Roteiro de 3 dias em San Juan, Porto Rico

1

San Juan em Porto Rico é uma cidade cada vez mais popular! A terra do Luis Fonsi e seu sucesso mundial “Despacito” está atraindo a atenção do mundo. A Marjory Ohrel, apaixonada por viagens, leitora antiga aqui do blog e que atualmente mora em Nova Jersey, nos EUA, foi conhecer cidade porque ela era o ponto de partida de um cruzeiro pelo cruzeiro pelo Caribe Sul e conta pra gente neste post como aproveitar a cidade no ritmo “devagar” da ilha. 

San Juan é  a cidade mais populosa do território norte-americano de Porto Rico. Ela foi fundada por espanhóis, que a utilizaram como primeira parada nas Américas, e por conta disso construíram várias fortificações para proteger o ouro e prata transportado para no “novo mundo”.

Essa foi a primeira vez que nós visitamos essa ilha encantadora e escolhemos ir na primeira semana de maio, bem no meio da primavera, para “fugir” do fim de um inverno intenso aqui na costa leste americana e também para aproveitar a água morninha nas praias do caribe. Delicia só de pensar né? Como estaríamos no cruzeiro por 7 noites, resolvemos passar 3 dias explorando a cidade.

Como Chegar em San Juan

 O trajeto até San Juan foi muito rápido e tranquilo, saindo de Newark, NJ nós pegamos um voo direto e em 3 horas estávamos na ilha. (Para quem vem do Brasil, há conexões com a Copa no Panamá e Miami com a American Airlines). Chegando lá a primeira impressão é que você está nos EUA, mas com todo mundo falando espanhol! O aeroporto é super organizado e bem sinalizado em espanhol e inglês, o que ajuda muito pra nós brasileiros. Pegamos nossa bagagem e seguimos para a fila do táxi para irmos para o hotel.

Viaje com internet no seu celular - PROMOÇÃO DE BLACK FRIDAY 30%

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom de desconto da BLACK FRIDAY para ganhar 30% de desconto APRENDIZDEVIAJANTE ! Esse é o maior desconto que eles dão no ano! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Como se locomover em San Juan

Achei bem legal o fato de o sistema de táxi ser com preços tabelados. Vou explicar rapidamente, a ilha é dividida em zonas e você paga o preço pré-definido da tabela para sua zona de destino. Vale dizer que em cima do valor da tabela tem alguns “extras” como, combustível e número de malas (se aplicável), mas nada fora da realidade, então logo de cara, já me impressionei com a cidade.

Outra opção é o Uber que em San Juan, como em vários lugares, tem muita polêmica sobre o serviço. O Uber é autorizado na cidade, mas eles tem que pegar os passageiros a uma certa distância dos pontos de táxi e também não podem pegar na portaria do hotel. Mas nós andamos até a esquina e foi tranquilo (logicamente que cada um escolhe o que achar mais adequado, só quis aqui dizer minha experiência positiva com o serviço).

Onde ficar em San Juan, Porto Rico

Quando comecei a procurar hotéis notei que tinha os na “old San Juan” que é a parte histórica da cidade e os na “grande San Juan”. Nós preferimos ficar na “grande San Juan”, pois queríamos ficar em frente a praia. Escolhemos ficar uma noite no Renaissance La Concha, na região do condado, e outra noite no Ritz-Carlton, perto do aeroporto, ambos da rede Marriott e excelentes à sua maneira.

Hotel Renaissance La Concha

Nossa primeira noite foi no La Concha, então depois de sairmos do aeroporto fomos direto para lá. O hotel é super trendy com diversos bares, piscinas e até música ao vivo a noite. Achei super legal a conveniência de estar a beira da praia, além de poder acordar com aquela vista incrível. Outro ponto super positivo sobre a localização dele era o fato de podermos ir andando a restaurantes e drogarias (CVS e Walgreens). Após o check in nosso quarto ainda não estava pronto, então deixamos nossas bagagens com a recepção e fomos andando almoçar no Orozco’s por indicação da recepcionista e nós gostamos muito. Comida típica porto-riquenha, bem servido e preço justo.

Quando voltamos nosso quarto estava pronto, reservamos uma suíte com cama tamanho king e vista para o mar. Ficamos super satisfeitos com o tamanho razoável dele e a decoração moderna, com um banheiro super funcional e cheio de produtinhos Aveda. A praia era realmente a passos do hotel com várias espreguiçadeiras para pegar sol e sombreiros e depois guardar as malas fomos pra lá curtir.

 

Ritz-Carlton 

Na última noite em Porto Rico, ficamos no deslumbrante Ritz-Carlton que tinha uma vibe mais relaxante, com música ambiente e até lojas de luxo, como a Tiffany’s. O quarto era enorme e super clássico. Não tínhamos vista para o mar, mas dava para vê-lo, mesmo que de longe. Tomamos café no restaurante do hotel mesmo. Eles tem um buffet incrível de café da manhã, meio carinho ($33 por pessoa) mas como não tinha muita opção de restaurantes que pudéssemos andar, escolhemos a comodidade.

Tiramos o dia para curtir a piscina e praia do hotel e fizemos check out mais tarde e fomos direto para o aeroporto depois do almoço.

>>> Veja mais opções de hotel em San Juan – Porto Rico

O que fazer em San Juan

Dia 1

Na tarde do 1o dia, resolvemos explorar um pouco a San Juan histórica. Como mencionei lá no começo do texto, San Juan era uma cidade estratégica, e por conta disso foram construídos dois Fortes o “San Cristóbal” e o “San Felipe del Morro”. Ambos são parques nacionais americanos e tem que pagar admissão ($5 por adultos e crianças abaixo de 15 anos não pagam). Como já era fim de tarde, resolvemos parar no menor, San Cristobal. Aproveitamos a parte externa e nos deslumbramos com a vista linda de lá.

Após curtimos o forte, nós começamos a andar pelo centro histórico e admirar as ruas estreitas, super coloridas e cheia de tradição. Já tinha lido que a melhor forma de curtir a cidade era se “perdendo” pelas ruas, e realmente foi.

Aproveitei para degustar o famoso café porto riquenho, no charmoso Café Cuatro Sombras, acompanhado de um bolo de canela divino. Super recomendo os dois!
Fechamos a noite com um jantar no Restaurante “El Jibarrito”, que já tinha lido várias pessoas recomendando por servir comida local autêntica.

O restaurante é pequeno, mas super aconchegante, com clima descontraído. Pedi o tradicional “Mofongo” com camarões e estava delicioso.

Voltamos para o hotel, aproveitamos um pouco da música ao vivo no saguão, mas logo subimos para dormir, pois estávamos exaustos.

Dia 2

Acordamos cedinho, atravessamos a rua e pegamos um super café da manhã no Pinky’s. Adorei tomar meu café andando na beira da praia! Aproveitamos a manhã na praia.

 

Na parte da tarde nós retornamos para parte histórica, começando pelo Forte “El Morro”, onde aproveitamos para não só ver a vista maravilhosa e o forte em si, mas também para soltar pipa!

O forte tem uma área gramada enorme, e como é posicionado numa colina e’ super ventilado. Compramos uma pipa, baratinha uns $6 dólares, em um dos vários vendedores que tem espalhados por lá e nós divertimos muito.

Seguimos do “El Morro” para o Parque das Palomas, onde o ponto alto e dar comida para os pombos. São dezenas deles, e uma parede inteira de “casinhas” para eles. Muito legal para crianças correrem e brincarem.

Continuamos andando e chegamos ao “La Barrachina”, que é o lugar onde o famoso pina colada drink foi criado. Logicamente tivemos que tomar uma para comprovar se a fama fazia jus, e realmente estava delicioso! Como estávamos com nosso filho de 3 anos, não podemos ficar sentadas no bar, mas em San Juan você pode tomar bebida alcoólica na rua (contanto que seja num copo plástico) então pegamos nosso drink e saímos andando pelas ruas e admirando as construções históricas.

Passamos pelo Señor Paleta e pegamos um dos seus famosos picolés e apreciamos essa vista.

Escolhemos para jantar, o restaurantes Raízes, que muito bem recomendado e adoramos. Mais uma vez pedi o Mofongo Porto riquenho, mas dessa vez com carnitas e estava excelente. Pedimos também outra Pina colada e adorei o copo rústico que nos serviram ela.

Saímos do restaurante e fomos andando e vendo o charme da cidade a noite.


Voltamos para o hotel e para a segunda noite ficamos no deslumbrante Ritz-Carlton. 

Dia 3

Acordamos e fomos tomar café no restaurante do hotel mesmo. Eles tem um buffet de café da manhã incrível, meio carinho ($33 por pessoa) mas como não tinha muita opção de restaurantes que pudéssemos andar, escolhemos a comodidade.

Tiramos o dia para curtir a piscina e praia do hotel e já estávamos com clima de “não queremos ir embora”.

Como nosso voo era só no final da tarde, eles acomodaram nosso pedido para fazer o check out mais tarde, o que nós adoramos pois nós deu a oportunidade de aproveitar a praia até a hora do almoço, e depois nos arrumamos para irmos para o aeroporto.

San Juan com certeza nós impressionou e deixou um gostinho de quero mais! Com certeza voltaremos para explorar outras partes da ilha, que eram um pouco mais distantes e não dava para encaixar na estadia de 3 dias.

Dicas Úteis:

1. O trânsito na parte histórica de San Juan é muito movimentado, e sempre tinha um congestionamento absurdo nas horas comerciais, então se você alugar carro ou pegar táxi, leve isto em consideração.

2. Adorei a estadia na grande San Juan, mas se você tem pouco tempo na cidade aconselho a ficar em algum hotel na parte histórica, pois você pode fazer tudo a pé.

3. San Juan parece os EUA falando inglês, mas você ainda tem o clima latino, e eles são muito corteses. Me lembrou bastante o povo brasileiro.

4. Fomos no começo de Maio, e mesmo estando super quente, tinha umas chuvas isoladas aqui e ali. Mas como tempo é algo sempre imprevisível, planeje de acordo.

Foto de capa: El Morro, San Juan, Puerto Rico – Wikimedia commons. 

Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui