Porto do alto: Torre dos Clérigos e Ponte D. Luis I

12
Porto

Poucos dias antes de ir para o Porto, marquei de encontrar duas amigas que são de lá, e as duas me falaram que, se o tempo estivesse bom, eu deveria subir na Torre dos Clérigos. Então, quando chegamos na cidade e vimos aquele solzão e céu azul, fomos direto pra lá, até porque o hotel estava a 10 minutos de caminhada.

Porto

Porto

A Torre dos Clérigos é junto a igreja de mesmo nome, e foi construída entre 1748 e 1763. Ela fica na região da Baixa, que, apesar do nome, já é uma área elevada da cidade. Então, depois de 225 degraus (76 metros de altura), você é recompensado com uma vista espetacular do Porto, principalmente do Rio Douro, Vila Nova de Gaia e Ribeira.

Vá sem pressa –  é legal ter o mapa da cidade em mãos e tentar identificar monumentos e prédios históricos, como a Estação São Bento e a Sé. Eu fiquei encantada com os telhados (pois é!), achei um visual mega fotogênico, fica parecendo maquete. É uma desordem muito bonita : )

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom exclusivo para leitores do blog APRENDIZDEVIAJANTE e receba frete gratuito! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

Porto

Porto

Porto

Porto

Porto

Porto

Porto

Na metade da subida você vai ver os 49 sinos da Torre, que tocam as 12 e as 18h. Curiosidade que li no guia: os sinos são controlados por um software conectado a dois relógios, um na Inglaterra e outro na Alemanha, e assim mantém a hora certa.

Para subir na Torre dos Clérigos é preciso pagar 2 euros (por 3 euros você pega também um binóculo e por 5 euros tem o áudio guia). Caso você não queira subir, a entrada na igreja é gratuita.

Porto

Porto

Porto

Outro ícone do Porto do qual se tem uma vista incrível é a Ponte Luis I – o “segundo andar” dela, por onde passa uma das linhas do metrô. Você não necessariamente precisa fazer esse caminho pra ir até Gaia e visitar as caves de Vinho do Porto (muito mais fácil ir por baixo mesmo), mas a gente queria pegar o bondinho lá de cima. Foi uma ótima ideia!

Porto

 O mais legal de atravessar a ponte é que a paisagem vai mudando ao longo do caminho – no começo (na extremidade do Porto) você vé Gaia, aí no meio o bacana é ver a extensão da Douro para os dois lados, e lá do outro lado, chegando em Gaia, a vista da Ribeira é encantadora.

Porto

Porto

Porto

Porto

Porto

Porto

Porto

Mas ó, nada de se distrair e para o meio da rua hein? O metrô passa ali, não tem nenhuma proteção a não ser essas colunas baixinhas, que realmente não evitam que você saia da calçada. Sei que parece bobagem falar, mas caso queira ultrapassar alguém que está andando devagar ou um grupo tirando foto, tome bastante cuidado!

Porto


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


12 COMENTÁRIOS

  1. Helô que delícia todos seus posts sobre o Porto… Gaia é belíssima, suas caves e a vista da Ribeira é maravilhosa 🙂
    Parabéns por mais este post show!

  2. Oi, se você ainda lembrar, saberia me dizer por onde (nome de uma rua) é o acesso para parte de cima da ponte? Estando na Ribeira é possível chegar a parte de cima da ponte ou tem que chegar por um outro lugar?

    Obrigada 🙂

    • Rafaela, se você for na Sé, de lá seguindo reto na Av. Vimara peres já da na parte de cima da ponte! Da Ribeira vc estará lá embaixo, então o que vc pode fazer é atravessar por baixo, do outro lado pegar o teleferico e voltar por cima! ou então pegar o funicular pra cima, mas ele nao vai até o inicio da ponte exatamente, vc precisará andar ate lá de qqer maneira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui