Riserva dello Zingaro: conhecendo as praias com barco alugado

Eu escolhi a cidade de San Vito Lo Capo como uma das nossas bases durante a viagem de duas semanas na Sicília por uma razão: queria ter fácil acesso as praias da Riserva dello Zingaro. A Riserva dello Zingaro é uma reserva natural no noroeste da Sicília, justamente entre San Vito e Castellammare del Golfo. Pra vocês terem uma ideia da minha vontade de conhecer essa parte da ilha, eu usei uma foto de uma das praias da Riserva como fundo de tela no meu computador por meses.

A princípio, a ideia era ir de carro a partir de San Vito e estacionar na entrada da reserva. Não é permitido ficar rodando de carro lá dentro, e pra pular de praia e praia tem que ir caminhando. E como as praias são pequenas, não tem a estrutura dos beach clubs: tem que levar seu guarda sol, esteira ou o que seja.

riserva dello zingaro (2) riserva dello zingaro (3)

Então, no nosso primeiro dia em San Vito Lo Capo, vimos que era possível alugar um barquinho (pequeno mesmo, de 5 metros) e fazer esse passeio pelo mar. E foi aí que mudamos de ideia e optamos por conhecer as praias da Riserva dello Zingaro de barco, que além de ser prático (no sentido de nos permitir pular de praia em praia sem tem que andar ou estacionar carro) seria uma experiência totalmente diferente pra gente! Isso porque nós mesmos comandamos o barco. Não é preciso nenhuma tipo de licença, e uma pessoa nos ensinou todos os procedimentos antes de partirmos.

Obviamente que dá um frio na barriga, afinal, mesmo sendo um barco pequeno, é um barco! Quando saímos do porto de San Vito Lo Capo e ficamos em alto mar, bateu aquele medinho. Meu marido estava mais confiante e acabou ficando no comando. A mim restou a tarefa de baixar e subir a âncora quando a gente decidia parar em alguma praia. No começo fomos bem devagar, super atentos ao que nos tinha sido passado: manter uma certa distância do litoral, aproximar da praia muito devagar, e ter certeza de que não há ninguém nadando perto do barco quando o motor estiver ligado. E, claro: prestar atenção nos outros barcos.

riserva dello zingaro (1)
Martin no comando!

riserva dello zingaro (5)

Mas logo a tensão foi substituída pelo encantamento com a Riserva dello Zingaro. Começamos a avistar as pequenas praias de águas super claras, e fizemos algumas paradas pra nadar. Era só achar um bom lugar para jogar a âncora (ter certeza de que não há pedras), e pronto: aproveitar aquele mar maravilhoso!

riserva dello zingaro (4)

O lugar onde ficamos mais tempo foi Scopello (que fica bem no final do limite da Riserva dello Zingaro). Ancoramos nosso barquinho do lado das ‘Faraglioni di Scopello’ (pedras bem grandes e altas, parecidas com as Faraglioni da ilha de Capri) e aproveitamos muito aquela água cristalina. Alguns barcos já estavam por ali, mas ainda assim era bem tranquilo (não nadamos até a praia, ficamos mais afastados mesmo). Aproveitamos para comer o lanche que tínhamos levado (isso é muito importante, não esqueça delevar comida!) e eu inclusive fiz uma transmissão ao vivo na nossa página do Facebook.

Esse passeio foi uma das melhores coisas dessa viagem. Quero fazer isso de novo, e tenho certeza de que aproveitarei mais das próximas vezes, pois sei que é seguro. Basta seguir as instruções e tomar os cuidados necessários.

riserva dello zingaro (9)
Praia em Scopello

riserva dello zingaro (7) riserva dello zingaro (6)

Informações práticas sobre o passeio de barco na Riserva dello Zingaro:

  • Você pode alugar o barco por meio dia ou dia inteiro. Meio dia custa 65 euros e dia inteiro 120. Nós estávamos apenas em 2, mas o barco pode tranquilamente levar umas 6 pessoas (dessa forma o custo dilui bastante). Na volta você tem que pagar também pela gasolina (pra gente deu 22 euros)
  • O quiosque para alugar o barco fica no porto de San Vito. Como eu falei, antes de sair você recebe um treinamento express: aprende os comandos (como acelerar, parar, etc), onde estão os salva vidas, como jogar e recolher a âncora. E quando estiver no mar você pode ligar para eles a qualquer momento (leve um celular!!)
  • O barco é pequeno mas como eu falei acomoda até umas 6 pessoas. A parte da frente é toda acolchoada, e atrás do banquinho do capitão também tem espaço pra sentar

Veja todos os posts sobre a Sicília

Tem alguma pergunta sobre nossa experiência com o aluguel do barco? Deixe nos comentários!

riserva dello zingaro (11)
Recolhendo a âncora

riserva dello zingaro (12) riserva dello zingaro (13)


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$90,00) + frete grátis + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here