Carnaval à moda antiga no Rio de Janeiro

7

Na coluna A boa do Rio desta semana, aproveitando que já estamos em ritmo de carnaval é a vez de sugerirmos um pré-carnaval a moda antiga no Rio de Janeiro. 

Uma das áreas que mais gosto na cidade é o Rio Antigo, que compreende as áreas da Cinelândia, Largo da Carioca, Lapa, Rua do Lavradio, Praça Tiradentes e Largo de São Francisco . Essa região famosa pela boemia é lindíssima e além dos Arcos da Lapa, que são o cartão postal da região, há vários prédios de arquitetura impressionante como o Teatro Municipal.   

A área vem sendo revitalizada há alguns anos e ganhou atividades como a Feira Rio Antigo, que acontece todo 1o sabado do mês e que atraem não só os turistas, mas também moradores do Rio que estão redescobrindo essa parte da cidade. O site www.novorioantigo.com.br, criado por um grupo de empresários e moradores da região para auxiliar no desenvolvimento da área, é uma fonte excelente para saber tudo o que está acontecendo. Este roteiro abaixo foi garimpado a partir de informações do site com os eventos que acontecem no pré-carnaval e com exceção dos blocos de carnaval, as outras atividades podem ser feitas em qualquer época.   

Marchodromo da Lapa
Marchodromo da Lapa - Foto: Daniel Chiacos

 

Onde ficar:   

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

A minha dica para quem quer aproveitar o carnaval na cidade e curtir o Rio Antigo é se hospedar nessa área, que conta com hotéis econômicos e fica bem perto da folia, tanto do sambódromo como do centro. Eu já me hospedei e recomendo o Hotel Granada (Av. Gomes Freire, 530 – Centro – RJ – Brasil – Tel.: 21 2526-6600), bem pertinho de toda a agitação da Rua do Lavradio e Lapa. Foi nesse hotel também que ficou parte da minha família e amigos que foram ao meu casamento, que aconteceu em Santa Teresa. O local é super conveniente, o serviço é excelente e o café da manhã, já incluído na diária é imperdível. Mas há também várias outras opções de hospedagem na região:   

O casario antigo
O Casario Antigo. Foto: Nelson Porto

 

Onde Comer:   

Na hora que a fome bater, não se preocupe, porque o Rio Antigo tem opções para todos os gostos, desde as famosas comidinhas de boteco até restaurantes tradicionais, como o Bar Luiz(Rua da Carioca, 39 – Tel: (21) 2262-6900). Aqui algumas sugestões:   

  • Bar do Adão – Av. Gomes Freire N° 602 – Tel: (21) 2232-2630
  • Barbieri – Av. Mém de Sá, 92 A – Tel: (21) 2507-2394
  • Espaço Lapa Café – Av. Gomes Freire N° 453 / 457 – Tel: (21) 3971-6812  
  • Essencial da Lapa – Rua do Rezende, 28- Tel: (21) 2221-6345
  • Mofo Lapa – Av. Mem de Sá, 94 – Tel: (21) 2221-9851
  • Café do Bom, Cachaça da Boa – Rua da Carioca, 10 – Tel: (21) 2509-1018
  • Café Thalia – Praça Tiradentes, 17 – Tel: (21) 2533-7840
  • Manon Gourmet – Rua Sete de Setembro, 133 – Tel: (21) 2508-9360
  • Quinta do Bacalhau – Rua do Teatro, 05 – Tel: (21) 2242-8205

O que fazer durante o dia:   

Comece o dia no Largo da Carioca visitando a belíssima Igreja de São Francisco da Penitência, que foi construída em 1622 pelos frades franciscanos ao lado da igreja do Convento de Santo Antonio – belos exemplos da arquitetura colonial brasileira. A Dani Duran , que se casou nessa igreja e me cedou a foto abaixo, lembrou que a Igreja de São Francisco é também o Museu de Arte Sacra do Rio. Mais um motivo para visitá-la! 

Igreja Sao Francisco da Penitência - Gentilmente cedida por Dani&Blake Foto: Patricia Figueira

De lá, siga até a Cinelândia onde ficam a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal, o Centro Cultural da Justiça Federal além do Cine Odeon e o Teatro Rival.

Uma outra opção é pegar o bondinho na Lapa e ir até Santa Teresa. E vocês sabem que Santa Teresa(que merece um post a parte),  é meu lugar do coração. Morei vários anos por lá e escolhi o bairro para o meu casamento. Mas enquanto o post não vem, não deixem de fazer esse passeio, é uma viagem espetacular passando pelos Arcos da Lapa e chegando a um dos bairros mais charmosos da cidade.   Aproveite para almoçar em algum dos restaurantes das redondezas e se prepare para uma noite de festa.

Se você estiver na cidade na semana que antecede ao carnaval, no sábado dia 26 de fevereiro, o Bloco do Saara faz sua concentração no Largo do Mascate ao meio dia e faz um passeio pelo centro com o roteiro perfeito para admirar os prédios, teatros e cinemas da região que tem detalhes arquitetônicos do século passado. Veja aqui a agenda dos blocos de rua do Rio de Janeiro

O que fazer a noite:   

Cordão do Bola Preta
Cordão do Bola Preta

 

No dia 25 de fevereiro, sexta-feira o Cordão do Bola Preta – um dos mais tradicionais e conhecidos blocos de rua do carnaval carioca – começa sua maratona de carnaval. A concentração acontece na Praça Mauá às 20 h e mais de um milhão de pessoas percorrem as ruas do Centro atrás do bloco. Camisas oficiais do bloco são vendidas antes do desfile, mas você pode juntar-se ao bloco vestindo qualquer peça de roupa branca com bolinhas pretas. Outra opção para a noite de sexta-feira é o Bloco Rival Sem Rival, da atriz e empresária Ângela Leal e que já se tornou uma tradição dos arredores da Cinelândia. O bloco concentra na Álvaro Alvim, no número 33, em frente ao teatro, às 19h.   

Se o seu negócio é samba, no sábado 26 de fevereiro tem show as 23 h do Sururu na Roda no Centro Cultural Carioca, casa que foi tombada pois abrigou, de 1930 a 1960, o Dancing Eldorado, freqüentado por Pixinguinha, Elizeth Cardoso e outros bambas da MPB. A entrada custa 25 reais.   

CENTRO CULTURAL CARIOCA - AMBIENTE
Centro Cultural Carioca

Se nenhuma dessas opções te agradar, o Rio Antigo conta ainda com vários barzinhos, shows na Fundição Progresso, gafieira na Lapa 40 graus e música ao vivo em um dos meus locais favoritos na área: Rio Scenarium.   

Divirta-se! E aproveite para me contar: Se você já foi ao Rio, conheceu esssa área? Tem alguma dica?   


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


7 COMENTÁRIOS

  1. Amiga vc mandou supre bem neste post. Deu uma geral numa região que ficoui tantos anos abandonada e que agora é a “vedete” dos dias e noites dos cariocas. Estive na feira da Rua do Lavradio faz pouco tempo, gostei muito, mas os preços andam bem salgados por lá, tá coisa mais pra turista 🙂 🙂 O bom memso foi curtir os barzinhos e o sambinha que tocava sem parar 🙂
    Amo Sta Teresa e tbm mando minha sugestão do Jasmim manga com sua feijoada maravilhosa 🙂
    Bjão amiga

    • Obrigada Vivi,
      e sim, a região finalmente está se revitalizando.. o que é otimo pra quem ama cidade não é mesmo?
      E na Rua do Lavradio, o negócio é garimpar mesmo!
      Eu estou querendo escrever muito sobre Santa Teresa… vou pedir dicas para vocês que andam mais atualizadas que eu.

  2. Pra quem procura fantasias para esses programas muito legais que a Cláudia postou, a Balacobaco tem opções fresquinhas pra 2011!
    Estamos todo primeiro sábado do mês na Feira do Rio Antigo (Rua do Lavradio), e as fantasias também podem ser encomendadas por nosso site!
    Beijos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui