Visitando o Museo Casa Enzo Ferrari em Modena na Itália

7
Museoenzoferrari_predio

Por muitos anos, os domingos lá em casa eram invarialmente em frente a TV. Assistir a Formula 1 e ver Ayrton Senna correr era um programa imperdível e a paixão pelos carros e velocidade nasceu ali. Então quando estava planejando minha visita à Itália, eu tive certeza que queria incluir no meu roteiro uma visita a Modena.

Saímos de Bolonha bem cedinho para fazer uma “day trip” em Modena e para conhecer um pouco da cidade, ponto de encontro de apaixonados por carros. Como não podia deixar de ser, a viagem foi em estilo, a bordo de um Jaguar.

 

O Jaguar que nos levou a Modena
O Jaguar que nos levou a Modena

 

Modena fica na região do “Motor Valley” que tem entre coisas tem as fábricas, pistas e museus da Ferrari, Ducati, Maserati e Lamborghini. Se você também é fã do automobilismo, motociclismo e velocidade, não pode deixar de visitar essa região. Há várias opções do que fazer por aqui e a nossa primeira parada foi no Museo Casa Enzo Ferrari.

Viaje com internet no seu celular

Vai viajar para o exterior? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 140 países, para que você fique conectado a internet. Utilize o cupom para ganhar frete grátis: APRENDIZDEVIAJANTE! Veja meu post: Chip EASYSIM4U: Como usar a Internet na Europa.

O museu tem dois prédios:

A casa onde Enzo Ferrari nasceu em 1898, abriga uma coleção multimídia contando a história do homem que revolucionou o automobilismo e detalhes da sua vida, seu escritório e vários artefatos pessoais. Lá é possível descobrir fatos curiosos como a razão dele ter escolhido o cavalo que hoje é símbolo da Ferrari, filmes que não foram publicados, fotos de sua vida e carreira como piloto e construtor de carros e pequenas particularidades do mito. Um detalhe: nessa área do museu, não é possível fotografar. 

 

Casa e oficina Mecanica
Casa e oficina Mecânica

 

A galeria de exibição é um prédio com design futurista ao lado da casa de Enzo Ferrari, onde o teto tem o formato do topo de um carro e foi pintado na cor amarelo, que é a cor do cavalo que representa a Ferrari. A galeria tem exibições temporárias que mudam de tempos em tempos.

 

Panorâmica do salão
Panorâmica do salão

 

É uma verdadeira aula de história contada por carros de diversas gerações… onde os carros do passado estão lado a lado com os carros do futuro.

 

Passado e Futuro
Passado e Futuro

 

 

Carros de várias eras
Carros de várias eras

 

Além de uma coleção enorme de Ferraris, quando eu fui (Julho de 2013) estava tendo a exposição de carros de F1. Entre os carros, estavam dois dos que foram usados pelo Ayrton Senna e também o capacete que ele usou quando era patrocinado pelo Nacional. Impossível não se emocionar.

 

Os carros usados pelo Ayrton Senna
Os carros usados pelo Ayrton Senna

 

Depois da visita, a conclusão que a gente chega é que a história do automobilismo não seria a mesma, não fosse Enzo Ferrari… e claro, Modena.

 

Como Chegar

Para chegar a Modena é muito fácil. Como nossa base era Bolonha, haviam algumas opções:

  • O trem a partir de Bolonha custa 3.60 euros. O museu fica há 1 km da  estação de trem, mas se você vai combinar a visita com uma ida a Maranello para ver o Museu Ferrari, use o serviço de Transfer a partir da estação de trem, que leva até o Museo Casa Enzo Ferrari e depois de lá até o Museu Ferrari em Maranello.  Para planejar o transfer, clique aqui:  http://www.vivaraviaggi.it/ferrari_mef_galleria.php?group=2
  • É possível ir de carro se você tiver alugado um, são pouco mais de 40 minutos até Modena.
  • Ou para fazer a viagem com estilo, você pode contratar um carro com motorista. Nós contratamos um Jaguar na Sacaoline.it para nos levar – esse serviço vale a pena se você está em pelo menos três pessoas no grupo.

 

museoenzoferrari_eu
Fazendo pose com o carro do Senna

Informações Úteis:

Museo Casa Enzo Ferrari

Endereço: Via Paolo Ferrari, 85, Modena –

Preço: 13 euros só o museu, 22 euros se incluir o Museo Ferrari em Maranello (recomendado!). Crianças de 6 a 10 anos: 9 euros e 14 Euros. Crianças menores de 5 anos tem entrada gratuita.

Horário: 9:30 as 18:00 de 1 de Outubro a 30 de Abril  e 9:30 as 19:00 de 1 de Maio a 30 de Setembro.

 

A viagem a Itália  para o projeto BlogVille  aconteceu a convite de iAmbassador e Emilia Romagna Tourism.

 


Vai Viajar?

Assine a Revista Aprendiz de Viajante! Assine a revista por R$ 120,00 + chip com 30 dias de internet ilimitada gratuita para usar em mais de 140 países!!!! Você sabia que o chip mais barato, de 5 dias, custa mais caro que a assinatura??? Então aproveite!!!! Assine agora.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, pois como não existe saúde pública no país, qualquer problema mínimo de saúde pode resultar numa conta altíssima de hospital ou pronto socorro. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: APRENDIZ5.

Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking

Precisa alugar um carro? Reserve o carro na RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil com seu chip internacional já funcionando no celular.


7 COMENTÁRIOS

  1. Estou na dúvida se fico hospedado em bologna ou firenze, vi que de frecciarossa o tempo é pouca diferença.

    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui