lembre-se: estamos falando de um passeio de Maria Fumaça a 40 minutos de carro do centro!

Puffing Billy percorre 25 km de trilho há mais de 100 anos, ele ficou pronto em 1899 mas abriu para o público um ano depois com um único trilho – único e fino: são só 75 cm de largura. Não que isso diga muito para que não entende de trens, mas na primeira curva você irá perceber que 75 cm de trilho provoca uma certa vertigem!

Na verdade a vertigem mesmo não vem do balançar do trem em um trilho estreito, mas de você estar a maior parte do trajeto com dependurado com as perninhas de fora, olha só:

Melbourne-Puffing-Billy-21

Existem bancos virados para fora, mas só senta neles quem não chegou a tempo de conseguir o seu lugar sentado no parapeito:

Melbourne-Puffing-Billy-25
Esse sou eu com cara de bobo, mas feliz!

A medida que o trem vai passando pelas estações a gente cruza por ruas e casas pelos caminho. Os carros param e acenam para nós.

Melbourne-Puffing-Billy-27

Melbourne-Puffing-Billy-67

A viagem começa na estação Belgrave, e prepare-se para gastar 50 dólares com o trajeto de ida e volta se você escolher o passeio mais comum que vai até Lakeside – sim, é uma cacetada! Eu não sei como encaixar o Puffing Billy de outra forma não sendo começando pela estação Belgrave, mas de qualquer maneira vale dizer que dá para comprar o tíquete abordo do trem embarcando em qualquer uma das 11 estações entre Belgrave e Lakeside.

Melbourne-Puffing-Billy-38Melbourne-Puffing-Billy-39

É na última estação do trajeto Belgrave-Lakeside que a maior parte do pessoal a bordo desce para usufruir do lago, das churrasqueiras e das mesas de piquenique. O lugar é grande e se você está com crianças e disposto a tirar umas fotos legais vale comprar o tíquete de ida e volta já pensando no tempo de passeio em Lakeside – para não correr o risco de ficar sem tíquete para voltar o mais recomendado é comprar ida e volta o quanto antes.

Melbourne-Puffing-Billy-56 Melbourne-Puffing-Billy-57 Melbourne-Puffing-Billy-58 Melbourne-Puffing-Billy-59 Melbourne-Puffing-Billy-60

 

Lakeside é uma gracinha e deve ser incrível passar um tempo ali com a família, mas esse tem que ser o seu tipo de passeio predileto, caso contrário você terá feito como eu: sair de Melbourne para ir e vir de trem, mais nada :/

Melbourne-Puffing-Billy-50 Melbourne-Puffing-Billy-54 Hoje o Puffing Billy continua na ativa graças aos esforços de mais de 900 voluntários que formaram uma sociedade para não deixar a única locomotiva turística nos arredores de Melbourne virar coisa do passado.

Mas, na verdade, o mais legal do passeio é justamente esse: ser coisa do passado!

Melbourne-Puffing-Billy-63


Vai Viajar?

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui