Booking.com

Santo André na Bahia

Date:

Share post:

Santo André na Bahia é um daqueles lugares onde o sossego ainda reina. Sim, o Brasil foi descoberto pelos portugueses lá em 1500, mas a Costa do Descobrimento que conta com lugares badalados como Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Espelho, ainda guarda segredinhos e lugares quase intocados. Santo André na Bahia, entrou no mapa dos desejos viajantes apenas em 2014, depois que a seleção da Alemanha usou o vilarejo como base para os treinamentos da Copa do Mundo. Os sábios alemães aproveitaram os dias de sossego entre um jogo e outro no Campo Bahia Hotel, um paraíso de frente para o mar.

Como Chegar em Santo André na Bahia

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Com cerca de 800 habitantes, a vila de pescadores está a 27 km de distância ao sul de Porto Seguro, na Bahia e apenas alguns poucos sortudos se aventuravam por lá. A oferta de voos para Porto Seguro é extensa de vários lugares do país. Depois de chegar a Porto Seguro, o ideal é alugar um carro (ou combinar o transporte com o hotel ou pousada) e seguir em direção a Santa Cruz Cabrália. O Rio João de Tiba é então atravessado de balsa, que sai a cada hora durante o dia. 

Atenção: Lembre-se de levar dinheiro em espécie para Santo André, ou sacar quando chegar no aeroporto, porque os estabelecimentos na vila não aceitam cartão e para achar um caixa eletrônico, só mesmo em Cabrália.

Onde se Hospedar em Santo André na Bahia

Quando fui a Santo André, me hospedei no Campo Bahia mas a pequena e pacata cidade tem várias opções interessantes de hospedagem. De hotéis de luxo a pousadinhas, é possível encontrar um hotel para o seu bolso.

Onde Comer em Santo André na Bahia

A ruazinha principal de terra batida tem pousadas, hotéis e restaurantes para atender o crescente número de turistas. Há restaurante independentes, como o Gaivota, que com suas mesinhas de frente para o rio proporciona uma das melhores refeições com vista da vila.

Alguns hotéis e pousadas tem restaurantes que servem também quem não é hóspede e as surpresas são muitas, já que um lugar tão pacato e simples, conta com uma culinária tão diversificada. O Caju dentro do Campo Bahia Hotel, serve uma comidinha mais sofisticada com toques locais e o Floridita na Pousada Corsário tem várias delícias. Se estiver com saudade das massas, dê uma passadinha no Sant’Anas

Na alta temporada o vilarejo ferve, mas sossego é ainda o sobrenome de Santo André e é fora da temporada que se aproveita toda a beleza do local. A baixa temporada porém, tem seus percalços, certifique-se do que abre no almoço ou jantar para não ficar na mão e de barriga vazia.

O que fazer em Santo André na Bahia

Com ecossistema riquíssimo, rios, praias, mangues e área de proteção ambiental, a população local dá as boas-vindas aos turistas, mas tenta a todo custo preservar seu estado natural que tanto encanta a quem visita.  A praia de Santo André, também apelidada de “Praia do 7 a 1” no trecho em frente ao Campo Bahia Hotel, tem faixa de areia extensa, e caminhando para a direita, é possível ver o encontro com os rio João de Tiba e os seus coqueirais à beira-mar.

 

Aliás, caminhar pela Avenida Beira-Mar que vira Avenida Beira-Rio, é um ótimo programa para o fim de tarde. Aproveite para dar um mergulho no rio e  descobrir algumas das pérolas locais.

rio e mar em santo andre bahia
O encontro do rio com o mar em Santo Andre

À noite, alguns moradores locais montam as barraquinhas da Feira Criativa com bijuterias e peças de artesanato local.

Quando bater a canseira da sombra e água fresca, é possível fazer passeios pelos rios João de Tiba e visitar as piscinas naturais e os corais em Coroa Alta (leve uma sapatilha para os pés). Aproveite a visita para ir até a cidade histórica de Cabrália que fica na parte alta da cidade. 

Além da igreja de Nossa Senhora da Conceição, a vista panorâmica que se tem do alto é lindíssima.

Em Coroa Vermelha, visite o centro cultural Indígena Txag’ru Mirawe que tem por missão preservar a cultura e história dos índios Pataxós. O artesanato em madeira tem souvenirs úteis e baratos para levar pra casa.  

Tire um dia para visitar Guaiú, que fica a pouco mais de 5 km de Santo André, para nadar no encontro do rio com o mar e provar o famoso Arroz de Polvo da Maria Nilza.

Estrela da casa e figura local conhecida por todo mundo, Maria Nilza aparece sempre pelas mesas para cumprimentar os visitantes e presenteá-los com um bilhetinho da sorte e um trevo de quatro folhas que ela cultiva no seu jardim.

Eu garanti o meu, afinal boa sorte a gente não dispensa, não é mesmo?

O restaurante e a popularidade do arroz de polvo começaram por acaso. Em 1994, época em que o Guaiú era desconhecido e isolado, apareceram duas turistas pedindo pra Maria Nilza preparar uma ceia de Natal. Sem ter onde comprar ingredientes para preparar uma ceia, ela fez um prato com o que tinha em casa – Arroz e Polvo. Assim nasceu o famoso prato do restaurante, que custa R$195,00 para duas pessoas.  

Diz ela que comer muito bem não é gula, é prazer. A barraca em frente a praia não tem luxos, não tem luz, a comida é feita no fogão a lenha e o caminho do estacionamento ao restaurante e as mesinhas e cadeiras são decorados com capricho. Não saia de lá sem visitar o banheiro inusitado.  

Sim, a vida em Santo André parece até que passa mais devagar. Aproveite para desligar do mundo e recarregar as baterias nesse recanto de tranquilidade, enquanto esse pedaço do Brasil não é descoberto!

Visitei Santo André a convite do Campo Bahia Hotel. Todas as opiniões aqui são minhas.


Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...

Show da Ivete Sangalo no Universal Orlando será transmitido ao vivo no Multishow

Vai começar mais uma Florida Cup em Orlando e assim como 2019 e 2020, a rainha do axé...