Booking.com

5 bebidas para provar na Itália

Date:

Share post:

Você não precisa ter ido pra Itália pra saber da fama da gastronomia italiana. E os vinhos e drinks também são responsáveis por esse sucesso! Afinal, não tem melhor maneira de acompanhar os deliciosos pratos e também as comidinhas servidas durante o ‘aperitivo’, que é o happy hour italiano. Escolhi aqui 5 bebidas, mas obviamente que a lista é imensa. A ideia é só dar um gostinho! São 3 coquetéis (com gostos bem diferentes um do outro) e 2 tipos de vinho, um bastante conhecido no Brasil e outro nem tanto.

Desses 5, qual o seu preferido?

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

*****Leia também: 5 bebidas para provar em Londres*****

 

 

 

 

bebidas para provar na Itália
Prosecco. Foto: blog Italia per Amore

Aperol Spritz

Aperol Spritz pra mim tem gosto de férias de verão (eu tomei Aperol Spritz todos os dias durante as minhas duas semanas na Sicilia, por exemplo)! Eu sei que ele surgiu no norte da Itália, mas não tem uma cidade que eu tenha visitado e não servia. E olha, posso não ser expert em drinks, mas na Itália eu nunca tomei um Aperol Spritz mal feito. Apesar do ‘Aperol’ no nome, o ingrediente principal é o Prosecco. Aliás, em outros países (como aconteceu comigo na Espanha), se você falar que quer um Aperol, é possível que te sirvam exatamente isso: um copo com Aperol puro, com gelo. Então tenha certeza de que o lugar serve Aperol Spritz, o coquetel!

aperol

Use uma taça grande, coloque gelo e então misture os ingredientes: 3 partes de Prosecco (75ml), 2 partes de Aperol (50ml) e 1 parte de agua com gás (25ml). E melhor ainda com uma fatia de laranja!

Negroni

Eu li em diversos sites que o Negroni foi inventando em Florença, em 1919 (mas nenhum deles confirma, todo mundo fala ‘dizem que’…). Não é uma bebida refrescante (é servido com gelo, mas digo refrescante no sentido de tomar enquanto toma sol na piscina, sabe?), eu vejo mais como um drink ‘sisudo’, pra apreciar em um bar ou restaurante.

Assim como o Aperol Spritz, o Negroni tem 3 ingredientes principais: gin, Campari e Vermut – todos em partes iguais – e uma casquinha de laranja pra complementar! Para quem quiser deixar menos amargo, é só colocar um pouco mais de gin. E é claro, o gosto pode variar de acordo com o gin que você gosta mais, afinal existem muitas variações.

Prosecco

Pedi para a Isa, do blog Italia Per Amore, falar um pouco do Prosecco. Ela mora na região onde esse famoso espumante é produzido, volta e meia visita as vinícolas, e entende de Prosecco como ninguém!

“Até poucos anos atras, o Prosecco era um vinho branco espumante sem todo este status que tem hoje. Foi nos anos 90 que os produtores descobriram seu potencial e o mercado internacional se deu conta de que o vinho leve e frutado era versátil e tinha preços bem competitivos. Na Itália voce irá encontrar o Prosecco em todos os lugares que for, mas nada como saborear a bebida exatamente onde ela é produzida, na provincia de Treviso. O Prosecco é um vinho de origem controlada e garantida, isto quer dizer, que para ser efetivamente Prosecco, ele tem de responder a uma série de exigencias que visam controlar sua qualidade. A primeira delas, é que seja produzido em uma zona limitada que inclui algumas províncias da região do Vêneto (mais especificamente Treviso) e uma pequena área da região do Friuli. O Prosecco pode ser consumido como aperitivo, antes das refeiçoes, com pratos à base de peixe, queijos frescos ou pratos de sabor delicado. E se você também é fã do Aperol Spritz, saiba que o ingrediente predominante da bebida é exatamente o Prosecco.”

prosecco (1)
Foto: blog Italia Per Amore

Franciacorta

Fiz questão de incluir o Franciacorta aqui porque sei que ele é bem menos conhecido do que o Prosecco. Pedi para a Magê, do blog Milão nas Mãos (ela inclusive faz passeios guiados pelas vinícolas de Franciacorta), falar um pouco sobre ele.

“O Franciacorta é um vinho D.O.C.G (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e é produzido com o chamado método clássico, que prevê duas fermentações: a segunda é feita nas garrafas que ‘dormem’ nas vinícolas por um mínimo de 18 meses, mas esse tempo pode chegar a 5 ou 7 anos. Produzido com uvas Chardonay, Pinot Noir e Pinot Blanc, o contato do vinho com os levedos naturais na segunda fermentação confere ao Franciacorta uma complexidade e estrutura que o torna uma combinação perfeita não só para aperitivos, mas também para refeições de peixe e carnes. Esse processo de produção mais lento faz com que o Franciacorta tenha um preço superior a outros espumantes italianos. Uma garrafa (na Itália) varia de 12 euros (os bases de 18 meses) a 80/90 euros (os reservas de 5-7 anos). Mas como Franciacorta também quer dizer o território, vale contar para vocês que as mais de 100 vinícolas estão inseridas em uma das paisagens mais bonitas da região, emoldurada pelas colinas e banhada pelo gracioso Lago d’Iseo.”

franciacorta (4)
Foto: blog Milão nas Mãos

Bellini

Mais um drink delicioso preparado com Prosecco! É tão levinho e doce que dá até pra tomar antes do almoço! O Bellini foi criado no famoso Harry’s Bar em Veneza, e muita gente faz questão de visitar esse bar justamente por causa disso. Além do Prosecco, o Bellini é feito com pêssegos! Ou melhor, pêssego batido (tem quem use calda de pêssego também).

São 2 partes de Prosecco para 1 parte de pêssego batido, e o ideal é servir numa taça já gelada (você pode esfriá-la na hora, enchendo de gelo e mexendo um pouco até a taça ‘suar’). E pronto!

Salute!

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.

O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional - 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE

seguroPromoção de até 25% no Seguro de Viagem - ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.

Ingressos Disney e Universal Studios com Desconto Compre os seus ingressos para parques da Disney e Universal .

Compre seus tickets e ingressos com até 25% de desconto. Saia do Brasil com seus ingressos comprados para atrações no mundo todo.

Heloisa Righettohttp://www.aprendizdeviajante.com
Heloisa Righetto mora em Londres desde 2008 e é autora do Guia de Londres - Para Iniciantes e Iniciados. Escreve o blog www.helorighetto.com desde 2003. Siga @helorighetto no Twitter e no Instagram @helorighetto e no Google Plus + Heloisa Righetto

7 COMENTÁRIOS

  1. Quando estive na Itália sempre pedia um Spritz . O preparo é sempre assim ? Tomei um Aperol spritz que comprei no supermercado , sem a laranja. Este já vem com prosecco ? Notei que o gosto entre os dois era totalmente diferente . Já venho com essa dúvida há tempo e ainda não entendi bem .

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Por favor entre seu nome aqui

spot_img

Related articles

Calendário de feriados no Brasil em 2023

Os feriados nacionais de 2023 no Brasil incluem o Ano Novo, Carnaval, Sexta-feira Santa, Tiradentes, Dia do Trabalhador,...

Roteiro de 4 dias em Sevilha com crianças

Sevilha é uma belíssima e charmosa cidade ao sul da Espanha. Fica bem perto de Portugal, apenas a...

Conheça as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2026

A Copa do Mundo em 2026 vai acontecer em três países da América do Norte, são eles Estados...

Nova lei vai facilitar a contratação de imigrantes em Portugal

Se você sonha em morar em outro país, esse é o momento de se programar! Na quinta-feira (04/08/2022)...