Rodeio de Houston: como é o maior rodeio do mundo

13

A Michelle Depenbrock mora em Houston e nos falamos sempre pelo Twitter, tive o prazer de conhecê-la pessoalmente na nossa última viagem a Houston em fevereiro passado. Quando ela comentou que ia ao rodeio de Houston, não pensei duas vezes e pedi pra ela escrever um post pra gente aqui no Aprendiz contando um pouco como é o maior rodeio do mundo.

Me chamo Michelle Depenbrock e, a pedido da Luciana Misura, vim relatar pra vocês a minha experiência no maior rodeio do mundo: o rodeio de Houston, Texas.

Todo mundo sabe que essa historia de cowboy é levada a sério aqui no estado do Texas e não poderia ser diferente com o rodeio anual que acontece por aqui. O Houston Livestock Show and Rodeo, mais popularmente chamado de Houston Rodeo ou Rodeo Houston é o maior evento de entretenimento de exposição de gado do mundo. O rodeio apresenta competições de gado, parque de diversões, shows ao vivo de bandas famosas (country em sua maioria), corridas de porco, competição internacional de vinhos, compra, venda e leilões de gado. Acha que acabou? Ainda tem mais… antes do evento começar, tradicionalmente há um desfile no centro da cidade, uma caminhada patrocinada pela empresa Conoco Phillips e uma competição de churrascos nacional chamada de Barbecue Cookoff! E na sexta que antecede o início da festa, há o Go Texan Day, um dia em que toda a população da cidade é incentivada a sair de casa vestida no estilo cowboy. Eles espalham outdoors pela cidade e até as crianças vão pra escola arrumadinhas de cowboy. É a coisa mais fofa! Eu, como não entendo nada de música country e nem tenho botas nem chapéu de cowboy assisto a tudo de uma maneira curiosa! Tá bom, confesso, eu uso bota normal e camisa xadrez pra entrar no clima! 🙂

Eu nunca fui ao desfile e à caminhada, mas sempre vou ao Barbecue Cookoff e ao Rodeio em si para assistir um show e vou narrar pra vocês a minha experiência, além de fornecer algumas dicas práticas pra quem quiser vir ao evento no próximo ano.

Barbecue Cookoff

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

São sempre os três dias que antecedem o rodeio propriamente dito: uma quinta, uma sexta e um sábado. Essa é a melhor parte do evento na minha opinião e eu explico o porquê. Os times do Cookoff são patrocinados por empresas e estas empresas recebem convites para o rodeio. Dessa maneira você pode comprar uma entrada e participar do evento, mas não pode entrar nas barracas patrocinadas e comer o churrasco propriamente dito porque para entrar em cada barraca você precisa estar credenciado (eles geralmente te dão uma pulseira ou colocam seu nome na porta). O evento acaba sendo um evento profissional, em que empresas convidam seus clientes vip’s pra fazer um agrado. Eu gosto porque sempre somos convidados, mas também porque isso faz com que o evento seja mais exclusivo. Volto a dizer que qualquer pessoa pode pagar o ingresso e entrar no evento, mas não vai poder comer o famoso churrasco e beber de graça nas barracas.

Esse ano fomos convidados para duas barracas na sexta-feira: a Blowin’ Smoke e uma outra que não lembro o nome de maneira alguma. Nenhuma das duas ganhou nada, mas eu dou o prêmio de barraca mais animada pra Blowin’ Smoke. Dentro da enorme barraca havia um show de banda country super animado e a seleção de bebidas estava ótima pra quem não toma cerveja. A comida também estava excelente. Que comeu o ribs (costela) amou! E é aquele negócio… quer comer mais? Volta pro final da fila e pega outro prato! As comidas e as bebidas são por conta da casa!

A organização do evento estava excelente. Transporte para o local no sistema “Park and Ride” (que vou explicar mais adiante), limpeza, número suficiente de banheiros públicos, tudo ótimo.

Rodeio de Houston Barbecue Cookoff, Houston, Texas
Rodeio de Houston Barbecue Cookoff, Houston, Texas



Rodeio – Show do Bruno Mars

Os shows do Rodeio são curtos, duram em torno de uma hora, e tem uma produção bem menor que um show comum porque o palco é móvel e colocado no centro da arena do estádio. Antes do show começar tem apresentação de corrida de cavalos, crianças montadas em ovelhas e etc. A montagem do palco acontece na sua frente e eu acho bem interessante a organização. Uma vez montado o palco há a cerimônia de abertura do show com fogos, luzes, fumaça e tal. Fiz um vídeo pra vocês terem uma idéia de como é.

O show do Bruno Mars foi bem divertido. Eu que não sou muito fã dele curti bastante. Baixei o CD dele pelo Itunes uns 5 dias antes do evento pra saber cantarolar pelo menos alguma coisa. Vale ressaltar que qualquer assento tem uma boa visão do palco. Nossos assentos eram bem lá em cima e curtimos o show da mesma forma.

O palco sendo montado e depois de pronto, com o show rolando no Rodeio de Houston
O palco sendo montado e depois de pronto, com o show rolando no Rodeio de Houston




Localização

O Rodeio acontece no Reliant Park desde 2003. Antes o evento acontecia no Astrodome, é um estádio em formato de cúpula antigo que pode ser visto de dentro do Reliant Stadium. O Astrodome ainda não foi demolido porque foi o primeiro estádio do mundo em formato de cúpula que foi criado para ser utilizado não somente para eventos de esporte, mas como para outros tipos de eventos.

Dica: na entrada do rodeio, bem no comecinho do parque de diversões, tem um brinquedo chamado “Sky Ride” que te leva de um lado ao outro do parque de diversões no esquema de teleférico. Nesse brinquedo você passa por cima do Astrodome. Bem legal… até eu que morro de medo de altura fui só pra ver o Astrodome de cima.

O "Carnival" (parque de diversões) do Rodeio de Houston tem até teleférico
O “Carnival” (parque de diversões) do Rodeio de Houston tem até teleférico


Duração do Evento

Quem acha que o evento dura uma semaninha apenas se enganou. O rodeio dura três semanas com shows diários. Esse ano começou no dia 24 de fevereiro e durou até o dia 17 de marco. No site oficial do rodeio você pode obter todas as informações sobre o evento: shows, calendário de atrações, mapas, tudo que você precisar.

Dicas Práticas – Transporte, Alimentação, Preços

Há diversas maneiras de se chegar ao Rodeio. Se você quer ir de carro e estacionar bem pertinho do estádio, esqueça porque o trânsito de Houston é caótico! Neste link você pode ver todos os meios de transporte disponíveis. Eu sempre utilizo o ‘Park and Ride’. Sempre estaciono no Aramco Parking Lot e pego o ônibus que custa sete dólares por pessoa ida e volta.

A alimentação no Rodeio é um festival de gulodices calóricas! Tem desde a tradicional coxa de peru (que eu morro de nojo só de pensar), até as mais bizarras iguarias fritas (biscoito recheado frito, pimenta jalapeño frita, cebola frita, pickles frito e por aí vai). Mas também tem pizza, churrasco texano, sanduíche, comida mexicana, e mais. Eu aconselho experimentar o funnel cake, que nada mais é que a massa de bolinho de chuva feito no funil com açúcar, chantilly e calda de frutas ou chocolate por cima.

Churrasco, doces, bolos, comidas tradicionais do Rodeio de Houston
Churrasco, doces, bolos, comidas tradicionais do Rodeio de Houston


O preço dos ingressos para os shows varia de $18 a $86. Vale ressaltar que de qualquer lugar você tera uma boa visao do palco. Esse ano paguei $18 pro show do Bruno Mars (pra vocês sentiram como sou super fã) e vocês podem ver pelas fotos e pelo vídeo que tive uma boa visão.

Qualquer dúvida, pode perguntar nos comentários que eu respondo com o maior prazer.

Obrigada Michelle! Tenho certeza que essas informações vão ajudar bastante ao pessoal que vai a Houston na época do Rodeio!

Informações úteis:
Reliant Park
Endereço: 8400 Kirby Dr Houston, TX 77054 Telefone: (832) 667-1400

A Mirella também foi ao Rodeio de Houston e escreveu lá no Mikix a experiência dela.


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


13 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o texto e as fotos… com certeza quem mora lá pode curtir mais intensamente o rodeio! Eu achei a experiência bem legal, pena que o dia do meu show não foi tão legal! Mas esta valendo 🙂
    Meu amigo até comentou que tem o Texas Day (ou algo assim), onde todo mudo sai vestido de cowboy, isso durante semana e para ir trabalhar, um lance meio Octoberfest 😉
    Bjs e obrigada pelo link.

  2. Tudo muito espetacular, mas, na minha opinião quem preserva realmente o seu tradicionalismo, é o gaúcho do RS e Argentina. Ex. Vacaria RS tem o rodeio mais autentico as suas origens. Os americanos estilizaram muito. Só por detalhe: Em 1951 o gaúcho Lalau Ferreira de Vacaria participou de um rodeio em houston, representando o estilo gauchesco. Agora em fev.2014, Vacaria realiza o 30º rodeio crioulo internacional, o primeiro foi em 1958. Saudações.

  3. Prezada Luciana

    Amei seus posts sobre o Rodeio, pois meus pais tem essa tradição aqui no Brasil e estou querendo levá-los ao TEXAS para conhecer. Gostaria de saber como fico sabendo a data do rodeio para o proximo ano, ou mesmo pra esse ano, caso não tenha passado.

    Obrigada

    Juliana Ciscouto

    • Oi Juliana, os rodeios são sempre na mesma época todos os anos, então os de 2014 já aconteceram, tem que pensar agora em 2015. Pra saber a data é só entrar no site do Rodeio linkado no post que tem sempre as próximas datas.

  4. gostaria de saber pela sua experiencia como e a sensaçao de nao falar ingles num evento como este, pretendo ir, mas preciso de mais imformaçoes, estadia pacotes , custo em media de quanto e quantos dias me recomendaria .. desde ja ad; comtiva de rodeio de piracicaba-sp GALERA DO CHAPEU.

  5. Quero muito ir há um rodeio fora do Brasil, mais não tenho cia pra ir e não sei como fazer. Vcs tem algum grupo q vão todos os anos? Gostaria muito de ir

  6. Moro em Fort Myers FL e estamos querendo ir em 2017. Gostaria de tirar algumas dúvidas. Um bom lugar para ficar, em relação a localização. Eu já olhei no site e já está disponível para 2017. O valor do ingresso me dá o direito de entrar no parque e no rodeio certo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui