Roma: Como se Prevenir contra os Táxis Piratas

8

A Luciana Rodrigues que mora em Roma, é a estreante na nossa coluna de dicas dada por brasileiros que vivem em outros países sobre a cidade em que vivem.

Os aeroportos Fiumicino (FCO) e Ciampino(CIA) são a porta de entrada de Roma por avião e a Termini, por trem. Apesar de haver inúmeras opções de transporte, a maior parte dos viajantes opta por chegar ao destino final de táxi. Então o meu primeiro conselho é: ao chegar nos principais aeroportos e estações de trem, esteja sempre atento aos motoristas de táxi pirata.

Normalmente os táxis registrados e legalizados possuem os símbolos a seguir: o símbolo do Comune (Município) e o número do táxi. Os táxis regulares são sempre brancos. Algumas vezes também possuem impresso na porta o telefone da central de reservas, assim a gente consegue saber a qual cooperativa pertence o táxi. Em Roma, eu gosto muito da cooperativa 3570 porque ela permite reservar táxis com um simples torpedo, mas isso é assunto para um outro post 🙂

Uma outra dica: ao entrar no táxi, você perceberá que no lado de dentro da porta traseira (normalmente da porta  esquerda) tem uma placa com o nome e sobrenome do motorista, ou pelo menos de quem tem a licença para dirigir aquele carro.

Viaje com internet no seu celular 100% do tempo

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado a internet. E o novo chip 4G Europa garante velocidade e tem ligações para o Brasil! Utilize o cupom para ganhar 10% de desconto aprendiz!

Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Muitos motoristas de táxis pirata usam o mesmo tipo de carro dos táxis normais, inclusive da mesma cor.

Normalmente esses motoristas agem da seguinte maneira: abordam o turista assim que ele se aproxima/ passa pela porta de saída do aeroporto ou da estação de trem. Dizem: “Taxi”, “Taxi, Mister”. Algumas vezes abordam dentro do aeroporto mesmo, normalmente nos horários noturnos, contando com o cansaço do turista. E quanto mais tarde e maior a fila para os táxis regulares, maior e mais insistente é o número dos motoristas de táxi pirata.

Eles contam com o déficit de táxis gritante de Roma e também com a ingenuidade e o cansaço do passageiro. Porque muitas vezes quem enfrentou 10-12 horas de viagem, sem contar os tempos de espera em aeroportos e o eventual atraso do avião, quer mais é chegar no hotel, tomar um banho, trocar de roupa, descansar, enfim… começar a vida de turista.

SEGURO VIAGEM COM 5% de desconto + 5% no boleto

Vai viajar? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado na maior parte das viagens para o exterior. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5 e ainda mais 5% se você pagar no boleto.

Os táxis pirata não têm seguro como carro de transporte de passageiros e há muitos casos de turistas que foram vergonhosamente ludibriados e acabaram pagando no mínimo o triplo de uma corrida normal. Já com os táxis regulares a gente tem que estar sempre com um olho no padre e outro na missa, imaginem pegar um motorista qualquer, em um país que não é o nosso, onde não dominamos o idioma e as manhas locais.

Quem mesmo assim quiser utilizar um táxi pirata, tome a precaução de perguntar o preço total da corrida (incluindo malas). Caso haja mais de um passageiro pergunte se o preço é pela corrida ou se o preço é por passageiro. Já soube casos de táxi pirata, onde os passageiros tiveram que pagar um preço absurdo por pessoa. Se não entender o preço, dê uma caneta e papel e peça que o motorista lhe dê o preço por escrito.

Se você não domina o idioma, não conhece a cidade e está viajando sozinho(a), vá por mim: não pegue um táxi pirata. Tenho amigos italianos que já passaram por experiências no mínimo desagradáveis.

Todo cuidado é pouco e não vale a pena estragar as férias logo no comecinho.


Vai Viajar? Mais dicas para programar a sua viagem



Já escolheu onde ficar? Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito. Veja aqui nossas dicas de hospedagem e reviews de hotéis que já nos hospedamos

Viaje com internet ilimitada. Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular e receba 10% de desconto com nosso link exclusivo. Com ele você poderá utilizar seus aplicativos e mídias sociais, usar como GPS, fazer ligações por whatsapp e skype.

seguroNão esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Alugue um carro no exterior na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Economize até 50% em preços combinados para entrar em atrações imperdíveis! Compre agora no CityPASS.com!

8 COMENTÁRIOS

  1. Este post é antigo e quem me dera ter lido antes. Semana passada estive em Roma e fui vítima de taxistas piratas. Agem da,forma descrita, porém no meu caso, foi pior porque me levaram para um estacionamento onde outro homem esperava. Quando percebi que não era taxi normal, questionei, é fui enrolada, disseram que era como o UBER. Tentei recusar, olhei entorno, não havia ninguém. Tive medo de acontecer algo pior. Dentro do falso táxi vi que o endereço do hotel estava no GPS do painel do carro e me senti mais aliviada. Ao chegar no endereço o preço foi absurdo, disse que não tinha todo aquele valor, então minhas malas foram postas de volta no porta malas. Me obriguei a pagar para o cara que estava comigo enquanto o outro retirava as malas do carro. Ao virar para trás habilmente o dinheiro foi subtituido na mão do acompanhante que disse que eu tinha dado as notas erradas e eu tinha certeza que não. Pois não havia notas inferiores a 50 euros . Dei 150 € e ele mostrada nas mãos 1 nota de 50, uma de 20 e uma de 10. ( segundo golpe) Por fim meteram na mão na minha carteira e levaram todo o dinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui