Zion National Park em Utah

O Zion National Park é um dos parques nacionais conhecidos como “The Mighty 5” em Utah. Ele é o parque mais antigo dos Estados Unidos e o o que pouca gente sabe é que ele fica bem pertinho de Las Vegas e é um ótimo bate e volta pra quem quer usar a cidade como base. A gente visitou o parque em fevereiro, que aqui nos Estados Unidos é inverno e alguns dias antes a maior parte das trilhas estavam fechadas porque nevou.

Como chegar

De Las Vegas até Zion National Park são pouco mais de 2:20, por ótimas estradas. Você atravessa Nevada, Arizona e então chega em Utah. Saímos de Las Vegas uma 10 da manhã e chegamos de volta as 8 da noite, porque fizemos uma parada para almoçar.

IMG_1445a IMG_1448a IMG_1456a

Quanto Custa para entrar em Zion

A entrada para o parque custa US$30.00 por carro, a gente tinha 6 pessoas no carro, então custou US$5.00 por pessoa. Se você estiver hospedado em algum dos hotéis da cidade ou estacionar fora do parque, você pode entrar a pé ou de bicicleta e pagar a taxa de pedestre que custa US$15.00.IMG_1474

Como Explorar o parque

Zion é um parque para os amantes da natureza, das caminhadas e trilhas. São inúmeras trilhas com os mais variados níveis de dificuldade, mas para quem não é assim tão esportista, dá pra visitar o parque de carro e fazer umas paradas para fotos e ir somente nas trilhas mais facinhas que vão de 500 metros a 2 km. De abril a outubro, por causa do grande movimento de turistas, o parque só pode ser visitado utilizando um dos vários ônibus que fazem paradas pelo parque em duas rotas diferentes. De novembro a março é possível visitar o Zion no seu próprio carro, que foi o que nós fizemos. Já na entrada você recebe um mapa e um jornalzinho com as trilhas.

São duas linhas de ônibus gratuitas:IMG_1479

Springsdale que percorre a cidade de springsdale e faz parada em alguns pontos como o Zion Park Inn, Quality Inn e Pizza & Noddle leva os visitantes ao parque gratuitamente.

Zion Canyon que faz um tour pela rota cênica do parque com paradas em alguns pontos estratégicos pra fotos e também entrada de algumas trilhas.

Como a viagem foi bem em cima da hora não deu pra planejar muito(e a gente não tinha sapatos apropriados para as caminhadas), então parei no Visitor Center que é logo após a entrada do parque e pedi algumas explicações no balcão de informações de onde ir, onde parar, o que tinha de legal pra ver. Tive uma aula sobre o Zion e aproveitei pra fazer um monte de perguntinhas pra contar tudo pra vocês. O visitor center tem também banheiros e uma lojinha com uma livraria. IMG_1854

Se você vier nos meses de alta temporada, de Abril a Outubro, vai ter que deixar o carro no estacionamento e pegar o shuttle. A recomendação é que você chegue o mais cedo possível, porque o estacionamento enche rapidamente, ou deixar o carro num dos estacionamentos pela cidade e pegar o shuttle.

Como é o parque

O Zion Canyon line que faz a rota cênica tem 9 paradas no total. A 1a é no visitor center e mesmo que você vá de carro, o ideal é fazer esse mesmo percurso que o ônibus faz. As 9 paradas são: Visitor Center, Zion Human History Museum, Canyon Junction, Court of the Patriarchs, Zion Lodge, The Grotto, Weeping Rock, Big Bend e Temple of Sinawava.

O cenário é lindíssimo e a gente dirigiu a maior parte do tempo por lá.

IMG_1484 IMG_1483 A segunda parada é um museu, que a gente passou, porque queria concentrar na natureza, já que a gente não tinha muito tempo. A terceira parada é na junção de duas estradas, você vai querer pegar a esquerda para continuar na rota cênica se estiver de carro.

A quarta parada do shuttle é chamada de Court of Patriarchs e há um pequeno estacionamento se você estiver de carro. Aqui tem uma trilha rapidinha que tem uma vista ótima dos patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó.

IMG_1857 IMG_1860

A quinta parada é Zion Lodge que tem a sexta parada logo pertinho para o Grotto(gruta) e uma trilha que conecta as duas paradas. Essa é a entrada pra trilha que leva também para as Emerald Pools, que são piscinas naturais muito populares durante o verão. A trilha é facinha, pavimentada e leva mais ou menos meia hora pr chegar nas piscinas naturais, uma hora pra ir e voltar. Pra quem quiser um pouco mais de aventura, a Upper Emerald Pool Trail é uma ótima opção e para quem quer adrelina, a trilha mais comentada pelos visitantes que gostam de esportes radicais é a Angels Landing Trail que dura cerca de quatro horas pra ir e voltar ao ponto inicial e é cheia de pontos perigosos e não é recomendada pra quem tem medo de altura.

A sétima parada é a Weeping Rock, a pedra que chora. Ela tem água que sai dela e parece que ela está chorando. É um espetáculo lindo e diferente. Pra chegar até ela, uma caminhada por uma trilha asfaltada bem curtinha, muito tranquila de subir, inclusive pra crianças. Essa parada é ponto de partida para várias trilhas bacanas.

No Big Bend a gente nem parou, mas daqui dá pra ver Angels Landing e também alguns “loucos” escalando as paredes.

A última parada, Temple of Sinawava, é o ponto de partida para várias trilhas e uma em especial perto do rio.  Essa trilha é toda pavimentada e leva em torno de uma hora e meia pra completá-la e voltar ao ponto de origem. Nós só fizemos um pedacinho porque já era fim da tarde.

IMG_1877 IMG_1878

Depois da gente fazer as paradas da Scenic route do Zion, voltamos até a Canyon Junction que é a parada 3 e pegamos a estrada para direita que sobe a montanha e passa pelo Zion-Mount Carmel Tunnel. Como essa parte é bem alta, foi possível pegar uma área ainda cheia de neve, onde as meninas se divertiram fazendo guerra de bolas de neve. IMG_1913

Esse é o caminho que leva também ao Bryce Canyon e ao Grand Canyon e regiões do Arizona.

Qual a melhor época para visitar Zion

O parque abre o ano inteiro, só que no inverno, se houver neve as trilhas podem fechar. A gente pegou algumas trilhas fechadas, mas como a gente quis explorar mais de carro não tivemos problemas. Durante o verão o parque é bem popular, pra não dizer, lotado. Eu já tentei ir duas vezes nesse parque no verão e passar a noite, mas não tinha vagas em nenhum hotel por perto, então se estiver planejando ir nessa época, reserve com bastante antecedência. IMG_1481

Onde se hospedar

O parque oferece camping e áreas para quem está de motorhome, mas essas vagas acabam rapidinho nos meses de verão, porque é quando os americanos estão de férias.

O parque tem apenas um hotel dentro dele, o Zion Lodge, que tem chalés, suítes e quartos normais de hotel.

A cidade mais próxima do Zion é Springdale em Utah que tem hotéis que ficam literalmente a alguns passos da entrada do parque e é servida pelo ônibus gratuito. Mas se não houverem hotéis em Springdale, outras cidades próximas que também tem hotéis sãoRockville, Mt. Carmel Junction, Hurricane, St. George e Kanab em Utah. Os hotéis aqui são no máximo 3 estrelas.

Aqui alguns dos hotéis que ficam próximos do parque:

Outras opções nas cidades próximas:

Em resumo

Adoramos a experiência, que foi parte de uma viagem que fizemos pela costa oeste. As meninas disseram que Zion National Park foi o ponto alto dessa viagem e eu tenho que concordar. Quero voltar de novo para passar pelo menos uma noite, fazer mais umas trilhas e também visitar os outros parques próximos: Bryce, Canyonlands, Arches e etc.

Para ver outras experiências de blogueiros no Zion National Park, visite esse post da Carol no DicasRoteirosViagens.com, da Anna Biselli no site 1000 dias.com.

E você? Já visitou ou tem vontade de visitar alguns desses parques nacionais em Utah?