Booking.com

Trabalhar e Morar nos Estados Unidos – Vale mesmo a pena?

Date:

Share post:

Normalmente a gente só trata aqui neste blog da questão do turismo, mas como sempre tem muita gente que me pergunta sobre o assunto no post 8 anos morando nos Estados Unidos como eu vim parar aqui, resolvi republicar aqui um post sobre Trabalhar e Morar nos Estados Unidos que fiz no meu antigo blog pessoal, que era parte da série sonhar é preciso! Se você não leu o post de como eu vim parar aqui, um pequeno resumo e minha situação atual:

Eu vim para os Estados Unidos em 2004 com o visto de trabalho G4 (que é um visto especial para quem trabalha em organizações internacionais) como consultora de TI no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de lá fui para Banco Mundial. Eu saí por três anos do Banco Mundial para trabalhar como Gerente de Projetos numa empresa americana, mas voltei em 2011 para o Banco Mundial para ser consultora de Gerenciamento de conteúdo e mídias sociais. Eu tenho o Green Card, porque me casei com um americano em 2006, mas poderia estar no visto G4 de trabalho do Banco Mundial até hoje.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

********************

Fiz um vídeo lá no nosso canal do youtube falando muita coisa que escrevi aqui e algumas a mais, como tipos de vistos. Veja, se inscreva e faça perguntas por lá que vou tentar responder as dúvidas mais comuns num próximo vídeo.

Vir trabalhar nos EUA é o sonho dourado de muita gente, como foi por muito tempo o meu também. Mas a pergunta que muitos me fazem: Vale mesmo a pena? A resposta nua e crua é: depende! Depende de qual a sua situação atual (ou anterior a vinda pros EUA), do que você espera do futuro, de qual o seu objetivo vindo trabalhar aqui. Depende do quanto você se preparou, qual seu nível de escolaridade, qual a sua profissão (ou aspiração), que tipo de trabalho você espera conseguir, que tipo de vida você quer levar aqui. E além disso é preciso considerar: custo de vida, saudade do país, sua facilidade pra adaptação e pra fazer novos amigos.

O que ouço quase diariamente é um desejo incontido de fazer “qualquer coisa” nos EUA. Não importa “o que”, mas a grande maioria acha que nos EUA vai ser melhor. E a realidade chega pra muitos mostrando que não é bem assim. Como só sei escrever sobre o que eu vivo, tudo o que vou escrever aqui são as minhas experiências pessoais. Pr@s que moram por aqui e trabalham, independente da profissão, a sua ajuda pra enriquecer esse post é imprescindível. E eu não tenho pretensão de responder a pergunta com precisão, porque no fim das contas tenho mais perguntas que respostas, mas talvez questionando, eu possa ajudar outras pessoas. Então vamos analisar os dependes dessa história?

Qual a sua situação atual?

Empregad@? Desempregad@? Recém-formad@? Sem perspectivas de crescimento? Insatisfeit@ com seu trabalho atual? Quer levar sua carreira a um outro nível? Mais dinheiro? Experiência internacional? Quase todas as anteriores?

Qual era a minha situação antes de vir pra cá:

Trabalho em IT (área de informática) há 16 anos. Comecei como técnica de computadores, fui suporte técnico num provedor de internet no Rio de Janeiro e resolvi me dedicar a programação e Análise de Sistemas, o que me permitiu trabalhar em grandes empresas como Unisys, Globo.com, EDS e Bank Boston. Sempre como consultora, o que deixa as coisas um pouco instáveis, porque nunca se sabe até quando haverão projetos. Apesar de sempre ter projetos atrás de projetos, comecei a querer alçar voos mais longos. Tinha um salário bem acima da média, tive oportunidade de trabalhar com uma equipe internacional na Globo.com o que me deu alguma exposição ao inglês que eu já tinha tido algumas aulas num cursinho de inglês e depois de vir aos EUA por três vezes tentando um trabalho, estava mais que decidida que esse era o meu lugar.

O que você espera do futuro? Qual o seu objetivo?

Quer vir morar pra sempre? Ou apenas juntar algum dinheiro? Quer ganhar experiência pra aplicar no Brasil? Quer melhorar seu inglês? Não tem a menor ideia, mas quer vir assim mesmo?

Qual o era o meu objetivo?

Primeiro era ganhar experiência internacional, juntar uma grana (coisa que ainda não consegui fazer) e me afastar um pouco da violência do Brasil. Meu primeiro pensamento: não quero voltar pro Brasil, só a passeio. Posso mudar de ideia ao longo dos anos, mas isso é por agora.

Ou seja, o ideal é que se tenha um objetivo em mente, mesmo que isso mude depois. Eu sempre digo que a experiência vale, mesmo que tenha sido desastrosa. Na pior das hipóteses seu inglês vai melhorar, você vai ter conhecido outro país, outra cultura e com sorte vai ter juntado algumas histórias pra contar. Se puder eviter a parte ruim, melhor. E planejar e se preparar são as palavras! 🙂

O quanto você se preparou? Qual seu nível de escolaridade? Sua profissão?

Nada impede que você venha morar EUA sem falar uma palavra de inglês, mas se seu objetivo é vir trabalhar aqui, quais as chances você tem? Algumas, eu sei. Existem vários sub-empregos onde você não precisa falar inglês. E até empregos em bancos internacionais onde talvez seu português seja suficiente, mas isso diminui muito suas chances e seu salário. Portanto, se tiver chance, um curso, mesmo que básico, ajuda. Curso universitário é controverso, mas é sempre melhor ter um. Isso não é garantia de nada, aviso logo. Estamos cheios de diplomados sem um emprego por aí e por aqui. O mundo é cruel, eu sei. Não basta ter um curso universitário, tem que ser “O” curso universitário. Pesquisar o mercado, ver o que está em alta sempre ajuda. Se você fez algum curso que precisa ser reconhecido aqui, o diploma ser validado, pesquise antes. Pesquise, pesquise, pesquise. Internet está ai pra isso.

Eu me preparei?

A resposta é: sim! Fiz um curso universitário de 2 anos e meio na Estácio de Sá em Redes de Computadores e depois comecei uma pós graduação em Engenharia de Software que abandonei faltando oito meses pra acabar. Essa é uma das decisões que gostaria de ter pensado um pouco mais, porque hoje, estou aqui, querendo fazer uma pós graduação e tenho que completar o bacharelado primeiro. Pagando caro, muito caro. No meu caso, a universidade não foi essencial pra eu conseguir o emprego, o que contou foram meus 15 anos de experiência. Mas se eu quiser crescer por aqui, Bacharelado é o mínimo e Mestrado é quase uma obrigação. Fiz inglês no Brasas e toda oportunidade que eu tinha pra praticar inglês, eu aproveitava.

Que tipo de trabalho você espera conseguir? Você quer trabalhar legalmente? Com visto de trabalho?

Você quer um emprego na sua área de estudo ou profissão? Ou serve qualquer emprego? Essa é a parte mais difícil, porque é lógico, se a gente puder escolher, vai querer o que a gente faz melhor. Mas e a realidade? Essa é bem diferente. Sua área tem demanda nos EUA? É preciso alguma especialização? Credenciamento? Você quer vir trabalhar de qualquer coisa? Limpar casas? Tomar conta de criança? Ou quer ser Au-Pair? Quer fazer apenas um intercâmbio, trabalhar por alguns meses e voltar?

A minha realidade:

Eu tinha muito claro na minha cabeça que eu queria trabalhar na minha área, com visto de trabalho e tudo certinho. Em uma das vezes que vim pra tentar um trabalho, estava com pouca grana e tive que fazer bicos aqui e ali. Eu sempre conseguia dar aulas de informática, consertar um computador, montar computadores, fazer páginas pra internet. Qualquer coisa valia. Fora isso, fiz uns trabalhos gerais quando a grana apertou muito e nada aparecia. Mas meu objetivo era conseguir um visto de trabalho, portanto, eu ficava no país só tempo suficiente pra fazer contatos e não ultrapassava os limites de tempo dados pela imigração.

Um lembrete: ficar ilegal é o primeiro passo pra não conseguir um visto de trabalho. Não acredite em histórias de quem veio aqui, ficou ilegal e depois de anos conseguiu se legalizar. Isso aconteceu antes. Agora, é praticamente impossível! Antes, as agências de imigração não eram conectadas, agora, todas as suas informações, desde quando você entra no país, estão gravadinhas no computador e são compartilhadas entre as agências.

Saudades da família: quanto custa?

Pra mim, essa é a parte que custa mais caro. Vou ao Brasil pelo menos uma vez por ano e trago minha mãe pelo menos uma vez por ano. Isso quer dizer gastos de passagem, visto, hospedagem, passeios. Aqui e lá. E garanto, é o dinheiro mais bem gasto do ano inteiro! Porque pra eu manter a sanidade, preciso disso. Não abro mão. Mas isso significa abrir mão de outras coisas. Dinheiro guardado no banco, por exemplo. Mas pergunta se eu trocaria: não! O dinheiro que eu guardo tem sempre destino certo: me proporcionar momentos de felicidade e como isso está quase sempre diretamente ligado com a família, já viu né?
Tem os que optam por não voltar ao Brasil, ou não trazer ninguém pra visitar pra economizar dinheiro. Eu bato palmas, admiro de verdade quem consegue. Mas não dá pra mim.
Tem os que não podem sair do país. Porque estão ilegais ou não têm dinheiro. E esses pagam um preço alto. Mas como tudo na vida, existem opções e “opções”.

Portanto, antes de vir, pese bastante esse lado da história. E por último, pelo menos nesse post, vamos analisar o último ponto:

Que tipo de vida você quer levar aqui?

Isso vai depender muito do seu tipo de trabalho e seu objetivo. Moradia, alimentação e diversão são três fatores a se considerar neste aspecto.

Moradia:

Você pode optar por morar com 1 ou 2 roommates, morar só, alugar um quarto na casa de alguém. Pra economizar dinheiro, tem grupos que alugam uma casa de 5 quartos e moram de 15 a 20 pessoas na mesma casa. Tem gente que prefere morar longe e passar duas horas no trânsito pra chegar ao trabalho, pra pagar um aluguel mais barato. Alguns trabalhos, como Au Pairs por exemplo, tem hospedagem garantida. Na maior parte dos casos, as vantagens são pagar menos. Se você resolver morar só, além de ter um bom emprego que respalde toda a documentação exigida pra se alugar um apartamento, vai ter que arcar com todas as despesas, o que não é pouco. Dependendo da cidade nos EUA isso pode sair mais caro ou mais barato, portanto, pesquisar antes de se mudar de mala e cuia pra uma cidade é fundamental! Na Flórida, os preços são quase metade dos daqui em DC. Nova York, Los Angeles, Chicago também são outros exemplos de cidades caras. Mas em compensação, os salários pra empregos tradicionais são bem maiores.

No meu caso, agora moro só, perto do trabalho e gasto 1/3 do meu salário só com moradia. Mas já morei com roommates, fiz sublets, aluguei quarto na casa de alguém, morei longe do trabalho e pra mim não compensa. Às vezes o barato sai caro e hoje em dia prefiro ter meu próprio espaço.

Atualização: Quando escrevi esse post era solteira e morava só. Hoje em dia estou casada, com dois filhos e ainda moramos na área de Washington DC, mas numa casa num bairro mais afastado do centro.

Alimentação:

Comida aqui não é barata. Frutas e legumes são caros. Você pode viver de McDonald’s Dolar Menu ou de sopa enlatada. Mas se quiser ter uma vida “normal”, precisar comer fora, os gastos aumentam consideravelmente. Alimentação, no meu caso, é onde eu faço o balanço do mês. Se estou com grana, como fora direto (detesto cozinhar, lembram!), se a grana tá apertando, faço comida e levo pro trabalho. Tento aproveitar promoções aqui e ali no supermercado e dependendo de onde você mora, existem supermercados populares com preços mais em conta. Mas leve em consideração esse fator, porque além de tudo, você não vai encontrar aquela comidinha caseira ali na esquina.

Diversão:

Seu estilo de vida vai definir este ponto. Você gosta de sair todo fim de semana? Gosta de jantar fora? Ir ao cinema? Sair pra dançar? Viajar? Vai se controlar e ficar “preso” em casa pra economizar dinheiro? Diversão custa caro! Em qualquer lugar, principalmente aqui. Eu não sou muito de sair, mas adoro viajar. Conheço algumas pessoas que trabalham aqui há anos e nunca saíram de Washington DC, mas não abrem mão das noitadas. Em muitos casos não é nem falta de grana, é opção mesmo. E tem gente que não sai, não viaja, não faz nada. E como acredito que cada um tem seu próprio modo de viver, só deixo um aviso: leve isso em consideração quando for pensar em se mudar pra cá.

Resumindo

Nas condições ideais, vale muito a pena! Pra mim, particularmente, vale muito a pena. Mas até chegar onde estou, a caminhada foi longa e que me exigiu muitas doses de paciência e perseverança.

O meu conselho será sempre: planejem bem, com antecedência, pesquisem, perguntem, questionem, vejam suas opções.

Atenção: Neste post estou contando da minha experiência pessoal, mas infelizmente não tenho como responder a perguntas sobre imigração, vistos, como é o mercado de trabalho nessa ou em outra área. Não sou advogada de imigração e para quem tem dúvidas desse tipo, aconselho procurar um advogado ou um grupo especializado de imigração.

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

276 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Tenho pensado muito em investir em uma mudança para os EUA. Estou acabando de concluir a graduaçao em medicina e anda pesquisando muito a respeito da possibilidade. Vc, estando ai, tem alguma ideia de como está o mercado de trabalho e a aceitaçao de medicos estrangeiros?? Obrigada

    • Leticia,

      medicina é uma das profissões mais dificeis por aqui, porque você tem que praticamente estudar tudo de novo para revalidar o diploma. Não é a minha área, mas isso é o que escuto. Não sei se algum dos leitores vai ter uma opinião diferente.

      • Discordo da opinião anterior. Estados Unidos é um país muito aberto a profissionais da área da saúde, principalmente médicos. Voce tem que passar na prova de revalidação e fazer 2 anos de “residence”. Não muito diferente do Brasil. “Dificil” é uma palavra bem pessoal neste caso. A prova de revalidação é feita por todos, estrangeiros e americanos e o percentual de fail é baixo. Basta querer que fica fácil fácil.

        • Minha mãe mora um bom tempo nos EUA e quando eu resolvi fazer medicina onde ela mora,ela me disse ser bastante difícil fazer ou ir graduado. Até porque a grade curricular e carga horária pode ser diferente e o inglês tem que ser 100% ainda mais na área de saúde.

        • Penso em ir para os United States, eu trabalho com informática e telecomunicações, minha esposa é técnica de enfermagem. Ela esta no segundo ano na faculdade de enfermagem. Temos um bom dinheiro guardado e na nossa área de trabalho seria fácil arrumar emprego ai e escola para os filhos de 14 e 12 anis

          • Gostei, nao sabia que ten mais de um United States ja que vc falou que estava querendo vir para os United States. Olha se vc vem com um visto de trabalho ja esta garantido agora se vc pensa em vir como inmigrante ilegal a coisa ficou feia depois que o Trump vai ser presidente. Eu sou cidada Americana vim numa epoca ainda razoavelmente boa. Aquí se está ilegal vai encontrar trabalho s como em Car Wash (lava carros) algum restaurante Brasileiro ou seja trabalho que paguem cash (dinheiro)

        • NAO SEI SE VOCE E MEDICO ANDREI, MAS SOU ENFERMEIRA E TENHO 3 CONHECIDOS QUE MORAM E TRABALHAM NOS EUA HA PELO MENOS 15 ANOS. NAO E FACIL TRABALHAR LA COMO MEDICO NAO. COMO ENFERMEIRO SIM, POIS E UMA PROFISSAO MENOS DESEJADA PELOS AMERICANOS. PARA QUALAUQER PROFISSAO EXERCIDA COM EXCELENCIA NOS EUA, VOCE, ESTRANGEIRO, TEM QUE PROVAR QUE E MELHOR QUE UM AMERICANO. NA MEDICINA ISSO SIGNIFICA TER ANOS E ANOS DE PESQUISA CIENTIFICA, PROJETOS EM SAUDE DE RELEVANCIA. O SISTEMA DE SAUDE TODO PRIVADO, ONDE OS MEDICOS SAO PROCESSADOS TODO O TEMPO, E SE DISTANCIAM DOS CUIDADOS, DELEGADOS AOS ENFERMEIROS. NOS HOSPITAIS SE TRABALHA COM PROTOCOLOS, ENTAO O TRABALHO DA ENFERMAGEM LA E SEMELHANTE AOS DOS MEDICOS DO BRASIL. OS MEDICOS SE DEDICAM, E MUITO, A PESQUISAS CIENTIFICAS, SEMPRE FINANCIADAS POR LABORATORIOS, PROCEDIMENTOS CIURGICOS E ESPECIALIDADES RENTOSAS. NAO ESTOU DIZENDO QUE NAO HA MEDICOS EM UTI’S, EMERGENCIAS, E ETC. MAS FICA DIFICIL PROVAR A NECESSIDADE DE UM MEDICO ESTRANGEIRO, NUM PAIS ONDE OS PROPRIOS MEDICOS JA VIVEM NUMA COMPETITIVIDADE, ONDE SE E PERMITIDO PAGAR AOS INDIVIDUOS PARA PARTICIPAREM DE PESQUISA, ONDE OS GRANDES LABORATORIOS ENCONTRAM A MAIOR FACILIDADE DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS E DE PROCEDIMENTOS DE ALTA TECNOLIA, ONDE ESTA O MAIOR CENTRO DE INFECCAO HOSPITALAR, ONCOLOGIA E CARDIOLOGIA DO MUNDO.

        • Eu estou pesquisando muito tudo que posso a respeito. Mas tenho a seguinte sensação em praticamente todos os posts que tratao do assunto; “eu consigo você não” e impressão minha? Alguém concorda? Vejam uma médica ouvindo isso… até o momento eu pensei ( é, difícil mesmo para alguns sem uma formação com qualidade) aí você vê eles dizerem médicos advogados engenheiros etc… são bem vindos. Aí uma medica pergunta e alguém responde. Tá difícil tararatarara…. mas o engraçado e que as pessoas que já chegaram ai, parecem dizer para os que querem conseguir. Vai ser difícil, eu consegui mas você . Fica a sensação de que eles são portadores de algo muito especial e que os que estão tentando não. Quero ouvir a opinião de outros sobre isso.

          • Não é impressão sua não Aline. Eu desejo ter uma experiência internacional, trabalhar em um país da língua inglesa onde eu possa trabalhar e com isso pagar meu curso de ingles, pelo menos por 1 ano, até eu ficar fluente, porque esse é meu grande sonho. Mas por mais que eu pesquise no Google, eu só vejo outros conseguindo e eu não. É tudo muito fácil para quem tem dinheiro ou já entrou no país tudo certinho à trabalho. Como que eu daqui do Brasil vou arrumar emprego em outro país? Até agora nem me candidatar consigo, pois quando pedem cep (endereço) o próprio site de busca de empregos (incluindo LinkedIn) não deixam seguir pois aparece a mensagem de que a pessoa precisa ser obrigatóriamente residente do lugar.
            Eu não quero nada de mais, apenas um trabalho, estudar inglês e me manter durante os meus estudos. Mas isso é um sonho cada vez mais distante e eu choro em pensar que vou morrer sem ter vivido isso…
            Sou bióloga, tenho cidadania Européia (sempre acreditei que ajudaria), jovem, nunca casada, sem filhos, sem antecedentes, passado limpo, trabalho na área comercial administrativa com inside sales na minha área, tenho inglês avançado e cheguei a fazer uma entrevista via call com uma headhunter de Londres, mas ela me fez perguntas rapidamente e disse que manteria meu cadastro nos arquivos da agência (uma forma educada de dizer não). Enfim…é triste ver que não é simples e fácil…é praticamente impossível. Não perco as esperanças porque é meu sonho falar inglês fluente e ter uma experiência internacional…mas parece que todo blog que leio de pessoas que conseguiram e estão lá é isso mesmo: eu consigo você não.

          • Aline, lamento concordar que a sua percepção sobre os postos que você consultou está correta. Porém não é intencional que a os brasileiros morando no exterior (ou pelo menos grande parte), como eu, queiram desencorajar/desanimar a tentativa dos brasileiros com o desejo de imigrar. Isto ocorre devido à intensidade de dificuldades enfrentadas com sentimentos que jamais foram experenciados no Brasil. Morar e suceder no exterior requer um fator muito importante que é a sorte. Como a sorte é um fator que não se pode descrever como se obter mas que pode ser um fator determinante para a imigração e o sucesso, fica geralmente fora das experiências descritas pelos brasileiros no exterior.

            Porisso, se imigrar é o seu sonho, faça um plano, siga os simples porém essenciais conselhos/dicas apresentados em diversos blogs, e TENTE a sua SORTE.

            “Existe um dizer/poema que sempre está em minha mente: “Tente e não diga que a vitória está perdida pois se é de batalha que se vive, tente outra vez “. E você vencerá. Boa sorte !

          • Aline, parece mentira + e verdade a maioria das pessoas que vieram para a América tem inveja de outros Brasileiros que querem vir e entao sao sempre do contra. Botam mil e um empecilios falam que aquí nao tem trabalho para ilegais que vc vai morrer de trabalhar nao vai ter onde morar… So que e tudo uma mentira. Eu Moro aquí a muitos anos sou cidada Americana e nao tenho inveja de quem quer vir tentar o sonho americano que alias e sonho para alguns posso te passar todas as dicas que vc quiser e estiver em ao meu alcance. Ja pensei em fazer um blog sobre Brasileiros que querem vir para a América e nele postar comentarios negativos de pessoas que ja moram e dizem que nao vale a pena para que respondam pq nao vale a pena.

        • Aplausos… muito bem. Feliz em ver sua resposta! Mais coerente. A sensação que estou sentindo e de que quem entra, parece querer fechar a porteira para os que querem entrar. Isso é em todos os posts. Não é só no dela.

          • Eu não vejo assim, vejo que na maioria dos blogs as pessoas escrevem a realidade. Na verdade, depende muito de sua profissão, fora que também existem vários e vários americanos aptos a trabalhar em medicina, engenharia e etc. Além de você ter que provar que é melhor que o nativo, a empresa deverá provar que não existem americanos aptos a sua vaga pra então começar a entrar em contato com estrangeiros, que provavelmente não são poucos, avaliá-los e aí ver qual é o melhor para ser contratado. Mas se é o que você realmente quer, não desista, vários outros brasileiros já conseguiram na sua situação e tu podes conseguir também.

      • EU CONCORDO , VALIDAR DIPLOMA AQUI NÃO E NADA FÁCIL, EU SOU FARMACÊUTICA PRETENDO TENTAR VALIDAR MEU DIPLOMA AQUI, MAS SEI QUE ISSO PODE DURAR ANOS, POIS SEGUNDO MUITO RELATOS E MUITO DIFÍCIL ELES ACEITAREM FORMANDOS DE OUTRO PAÍS AQUI, NO MEU CASO TENHO QUE FAZER ALGUMAS PROVAS E DEPOIS QUE PASSAR EM TODAS AS PROVAS CONSEGUIR UM ESTÁGIO, PORÉM SE MESMO ASSIM NÃO FOR SUFICIENTE TEREI QUE ESTUDAR MAIS ALGUNS ANOS… MAS EU VOU TENTAR POIS SEI QUE A MINHA PROFISSÃO E MUITO VALORIZADA AQUI, SE VOCÊ PRETENDE ESTUDAR POR MAIS ALGUNS ANOS , E CORRER O RISCO DE NÃO SER ACEITA VOCÊ TENTA, EU ESTOU MORANDO AQUI POR QUE ME CASEI, POR ISSO VOU TENTAR , MAS EU NÃO SAIRIA DO MEU PAÍS PARA ARRISCAR UM TALVEZ MESMO PORQUE VOCÊ TEM QUE SE PREPARAR FINANCEIRAMENTE AQUI O ESTUDO TAMBÉM E PAGO E MUITO CARO , COMO SAÚDE, MORADIA, ALIMENTAÇÃO.. ENFIM .. PRECISA AVALIAR BEM…

  2. Olá Claudia, adorooooo o site/blog, minha maior vontade é sair do Brasil, sempre quis isso, nunca fui muito fã daqui, mas enfim, como você disse, e eu concordo, vale sim a pena morar nos EUA quando se planeja e tem as coisas sob controle.
    Sou estudante de Letras Português/Inglês e vou fazer Jornalismo, que é a área que pretendo e vou ingressar, sabe me informar como anda essa área por aí? Se vale a pena? É concorrido?
    Muitooo obrigado, Paulo.
    Parabéns pelo blog, sucesso.

  3. Olá, sou professora/pesquisadora na área de história, com mestrado, fluência em inglês e meu marido é técnico naval. Temos um planejamento de nos mudar para os EUA. Você acha que essas duas áreas são difíceis de conseguir emprego? Abraços!

  4. Sou casada e tenho 2 filhos. Meu marido é designer gráfico e pensa em morar nos EUA. Nunca saímos do Brasil. Você acha que nesse formato que temos de família é possível entrar legalmente e ir morar nos EUA?

      • Olá Claudia, e como está a área de TI nos Estados Unidos? Sou desenvolvedora de sistemas há mais de 7 anos, trabalho com várias linguagens de programação (C# .NET, Flex, Android, Javascript, entre outros). Minha preocupação, além do inglês que é bem ruinzinho, é se eles procuram um profissional muito especialista em uma linguagem ou procuram pessoas que saiba um pouco de cada coisa (que é o meu caso).

        Eu sei que na nossa área existem profissionais que tiram várias certificações em uma determinada linguagem e sabem bem a fundo. E existem outros profissionais que meio que quebra galho na empresa, trocando de projetos para atender demandas de clientes, o que faz ele ter contato com várias linguagens de programação sem se especializar em um só. Esse último profissional possui chances nos Estados Unidos?

        E você sabe me informar como faz para validar o diploma aí? Sou bacharel em Ciência da Computação em uma universidade particular e possuo especialização em uma federal, isso vale alguma coisa nos Estados Unidos?

        • Talita, não é necessário “validação” formal do diploma. E depende muito da cidade, estado, empresa. Mas tem muita gente no mercado, então a concorrência é bem forte e o inglês ruinzinho pode ser um empecilho, a não ser que você fosse especialista em alguma linguagem em demanda e não houvessem outros. Então a primeira coisa que eu diria é dar uma melhorada no inglês.

      • Sou de TI, Analista de Sistemas com pós em segurança da informação com engenharia de software, ainda existe demanda para essa área?

      • Oi. Eu sou estudante de Sistemas de Informação, tenho 20 anos, estou indo para o Segundo Período do Curso. Pretendo morar nos EUA e trabalhar como programador. Qual são as dicas que você me dá, sobre Idioma e Qualificação na nossa área? Eu devo fazer um intercâmbio ?

  5. Excelente artigo. Sempre tive vontade de passar uma temporada nos EUA, mas minha vida estável como servidor público federal e fotógrafo de casamentos não me deixa fazer isso. Pondero os riscos e acabo desistindo. O que planejo agora é passar uns 3 meses morando ai só pra ter imersão na cultura e na língua. 🙂

  6. Olá Cláudia, como anda o mercado de turismo para brasileiros aí? Tenho muita vontade de morar aí e talvez abrir uma agência de turismo para brasileiros (receptivo, excursões, etc). Seria na Flórida mesmo para aproveitar o crescimento de brasileiros que desejam conhecer o estado (Miami, Orlando, Tampa, etc.).

  7. Boa tarde Cláudia! Eu li sua história sobre mudar definitivamente para os EUA. Esse sempre foi o meu sonho, mas devido as inúmeras barreiras, tudo vai sendo adiado. Fui para os EUA em 2011 para estudar, me apaixonei pelo país e daria tudo para voltar e ficar de vez. Sou graduada em Letras Inglês e dou aulas de inglês há 5 anos. Esse é um outro fator que fez com que eu adiasse os meus planos, pois o que eu iria fazer nos EUA….kkkk!!! Ainda tenho vontade de me mudar e tentar uma vida nova por aí, mas sei o quanto é difícil…
    Com qual tipo de visto você entrou no país? Hoje em dia você tem o Green Card?

    Abcs,

    Patricia

      • Nossa amei seu blog ,tenho muita vontade de sair do Brasil….conhecer novos ares e novas pessoas,e também trabalho.Gosto muito da área de beleza…trabalho com maquiagem e amo inglês ja fiz um básico pretendo voltar a fazer curso para me tornar fluente pois abre se muitas portas hoje esta língua,quero conhecer mais sobre o país minha duvida e sobre o visto ja pensei em buscar informações sobre ser baby – sitter mas tenho medo dos critérios.

  8. Ola Claudia. Parabens pelo site e especificamente por esse post. Realmente existem muitas duvidas e variáveis quando se trata de uma mudança para os EUA. Planejo isso ha algum tempo mas estou tendo dificuldades para conseguir um emprego no EUA via transferência. Como você fez? Foi transferida do Brasil pros EUA? Viajou pra la como turista batendo de porta em porta nas empresas? Você poderia detalhar um pouco mais essa parte?

    Obrigado.
    Abraços!

  9. Primeiramente quero parabenizar pelo site/blog que está muito legal !

    Eu tenho uma dúvida, estou me planejando para ficar aproximadamente 4 meses em NY para estudar inglês e todo mundo sabe que é impossível trabalhar legalmente com o visto de estudante. Qual o conselho que você daria para pessoa nesse situação arranjar os famosos “Bicos” ? Pois seria de grande ajuda um dinheiro a mais nas despesas e até uma forma de praticar meu inglês.

    Abs.

    • Pode ir com o visto j1 que da direito a 4 meses sendo 3 de trabalho e 1 de turismo, especifico para estudantes ou recem formados, necessita procurar uma agencia de intercambio que eles normalmente ja possuem até o empregador, escola e td mais

  10. Oi Claudia, sou advogada, tenho 50 anos e de saco cheio no Brasil. Estou muito interessDa em morar 6 meses para uma experiência internacional, já que não preciso ganhar $ ou me fazer na América, uma vez que já tenho tudo. Conheço a Florida inteirinha, Las Vegas umas 5 vzs, LOS Angeles, e uma parte do Arizona.

    Meu inglês não e tão bom, por isso seria interessante uma escola.
    Poderia me dar umas dicas, vez que minha profissão não tem valor aí, e eu não me importo de trabalhar?

    • Claudia boa tarde , em primeiro lugar parabéns,eu estou indo viver em Baltimore com meu marido e meus 2 filhos as vezes fico triste em deixar o brasil , mais e a minha vida . estou colocando coragem e ao ler esta passagem da sua vida fico feliz em ver pessoas felizes em outro país .
      O que devo fazer para ter mais coragem de seguir

    • Também estou pensando em fazer isto Jaqueline, sou advogada e tenho vontade de morar um tempo por lá para aprender a língua e a cultura.Estou querendo dar um tempo do trabalho.Estou pensando em uma escola de inglês meio período e o restante do tempo para conhecer os arredores.Já tenho tudo aqui, mas preciso me preparar para ficar fora, a parte do trabalho e financeira.

  11. Oi Cláudia! Parabéns pelo blog!
    Adorei o post! Tb trabalho na area de TI e gostaria de saber como é a aceitação de estrangeiros? Trabalho numa multinacional com sede nos EUA mas a transferência é bem difícil….
    Outra coisa, com relação à educação dos filhos e serviços basicos, vc consegue usar o público?
    Obrigada!

  12. Claudia, boa noite.
    Eu não entendi uma coisa; o que vai legalizar a estada da pessoa ai? Quem contrata tem como fazer a pessoa ficar legal?
    Pelo que eu sei a gente entra com visto de turismo.Quando/como a coisa deixa de ser ilegal?

    Desde já muito obrigado pela atenção!

    • Guilherme,

      Se a empresa te patrocinar “sponsor” você entra nos EUA legalmente com um visto de trabalho. Lembre-se, vistos existem vários, existe o visto de turista, de trabalho, dentre tantos outros. Se você é estrangeiro, terá que provar que você é um profissional acima da média para que a empresa tope te patrocinar (bancar o seu visto de trabalho) e levar você para os EUA.

      [ ]’s

  13. Olá, boa noite

    Parabéns pelo seu blog! Muito bacana ….

    Deixa eu te perguntar …. Como é o mercado por ia para químicos ? Assim como medicina da colega abaixo ė necessário revalidar o diploma ?!

    Beijos

    Mônica Aquino

  14. Oi Claudia, como vai?
    Tenho 16 anos, gostaria de morar nos EUA, sem meus pais. O único jeito de morar em um apartamento sem um responsável, é se eu me emancipasse, né?! Já pesquisei apartamentos em New York e Los Angeles e realmente são muito caros, o mais barato que eu achei pra morar sozinha, é 525 dollares. Realmente ficaria muito barato se eu fosse em um grupo de 20 pessoas, ou até mesmo 3 pessoas, a maioria dos apartamentos que achei eram com 4 ou 5 quartos. Gostaria de morar com roommates ou alugar um quarto na casa de alguém, mas como faço pra alugar o quarto? Nos sites só achei apartamentos.
    Ah só mais uma coisa… eu me mudaria antes de fazer 18, porque quero fazer high school ai. O que gostaria de saber é como faço pra me matricular em uma escola lá? E eu precisaria mora em um apartamento perto da escola, não é? Vi uma vez, que se você mora longe de sua escola, você seria transferida por uma escola mais perto de você.
    Obrigada!!!!!
    Adorei seu blog!!! Ajuda muito!!!

    • Gabriela,

      se você vem com visto de estudante para morar por exemplo na casa de famílias americanas que alugam quarto, tudo isso é feito através de sites de intercambio. Para se matricular numa escola aqui, só mesmo desse jeito e você vai pagar caro, porque o estudo aqui só é de graça para quem tem cidadania. Se você está tentando vir sozinha, infelizmente vai ser muito dificil. Você não consegue fazer nada aqui sendo de menor e quanto mais sem documentos.

      • Queria ir morar e trabalhar aí eu e meu esposo sou diarista a 8 anos aq em são José dos campos sp, tenho referência na aeronáutica onde eu trabalho nome limpo tem como me ajudar minha prima já mora e trabalha aí quero ir com tudo certo pode me ajudar ?????

  15. Olá bom dia,sou formada mo curso de cabeleleiro da loreal ,Gostaria de saber se no EUA essa área e bastante valorizada financeiramente falando ,e se profissionais brasileiros são valorizados e se têm boa aceitação ?

    Desde de grata
    Parabéns

  16. Claudia boa tarde , em primeiro lugar parabéns,eu estou indo viver em Baltimore com meu marido e meus 2 filhos as vezes fico triste em deixar o brasil , mais e a minha vida . estou colocando coragem e ao ler esta passagem da sua vida fico feliz em ver pessoas felizes em outro país .
    O que devo fazer para ter mais coragem de seguir

  17. Ola,
    fiquei com uma duvida, tu ficava com visto de turista e fazia bicos pra conseguir se sustentar nos EUA?
    quanto tempo levou pra conseguir um visto de trabalho?

  18. Oi Claudia,

    Meu sonho é morar nos Estados Unidos. Estou acabando o meu doutorado em Ciencia da Computação e queria saber quais são as dificuldades de se conseguir emprego na area de Computação. Voce sabe se eu conseguir um visto de estudante, por exemplo um pos doc, eu conseguiria trabalhar quando o visto acabar? Eu acho que eles chamam de periodo de experiencia que é apos um ano de termino do visto,

    Abrs
    Marisa

  19. Olá Claudia tudo bem?

    Meu sonho sempre foi morar nos EUA, mas assim com vc quero ir com tudo certinho… Minha chance é conseguir isso através do meu marido, que trabalha prestando serviço para os EUA (atormento ele sempre), porém o medo dele é o visto (Será que a empresa paga o visto ou isso é um grande empecilho para os brasileiros?)…

    Enfim continuarei sonhando e enchendo o saco do marido!!!!

    Beijinhos;
    Débora.

    • Oi Débora, meu marido trabalhava como terceiro em uma multinacional no Brasil e eu tb vivia enchendo o saco dele para ser transferido para os EUA. Certo dia e chegou no gerente da empresa dele e não a multinacional, e perguntou se tinha alguma oportunidade nos EUA, ele disse que sim.. Ele se candidatou, no dia seguinte estava fazendo entrevistas via skype e em 1 mês nós mudamos pra Michigan.. Estamos aqui fazem 2 meses e tudo é maravilhoso por aqui! Viemos com visto de trabalho a empresa bancou só a parte dele é não temos previsão para voltar e sim para renovar o visto de trabalho.
      Sou formada em biomedicina e não é tão fácil arrumar emprego por aqui… Tudo para imigrante é bem caro, pra tirar a permissão de trabalho, validar diploma e tudo mais!
      Não desista! O impossível pode acontecer!!!
      Boa sorte!

      • Oi Isis,

        Sou economista / relações internacionais. Tenho quase 10 anos de experiência na minha área e gostaria muito de me mudar para os EUA com visto de trabalho, na verdade me mudar de forma estruturada. Já morei na Espanha e falo 4 idiomas. Um deles, que é o inglês, bem avançado…. falo, escrevo e compreendo bem, mas com algumas dificuldades, uma vez que nunca morei num país de língua inglesa, e tenho receio de que isso possa ser um problema no início. Sou solteira e não tenho filhos. Não sei se primeiro vou para realizar um curso de inglês, porém, não sei se é possível mudar o visto de estudante para profissional, uma vez estando aí, se é impossível e eu teria que voltar para o Brasil. Ou se estudo é possível eu estudar inglês aqui e chegar aí me comunicando / trabalhando sem problemas.
        Hoje trabalho numa empresa multinacional, porém, sem oportunidades e não possuem operações nos EUA. Logo, a possibilidade de eu ser expatriada pela minha empresa é nula. Além disso, não posso deixar de trabalhar. Então, estou com muita dúvida em relação a deixar o trabalho, para ir estudar inglês e buscar um trabalho por aí. Nem sei se isso seria possível. Também não sei se me concederiam um visto para estudar inglês, devido à minha idade, 32 anos. Pensei na possibilidade de me aplicar para bolsas de estudo de mestrado, mas nos EUA, isso é muito raro. E os estudos acadêmicos são muito caros, cerca de 70 mil dólares. Tenho muita força de vontade, background, espírito e experiência, mas muitas dúvidas e medo. A propósito, odeio com todas as minhas forças viver no Brasil.
        Desculpe-me pelo incômodo, mas vc me pareceu uma pessoa muito positiva e que obteve sucesso na sua jornada. Na verdade hoje eu preciso de relatos positivos, de pessoas que foram e que conseguiram ultrapassar os obstáculos, pois de contras eu já estou cheia….claro que é válido receber alertas e avisos de pessoas mais experientes nisso, mas a maioria diz ser impossível. Enfim, vc se incomodaria de me fornecer seu email para que eu pudesse fazer contato e tirar eventuais dúvidas? Meu email é anabeatriz6@hotmail.com

        Desde já agradeço a atenção!

        Um grande abraço 😉

        Ana Beatriz.

        • Ana Beatriz,

          aprimorar o inglês é importante, mas já fique sabendo que durante o curso aqui você não poderá trabalhar. Se você é economista, tente em organizações internacionais como o IADB(Interamerican Development Bank – iadb.org) e Banco Mundial (Worldbank.org).

  20. Bom dia, MInha namorada é fã do seu blog e eu comecei a ler tmb.. já fui aos EUA de férias ano passado.. conheci miami, nyc.. sonho em morar ai..
    Estou voltando com ela mês que vem.. vamos em nyc, miami, orlando.. suas dicas sobre orlando foram muito boas a propósito
    Nós trabalhamos com T.I. também.. mas na parte de E-commerce.. ela com UX, design e consultoria.. e eu .. bom eu VENDO.. tudo e pra qualquer um.. sem choro..rs
    Gostaria de saber quais são os primeiros passos para essa mudança.. e o que podemos fazer ASAP

  21. Olá Claudia!
    Amei a Matéria, viajo junto com todos os seus posts
    Sou Enfermeira, sabe me dizer se é reconhecido ai, ou como medicina praticamente tem que estudar tudo novamente, tenho o técnico e a graduação, obrigada!!

  22. Olá Cláudia!
    Excelente post!
    Tenho uma dúvida. .. quão burocrático e custoso $$ é para as empresas daí pedirem visto para estrangeiros? A empresa tem mais ônus oi bônus?

  23. Com a licença de todos vou meter o meu bedelho.
    Considerem a opção de viver no Canadá, ao invés de nos Estados Unidos. Conheci os Estados Unidos a trabalho por 40 dias e me encantei com o que vi e vivi, e ouvi muitas coisas sobre o Canadá lá e aqui no Brasil, e acredito que, se o Canadá não for melhor, é no mínimo igual para se viver.

    E é um país que normalmente aceita imigrantes, inclusive 3 colegas de trabalho meus se mudaram para lá não muito tempo atrás.

    Para quem se interessar, veja o link abaixo (com sua licença é claro, Claudia).

    http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-canada-quer-profissionais-brasileiros-veja-oportunidades

  24. Adoro o seu blog! Parabéns pela matéria! Meu filho quer ir fazer faculdade nos EUA e já estamos dando início a documentacao! Na sua opniáo ,atualmente quais as profissões em crescimento por aí?
    Obrigada!

  25. Boa tarde, como está o mercado na área de analista de sistemas? quando terminar minha faculdade pretendo procurar vaga em outro pais.

  26. Oi, Cláudia! Ando pensando e pesquisando algumas possibilidades de mudar pra NYC, viajei pra lá a turismo e simplesmente me encantei pelo lugar e achei incrível como a língua portuguesa está cada vez mais necessária por lá.. Sou graduada em administração, tenho inglês avançado (não fluente), estou desempregada, estou pensando em ir pra NY com visto de estudante, fazer o intercâmbio por 3 meses, e gostaria de fazer umas perguntas: – Como faço pra validar meu diploma por lá? – Ao final desses três meses, se eu conseguir “qualquer” emprego com registro, eu consigo visto de trabalho? – E ao final, se eu conseguir o visto de trabalho e quiser abrir uma conta em um banco ou ter crédito, eu posso? Ter o cpf negativado (spc/serasa) aqui no Brasil implica (tenho qse certeza que sim, mas queria tirar essa dúvida)?

    Suas dicas ajudaram muito, mas me ajude tbm com essas questões, pleaseee! =)

    abs,

    Vanessa.

  27. Boa noite Claudia, eu gostei muito deste artigo e achei muito esclaressedor. Como você é da área de TI gostaria de saber sua opinião de que, quais chances eu tenho de conseguir um emprego legal aí nos estados unidos. Atualmente eu faço análise e desenvolvimento, porém trabalho com segurança da informação, faço análise de aplicações web, penteste em redes. No próximo mês estarei tirando ama certificação chamada CEH. Você acho que as empresas Américas me contratariam? Bjs.

  28. Olá Claúdia, gostaria de saber quanto (em média )você acha que devo economizar para me manter por uns três meses até conseguir emprego? Sou massoterapeuta e tenho muita vontade de imigrar mas ainda estou um pouco perdida.

  29. Oi Cláudia,

    Estou cursando Análise e Desenvolvimento e estou na metade do curso, então, além da Flórida alguma outra sugestão de Cidade que vc possa me indicar como início de carreira nos EUA?

  30. OI Claudia, tudo bem?
    Eu penso em mudar para os EUA no futuro, daqui a 5 anos e desde já estou planejando. Tenho 18 anos e sou técnico de informática. Pretendo fazer e concluir a faculdade de Ciência da Computação antes de me mudar.Quero focar na área de desenvolvimento de software utilizando Java.
    Tenho amigos nos EUA que poderiam me hospedar por um tempo indeterminado, um deles trabalha na Gulfstream e disse que ele poderia conseguir um emprego nessa área na empresa para mim.

    O que você acha dessa área que estou querendo me especificar? Com bacharelado eu consigo um emprego bom? Considero que até o dia que eu for mudar eu terei um conhecimento muito mais aprofundado.

    Obrigado,

    João VIctor

  31. Ola Claudia.

    Estou querendo ir pra Florida no ano que vem, pra trabalhar e pagar um curso de ingles! Conheço amigos que foram e se matricularam ai mesmo na escola, pois por agencia de intercambio aqui no Brasil é muito caro!
    Tem como? E sobre alugar o quarto na casa da pessoa, isso da pra se pesquisar aqui antes de ir? O visto de trabalho é muito dificil tambem ne?

    Obrigada!

  32. Olá, Claudia,

    Eu me irei me formar no próximo ano na faculdade, trabalho em uma multinacional no brasil e presto serviços de IT para uma empresa de televisão com sede em los angeles, na área de teste de software. Tenho 3 anos de experiência na área e ingles fluente, nessas condições quão dificil você avalia que é conseguir um trabalho nos EUA? Eu venho pensando nisso frequentemente e gostaria de uma opinião. Tenho 23 anos. Obrigado.

  33. Bom dia! Sou imigrante e vivo nos EUA a 8 anos e consigo ter uma vida legal aqui. Trabalho como chef de cozinha minha esposa como mad service, moro em uma casa de 3 quartos, temos dois carros e viajo para todos os cantos aqui, pago meu tax, tenho uma filha fazendo universidade. Aqui e tudo difícil, mas se você tem disposição fica fácil! Não venha com o pensamento que dinheiro da em árvore e não compre tudo que você gostaria de ter de primeira, tente se organizar! Em alguns lugares você pode trabalhar com seu tax id, e um número que o governo da para quem não tem o social e com ele você pode trabalhar em algumas companhia como contratista. Moro Houston e o preço de frutas e legumes não são tão caros! Para mim valeu muito ter mudado.

  34. Gostaria de passar uma temporada com a família nos EUA, já visitamos e gostamos muito, e gostaríamos que nossos filhos tivessem o contato com outra cultura, idioma. Não falamos inglês, e por isso a minha pergunta. Sera que é viável para nós passarmos 3 meses nos EUA? sera que isso poderia contribuir para nosso inglês? talvez um curso de férias?

  35. queria comprar uma casa em Orlando, mas como faço pra conseguir morar ai legalmente? meu marido é Biomédico como tá o mercado de trabalho nessa área? posso me mudar sem o visto permanente ou tenho que conseguir primeiro?

    • Emily,
      não more ilegalmente!
      Não conheço sinceramente a área de biomédica, mas se as coisas não são facéis pra quem está legal, imagina pra quem está ilegal. E você precisa conseguir pelo menos um visto de trabalho pra vir.

  36. Eu sempre tive o sonho de morar nos Estados Unidos, e acabava adiando. Atualmente, não consigo mais parar de pensar em sair do Brasil.

    Tenho muitas dúvidas sobre a parte burocrática.
    Sou formada em direito aqui, e como morar na California. Li sobre o “Bar Examination”, que é nossa OAB nos EUA. Você conhece algum advogado ai que poderia me ajudar a entender melhor ou sabe algo sobre???

    Obrigada

  37. Olá Cláudia.

    Parabéns, Excelente artigo.
    Sei que ele não existiria hoje se não fosse toda a sua luta em busca do seu melhor.

    Sou formado em curso técnico de Segurança do trabalho, conheço um pouco de inglês e tenho muita vontade de me aperfeiçoar.
    O meu interesse maior nos EUA é a qualidade de vida, trabalho, salário, segurança e etc. kkkk
    Nenhuma novidade… kkkk

    É difícil pra um brasileiro achar trabalho iniciante de qualquer coisa(restaurantes, Serviços gerais, etc) que não exija cursos superiores e com isso investir na sua área por ai?

  38. tenho um amigo em atlanta que ja mora la a 10 anos estou pensando sinceramente em mudar pra la trabalhar com ele, ja ia chegar la com emprego garantido e começar a ganhar por volta de 2 a mil dolares por mes de começo coisa que aqui no brasil ta complicado ganhar no valor real, n tive oportunidade de estudo, apenas trabalho trabalho, estou passando por uma fase dificil por isso quero tentar pra ver se muda, vou tirar visto de turismo e ficar por la, pq visto de trabalho e meio dificil.

  39. Ola Claudia, tudo bem?
    Me formo este ano em TI e tenho 3 anos de experiencia na area, com foco em gerenciamento de testes. O meu ingles é basico e pretendo ir com o meu noivo que tem mais de 10 anos na area tambem. Gostaria de saber como está o mercado para testes aí nos EUA? Com o que tenho hoje consigo algo bom? Depois de uanto tempo trabalhando legalmente eu consigo ter o green card? Bjos e obrigda antecipadamente

    • Maryene,

      não tenho a menor idéia… você pdoe começar pesquisando nos sites de emprego como Monster.com e Dice.com pra ver o que eles pedem e se você se qualifica. Se conseguir o visto de trabalho, que é de 3 anos, tem que tentar renovar e depois de 5 anos, o seu empregador precisa pedir o green card.

  40. Sou aposentada e tenho uma boa aposentadoria estou pensando em ir para os EUA para estudar vc acha que terei mts problemas? Estando lá por um tempo e nas condições citadas seria possivel permanecer legalmente se eu comprar um imóvel?

  41. Boa tarde!
    sou da área de TI, tenho cursos de SAP , pós na Australia e estou querendo mudar para os Estados Unidos.
    sabe me dizer por onde posso começar a procurar algo?

    obrigada

    • Rodrigo,

      não tenho a menor idéia pra ser sincera… mas as leis aqui são bem diferentes do Brasil, então nem sei se o seu diploma vale aqui. Seria legal você procurar um grupo de advogados que imigraram. Boa sorte!

  42. Claudia boa tarde! Sou de Ribeirao Preto-SP (Brasil) e gostaria de tirar uma duvida. Eu sou cabeleireiro e tenho 21 anos.. E gostaria de ir para os EUA pra ficar de vez. Vc acha que seria uma boa? Voce acha que eu me daria bem ai ? Se possivel gostaria de respondesse no meu email. Um grande abraco.

  43. estou querendo ir aos EUA para trabalhar na minha área : Educação Física.
    Nunca saí do Brasil. Então, na minha situação, é possível validar meu diploma e conseguir um visto a trabalho ?

  44. Parabens pelo blog. Estou vivendo nos EUA há 6 anos e me identifico com sua história, principalmente a parte em que você aconselha as pessoas a pesquisar e planejar muito antes de vir para cá. Minha empresa me transferiu para cá em um visto de tabalho.
    Estou um pouco surpresa com os comentários: pessoal, vocês tem que fazer sua pesquisa baseado no ramo de atuação que quer ter aqui. Procurem grupos de pessoas da mesma área que tentaram ou que estão aqui.
    Questões de visto são extremamente complicadas e de antemão aviso: o preço de vir ilegalmente ou tentar mudar de visto quando já está aqui eh muito alto. Não estou falando so de dinheiro mas também de stress.
    Pense muito bem antes de vir. As pessoas com maiores chances são aquelas que já veem empregadas ou que estão aqui somente (ênfase no SOMENTE) para estudos.

  45. Moro em Nova York a quase 2 anos e entendo perfeitamente tudo o que escrevestes ai em cima… Tenho amigos que me infernizam dizendo que querem morar aqui… Achando que morar e trabalhar aqui é como passar férias na Disney…

  46. Olá Cláudia tudo bem? Sou vendedor de carros na Honda em Curitiba PR. Gostaria de saber por gentileza se está área de vendas e bem vista aí e como devo partir de um princípio para conseguir um visto de trabalho nos EUA? Falo inglês e me dou bem com pessoas no geral.

  47. Oi Claudia tudo bom. Nossa, me identifiquei muito com você. Fiz redes na Estacio, trabalhei na EDS e na globo e me formei em ingles no Brasas rs.
    Atualmente trabalho com IT Security e Identity Management. Já programei em java/websphere.
    É possível conseguir um sponsor visa estando no Brasil ou tenho que ir aos Eua como turista para procurar ? Você conseguiu validar o seu diploma de redes aí ? Como ele é considerado aí ?

  48. Claudia, muito bom seu blog. Obrigado pelas informações.
    Sou proprietario de uma pequena empresa com 30 funcionários aqui no Brasil, mas estou pensando seriamente em parar com tudo por aqui, funcionários, fornecedores, clientes, etc.
    Minha empresa atua na locação de equipamentos para construção civil (retro escavadeiras, mini escavadeiras e escavadeiras hidraulicas de até 30 toneladas).
    Estou pensando em passar uns 2 anos a o menos na região da Florida e alem de aprender um pouco a cultura e a lingua tambem trabalhar em rental store que ja pesquisei em sites, voce acha que eu reuno qualidades para esta entrada nos EUA de forma legal? Quero dizer, eu conseguiria um trabalho na minha área na Florida mesmo se eu vender minha empresa?
    No seu aguardo e obrigado pela sempre atenção aos seus leitores.

  49. Existe alguma maneira de conseguir o visto de trabalho sem ser via sponsor do empregador??? Os empregadores não estão querendo facilitar os vistos de trabalho para estrangeiros.

  50. Ola Claudia, tambem me formei em Redes pela Estacio, agora estou tirando a certificaçao PMP, quando vc arrumou emprego na area ja tinha um nivel fluente de ingles? Ja fiz dois cursos de ingles fora porem so de 1 mes durantes as ferias uma vez em Londres e outra NY e agora queria ficar por um tempo maior porem para isso precisva de um trabalho, como esta no momento para a area de TI?

    • Irlani,

      eu achava que era fluente, mas não era… e como era pra trabalhar num banco internacional, onde a maior parte da equipe do meu departamento era brasileira não tive problemas. Mas isso é raro, então o ideal é já o melhor inglês que puder.

  51. Olá, Cláudia.
    Gostei muito do seu blog e do seu artigo sobre morar no EUA.Parabéns.
    tenho uma vontade enorme de viver nos Estados Unidos. Estou concluindo a graduação em arquitetura e urbanismo e gostaria de poder fazer uma pós e conseguir um emprego. Você tem condimento desta area por ai nos Eua? Estou me programando para ir daqui a 3 anos. E espero que der certo. Rs. Obrigado.

  52. oi Claudia …primeiramente adorei o post.
    Eu pretendo daki a 1 ano mais ou menos morar nos USA eu já trabalhei pela Europa falo 3 línguas inglês espanhol e pouquinho de francês.minha área é de RESTAURANTE E HOTELARIA..se eu for com a cara e coragem terei oportunidades de trabalho?
    E quais cidades essas áreas tem mais força?..

  53. Oi ,meu marido tb é formado em TI e é empresário atuante aqui com projetos de rede para grandes empresas entre outras coisas. Temos já 3 filhos e atualmente estamos pensando em tentar uma vida fora tb . Vc acha que seria muito complicado pra ele abrir uma estamos presa ou conseguir algum trabalho nessa área mesmo já tendo aqui no Brasil uma certa estabilidade profissional e financeira? Obrigada .

  54. Oi Claudia,meu marido tb é formado em TI e é empresário atuante aqui com projetos e manutenção de rede para grandes empresas . Temos já 3 filhos e atualmente estamos pensando em tentar uma vida fora tb . Vc acha que seria muito complicado pra ele abrir uma empresa no seguimento ou conseguir algum trabalho nessa área mesmo nós já tendo aqui no Brasil uma certa estabilidade profissional e financeira? Obrigada

  55. Gostei demais desse post, fala bastante de coisas que me interessam, já pensei na possibilidade de ir aos EUA, tenho uma certa facilidade por ter parentes na flórida. Tenho agora uma pergunta, relativo ao mercado de TI por aí, a aceitação é boa?
    Seria fácil eu conseguir alguma vaga nessa área?
    Trabalho com TI tem 8 anos, tenho uma experiência razoável, mas não gostaria de me mudar pra conseguir um emprego qualquer, gostaria de me manter na área.
    Obrigado!! 😀

  56. Olá, gostaria de saber se o mercado de trabalho dos EUA recebem bem os bacharelados em Direito? Quais são as oportunidades ? Vc acha que vale a pena?

  57. Cláudia,

    Você tem alguma ideia de como está a situação para quem é advogado aqui no Brasil e deseja morar e trabalhar na área aí? É um sonho meu e de meu esposo.

  58. Ola Cláudia,
    Muito bom esse conteúdo.
    Ja pensei algumas vezes em uma transição parecida, hoje presto consultoria em projeto técnicos, trabalho com programação de CLP, Supervisorios, IHM e redes industriais.
    Em parte somos colegas de profissão, mas eu fico mais no chão de fábrica.
    Você sabe me informar como anda esse mercado?

    Parabéns

  59. Cláudia bom dia!! Parabéns pelo blog.
    Sou casada, tenho 3 filhos e já morei quando adolescente no US. Trabalho ha 18 anos com a comercialização e exportação de camarão mas nosso setor esta em crise e não mais exporta.
    Meu marido é gastrônomo. Vc acha que ha caminhos para conseguirmos trabalho regular nos US? Teria alguma sugestão? Sempre vislumbramos Florida não é? Mas adoraria outra região.
    Um beijo e te aguardo!

  60. Moro aqui no Estados Unidos desde crianca. Vim por causa dos meus pais. Para poder ter um Futuro melhor. Vim ainda estava na primeira serie Elementar school. Foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Tenho filhos e sou casado O Brasil esta muito ruim na area de seguranca, saude e educacao sem contar que sou de Brasilia aonde o salario nao da para nada mesmo. Aqui meu filho e familia pode crescer e evoluir. Sim illegal aqui e’ ruim, mas ja vi pessoas mesmo assim agradecer porque so a educacao do filho e seguranca vale a pena. Vida de solteiro pode ser melhor no Brasil, mas isto nao dura para sempre.saudades realmente e’ o mais dificil da familia e comida, mas prefiro ter saudades que viver no medo de poder sair de casa e ser assaltado ou nunca mais ver meu filho. A minha casa nao tem cerca. Isto e’ impossivel no Brasil obter um carro tambem. La quando morei andava de onibus. Isto e’ so meu pensamento sobre este tema . Vale muito apena

  61. Cláudia,

    Parabens pelas suas sugestões. Tenho 14 anos de experiência no quesito USA, já morei 3x na América do Norte e já trabalhei na minha área (advocacia) em escritório de advocacia americano. Ademais, tenho familiares e amigos que moram nos Estados Unidos há mais de 20 anos. Portanto, quando me perguntam o por quê de eu não estar nos EUA eu respondo bem em conformidade com o que você expos. Tudo depende de uma séria de coisas. Afinal, eu trabalhei muito com Direito Imigratório e sei bem a respeito das restrições. Assim, compartilho do seu conselho, que é o mesmo que dou a todos que tem intenção de ir morar nos EUA, pesquise bem, avalie o que deseja fazer, qual sua área de atuação, qual sua qualificação, onde você pretende morar haja vista o custo de vida oscila muito. E planeje-se! Eu amo os EUA e a maior razão pela qual eu ainda cogito em voltar é a questão da segurança pública!

    Regards,

    • Olá Rafael e Claudia,

      Rafael, penso em ir morar nos EUA porém tenho muitas dúvidas e como ir e de forma legal. Se pudesse me passar um contato, adoraria.

      Claudia,
      como foi seu início? Foi estudar e foi fazendo entrevistas ou conseguiu o emprego no Brasil e te transferiram para lá?? Será que posso ir como estudante e ir procurando um emprego e depois voltar ao Brasil apenas para um novo visto??

      Abs

  62. Olá, bom dia e parabéns pelo Blog!

    Montamos atualmente um grupo “Morar nos EUA” onde somos 3 casais com 2 filhos cada casal e estamos pesquisando e nos organizando para morar nos EUA em breve, daqui há 2 ou 3 anos. O meu marido junto com o sócio dele que também está no grupo tem um empresa de TI (implantam sistemas hospitalares etc) há mais de 15 anos. Ambos tem vasta experiência na área. Como poderíamos abrir uma filial nos EUA, ou seria mais fácil ambos trabalharem na área de TI como empregados americanos? Dizem que se eles abrirem ou levarem a empresa deles e contratarem americanos poderiam conseguir o Green Card. mais rápido? É verdade? Em quanto tempo? E nós esposas e filhos também teríamos esse direito? Qual cidade você indica? Nós temos uma grande vontade de ir para Orlando, pois o meu irmão que também está no grupo já foi 7 vezes para lá e disse que a cidade é maravilhosa, custo de vida baixo, segurança, ótimas escolas dependendo do bairro etc. O que você acha Claudia? Pode nos orientar, please?
    Obrigada!
    Abraços,
    Veridiana.

    • Veridiana,

      o ideal é que vocês procurem um advogado de imigração que entenda do assunto, porque eu não sei responder essas perguntas. Sei que há vistos como L1 para empresas que montam filiais e trazem gerentes, mas não sei dos detalhes e a maior parte desses vistos é temporário e você tem que seguir uma série de regrinhas pra renovar. Esses processos normalmente são lentos e burocráticos, então de novo, a sugestão é achar um advogado especializado.

      • Boa Noite Cládia e boa noite a todos!

        Se me permitem, posso responder a essas perguntas Sra, Veridiana, pois trabalho com essa especialidade.:O visto de imigrante EB-5.que dá direito ao Green Card à sua família (filhos menores de 21anos). Poderão morar em qualquer parte dos Estados Unidos. Esse visto é legal e aprovado pelo governo americano. Se desejarem gratuitamente conversar conosco para saber mais, estaremos a disposição. Somos representantes de um Centro Regional, uma empresa Texana. . info@eb5parabrasileiros.com.

        Helena De Gino

  63. Sou estudante de arquitetura, prestes a concluir, você acha que seria uma boa opção atuar nessa área ai nos Estados Unidos?

    Pergunta da minha prima: Faço o 3° ano do ensino médio, e gostaria muito de começar um curso fora do pais, no caso, nos Estados Unidos, você tem alguma dica de como isso poderia se encaixar pra mim?

  64. Ola tudo bem sempre tive o sonho de morar nos estados unidos mas minha condição de vida não e muito boa eu estava pensando em ir com o visto de turista ,mas muitas pessoas dizem que não e a melhor ideia e sei que realmente não e mas não vejo outra escolha estou estudando inglês e cursando uma faculdade.não vou desistir do meu sonho por mais que seja dificil. que conselho você daria para pessoas que não tem condições de bancar um intercambio mas que queiram ir viver nos estados unidos

  65. Com a reeleição do PT temo pelo futuro do nosso Brasil. Nos últimos 4 anos fui 5 vezes aos EUA a passeio, achei um Pais fantástico, onde as coisas funcionam, sem contar na segurança. Gostaria de saber qual a renda média/mês para viver uma vida tranqüila nos EUA, equivalente a classe média no Brasil. Já vi algo como entrar no Pais legalmente como investidor, está é minha intenção. Para viver na Florida você acredita que com imovel próprio, uma renda média de US 7.000 para uma família de 5 pessoas, seria suficiente?

  66. Acabei de ler o post e adorei!
    Morro de vontade de ir morar nos EUA mas sou meio medroso para largar meu emprego e arriscar tudo.
    Sou engenheiro eletricista com especialização em ferrovias, trabalho atualmente em uma grande mineradora mas digamos que as oportunidade para ir a trabalho por a empresa são quase impossíveis.
    Será que eu conseguiria emprego na minha área? Ir com visto de turista e ficar por la será que vale a pena?

  67. Ai amiga, desculpe mas preciso perguntar uma coisinha…. pesquisei um pouco a respeito e não encontrei resposta. Perguntinha bem objetiva: tem algum tipo de visto que permita estudo e trabalho ao mesmo tempo? (qualquer tipo de trabalho)…. pq meu objetivo mesmo seria estudar, mas não posso ficar sem trabalho. E existem escolas técnicas gratuitas? minha área é de dança, principalmente ballet clássico e ballet de repertório, sempre tive bolsas nas escolas de dança daqui, tenho uma amiga da mesma área que já fez alguns cursos de dança em LA e voltou apaixonada, diz que o país é maravilhoso e o ensino muito melhor….. (isto todos sabemos). Problema é que diferentemente dela, eu não tenho dinheiro pra nada, sou da classe média/baixa daqui, então ia chegar com uma mão na frente e outra atrás hehe…. mesmo assim tem chances de conseguir alguma coisa, ser alguém na vida? Desculpe se ficou meio vago…. obrigada desde já

    • May,
      não tem visto de estudo que permita trabalho… talvez pra algumas pós graduações e mestrados. Não conheço nada da área de dança…e não tem “escola técnica gratuita”. Talvez alguma escola que tenha bolsa de estudos, mas não saberia nem por onde começar.

      • Ahhh que pena….. 🙁 caramba jura que não tem escola gratuita nenhuma?? Aqui em SP tem as etecs, a maioria é boa e super concorrida….. sei que faculdade gratuita por aí não tem, mas achei que outros cursos e escolas sim. Só sei que minha amiga foi pagando tudoooo…. quem pode, pode…. kkkkkk mas não vou desistir do meu sonho, mesmo que tenha que adiar por um tempo vou tentar me planejar, quem sabe juntar dinheiro pra ir, sei lá. Obrigada pela atenção…. sucesso!!! 🙂

  68. Eu tou no 4,período de Administração de Empresas .mas eu tou pensando muito em passar um tempo nos EUA .Eu tenho muita vontade de estudar teatro e cinema ai mas pra esse caso penso que pode ser mais difícil .trabalhar em alguma organizacao na ária de administração sera se é facil?eu penso de ir assim que concluir a faculdade de ADM .quero muito ver seu ponto de vista mas de qualquet forma eu pretendo anda pelo mundo rrs

  69. Oi Claúdia, as coisas aqui no Brasil estão difíceis, eu e meu marido somos analistas/programadores em Cobol, JCL, DB2, ele e meus 2 filhos tem dupla cidadania, brasileira e espanhola, gostaríamos de nos mudar para Miami, como está o mercado aí?? não falamos inglês, você pode nos dar alguma dica de empresa de TI, pode nos ajudar???

  70. Olá, vi que você é da área de TI, eu e meu marido somos Analista/programador em Cobol/JCL/db2, somos brasileiros, não falamos inglês, você sabe se é difícil emprego em Miami nessa área?? pode me dar alguma dica??? Obrigada

  71. Descobri há pouco tempo o seu blog, mas do que vi é sem dúvida bastante interessante.
    Objectivos e objectivos é o que de facto tenho (e ainda bem)…e este post levou me a colocar uma questão.
    Moro em Portugal e adoro, contudo penso que o meu futuro não passará por cá..a falta de emprego nos últimos tempos tem deixado muitos jovens no desemprego. Pra já não é o meu caso, nas falta me 1 ano para terminar a Licenciatura em Recursos Humanos e já começo a colocar em questão sair do País.
    EUA é sem dúvida um País que fascina, embora ainda não tenha visitado.
    Tendo um inglês fluente a área de Recursos Humanos é uma área em crescimento nos EUA?
    Obrigada

  72. Claudia Beatriz vi sua foto, acho que você fez a escolha certa. Tem muitas pessoas brasileiras que amam o país e preferem morar aqui pro resto da vida, mas tem outras que preferem mudar e se adaptar a outro lugar no qual admira. Acho incrivel os EUA mas claro, não é tão fácil quanto imaginar.

  73. Bom dia, achei muito interessante o blog e queria manifestar meu interesse em viver nos estados unidos, recentemente fiz uma viagem para flórida e aumentou o meu desejo de viver por ai, trocar tudo aqui no no Brasil (RJ) e ter uma vida mais sossegada e optar por uma cultura diferente da que vivemos por aqui, estou fazendo o mesmo curso que optou de redes de computadores e gostaria de saber informações do mercado de informática nos estados unidos como está, se realmente vale a pena, dicas do que posso fazer mais pra frente me dedicando mais para infraestrutura de redes e afins… Muito boa a sua escolha e coragem de largar tudo por aqui, escolha certíssima pois estamos vivendo um período muito complicado aqui no Brasil e não estou vendo a nossa profissão no mercado de TI tão valorizada.. enfim agradeço pelo post pois abriu um pouco a mente de uma forma de viver por ai… obrigado pela atenção e sucesso na área 😀

  74. Olá Claudia,

    Sou formado em comércio exterior, atuo na área e também dou aulas de Inglês como que está esse mercado por aí? Penso sim em tentar algo novo por aí, e como que esta o mercado de moda?

    Thanks 🙂

  75. Olá, tudo bem?
    Pretendo sair do Brasil para fazer uma community college e gostaria de saber como o mercado de trabalho encara esse tipo de qualificação. Não queria fazer uma faculdade convencional por causa de $$. A minha maior preocupação ao escolher os EUA é pelo fato de ser mais dificil conseguir visto de trabalho ou permanente ai comparação com outros paises de lingua inglesa.

  76. Olá Claudia,
    Sou designer de produçao multimidia. Tenho 6 anos de experiencia na área de design. Já trabalhei nas areas : design gráfico, web designer, designer de interação e UX design. Passei por 5 agencias em SP. Meu ingles: leitura é avançado e conversação : intermediario para avançado.Estou indo para Baltimore em 2015 com a minha noiva que vai fazer o doutorado dela na Universidade Jonhs Hopinks. Como ela vai ser custeada com valor de moradia eu quero aproveitar e ir com ela. O que VC acha eu consigo arrumar alguma agência para trabalhar como designer?

    Valeu

  77. Olá,tudo bom?
    Eu e minha irmã temos um sonho antigo de morar fora do brasil.
    Acabei de formar na área de redes de computadores na Estácio de Sá e trabalho na área de Ti a 4 anos,fazendo bicos por fora,2 anos estagiário(Embratel/Claro) e quase um 1 ano como efetivo na Embratel , tenho um inglês básico para intermediário, já fui uma vez para Miami.
    Minha irmã tem 21 anos e está acabando a faculdade de letras português/italiano e fala fluentemente inglês,ela já foi três vezes para o EU.
    Estamos nos projetando para ir morar em Orlando no meio do ano que vem.
    Queria algumas dicas, sobre empregos, moradia e etc..

  78. Cláudia,

    Eu gostaria de apenas residir nos EUA, mas continuar trabalhando no Brasil. Trabalho embarcado no regime de 14 dias trabalhando por 21 dias de folga. Você acha suficiente com apenas U$3.500 viver numa cidade pacata dos EUA? Quero qualidade de vida (educação, saúde e dignidade).
    Quero ir para residir, por isso não sei quanto a melhor forma de requerer o visto para residente(imigrante). Tipo, nao desejo me empregar aí, desejo apenas desfrutar do estilo de vida americano, semelhante a um americano aposentado que vem passar seu resto de vida morando numa praia do Panamá.

    • Não existe infelizmente “requerer” este tipo de visto. Os vistos tem finalidades específicas: de turismo, de trabalho, de família. Aconselho que você procure um advogado de imigração que possa estudar suas opções.

  79. Bom dia. Sou farmacêutica e quero morar nos Eua nao sei inglês e sou casada e tenho tres filhos. Se eu consegui trabalhar lá meu narido e filhos tem autorização de ficar? Para as criancas estudarem precisam do que? Minha área é facil consegui emprego?

  80. Cláudia, parabéns pela bela caminhada pessoal e profissional.

    Sou casado e tenho um filho, sou da área de TI também, me formei em Ciência da Computação e atualmente sou consultor e arquiteto de sistemas, já tenho um bom tempo de trabalho aqui no brasil e penso em passar dois ou três anos aí, Como anda o mercado de TI? No caso de família acredito que será um pouco diferente do que você recomenda, tem alguma dica?

  81. Ola!
    Estudo fotografia, e já fotografo alguns eventos, mas gostaria de ir como assistente de fotografia, como vi que ama fotografia, gostaria de saber se essa área é muito dificil.
    Acha que tem possibilidade ?
    Nao tenho medo de tentar, são meus planos mas vai demorar um pouco ainda.

    Desde já agradeço!

  82. Boa tarde! Enfrento um dilema, conheço os EUA estou adaptado com a cultura e tenho cidadania se quiser. O dilema é que tenho um emprego público estável e algo em torno de 10 anos e meio para me aposentar o que me garante uma renda para não passar por dificuldades enquanto morar nos EUA. Mas se optar por ir nos próximos anos ganho uma ótima qualidade de vida e oportunidades para minhas filhas, uma de 9 e outra com 12 anos. Não sei qual opção escolher a estabilidade que a aposentadoria irá me trazer é tentadora, mas 10 anos vivendo ai, se conseguir sobreviver, me trariam grandes mudanças em minha qualidade de vida.
    Minha opção de viver nos EUA seria a qualidade de vida, ou seja ficar longe dos impostos, violência, injustiças que vivemos aqui no Brasil. Minha intenção não tem nada a ver com ficar rico ou juntar grandes fortunas e voltar para o Brasil, quero viver ai por opção e terminar minha vida em um lugar mais justo.

    • Rodrigo,

      é uma decisão bem difícil mesmo, mas aqui também temos problemas viu? Então se você não tiver em uma situação muito confortável de largar tudo, já tire a cidadania já que você diz que se quiser pode, repasse para suas filhas que são menores, pra garantir e pense com calma. Boa sorte.

  83. Oi Claudia eu estou precisando conhecer mais sobre as questões de faculdade nos US
    quero me apresentar sou Andreia sou do Rio de Janeiro tenho 20 anos e meu sonho é Estados Unidos, desde de pequena eu nunca consegui explicar mas sempre tive uma paixão pelo pais, cultura, língua , pessoas, e politica do pais e mesmo sabendo o quanto é burocrático nunca deixei de gostar e sei que o meu lugar é nos US! não quer dizer que odeio o Brasil muitas pessoas acham isso, mas simplesmente tenho um amor muito grande pela América e não sei explicar sem deixar de gostar do Brasil é claro kk até brinco com as pessoas dizendo que já fui uma americana na vida passada haha porque realmente gosto muito, Tanta paixão que estou fazendo literatura inglesa (letras em inglês) na Estacio de sá
    e pretendo ir assim que puder para os US! Graças a Deus tenho uma família que sempre me apoia e me dá muita força e por isso eu quero saber mais sobre a questão acadêmica dos US.. Como faço pra fazer faculdade no US ? meu diploma posso validar nos US? e como faço pra entrar em uma universidade? e a questão do mestrado? quais as profissões vem vista na América , existem alguma com maior prestigio? e a questão de profissões como arte e algo bem visto? e como é o vestibular o que preciso fazer pra passar? e quanto a questão financeira como faço ? Querida Claudia obrigada desde de já pela sua ajuda pois apesar de ter ido já nos US eu não conheço ninguém nos US que possa me ajudar como você esta me ajudando , um muito obrigada! Deus abençoe você e sua família!
    Beijo Grande :**

  84. Oi Claudia quanto tempo mais ou menos demora pra conseguir um visto de trabalho, tenque ja ter um trabalho em vista ou eu consigo um visto enquanto to ai no USA? como são os serviços para caminhoneiro ai? meu marido trabalha com isso é pra professora de matematica? obg

  85. Cláudia, muito obrigada por passar tantas informações detalhadas! Com certeza você tem ajudado bastante a clarificar as dúvidas de muitos brasileiros que sonham em morar nos EUA.
    Também morei aí e, se você permitir, gostaria de deixar registrada a experiência que tive. Acho interessante compartilhar, pois o meu relato, apesar de tratar do mesmo assunto, tem uma abordagem bem diferente: http://mundodeviajante.blogspot.com.br/2015/01/como-e-morar-nos-eua.html

    Abraços,
    Mayumi

  86. Boa Noite! Quero fazer faculdade de Medicina Veterinária e tenho medo de fazer a faculdade aqui no Brasil e o diploma não valer aí depois. Pessoas já me responderam que vale outras falam que não, já não sei mais no que acreditar… Queria saber se o diploma de Medicina Veterinária vale aí?

  87. Olá Cláudia. Eu acabei de voltar dos EUA, depois de um ano e meio estudando com bolsa no estado de NY. No meio do intercâmbio, por mais que a saudade estivesse forte demais, já pensava em voltar pra estudar mais ou mesmo para trabalhar. Muito mais pela questão de experiência internacional mesmo. Daí, eu voltei pro Brasil, não tem um mês ainda, e voltei praticamente namorando com uma pessoa de lá. Enfim, estamos aos poucos e com cautela, tentando planejar algumas coisas pra conseguir encontrar. Tenho um ano e meio de faculdade (Bacharel em Design Gráfico) restante no Brasil mas já penso em começar a juntar grana para voltar pros EUA. Minha questão é mais o valor… quanto é melhor juntar de grana para essa tentativa? Principalmente para a região de Boston ou New York porque é onde eu tenho mais contatos. Nas suas tentativas, mesmo com visto de turista, quanto você levava?

    • Ps: tenho o security social number porque a universidade quis me contratar por três meses como ajudante de filmagem… no trabalho em si não fiz quase nada (o que é triste, porque eu queria experiência) mas ao menos voltei com o social number… você acha que isso pode facilitar algo pra mim?

  88. Olá Claudia, qual séria a melhor opção para o mercado de trabalho daí? Qual profissão seria uma boa opção, que dê pra ganhar bem e viver em boas condições por ai??

    Obrigado,

    • Que pergunta complicada e genérica Durval… tem muitas profissões que dá pra ganhar bem e viver em boas condições, mas há muitos outros fatores envolvidos: lugar onde vai morar, nível de inglês, nível de escolaridade, qual foi a universidade que estudou, desempenho pessoal.

  89. Claudia, parabéns pelo post, é difícil ver alguém com disposição para esclarecer tantas dúvidas rs. Aqui vai mais uma, sobre o custo de vida especificamente, sou formado em Bach. em Ciência da Computação desde 2004 em uma universidade privada trabalhei como desenvolvedor Java até 2009, desde este período trabalho especificamente como arquiteto de soluções com foco em SOA e Governança de Dados em média o que seria uma remuneração interessante para este perfil? E se você puder indicar um site onde eu possa ver como funciona a mecânica de impostos sobre os salários aí, sei que o governo em geral ajuda a quem tem filhos (digo isto a respeito dos % de impostos), sou casado e tenho uma filha de 2 anos e gostaria de saber como ficariam os % de descontos sobre um possível salário. Outra dúvida é sobre o quanto em média se paga por uma boa casa (aluguel) para uma família como a minha (ou seja, uma casa ou apto. de 2 quartos) tomando como base o local onde vc mora.

    Mais uma vez parabéns pelo post e pela experiência de vida.

  90. Claudia, muito interessante sua experiência.Gostaria de saber como eu faço para o meu diploma ter validade, sou formada em ciência da computação. Quais os caminhos devo seguir para poder morar em outro país ?

  91. Boa tarde,

    Sou formado em direito e vou começar o curso de hotelaria, tenho muita vontade de morar no EUA.

    Busco qualidade de vida e um trabalho nas minhas duas areas de interesse.

    Gostaria de saber se tem alguma dica???

  92. Achei super interessante sua experiência nos EUA.
    Hoje tenho o MBA em Marketing pela FGV e sou formada em ADM, Minha experiencia é no Setor de Compras (8 anos) e trabalhei em grandes empresas como a GOL Linhas Aéreas. Poderia retomar esses contatos e talvez conseguir algo nessa área, mas minha vontade mesmo é seguir para os caminhos do Marketing. Além disso, sou casada e tenho uma filha, Ainda sou jovem (heheh) 30 anos e acho esse um bom momento para uma virada na minha vida e gostaria de ouvir sua opinião!!
    Ja te agradeço!

  93. Ola…

    Muito bom o seu testemunho de vida nos EUA e estou pensando em tentar a vida por ai…

    Tenho experiência profissional em logistica a 8 Anos e sou formado em Comex, tenho 27 Anos, para esses ramos de atividade mais especificamente Logistica ou Supply, você saberia medir a atual situação do mercado?

    Tenho três casas de familiares já legalizados e estruturados, estarei me hospedando ate que as coisa se acertem por ai, acredito ser um bom começo o que acha?

  94. Olá penso em ir morar ai no ano que vem, pois este ano termino a faculdade de ciencias contábeis,a proposito gostaria de saber como sera nessa área a empregabilidade da minha profissão. Estou muito insatisfeita aqui no brasil, já um tempo pretendo fazer isso. Quero ir com marido e meu filho de 6 anos. Qual cidade você me indicaria?
    Estou adorando as dicas.

  95. Olá Claudia! Sou concluinte do curso de Engenharia Quimica e tenho 6 anos de experiencia em área industrial como técnica, tendo ingles bem razoavel. Meu marido é da área de Comunicação Social (marketing), com experiencia em midias socias como facebook e google. Vc sabe dizer algo sobre facilidade dessas área ai, como, por exemplo, se é necessário validação de diploma?
    Numa hipótese de um de nós apenas conseguir esse emprego e esse visto G4 para trabalhar ai, o outro também recebe? Ou há dificuldades para a residencia do casal sem que um ainda não tenha arrumado emprego e visto?
    Obrigada!

    • Como disse no post não sei como estão as áreas. E o G4 é apenas para quem trabalha em organizações internacionais e ele é normalmente extendido para a família imediata, mas só quem tem o visto principal pode trabalhar.

  96. Qual profissão você me recomenda eu estudar aqui no brasil que também pode me ajudar nos eua , ou seja uma profissão que seja útil aqui e também nós eua, exemplo se eu estudar direito não adianta em nada pois as leis americanas é diferente, então uma profissão para eu estudar no brasil, já pensei em T.I , é uma boa ?

    No momento um idioma que eu falo bem é o espanhol , agora estou começando com o inglês ou seja , português,inglês e espanhol

    Sei que aí nos eua tem bastante Hispanos

  97. Ola pessoal, então tenho muita vontade de ir morar e trabalhar nos EUA, sou formando em Ciências Contábeis, tenho MBA na Fundação Getúlio Vargas em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria, trabalho a mais de 10 anos na área financeira. Porem não tenho contatos lá que possam me auxiliar, será que alguém pode me ajudar, dar dicas de mercado de trabalho, enfim, alguém pode me ajudar a ir para la?
    Grato, abraços

  98. Olá Claudia!
    Sou um Jovem de 21 anos, larguei a faculdade de Ciências da Computação no ultimo ano pois não estou gostando mais da área, o ensino é muito fraco…

    Gostaria de sair do Brasil e ir morar em San Diego, EUA, que é meu sonho… Não tenho filhos, namorada, moro atualmente com meus pais.

    O que você acha da minha situação? Posso se dar bem sem ser graduado? Tenho um site de vendas onde consigo ganhar um pouco de dinheiro que dá pra me sustentar. Você acha que eu consigo ficar nos EUA “sem trabalhar em uma empresa”?

    Desde já, Obrigado!

    • Rodrigo,

      muito complicado. Você só pode ficar nos Estados Unidos com visto de turista por até 6 meses ou pelo período que carimbarem no seu passaporte quando você entrar. Se você tiver planos de morar aqui sem um trabalho, tem chances de ser barrado na imigração, na entrada do país.

  99. Olá Cláudia, good evening!!
    Eu me identifiquei muito com sua historia, profissionalmente falando, eu trabalho com tecnologia a mais de 16 anos e recentemente eu tive a oportunidade de trabalhar na sede da minha empresa em Tampa, confesso que fiquei impressionado e já comecei a pensar como seria colocar a mulher, dois filhos pequenos e o cachorro no avião e mudar para FL.
    Estou buscando internamente alguma oportunidade para mudar de país, porém são tantas duvidas sobre como a família iria se adaptar, a saudade da família, a vida que levaríamos, etc.
    Estou na fase de curiosidade e buscando o máximo de informações possíveis para alimentar meu “banco de dados” e fazer a melhor opção possível.
    Obrigado por compartilhar suas experiencias.

    abs,
    Jack

  100. Ola meu nome é roberto, gostei muito sobre o q VC escreveu no seu blog ,estou começando a me preparar aqui (Brasil) pra não passar sufocor ter algo q me garanta pra poder ir morar nos EUA , lá no EUA existe carro forte ou algum tipo de segurança ?

  101. Olá Claudia, tudo bem?

    Muito bom o seu texto..

    Estou com uma duvida grande, não sei se saberá me ajudar:

    Meu sogro está com uma empresa em Orlando e minha namorada tem a possibilidade de ir para lá com um visto de trabalho para esta empresa. No caso dela parece muito bom, mas aí eu teria que ir junto, casando com ela…. sem esse visto.

    O que eu faria la ? Sou publicitário e gostaria de ir para trabalhar na área, não para ficar fazendo trabalho ilegal…por onde posso começar ou buscar?

    Abraços

    • Felipe,

      o ideal é consultar algum advogado de imigração para ver exatamente qual o visto que ela terá(existem dezenas de vistos diferentes) e se você terá direito casando com ela ao visto e se o seu visto permitirá que você trabalhe.

  102. Olá Cláudia!

    Então, gostaria de saber como é o mercado para quem trabalha com Esportes por aí! Não sei se você tem essa informação… Sou Licenciado e Bacharel em Educação Física, já trabalhei com futebol de base e sou Personal Trainer, mas minha paixão mesmo é o futebol!
    Tenho inglês fluente, tenho 24 anos e tenho muita vontade de morar fora!
    E esses grupos especializados aos quais você se refere?? São agências de imigração?? Você conhece algumas que pode estar me indicando?

    Obrigado! Aguardo resposta!

  103. Olá Cláudia,

    Sou da área de T.I também, mas atuo com infra. Como ta por ai?
    Tenho experiência de média complexidade, virtualização, storage, AD, certificação em Sonicwall entre outros..

    Tive vendo alguma coisa no Canadá também.

    Minha motivação é buscar qualidade de vida, estou cansado da desonestidade que ta na cultura brasileira.

  104. Boa tarde Claudia, muito legal seu blog …. eu sou apaixonado por Chicago, e tenho planos de me mudar para lá em 1 ou 2 anos, já não vejo crescimento e nem desenvolvimento para o Brasil nos próximos pelo menos 20 anos, até que as coisas se encaixem novamente, tudo aqui está muito caro, tudo sobe com a inflação, porém os salários não acompanham o ritmo …. Saí de imóvel e carro próprio, para casa alugada e sem carro em 15 anos ….. então busco outros ares, em um lugar que ao menos te dê alguma estrutura, e pelo que pesquiso, e pergunto as pessoas que sairam do Brasil, os EUA é o mais bem cotado para o meu caso.
    Qual dica você poderia me dar, no sentido que meu inglês é MUUUIIITTTOOO básico, não morro de fome com certeza, mas também não consigo entrar em uma conversa, eu iria literalmente com 1 mão na frente e outra a trás, para chegar e procurar local para morar e um trabalho. Questões de visto no meu caso e de repente uma escola de inglês.

    Agradeço desde já as dicas …

    Att.

    • Não recomendo mesmo! Se pra quem tem inglês, formação, já é bem dificil, não posso nem imaginar como seja pra alguém sem qualificações. Infelizmente assim como no Brasil, a vida aqui nos Estados Unidos não anda assim uma maravilha, tem problemas diferentes, mas tem, então não é uma decisão que eu possa tomar por ninguém, mas não venha se não tiver uma boa base, estrutura, inglês e uma grana pra se segurar por um tempo.

      • Hi Claudia.
        I’ll try to keep it short, but I need to explain my situation.
        I’m half brazilian/american but I was raised in brazil unfortunately, dammit ‘¬¬
        My oldest sister is wanting that I goes to live with her in arkansas, 8th most affordable city in US (as you should know)… but I’m well worried about what to do with my degree.
        I’m graduated in marketing (2 yrs) at the uninter (curitiba) distance learning, and I received my degree in august 2014… I live in volta redonda – RJ and this city is a piece of shit, literally. I’m still unemployed, I’ve done some works, like helping friends to build their online branding, using wix to make it easier for them to get involved and build up their own website without coding, just using drap-drop.
        I’d sent resumes to downtown RJ, SP, SC, PR, for an entry level, assistant, whatsoever.
        I’m about to get my fifth state of accomplishment at the coursera platform. I’ve began doing online courses since 2014 at the same period while I was attempting get an internship, and even so, I didn’t get neither internship nor a job at the moment.
        I’m really pissed off with this country, I’ve been done more than average of people and still without any possibilities of employment. “WTF”

        and my concern is what I need to do, because if I pay the fees for a credential validation with my “higher technologic” in marketing, I already know that some lessons has its changes, such as macroeconomy, microeconomy, so forth… my second alternative is to start over and attempt for a community college and get an associated degree in marketing and later enroll for a bachelor degree… and finish these 2yrs remaining.
        but I’m searching the web for advices and I haven’t found nothing yet, nor if I would need to do ACT, GRE, SAT, GED, TOEFL test for a validation process into some college… I’ve did a sort of process to get my GPA and it was good, though I’ve got 3.13 most colleges the minimum GPA is 2.00, C… so, I’m well prepared as a B and I could easily get an A… march 16th, 25yrs… please help me out ..I need an advice ASAP

        1 – yes, when I arrive in US I and my sister we’ll work to get my citizenship… (she was born in US, my father still lives there and I have a bunch of relatives waiting for me out there)

  105. Ola , Eu tenho 27 anos trabalho com suporte técnico TI a mais de 10
    gostaria de ir. para viver e estudar vale a pena ?

  106. Ola , Eu tenho 27 anos trabalho com suporte técnico TI a mais de 10 anos .
    Gostaria de ir para viver e estudar vale a pena ?

  107. Oi Cláudia, primeiramente Parabéns pela Pág. Adorei. Pois bem, veja á minha Situação….. tenho 17 anos, e estou terminando o ensimédio este ano, daí nesse mesmo ano irei começar á trabalhar, farei um curso de quase 2 anos de inglês. E durante todo esse tempo, estarei colocando os meus salários numa poupança. Estou penando em Juntar todo esse dinheiro para dar em média uns R$ 15.000,00 fora á minha passagem para Washington D.C. (para onde desejo ir). Quando eu apurar todo este dinheiro, eu estarei com 19, 20 anos, nessa faixa. Bem, conheci uma garota que é muito amiga minha, r ela já mora uns 3 á 4 anos em Washington D.C. e quando eu fosse pra ir, eu iria ficar na casa dela durante uns 4 á 5 meses, onde nesse tempo que irei passar, eu procuraria um emprego de garçom ou de lavar pratos, que já ajuda para não deixar o dinheiro acabar. Com o preço do Dólar hoje (06/03/15) custando R$ 3,00. Ficaria se fosse hoje para Washington D.C. com U$ 5.000,00. Há, esse tempo que irie ficar na casa dela, eu irei além de trabalhar, correr para fazer uma “Mini universidade”. Falo mini, pois li em um site, que algumas pessoas podem fazer cursos nessas universidades pequenas e no final com á nota, pode entrar em um Universidade Maior com á nota desta “pequena”. Eu queria saber de você o seguinte, dar certo eu fazendo assim ? Na sua opinião. Mesmo sabendo que tudo isso quando eu chegar aí, vai depender do meu esforço. Há, quando eu for, irei já com todos os documentos providenciados. Visto, Passaporte, Carteira de Vacinação Internacional, assim como outros documentos. Outra coisa, vi também que no EUA, existe uma prova chamada SAT. que é feita em algumas cidades do Brasil, e virá para o Recife (sou do Recife), a prova será no dia 14 de maio. E nesse site da prova, diz que são 4 semanas de avaliação, tenho que atingir 2.400 pontos, português, redação e matemática. Eu passando (Se Deus quiser), devo pedir 3 cartas de recomendação que eles pedem, uma do meu diretor, e de dois professores, assim como o meu Boletim do Ensino Médio. aí a minha outra pergunta é, (sobre esse assunto da prova). Você acha melhor eu fazer e esperar passar para poder ir. Ou eu pego essa quantia e os documentos (quando for tirar) e ir direto para Washington D.C. e ficar na casa dessa minha amiga e conseguir fazer isso, arranjar um “emprego” para não faltar, e conseguir entrar em uma Universidade pequena. Espero á sua resposta anciosamente, ela me ajudará muito, muito mesmo. Por favor me responda. Obrigado

  108. ola gostei muito da sua historia ,meus parabens sou mais um admirador dos estados unidos.
    sou motorista no brasil gostaria de trabalhar na mesma profiçao porai.mas e so um sonho.
    valeu boa sorte.

  109. Olá.
    Cheguei um pouco tarde à este assunto (rsrsrs) mas preciso perguntar…

    Sou designer gráfico, trabalho com softwares de edição de fotos (Photoshop) e vetores (Illustrator, CorelDRAW… etc.), tenho experiência, estou estudando o idioma inglês pois tenho muito interesse de morar por aí…
    Se der certo, minha intenção é conseguir um emprego em gráficas como arte finalista, ou agências de publicidade.
    Como anda este mercado por aí? Sabe me dizer?

    Obrigado!

  110. Minha formacao academica e’ tambem em TI e Pos Graduado em Engenharia da Qualidade (UNICAMP), mas sou Micro Empresario do Ramo de Transporte Executivo (VAN) aqui no Brasil, tenho interesse em ir para Florida trabalhar no mesmo segmento, so que e’ muito dificil sair daqui sem nenhuma informacao, vc poderia me dar algumas informacoes?
    Sera que consigo algum tipo de visto para trabalhar nesse segmento?
    Onde morar?
    Atendimento medico como e’?
    Escolas para minhas filhas sera’ que consigo?
    Tenho so’ Ingles basico?
    A minha ideia seria arrumar alguma empresa no segmento e agregar nessa empresa, venderia meus carros aqui e compraria ai.
    Gostei muito da sua sinceridade no seu depoimento.
    Se puder me ajudar em algo?

  111. Olá, sonho em sair do Brasil por vários motivos. Estou concluindo minha graduação em Administração e gostaria de sua opinião/avaliação sobre a área de gestão e negócios nos eua. Obrigado desde já.

  112. Olá Claudia, muito obrigada por compartilhar de toda a sua experiência conosco.
    No meu caso procuro saber como conseguir um emprego temporário (1 ano) na Califórnia.
    Sou química tenho mestrado já, mas não sei se teria boas oportunidades.
    Existe algum site que informe as oportunidades?

    Obrigada

  113. Olá meu nome é Marcia, sou cabeleireira no Brasil à 23 anos e Redken Artista da marca Redken de L’oreal Brasil ( educadora da marca Redken a 11 anos).

    Trabalho aqui no Brasil em uma Franquia dos Jacques Janine e este recebi uma proposta de emprego para trabalhar em Orlando, no caso uma empresaria brasileira quer montar um salão em Orlando!!

    Está oferendo garantia, passagem e aluguel até que possa estar estável nos Estados Unidos!!

    Com certeza quero muito pesquisar e saber se realmente falará a pena e só irei mesmo com tudo muito legalizado, porque já estou estável aqui no Brasil!

    Mas como sou Artista Redken, gostaria de ficar uns anos nos Estados Unidos para melhorar o Inglês e adquirir mais experiência na área de cabelo!!

    Gostaria de saber se será conveniente esta mudança!!!
    E qual a sua opinião em morar Orlando!!

    Agradeço desde já a atenção!!

  114. Olá, sou professora universitária e pesquisadora, estou terminando o meu pós-doutorado e meu marido é engenheiro mecânico e está terminando o mestrado. Pensamos em ir morar em Washington D.C., pois temos muito parentes nesta cidade e acho que seria mais fácil. Estivemos na cidade no final do ano e adoramos, também conhecemos outras cidades dos EUA de outras viagens. Pensei em fazer outro pós-doutorado e o meu marido fazer doutorado pleno, teríamos visto de estudante inicialmente até que o inglês esteja fluente, para validação do diploma e a seguir procurar emprego, acha que seria possível? Aqui temos bons empregos, mas não aguentamos mais a violência e gostaríamos de ter filhos em um pais mais tranquilo e com melhor qualidade de vida.

    Agradeço a tua atenção!

  115. Oi, tudo bem?
    Parabéns pela generosidade de compartilhar a sua experiência de vida ai nos EUA, que Deus abençoe você e toda a sua família.
    Vamos lá: Tenho muita vontade de ir para o Estados Unidos, a fim de trabalhar e proporcionar uma melhor qualidade de vida para a minha família. Você sabe como esta o mercado de trabalho na área de Segurança do Trabalho?. Sou Técnico de Segurança e estou me formando em Gestão Ambiental. Como esta a área de segurança do trabalho e meio ambiente por ai?.

  116. Bom dia, pretendo morar nos EUA e estou fazendo técnico em informatica, e uma boa escolha ?conseguirei engrenar minha profissão lá,? quais cursos são valorizados que poderão me ajudar nos EUA? como estou nova quero fazer algum curso que me ajude a ir pros EUA e que eu consiga um emprego bom com essa profissão, Espero muito que me responda *–*

  117. Boa tarde , Cláudia amei a matéria , e você escreve muito bem !
    Cláudia ,eu tenho 14 anos moro no estado Goiás do Brasil, bem desde sempre tenho vontade de ir morar fora do Brasil ,mas eu sou da classe media baixa aqui no Brasil, e tenho muito medo das coisas piorarem se eu for morar aí . Eu sou muito nova admito e tenho muito para aprender , estou me apaixonando por inglês ,este ano mesmo comeco um curso penso em ir sò quando estiver de maior , quero saber se vale a pena ? E gostaria de saber as profissões em alta
    obrigado , beijos !

  118. Olá, gostei muito do seu testemunho. Vc poderia me dizer como está a área pra fisioterapeuta? Sabe de alguma informação?

    Grata

    Glaucia

  119. Ola Claudia, adorei seu post, trabalho como programador aqui no Brasil, e quero mudar para os EUA, mas queria ir legal pra trabalhar em TI, você acha possível? Obrigado.

  120. Boa noite ! Gostaria de saber quais cursos possamos fazer no Brasil e exercer a profissão escolhida ai nos Estados Unidos .

    Obrigado

  121. Olá Cláudia, tudo certo. Veja se você me dá uma dica.Quero ir trabalhara nos EUA mas só por três meses ao ano,já que não quero largar minha faculdade onde curso licenciatura plena em língua Portuguesa e Ingles,quero apenas um trabalho temporário para me manter aí,pois minha intenção é cultural apenas para aprender bem a língua e como sou pobre,tenho que trabalhar para me manter.O que você acha a respeito. Desde já te agredeço!

  122. Olá Claudia, tudo vem? Parabéns pelo post e concordo no quesito questionar para ajudar a pesar as opções. Trabalho com Ti também sou consultor SAP, você tem informações de como está o mercado SAP por ai? Ou sites que são comuns para os locais buscarem colocação no mercado?

    Obrigado
    Ricardo

  123. Sou técnico de enfermagem e instrumentador cirúrgico. …gostaria de saber se na minha área tem emprego em hospital ou cuidar em casa cm o particular.

  124. Olá Claudia! Então, eu e minha amiga estamos pensando em ir para os EUA em janeiro, nas nossas férias da universidade. Como somos universitárias, a grana é curta, mas queríamos aproveitar a oportunidade para aprender bem o inglês. A tia dessa minha amiga está passando uma temporada em Washington DC por causa de seu trabalho na marinha, e deixou ficarmos hospedadas o tempo que quisermos por aí, por isso procuramos cursos de intercâmbio, que agora é impossível de se pagar porque é MUITO caro.
    Será que conseguimos algum trabalho temporário para ajudar a nos manter aí, além de nos dar um contato com o idioma? Já pesquisei muito sobre babá, emprego em comércio, mas em geral sempre o que eu leio é que é muito difícil. Será que existe uma agência que me ajude quanto a isso?

    Abçs,

    Dayane

  125. Olá, trabalho em área industrial de produção sei muito bem quão difícil minha profissão neste país. Então tenho oportunidade de ir trabalhar ai mas sem ser na minha área, iria tentar a sorte em outra qualquer profissão. Você pela experiência que tem do país, valeria a pena eu arriscar larga tudo aqui e tentar a sorte? Mesmo não tendo uma profissão para exercer ai? Pode me responder por e-mail, se der. Obrigado

  126. Olá, meu sonho desde menina é morar nos EUA. Nunca tive oportunidades e acabei me conformando, mas ultimamente estou pensando seriamente em tentar realizar meu sonho. Sou professora de ensino fundamental, com especialização em Pedagogia e Supervisão Escolar e pós graduada na área da Educação. Mas para ir morar ai, eu encaro qualquer emprego, desde que tenha um lugar para ficar no começo. Quais as chances que eu tenho e em que pode me ajudar?

  127. Olá,

    Já morei em Boston por um ano, agora quero passar pelo menos 4 anos na Califórnia e conhecer toda a costa oeste, aproveitar ir ao México e alguns países da America Central, quero aprimorar meu inglês e quem sabe ficar o máximo de tempo possível por lá. O Brasil é muito bom, mas todos sabemos das dificuldades que enfrentamos aqui no dia a dia.
    Parabéns , gostei deveras do seu blog!

    Anderson

  128. Ola td bem?estou pensando em morar em Orlando a longo prazo mas primeirmente queria comprar uma.casa lá.Eu e meu marido não temos inglês.fluente somente nossa filha de 15/anos..não somos tao jovens e me preocupo como arrumar emprego .Nós temos 3.casas alugadas no Brasil mas convertendo em dólar não é suficiente para nos manter por lá.
    Sera q é muito difocel arrumar emprego? E o visto?e assistência medica?

  129. Ok, entendi tudo. Não me enquadro. Sou rico. Não preciso trabalhar. Não quero mais morar no Brasil. Quero comprar uma casa na California e me mudar? Comprar imóveis na América, sei lá… Qual é esse processo? Pode me ajudar amiga? Muito bom seu blog. Obrigado

  130. Olá , eu ainda estou no ensino médio , pretendo me formar em engenharia química e gostaria de saber como faço para arrumar um bom trabalho , se há várias oportunidades , e como faço para morar permanente aí. Por favor me respondam e obrigado

  131. Oi , não sei se poderá responder , mas obg msm assim!
    bom faço inglês a um bom tempo , eu estou pensando daqui uns 2 anos ,sair do brasil para trabalhar, e fechar em uma escola de ingles por uns 3 meses, mas meu namorado no caso iria junto mas ele não fala nada , será que ele consegui ir também e arrumar um servico? ooobg

  132. Eu sou estudante de Turismo e Hotelaria e me formo ainda esse ano, meu sonho é morar nos EUA desde sempre. Mas já andei pesquisando e vi que na minha área é meio complicado encontrar algum emprego na área nos EUA, o que quero dizer é, Turismo e Hotelaria não tem muita demanda e oportunidades. Mas eu estou muito afim de assumir os riscos e tentar porque pensar que seja difícil não é o suficiente para que eu pense em desistir desse sonho 🙂

  133. Olá!

    Parabéns pelo texto, pelo seu esforço e por ter conseguido realizar seu sonho.
    Você saberia como é a área de Letras aí nos Estados Unidos? Tenho planos de me mudar, mas com a intenção de ficar legal, por isso seria mais fácil algo na minha área. Você já ouviu falar algo sobre?
    Grato!

  134. Olá boa tarde!
    Tenho curso na área da beleza.. Cabeleireira,designer de sobrancelhas e dermopigmentacao..
    Porém tenho muita vontade de ir morar nos EUA.. Acha possível conseguir trabalho nessa área?
    Aguardo email
    Att: Tallita Cruz

  135. Parabéns pelo site!!!
    Sou acadêmico de Enfermagem e tenho vontade de morar nos EUA, será que minha área me possibilita isso?
    de já agradeço.

  136. ola tudo bem,meu caso e muito diferente dos anteriores nao tenho cursos nao falo patavinas de ingles kk male male o portugues kk entao aqui trabalho com bicos,faxineiro,ajudante de pedreiro,atendente,serviços braçais etc.Um senhor q conheci um tempo atras q tinha familiares ai me disse q serviços q exigem diplomas e outras coisas e dificil mesmo porem na contruçao civil,faxina,hotel,arrumadeiro,e principalmente nas churrascarias brasileiras q estao se espalhando por ai e bem mais facil pq nao tem burocracia,teno 30 anos sou casado e tenho 2 filhos e gostaria de passar umperiodo de 3 a 6 meses por ai pra levantar uma boa grana fazendo de tudo o q vc acha devo arriscar,lembrando q aqui faço tudo isso por valores mediocres kkk e tenho q trabalhar o dia inteiro em varios lugares,e tbm vi um relato de um brasileiro q foi prai e lavando banheiros coisas q muitos nao fazem por ai ele ja comprou casa e carro saiu ate uma materia a respeito,resumindo vou cair ai de qualqer jeito quando coloco algo na cabeça nao tem jeito kkk.mais gostaria de uma opiniao por favor.

  137. Claudia,

    Gostei dos seus posts e é exatamente o que quero fazer, trabalhar legalmente na área de TI.

    Voce ainda tem contatos nessa área? Não entendi como voce fez para conseguir esses primeiros contatos? somente via empresas que voce trabalhou?

    Infelizmente ainda não tive essa sorte de trabalhar em empresas que tivessem algum tipo de conexão com o exterior, somente empresas nacionais Brasileiras, mas quero muito ir “de vez” para os EUA.

    Voce teria alguma dica de como começar alguns contatos? Vou consideram voce sendo meu primeiro contato nesta área ai nos EUA 😉

  138. Olá Claudia, adorei seu texto, muito esclarecedor. Minha dúvida é com relação a qualidade de vida, na sua área por exemplo, quanto se trabalha em termos de horas/semana em comparação com o Brasil? Tenho a impressão de que nos EUA são muito mais workaholic do que na Europa, mas é só impressão, posso estar errada.

  139. Sou aposentado 50 anos muito jovem e saudável, não tenho nada do idioma americano, ganho em torno de 5 salário mínimos e moro na praia uma vida tranquila, super econômico, sempre sonhei em “fugir” do Brasil e morar em um Pais desenvolvido como os EUA, e iniciar uma nova vida minha área é de serviços apesar de graduado em administração de empresas. Será que consigo entrar legalmente por ser aposentado a alguma vantagem!!!

    Grato!!!!

  140. Trabalho atualmente como Rig Electrician, com especialidades em HVAC system, teria alguma oportunidade na area HVAC em New York city ?

    Grato !

  141. Tenho 20 anos, pretendo muito ir morar nos eua, para trabalhar de qualquer coisa, pois tenho certeza que mesmo com o pior emprego vou ter uma vida melhor do que nesse lixo que vivo, aqui ninguém é respeitado e somos roubados a todo instante, estamos com um governo ridículo que está piorando cada vez mais, nessa bosta de pais até para comprar um carro velho você tem que ter boas condições, a estrutura do país é uma bosta, nas condições em que estamos, eu prefiro ser lixeiro nos eua

  142. Eu fiz comunicação social,já tenho a pós graduação e quero me mudar para os EUA.
    Mas a escolha essa está difícil por todas estas questões específicas bem chatinhas….
    Mas foi um pouco esclarecedor. Qualquer coisa ajuda!!!!

  143. Adorei o seu video muinto bem explicado e na minha opiniao o ingles e muinto importante ……. e a saudade da familia com certeza e enorme sucesso pra vc .a muinto tempo a traz tinha vontade de jogar o futebol feminino por ai pois o futebol feminino tem crescido bastante por ai……

  144. Parabéns pelo post.
    Bem escrito e elucidativo. Algo que realmente acrescentou em minhas decisões futuras.
    Desejo a você e sua familia muitas felicidades.
    Obrigada pelo compartilhamento de informações.

  145. Ola , legal suas informações sobre a terra do tio San, sempre tive vontade de sair do meu pais, estou decepcionado com o Brasil com tanta desigualdade, e corrupção, criminalidade, e a falta de segurança.
    Sou engenheiro civil , quanto a esse ramo de atividade o que vc tem a me dizer sobre este mercado de trabalho , e oportunidades ? . Um forte abraço.

  146. O grande problema por aqui agora sao as leis de imigracao. Se um empregador der emprego pra um illegal, ele pode ser processado e a multa e de $15.000. A legalizacao esta fechada com milhoes de pessoas na fila da imigracao tentando se legalizar e cada dia esta mais dificil. A loteria do green card esta fechada pro Brasil porque ja atingiu a percentagem permitida de green card dado a cidadaos brasileiros. Li alguns posts e quando alguem diz que nao e facil emigrar pra ca, nao e facil mesmo! Hoje a imigracao legal so esta se dando atraves de casamento ou do empregador, acho que foi isso que algumas pessoas tentaram explicar nos posts. Vivo aqui desde 1990, meu marido e Americano, nos casamos no Brasil onde ele vivia. Fiz minha entrevista pro green card no Consulado Americano do Rio e meu green card chegou em minha casa 25 dias depois de chegarmos aqui. A principio nao teria problemas pra eu conseguir trabalho na minha area, ja que sou biologa, tinha experiencia na area de pesquisas no Brasil e era residente legal mas nao foi e nem e muito simples assim. No inicio trabalhei no departmento de saude publica da cidade onde moro por alguns anos, num cargo parecido como assistente social, depois fui convidada a ser professora numa escolar bilingue. Lecionei em middle school, high school e em um community college por quase 13 anos. Em 2010 no meio do meu mestrado, decidi abandonar tudo e recomecar em outra area. Estava cansada de lecionar e ja com os meus 3 filhos no college, entrei pra uma faculdade de biotechnologia. No primeiro semester da faculdade, (eu ainda estava lecionando) consegui um trabalho na biotech que meu marido trabalha. Apesar de ter me tornado cidada Americana em 1997, nada foi muito facil, a competicao e grande. Nao posso dizer a ninguem pra vir e ficar illegal no pais porque se a imigracao pegar, a pessoa e deportada algemada e corre o risco de nao poder entar aqui por 10 anos e tambem o maximo que se consegue e trabalhar algumas horas em pizzarias ou conseguir limpar casas. A vida aqui nao e facil, ganhamos em dolares mas pagamos tudo em dolares, a famosa terra prometida e feita de muito trabalho e determinacao mas a minha dica e que tentem entrar pra alguma companhia multinacional no Brasil, aperfeicoar o ingles e mais tarde tentar uma transferencia.. Outra alternativa e vir como estudante pra apender ingles com esse visto a pessoa consegue trabalhar 15 horas por semana em pizzeria, dunkin donuts,etc mas o salario hora e em torno de $10; ou entao tentem uma bolsa de estudos pra fazer pos-graduacao. A competicao e grande mas se a pessoa e competente ela tem chance porque esse abencoado pais e o pais das oportunidades.

  147. Oi, gostaria de saber como e o mercado de colocação de piso laminado, se é possível entrar
    é possível, não é possível, é impossível, fácil precisando de mão de obra, é possível mas não é fácil, tem bastante mercado , ou é muito difícil alguém escolher este tipo de piso.
    O mercado aqui no brasil esta muito restrito, não sei dialogar, mais não sou leigo, não sei quantificar meu vocabulário mais posso te dizer que entendo muitas coisas.
    Gostaria muito de tentar pois não vejo futuro para meu filho aqui no Brasil, ele tem 5 anos e este seria um presente pra ele, penso assim.

  148. Olá Cláudia, parabéns pelo vídeo! Sou da área de TI e estou com algumas dúvidas se possível me ajude… Eu tenho passaporte europeu, sei que existe o visto de turismo, porém o passaporte europeu ajuda em alguma coisa para conseguir um visto de trabalho?
    Vou fazer um intercambio para estudar inglês durante 2 meses, vale a pena ir para o eua, ou vou para o canada que parece que esta mais facil ter oportunidades??

    Obrigado

  149. Olá Cláudia eu sou um cidadão português que se encontra na Suíça mas gostaria de sair daqui e fecundar outros ares. Eu estou diplomado em mecânico e falo duas línguas língua madre português e o italiano no seu ponto de vista qual seria as oportunidades que eu teria se eu particularmente para uma nova aventura.
    Saudações Fábio Soares

  150. Oi deixe-me perguntar :moro no Brasil, sou profissional de segurança, tanto patrimonial como pessoal. Gostaria muito de trabalhar nos EUA. Será que nessa area eu conseguiria vaga de emprego nos EUA?

  151. Oie!
    Gostaria de compartilhar com vocês esse vídeo que fala sobre imigração e basicamente tudo que vivenciamos de uma forma positiva com uma nova abordagem!
    Eu realmente gosto da mensagem, então pensei em compartilhar aqui! Acredito que vocês vão gostar e se identificar!
    Por um mundo sem fronteiras!
    #weareallmigrants

    https://www.youtube.com/watch?v=89K_vhm4kcc

  152. Olá! Sou da área de IT acabo de me formar em engenharia de computação e atualmente trabalho com Java e tenho pensado muito em morar novamente nos EUA. Morei no estado do Arizona por um ano fazendo por conta de um intercambio. Vc estando ai e sendo da área de IT, tem alguma dica de como posso encontrar algum trabalho ai? Ou mesmo me indicar hahaha. Obrigado pela atenção.

  153. OLA, MUITO BOM SEU POST.
    TAMBÉM SOU DA ÁREA DE TI E HJ AQUI NO BRASIL TENHO UM SALARIO DE R$ 2600,00 MAS ESTOU PENSANDO EM IR PARA OS EUA.
    AQUI NO BRASIL NAO SOU DE SAIR MUITO, SOU DAQUELES QUE FICA NO PC…. MAS NAO TENHO MEDO DE TRALHAR PESADO, POIS TAMBÉM SOU UM (MEI) E FAÇO BICOS DE PINTOR, ELETRICISTA E PEQUENOS REPAROS.

    GOSTARIA DE UMA OPINIÃO SUA, VALERIA A PENA TROCAR?

  154. Olá, tudo bem ?

    Atualmente faço estágio na área de projetos em IT em uma empresa no Brasil, e estou pensando em ir para os EUA para ficar alguns meses em alguma escola para melhorar o inglês e mais tarde talvez ficar e trabalhar, porém, não estou afim de terminar a faculdade aqui(levando em conta que também não valerá muito lá), eles chegam a contratar quem ainda não tem faculdade ? Tenho uns 4 anos de experiencia com Manutenção de computadores e redes, 1 ano de experiencia com projetos em uma Multinacional Francesa e conhecimentos e programação e Banco de Dados.

    Obg e Abs 🙂

    • Alan, várias percepções erradas… faculdade de TI com certeza valerá aqui.. não tem os problemas de outras faculdades e sem faculdade sua vida será muito mais dificil, a concorrencia é grande e ninguém contrata se você não for muito bom, mas com certeza um diploma contará pontos. E não aconselho ninguém a vir, e “talvez ficar e trabalhar”. Venha fazer inglês, mas volte, termine sua faculdade e continue aplicando para trabalhos quando estiver mais confiante no seu inglês.

  155. Olá!!

    Muito bom o texto!

    Voce chegou a traduzir o seu diploma da estacio??
    Por que eu tenho diploma de sistemas de informação de lá tambem e estava na duvida se valeria a pena traduzir. Será que as empresas dos EUA levam em conta ?

    Obrigado!

  156. Ola!! Muito bom o Post! Parabens!
    Tenho uma pergunta. Sou cidadão americano e curso Sistemas de Informacao na USP. Estou indo para o 3o ano mas sinceramente gostaria de ja tomar meu rumo nos EUA. O ensino daqui sinceramente me desanima cada vez mais. Tenho bons fundamentos em HTML, CSS, Javascript, Jquery… gostaria de saber se o mercado é bom pra quem quer ir nessa área e se o diploma é realmente tao necessario na area web. Você conhece algumas outras opcoes de profissoes que eu poderia exercer como um quase formando em SI?

    Agradeço e sucesso!

  157. Olá Claudia Beatriz, sua decisão em investir o seu tempo e dinheiro para visitar sua mãe está correta. Dinheiro se conquista de novo com trabalho, o prazer de se estar com a família e com quem amamos não tem preço, e não é sempre que temos a oportunidade. Parabéns pela atitude!!
    Eu sonho em um dia morar nos EUA, mas estou colocando muita coisa na balança antes, pois não falo inglês (ainda), sou casada e tenho dois filhos. Preciso estudar a possibilidade sobre até que ponto vale a pena sacrificar os filhos em uma aventura.
    Pretendo me preparar primeiro, pesquisar sobre todos os trâmites para a entrada legal no país, estudar inglês (penso em fazer aulas particulares com a minha família, talvez seja melhor pra aprender).
    Enfim… ainda é um sonho um pouco distante. Meu marido e eu trabalhamos no mercado de feiras e eventos, e eu não sei como é esse mercado aí, se vale a pena.
    Meu principal objetivo de migrar de país é a decepção com o Brasil, politicamente falando, segurança, educação, qualidade de vida…. aqui, não vejo perspectiva de melhoras.
    Por tanto, se eu migrar um dia, será para morar, e Brasil novamente só a passeio.

  158. Olá Boa noite
    Meu nome é Humberto sou policial em São Paulo ,e já não aguento mais viver aqui,tenho uma filha morando nos EUA a 10 anos já em situação como cidadão sendo assim pode aplicar para mim.
    Já fui ai umas 5 vezes tenho vontade de morar pela qualidade de vida que observei ai.Temos vários amigos ,trabalhado no ramo de serviços não faltaria ,tenho 44 anos vc acha que valeria apena recomeçar?

  159. Olá Claudia,
    Sou da área de T.I e vivo pensando em ir viver/morar/trabalhar em Orlando. Sou analista de Testes de Software da área bancaria aqui no Brasil, por favor tem alguma empresa/site para indicar para procurar emprego?

  160. É duro ouvir a verdade de que dependendo da situação, pode não ser satisfatório morar nos EUA, o futuro é imprevisível e prefiro acreditar que quem faz a sorte são as próprias pessoas, destino, um futuro pré programado é coisa de fanático, o futuro é de quem tem coragem e se arrisca. É preciso levar em conta as recomendações de pessoas que já tiveram experiências nessa aventura.Como a Cláudia, se for fazer faça bem feito, pressa é inimiga da perfeição. Mas seres humanos são como crianças, tendem a se rebelar com aqueles que são contra aos seus desejos e opiniões, todo lado ruim tem o seu lado bom, as vezes a felicidade estão nas pequenas coisas, pena que só as crianças sabem disso.

  161. OLÁ BOA TARDE,
    PRETENDO ME MUDAR PARA OS E.U.A AINDA EM 2018
    MEU DESEJO É TRABALHAR E JUNTAR UM BOM DINHEIRO PARA INVESTIR NO BRASIL.
    VALE A PENA?
    DA MESMO PARA JUNTAR UM BOM DINHEIRO ??

  162. Olá boa noite! Gostaria de tirar uma duvida, minha esposa planeja ir estudar inglês nos Eua por um período de 06 a 01 ano, vai depender do programa, ela irá aplicar o visto F1. Temos 02 filhos, um de 13 e outra 09 anos e a nossa intenção é que eles também estudem durante a permanência dela, neste caso, eles podem estudar em escola publica ou somente em escola particular? É possivel daqui do Brasil solicitar o I20 para aplicar o F2 para ambos? Como funciona isso? Procuramos algumas instituição aqui no Brasil, mas nenhuma nos deu resposta com precisão. Obrigado

  163. Olá, tudo bem?
    Por favor, gostaria de uma opinião sua. Tenho 27 anos, já possuo o visto para turismo, sou graduado em Administração, não posso dizer que meu inglês é fluente, porém converso e entendo muito bem.
    Infelizmente minha empresa quebrou e o mercado brasileiro está complicado para recolocação e tenho pensado muito tentar algo no EUA.
    Gostaria de saber (claro se você saiba), como é o mercado na área de marketing?

    Muito obrigado

  164. Sou formada em bacharel administração, estou querendo ir morar no EUA, faço Pós graduação MBA GESTÃO FINANCEIRA, essa minha área é fácil de conseguir um emprego lá?

  165. Excelente post 🙂 Estou querendo mudar para os estados unidos mas tenho medo da burocracia e de toda a papelada que é preciso 🙁 Vocês sabem se há algum balcão/instituição onde possamos tirar todas as dúvidas?Obrigada 🙂

  166. Excelente post! Como a grande maioria dos brasileiros, também estou pensando em ir para os Estados Unidos buscar condições melhores de vida. Me formei em Engenharia Química em 2016 e até 2019 ainda não encontrei nenhuma oportunidade na minha área. Com isso, conversando com amigos que moram nos USA, estou amadurecendo a ideia para ir trabalhar como delivery e posteriormente como motorista de uber, mas sempre na legalidade, mas como se manter legal? Saberia me dizer qual a validade e como fazer para renovar os vistos? Claro que gostaria de buscar algo na Engenharia Química, levando em consideração também buscar um mestrado na área, visto que esta área nos USA é bem ampla para estudos e oportunidades.
    Pra finalizar, gostaria de alguma opinião de alguém que está a anos no país para poder esclarecer algumas dúvidas.
    Desde já sucesso para você e muito obrigado pela ajuda.
    Abraços

  167. Estava aleatoriamente pesquisando sobre pessoas querendo vir pros EUA e cai nesse blog. Minha trajetória é: formei na Unicamp, fiz mestrado na UFMG e passei uns meses na UCSD. Hoje trabalho na Microsoft em Seattle. Meu sonho, na verdade, é voltar pro Brasil (só estou esperando atingir uma grana a qual eu posso viver de rendimentos). A real é que aqui se paga muito bem se você for altamente qualificado. E só vale a pena nesse caso. Vou explicar o motivo. Se você recebe menos que $10k por mês e tem família (com filhos), você vive relativamente bem mas não junta dinheiro. O problema de não juntar dinheiro nos EUA é que, se você ficar doente ou perder o emprego, está lascado. Você pode tentar dar um golpe do baú casando com um americano(a) com grana (e, de quebra, para ganhar um greencard) mas é estilo vender sua honra e dignidade, coisa que eu nunca faria. O que acontece com a maior parte dos brasileiros não qualificados que vêm para cá trabalhar é acabar fadado à frustração. Primeiro porque as coisas são caras (um sabonete dove é $2 a $3, um almoço decente é uns $12) e, mesmo fazendo $5k (que é um salário ótimo para quem não é qualificado) você vai experienciar, como eu disse, uma vida ok mas não vai conseguir juntar dinheiro (torça para ter muita saúde e não ficar desempregado). Segundo, prepare para enfrentar a falta de casa. Pode não parecer um problema inicialmente mas é um problemão após um tempo. Americanos, em geral, não são de fazer muitos elos. Os poucos amigos que tenho/tive foram de outros países mas como a rotatividade da galera é alta, é difícil criar um elo bacana e pode ser que você fique isolado. Nesse ponto, adoro o Brasil. Terceiro, nem todo lugar aqui é bom. É estilo Brasil mesmo com bairros nobres e bairros péssimos. Por exemplo, em San Diego, morei em La Jolla ($2.5k a $3k um apartamento de 2 quartos) e adorei. Porém olhando bairros pertos como Clairemont, não achei tão legal. Minha sugestão é vir como turistas primeiro (principalmente no verão onde é possível encontrar moradia fácil e barata de estudantes que sublocam) e tirar suas próprias conclusões. Não se iludam muito com os EUA caso possuam qualificação baixa e inglês ruim. Só venham se tiverem emprego bom já confirmado (>= $10k) e visto. Caso contrário, fique no Brasil. Se pensa em ficar ilegal, prepare para viver como um cachorro 🙂

  168. Não sei se você ainda passa por aqui mas gostaria de fazer uma pergunta. No idb você recebida seu salário nos EUA ou no Brasil?

  169. Quanta gente sem noção. A regra é clara, tem que ir com o visto de trabalho, muita gente perguntando se é certo ir com visto de turista e depois “mudar” para visto de trabalho se conseguir serviço. Óbvio que isso não é possível, se vai como turista estará automaticamente ilegal ao tentar trabalhar nos eua.
    Se não tem visto de trabalho ou greencard já era, parem com essa idiotice de ir com visto de turista e tentar trabalhar por lá, isso é ilegal. Jeitinho brasileiro não funciona nos eua. Eles não precisam de nós e isso é um fato.
    Tem umas pessoas aqui que são deslumbradas demais, “amo os eua desde criança etc” e daí? Isso não quer dizer que vc sem qualificação alguma conseguirá trabalhar por lá, aliás se vc não tem qualificação ou um bom emprego no Brasil, possivelmente nem visto de turista conseguirá.
    Essa é a realidade que a autora desse site já tentou demonstrar em várias respostas, mas o brasileiro parece que não entende ou não quer entender mesmo.

  170. muito bom o site e o post! Parabéns! Cláudia, Uma pergunta para você ou demais: se fosse servidores públicos federais, bom emprego e estabilidade, ganhasse bem aqui, mora em condomínio fechado em uma cidade no interior de SP, com dois filhos em escola particular, largaria o emprego para ir para os EUA? O marido tem uma ótima proposta de emprego, iria com casa e tudo, visto e tal….Mas seria risco largar a estabilidade aqui no Brasil, por mais complicações que aqui tenha, para morar nos EUA? Morar aí nunca foi meu sonho, tinha vontade de passar um tempo, fazer um curso, conhecer e tudo….mas nunca fui vislumbrada com o país….enfim, mas o marido fala pelas crianças, que aí é uma oportunidade, as escolas são boas e tal….Não sei se aceito largar meu emprego que gosto e estabilidade aqui pelas crianças e ficar trabalhando em casa lá (o que não me atrai…) ou se deixo essa ideia para lá e continuo seguindo em frente aqui no nosso Brasil com todas essas incertezas políticas e econômicas….não sei se estou sendo egoísta pensando em ficar aqui…..Mas meu receio é se não dar certo lá, ninguém se adaptar, voltamos com uma mão na frente outra atrás, sem emprego e casa, e começar do zero aqui ….Que dúvida, não quero ir, mas pelas crianças, será que vale a pena? Ou devo ser cautelosa e ficar por aqui mesmo já que temos uma boa vida aqui? abs!

    • Livia, que decisão dificil, porque é tão pessoal!
      Se ele tem uma otima proposta de emprego, eu não pensaria muito não, porque é uma oportunidade incrível e com visto e tudo então… porque isso é realmente o mais dificil.
      Quanto ao seu emprego, não há solução? Conheço algumas pessoas que trabalhavam no serviço publico federeal e que conseguiram vir pra cá e trabalhar remotamente e ir para o Brasil de tempos em tempos para cumprir carga presencial obrigatoria. Mas acho que isso varia de cargo e repartição né?
      Eu acho que o ideal é você deixar portas abertas ai, não se desfazer da casa num primeiro momento e pensar em plano B. Porque é raro, mas conheço quem veio, tinha vida otima aqui, mas não se adaptou e teve que voltar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...