Booking.com

10 razões para visitar Londres no inverno

Date:

Share post:

Londres no inverno é uma atração a parte: além das milhares coisas para fazer (como essas 100 coisas pra fazer de graça), a cidade ganha um charme, uma atmosfera deliciosa. Seja pelas luzes ou pelo cheiro de mulled wine no ar, vale muito a pena visitar encarar o inverno por essas bandas.

Sempre recebo perguntas de leitores aflitos, com medo de que o frio torne a viagem insuportável. Claro, que para quem vem de verão tropical, o choque é grande (ainda mais quem o faz pela primeira vez), mas nada que camadas de blusas, gorro e luva não resolvam.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

A neve em Londres é rara: um ou dois dias pro ano. A chuva pode vir, mas normalmente leve e passageira.

Ou seja: não há impedimento para você visitar Londres no inverno. E, ao invés de pensar nas desvantagens, acho mais bacana focar nas coisas boas, nas experiências que só podem ser vividas nessa época. Dê uma olhada e depois me conta se você já visitou ou gostaria de visitar Londres no inverno!

banner_guia_londres__728x90

1. As pistas de patinação no gelo

Um dos primeiros sinais de que o frio está batendo na porta da cidade é a abertura das pistas de patinação em novembro. Existem várias (clique aqui para saber mais), quase sempre perto de atrações famosas como a London Eye e a Tower of London. Mesmo se você não sabe patinar, vale a pena visitar uma (de preferência a noite, para ver a iluminação!) só para ter um gostinho do charme londrino nessa estação do ano

2. Os mercados e feiras de Natal

Tudo bem que não dá pra comparar as feirinhas natalinas de Londres com as que existem na Alemanha, mas a cidade tem tanta coisa pra fazer que compensa, certo? E a cada ano os mercados ficam maiores e mais legais. O mais conhecido é o Winter Wonderland no Hyde Park, assim como o Southbank Centre Christmas Market ali perto da London Eye.

southbank centre christmas market
Southbank Centre Christmas Market

A Leicester Square também recebe algumas barracas que vendem presentinhos e comidinhas. E a grande novidade é o Winterville no Victoria Park, no leste de Londres. Assim como o Winter Wonderland, o Winterville reune diversas atrações, incluindo pista de patinação e parque de diversões.

3. A temporada de ópera e ballet

As companias de ópera e ballet preparam espetáculos grandiosos para essa época do ano. ‘O Quebra Nozes’ está geralmente em cartaz essa época, seja na Royal Opera House (com o Royal Ballet) ou no London Coliseum (com o English National Ballet). Mas atenção: a compra dos ingressos (que pode ser feita pelo site dos lugares ou pelo ticketmaster) deve ser feita com muita antecedência! Quanto mais cedo, melhor. Outra alternativa é ir na bilheteria dos lugares todo dia pra ver se teve devolução de ingresso ou para tentar conseguir os assentos que eles liberam com preços bem mais acessíveis próximo a data do evento.

4. As exposições sazonais

Os grandes museus londrinos planejam exposições sempre muito concorridas para essa época do ano, já que – por causa do frio – o pessoal tende a ficar lá dentro por mais tempo. Vale ressaltar que essas exposições são pagas (a entrada no acervo de museus como Tate e National Gallery é gratuita), mas você não precisa comprar com antecedência (talvez de um dia para o outro, depende da popularidade da exposição).

Londres no inverno
The Opening of Waterloo Bridge (‘Whitehall Stairs, June 18th, 1817’) 1832 by John Constable 1776-1837, acervo Tate Britain

5. As luzes

Muitos bairros e ruas em Londres preparam iluminação especial para o Natal. Existe até evento com celebridades convidadas para acender as luzes! As decorações mais famosas são na Oxford Street e Regent Street (ruas de compras) mas fique de olho em ruas menores, como a Carnaby Street. Dá mesmo aquela sensação de que o Natal está chegando.

Oh, the #ChristmasLights… #London

A photo posted by Helô Righetto (@helorighetto) on

Um programa bem interessante para quem adora esse clima ‘iluminação natalina’ é ‘Christmas at Kew’. que acontece no Kew Gardens, jardim botânico no oeste da cidade. Eles produzem uma instalação maravilhosa de luzes coloridas, que transforma o lugar completamente. Eu já fui e atesto: vale a pena. Ingressos e informações pelo site.

Illuminated trail @ Kew Gardens A photo posted by Helô Righetto (@helorighetto) on

6. Os descontos

A liquidação de inverno em Londres começa oficialmente dia 26 de dezembro (que é um feriado, chamado Boxing Day), então se você quer aproveitar a viagem para fazer umas comprinhas, vale a pena esperar essa data. As lojas nos centros comerciais (Oxford Street, Regent Street e shopping centers) costumam ficar insuportáveis de cheias nesse dias, mas não se desespere: os descontos (que são bons!) continuam durante todo o mês de janeiro (dependendo da loja e da peça, o desconto é progressivo – quanto mais tempo passa, mais barato fica, mas é claro não há garantia de que a peça que você procura ainda estará disponível). É possível encontrar produtos – não apenas roupas mas também coisas para casa, brinquedos e tudo mais – com 50% de desconto ou mais. Eu diria que o Boxing Day está para a Inglaterra assim como a Black Friday está para os Estados Unidos.

7. As bebidas quentes

Andando pela cidade você vai identificar um aroma conhecido: do ‘mulled wine‘, que é a versão britânica do vinho quente brasileiro. Qualquer feirinha ou mercado de Natal serve mulled wine no inverno. Outra bebida sazonal é a Winter Pimm’s. A Pimm’s mais conhecida é a de verão, mas no inverno há uma versão servida quente, com brandy e canela (pergunte no pub se eles tem). E, é claro, abuse de chocolate quente e dos cafés com sabor especial (como o Toffee Nut Latte do Starbucks).

8. As tradições natalinas

Visitar um país/cidade novos perto do Natal é uma delícia, pois você descobre algumas tradições natalinas que não fazia ideia da existência. No Reino Unido um dos símbolos do Natal é o Christmas Cracker: tubo de papelão torcido nas pontas, que são usadas para você puxar e estourar o tubo, ‘revelando’ um presentinho escondido. Todo mundo compra Christmas Crackers, que são tradicionalmente estourados no dia de Natal, e também em jantares e comemorações natalinas de amigos e das empresas.

Londres no inverno
As caixas de Christmas Crackers na Paperchase

E não dá pra falar em tradição natalina sem falar em comida, certo? Christmas Pudding e Mince Pies, por exemplo,  são vendidos em qualquer supermercado, e é algo legal de levar pra casa. Assim você resgata a memória da viagem no seu Natal.

Ah, e se você realmente quer abraçar o espírito festivo britânico, compre um Christmas jumper: blusa de lã com motivos invernais/natalinos que é vendida nessa época do ano, e o pessoal costuma usar em ocasiões especiais (festa da empresa, dia de Natal). Dica: quanto mais brega seu Christmas jumper, mais legal!

9. A calmaria

Fato: Londres está lotada de gente, sempre. Não tem alta ou baixa temporada. Tem cheio e mais cheio. MAS, é possível ter a cidade só pra você durante dois dias, 25 e 26 de dezembro. Dia 25 todo mundo está celebrando Natal com a família, ninguém sai de casa. Dia 26 é feriado (Boxing Day) e com exceção dos centros comerciais (por causa das liquidações), andar pela cidade é uma tranquilidade. O unico problema é o transporte público, quase inexistente nesses dias (principalmente no 25). A dica é alugar uma bicicleta ou sair andando mesmo.

10. A decoração das lojas

As grandes lojas de departamento em Londres investem pesado na decoração de inverno. A Selfridges e a Liberty são as minhas preferidas. As vitrines mais parecem instalações de arte, e já viraram atração turística. Mas não fique só na vitrine: entre nas lojas para visitar o setor de enfeites de Natal. E olha, muito boa sorte, porque é difícil se conter! São milhares de ornamentos, um mais lindo que o outro (taí uma boa ideia de souvenir de viagem!).

Londres no inverno
Seção de enfeites de Natal da Liberty

banner_guia_londres__728x90

 

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

29 COMENTÁRIOS

  1. Que maravilha ! Estive em Londres em setembro e volto agora em dezembro para ver tudo isso . Adorei as dicas !! Obrigada

  2. Dificil escolher uma foto. Passei o natal de 2012 em Londres e posso dizer que foi a vespera de natal mais inesquecivel da minha vida. Das fotos todas, minha experiência registrou a decoração de Natal das lojas, que foi o motivo que nos levou a programar a viagem. Senti falta entretanto de dois motivos para passar o natal em londres : 1) missa de natal na abadia de Westminster e 2) city tour noturno (última saída do dia 24). Espero que eu ganhe os imas pois não Esquecerei nunca daquele Natal.

  3. Helô ,
    Em setembro já tinha o Christmas puxadinhos na Harrods . Me tire uma dúvida : ele já está pronto ? Porque como está num recipiente , ele é bem pesado para trazer rsrs
    Bjs e obrigada

  4. O meu motivo preferido seria sem dúvidas as pistas de gelo. Conciliar a localização perto das grandes atrações, com as luzes à noite seria mágico.

  5. Não dá pra citar uma razão para estar em Londres nessa época. É tudo muito bom, o clima de Natal em cada cantinho da cidade é cativante. Com chuva ou sem chuva, Londres é cativante.

  6. Londres dispensa motivos para a visita! Lugar encantador que mistura a tradição e a modernidade, o bussiness e a simplicidade. Sempre fui nas temporadas quentes, mas só de olhar as fotos e ler as dicas, deu uma imensa vontade de passar pelos parques e ruas com luzes e enfeites natalinos, curtir os museus e apresentações de balé, caminhar pela Southbank na companhia de um mulled Wine, mas acima de tudo, patinar…parabéns pelo post.

  7. O meu motivo seria simplesmente amar Londres e ter vontade de ir em qualquer época do ano… Mas acho que as cores dos parques nessa época do ano e também as músicas de Natal tocando nas lojas são coisas especiais dessa época!

  8. As pistas de gelo devem ser o máximo! Tenho sonhos de criança de conhecê-las! E as lojas com todos os tipos de enfeites são um encanto! Mas a minha foto preferida são das pistas de gelo!

  9. Oi Helo,
    Adorei este post! Antes de vim morar na Italia eu passei uma temporada de quase 2 anos em Londres e me lembro muitissimo bem dessa època do ano, realmente è da forma q vc descreveu. As lojas um espetaculo de lindas! um bj com carinho de Firenze, Denya

  10. Oi Helo,
    Estarei em londres em janeiro e gostaria de uma sugestão em qual região devemos nos hospedar.
    É nossa primeira vez na cidade e estarei com minha filha de 2 anos e estou com muitas dúvidas de onde ficar…
    Obrigada.
    Priscila

  11. Oi, adorei suas dicas.
    Só tenho uma dúvida: os hotéis nessa época não constumam ficar muito caros?
    Tenho vontade de conhecer Londres no Natal, mas tenho receio quanto às diárias.
    É como Nova York?

    • Oi Cristiano – realmente é alta temporada, e rola sim uma oscilação nos preços, mas não sei se é algo absurdo, pra ser bem honesta. Se vc for em novembro, certamente será mais barato e ainda assim vc aproveita várias coisas, como as pistas de patinação, a decoração das lojas, a s luzes na cidade, etc!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...